quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Monsenhor Oscar Peixoto Filho celebra no dia 28 de fevereiro 60 anos de ordenação sacerdotal

monsenhor400No dia 28 de fevereiro monsenhor Oscar Peixoto Filho celebrará 60 anos de ordenação sacerdotal e acontecerá uma Missa na  Comunidade da Reitoria de São Judas Tadeu. Leia a íntegra do convite:
Nós, da Região Episcopal Metropolitana São José e Comunidade da Reitoria de São Judas Tadeu, convidamos a todos os Bispos, Presbíteros, Congregações Religiosas, Parentes e Amigos do Monsenhor Oscar Peixoto Filho, para os seus 60 anos de Ordenação Sacerdotal no dia 28 de Fevereiro de 2013. A comemoração será na Missa das 19 horas e logo depois um jantar oferecido pela comunidade a amigos. Na humildade que lhe é peculiar pediu que seu presente seja doações de gêneros alimentícios para os Seminários de Teologia e Filosofia onde ajuda na formação, acompanhando espiritualmente os seminaristas. Monsenhor Oscar merece toda a nossa admiração pelo exemplo de sacerdócio fiel à sua missão, seguidor fiel aos ensinamentos de Cristo, sendo sua vida um exemplo de acolhimento, serviço principalmente aos mais pobres, amor aos que o rodeiam. Obrigado Monsenhor Oscar pelo exemplo de Sacerdote dedicado a Cristo, à Igreja e aos irmãos.
Informações na Secretaria da Região Episcopal São José [85] 3388.8724.

“Queremos Deus 2013” acontece domingo, 24 de fevereiro, no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU

quremosdeus350         A Família Carismática de Fortaleza realizará no dia 24 de fevereiro, no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU, a partir das 14h, o “Queremos Deus 2013”. O tema do evento terá como foco a Juventude por conta da proximidade da Jornada Mundial da Juventude. Durante o evento louvores, pregações e orações serão marcas presentes.  Mais de 50 mil pessoas estão sendo esperadas com um  só objetivo: celebrar a fé em Deus. Além das pessoas de Fortaleza estão sendo esperadas caravanas do interior do Ceará. As atrações são Suely Façanha e a dupla Ítalo e Reno. Os ingressos  estão sendo vendidos nas Livrarias Paulus, Paulinas, Canção Nova e Lojas Beth Set, e custa R$ 1,00. Informações pelo telefone (85) 8543 5449, com a coordenação do evento.

Rádio Dom Bosco tem a juventude como foco



FM_DOM_BOSCO_FORTALEZA400A Rádio Dom Bosco, rádio educativa e religiosa, da Rede Salesiana, tem abraçado com empenho e profissionalismo a vida da Igreja local, do Brasil e do Mundo. E, como não poderia ser diferente, durante toda a sua programação deste ano seus microfones estarão abertos para a Juventude, que estão em foco na Campanha da Fraternidade 2013, na Semana Missionária (16 a 20 de julho) e na Jornada Mundial da Juventude que acontece de 21 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro.
Nilcemar Linhares, produtora e locutora de dois programas fala sobre esse empenho:
“Por fazer parte, com muita alegria e compromisso, da equipe de comunicação da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese, PASCOM e voluntária da FM Rádio Educativa Dom Bosco 96,1 MHz, em Fortaleza (CE), gostaria de informar-lhe que o programa “Vida Missionária”, apresentado por Padre Gilson Soares e eu, aos sábados, das 7 às 8 horas da manhã, esteve durante o mês de janeiro contando com a participação de dois jovens do Setor Juventude da nossa Arquidiocese, que vieram demonstrar a força e o poder dos jovens de transformar a sociedade com entusiasmos e valores cristãos. Além disso, trouxeram informações e notícias de como nossa juventude está se preparando para a Campanha da Fraternidade 2013, Semana Missionária e JMJ 2013 na Arquidiocese de Fortaleza, ressaltando ao povo de Deus a importância da participação de cada um neste tempo, especialmente com o dinamismo, alegria e empenho que lhes são próprios.
Já na programação da noite, através do programa “Fim de Noite”, que acontece diariamente, das 20h30min às 23 horas, apresentado por Edvânio Alencar e eu, estamos tendo a alegria de acolher três jovens de cada Região Episcopal e o Seminarista Salesiano Carlos Alberto Leite Santos, jovem recém-chegado em Fortaleza, para partilhar sobre a JMJ 2013 com a nossa sociedade, no quadro “Com Dom Bosco e você rumo a JMJ 2013″. Nesse espaço, os jovens além de demonstrarem suas expectativas estarão motivando toda a juventude, como também, estarão interagindo com os amigos ouvintes da FM Dom Bosco com o objetivo de tirarem dúvidas sobre JMJ 2013”.

