terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pastoral da Comunicação promove oficinas técnicas

O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza realizará durante o mês de outubro, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, duas oficinas técnicas: a primeira, sobre elaboração e redação de notícias, no dia 01 de outubro, das 8 às 12h, com assessoria da jornalista Rita Célia Faheyna; a segunda sobre “fotografia: fotojornalismos e registro de eventos”, no dia 15 de outubro, das 8 às 12 horas, tendo como assessor  Paulo Holanda. As oficinas têm o objetivo de ser um espaço de aprendizado de técnicas de comunicação.
Segundo Marta Andrade, responsável pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese, “as oficinas serão transmitidas de forma didática e participativa, não apenas para facilitar a compreensão dos temas, mas sobretudo para que o agente da Pastoral da Comunicação reflita e saiba aplicar esse conhecimento na realidade de sua paróquia”.
As oficinas são destinadas aos agentes da PASCOM das paróquias, pastorais e movimentos da Arquidiocese de Fortaleza. Os participantes da oficina de Elaboração e Redação de Notícias deverão levar exemplares de seus boletins e informativos paroquiais, pastorais ou movimentos; já os participantes da oficina de Fotografia levem sua máquina fotográfica.
Os interessados devem fazer sua inscrição no Setor de Comunicação da Arquidiocese com Marta Andrade ou Janayna Gomes, através dos telefones (85) 3388.8703, (85) 9921.6742 ou 8881.3788.


Fonte: http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pe. Fernando Nunes na Festa de São Francisco de Assis - Dias Macedo

27.09 (3ª feira) – Terceiro dia
18:15Novena (Resp.: Vicentinos)
+Santa Missa - 19:00h
Tema: “Evangelizar a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil!”
Presidente: Pe. Fernando Nunes Custódio de Araújo
Convidados: Associação do Dias Macedo
Resp Liturgia.: Portas de Entrada, Catequese e Sagrado Coração
Convívio : Santo Expedito e Santa Rita

Todos são convidados a participar desse momomento de Missão.

Missa de abertura do Mês Missionário em Fortaleza

Com o tema “Missão na Ecologia”, a Igreja do Brasil celebrará o mês de outubro, o Mês Missionário.
É com espírito de alegria que no dia 1º de outubro, no Santuário de Fátima, todos os missionários e as missionárias da Arquidiocese de Fortaleza celebrarão a abertura do Mês Missionário. A Santa Missa, presidida por Dom José Luiz Sales, bispo auxiliar de Fortaleza, abrirá não só a vivência do mês, mas a Campanha Missionária 2011.
Segundo o coordenador do Conselho Missionário Diocesano, Diácono Luciano Gonzaga, o momento tem como objetivo despertar à consciência missionária em todos os batizados. “Todos os batizados precisam se redescobrir missionários. Fazer acontecer, no seu dia a dia, o Ide e Evangelizai”, comenta o coordenador.
Saiba Mais
Todas as paróquias e áreas pastorais receberam o material, preparado pelas Pontifícias Obras Missionárias – POM, para ajudar a vivência do Mês Missionário nas comunidades, pastorais, movimentos e segmentos. O material é composto pela Novena Missionária, DVD com testemunhos e informações para cada dia da novena, cartaz e envelope para a Coleta do Dia Mundial das Missões. Procure esse material na sua paróquia.
O Dia Mundial das Missões é marcado pela coleta de doações destinadas aos projetos missionários no Mundo. Todas as paróquias são convocadas a destinar as coletas das Missas, dos dias 22 e 23 de outubro, ao apoio as Missões. As comunidades devem incentivar a participação de todos nesse processo, lembrando que essa atitude é sinal de uma consciência missionária.
Todo o material destinado ao mês Missionário está disponível no seguinte endereço: http://www.pom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=68:campanha-missionaria-2011&catid=16:nacionais&Itemid=8 . Acesse e divulgue!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pastoral Esportiva na Área Pastoral São José

Por iniciativa do padre Fernando e do díácono Luciano começou hoje na Área Pastoral um momento (21-22hs todas as quartas feiras) esportivo bem descontraído. Além do padre Fernando e do díácono Luciano jogaram vários agentes de pastorais de algumas comunidades.  Os jogadores fizeram bonito. Mas também chamou atenção a presença dos torcedores que ajudaram a abrilhantar o momento. Todos satisfeitos com a primeira experiência já começam a pensar na próxima quarta. Parabéns a todos que estiveram presentes e até a próxima.

Diác. Luciano Gonzaga.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MORADORES DO CASTELÃO RECLAMAM DE REMOÇÃO DE FAMÍLIAS

VIDEO OFICIAL DA JORNADA MUNDIAL A JUVENTUDE 2011

JORNADA MUNDIAL A JUVENTUDE 2011 JMJ

7 DIA - MISSÃO NA ECOLOGIA

EXTRA - MISSÃO NA ECOLOGIA

9 DIA - MISSÃO NA ECOLOGIA

8 DIA - MISSÃO NA ECOLOGIA

6 DIA - MISSÃO NA ECOLOGIA

5 DIA - MISSÃO NA ECOLOGIA

4 DIA - MISSÃO NA ECOLOGIA

2 DIA - MISSÃO NA ECOLOGIA

3 DIA - MISSÃO NA ECOLOGIA

1 DIA - MISSÃO E ECOLOGIA

Diác. Luciano

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2011 com o estudo do Livro do Êxodo

 “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”, com essa frase, de São Jerônimo, que a Igreja celebra, nesse mês de setembro, o Mês da Bíblia. Neste ano, o estudo proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será o Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”.
O Mês da Bíblia tem como tema “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”, e o lema “Aproximai-vos do Senhor”.
O presidente da Comissão para a Animação Bíblico-catequética e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, escreveu uma mensagem para toda a comunidade cristã que celebra o Mês da Bíblia.
Dom Jacinto pede que todos procurem viver intensamente o esse mês, em todas as comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. “Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira animação bíblica da pastoral, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo”, destacou.
O Subsídio
O Subsídio apresenta vários textos para estudo, reflexão, oração e prática para o Mês da Bíblia de 2011. Não pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura orante sobre o assunto.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.
Mês da Bíblia
Mês de Setembro para a nossa Igreja no Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.
Também já é uma bonita tradição, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, oferecer um tema para o Mês da Bíblia para o estudo, a reflexão, a oração e a vivência da Palavra de Deus. O tema pode girar ou em torno de trechos bíblicos, ou de um Livro bíblico, ou até de um conjunto de Livros bíblicos. A escolha do tema para o Mês da Bíblia deste ano de 2011, concentrou-se no trecho do Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”. É necessário olharmos as etapas da travessia desértica do Povo de Deus, saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades enfrentadas pelo Povo de Deus, tanto os problemas da natureza, quanto os desafios oriundos pela convivência humana, criaram a necesidade de enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Queremos aprender com o Povo de Deus a realizarmos a nossa travessia de discipulado e missão. Eis, pois, o tema tão propício para o Mês da Bíblia de 2011: “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”. Mas, o fundamental em tudo isso, é estar próximo ao Senhor Deus. Assim, do capítulo 16, versículo 9, é tirado também o lema: “Aproximai-vos do Senhor”.
Vamos viver intensamente o Mês da Bíblia em todas as nossas comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo.
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

Em 02 de setembro de 2011 as 11:28