A finalidade da Igreja é a salvação das almas, uma a uma” (Papa Bento XVI)


papa_angelus_2013                    Em maio de 2007, o Papa Bento XVI veio ao Brasil para a abertura da 5ª Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho realizada em Aparecida (SP). A chegada ao Brasil aconteceu no dia 09 de maio de 2007, pelo Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
Logo após o desembarque o papa falou em discurso sobre o seu carinho pelo Brasil. “O Brasil ocupa um lugar muito especial no coração do Papa, não somente porque nasceu cristão e possui hoje o mais alto número de católicos, mas sobretudo porque é uma nação rica de potencialidades com uma presença eclesial que é motivo de alegria e esperança para toda a Igreja”.
Ainda na chegada, o Papa ressaltou os valores cristãos do povo brasileiro e de todos os latino-americanos, destacando o que esperava ver durante os dias de permanência no Brasil. “Estou muito feliz por poder passar alguns dias com os brasileiros. Sei que a alma deste povo, bem como de toda a América Latina, conserva valores radicalmente cristãos que jamais serão cancelados. E estou certo que em Aparecida, durante a Conferência Geral do Episcopado, será reforçada tal identidade, ao promover o respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio, como exigência própria da natureza humana; fará também da promoção da pessoa humana o eixo da solidariedade, especialmente com os pobres e desamparados”.
O Papa permaneceu no Brasil de 9 a 13 de maio, durante este período ele participou de diversos compromissos em São Paulo. No Estádio Pacaembu, o Papa se encontrou com milhares de jovens e em seu discurso aproveitou para orientá-los. “ Os anos que vós estais vivendo são os anos que preparam o vosso futuro. O ‘amanhã’ depende muito de como estais vivendo o ‘hoje’ da juventude. Diante dos olhos, meus queridos jovens, tendes uma vida que desejamos seja longa; mas é uma só, é única: não a deixeis passar em vão, não a desperdiceis. Vivei com entusiasmo, com alegria, mas, sobretudo, com senso de responsabilidade”.
Ainda com os jovens, o Papa destacou o modo como espera que eles ajam para que a sociedade seja composta por homens e mulheres livres e responsáveis. “O Papa espera que saibam ser protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna, cumprindo as obrigações frente ao Estado: respeitando as suas leis; não se deixando levar pelo ódio e pela violência; sendo exemplo de conduta cristã no ambiente profissional e social, distinguindo-se pela honestidade nas relações sociais e profissionais”.
No dia 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI presidiu a cerimônia de Canonização Beato Frei Galvão, no Campo de Marte em São Paulo (SP). Em sua homilia o Santo Padre ressaltou a vida religiosa do beato. “O carisma franciscano, evangelicamente vivido, produziu frutos significativos através do seu testemunho de fervoroso adorador da Eucaristia, de prudente e sábio orientador das almas que procuravam e de grande devoto da Imaculada Conceição de Maria, de quem ele se considerava ‘filho e perpétuo escravo’”.
E ainda destacou que Frei Galvão é um exemplo a ser seguido devido a disponibilidade para servir o povo sempre quando era solicitado. “Conselheiro de fama, pacificador das almas e das famílias, dispensador da caridade especialmente dos pobres e dos enfermos. Muito procurado para as confissões, pois era zeloso, sábio e prudente. Uma característica de quem ama de verdade é não querer que o Amado seja ofendido, por isso a conversão dos pecadores era a grande paixão do nosso Santo”, disse o Santo Padre.
No encontro com os bispos do Brasil, realizado no dia 12 de maio, na catedral da Sé em São Paulo (SP), o Papa falou sobre a missão confiada aos pastores. “Nós, Bispos, estamos vinculados diretamente a Cristo, Bom Pastor. A missão que nos é confiada, como Mestres da fé, consiste em recordar, como o mesmo Apóstolo das Gentes escrevia, que o nosso Salvador ‘quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade’ (1Tm 2, 4-6). A finalidade da Igreja é a salvação das almas, uma a uma”.
A abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada na sala de Conferência do Santuário de Aparecida (SP), o Papa falou em seu discurso, dentre outros assuntos, sobre a fé Cristã na América Latina, sobre os compromissos com a religiosidade, sobre os problemas sociais e políticos, sobre família, vida consagrada, jovens e pastoral vocacional e concluiu invocando a proteção da Mãe de Deus e Mãe da Igreja sobre todos os presentes e sobre toda a América Latina e do Caribe.
Os textos reunidos dos discursos, saudações e homilias realizadas pelo Papa Bento XVI, em sua visita de 2007 ao Brasil, podem ser adquiridos através da publicação “Pronunciamentos do Papa Bento XVI Np Brasil”, das Edições CNBB. Mais informações: www.edicoescnbb.com.br
CNBB

O relato de uma experiência missionária em Porto Velho


 Luiz Eduardo Dias Lima, 26, seminarista do 2º ano de teologia do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, na arquidiocese de Porto Alegre (RS), escreve testemunho sobre sua experiência missionária, entre os dias 27 de dezembro de 2011 e 22 de janeiro deste ano, na arquidiocese de Porto Velho (RO), nas comunidades de União Bandeirante.
“O povo de União Bandeirante nos ensinou o dom da acolhida. Cheguei a comentar com alguns colegas que esse povo é um povo apaixonante. Não demorou muito e já comecei a me sentir em casa”, relata. Eduardo diz que foi enviado para tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado, no entanto, “muitas vezes acabávamos encontrando Nosso Senhor que estava a nos esperar na vida e na história dessas famílias”.
Luiz Eduardo acrescenta que “esta experiência missionária foi oportunidade de crescimento e mudança, pois me possibilitou sair do meu ‘mundinho’, abandonar a minha visão precária e reduzida e contemplar um horizonte mais amplo do que é ser Igreja e povo de Deus”. Fonte: POM

Comentando o Evangelho

Atitude filial com Deus
O evangelho faz parte do primeiro e grande discurso de Jesus, o "Sermão da Montanha", no evangelho segundo Mateus (Mt 5-7). A perícope distancia-se do tom legislativo do conjunto do discurso, à exceção do último versículo, a regra de ouro (v. 12). O trecho repete várias vezes o verbo "pedir" (vv. 7.8.9.10.11). Por que pedir, se Deus sabe o que necessitamos? Primeiramente, porque tudo o que é bom, todo bem procede do Pai: ". quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!" (v. 11). Segundo, porque o pedido nos abre para uma verdadeira relação filial com o Pai.
A regra de ouro do v. 12 é a conclusão não só do texto de hoje, mas de todo o conjunto que trata da conduta a ser adotada em relação aos nossos semelhantes. É uma regra de solidariedade conhecida também do mundo pagão. O livro do Eclesiástico apresenta a seguinte variante e aplicação da regra de ouro: "Trata o teu vizinho com delicadeza, pensando o que te desagrada; onde ele olha não ponhas a mão, não tropeces com ele na mesma travessa" (Eclo 31,14-15).
Carlos Alberto Contieri, sj  Fonte: Paulinas

Evangelho do Dia- Mt 7,7-12


Ano C - DIA 21/02

Pedi e vos será dado. - Mt 7,7-12

"Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe, quem procura encontra, e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas."
Leitura Orante

Oração Inicial

Faço a preparação à Leitura Orante, com todos os que se encontram nesta rede, invocando o Espírito Santo: Vem Espírito de Deus, ilumina-me.
Quero abrir-me para colher os desafios que o Senhor vai me apresentar hoje.

1- Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?
Leio com atenção o texto indicado para o dia: Mt 7,7-12.
Jesus usa alguns verbos na voz ativa, que me sugerem atitudes dinâmicas: "peçam", "procurem" "batam". E garante-me que, a todas estas atitudes, terei uma resposta positiva.
E mais: para garantir que Deus tem cuidado e atenção por nós, usa a imagem do pai que não engana seu filho dando-lhe pedra em lugar de pão. E vai mais longe: se um pai só dá coisas boas a seu filho, muito mais o Pai do céu.
Finalmente, recomenda-me fazer aos outros o que desejo que me façam: "Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês".

2- Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?
A Palavra me diz que devo confiar e apresentar a Deus as minhas necessidades.
Diz-me ainda que devo sempre pensar, querer e fazer o bem, pois é o que desejo também para mim.
Reconheço que nem sempre desejo aos outros o mesmo que desejo para mim. Com freqüência encontro pessoas gentis comigo: fazem-me um favor, oferecem-me a vez, o lugar, pedem desculpas, agradecem. Mas, muitas vezes, quero o melhor para mim: o melhor emprego, o melhor cargo, o melhor lugar no metrô, no ônibus, o melhor, sem me preocupar muito com as outras pessoas.
Na Conferência de Aparecida, os bispos disseram: "Frente à globalização, sentimos um forte chamado para promover uma globalização diferente, que esteja marcada pela solidariedade, pela justiça e pelo respeito aos direitos humanos, fazendo da América Latina e do Caribe não só o Continente da esperança, mas também o Continente do amor, como propôs SS. Bento XVI no Discurso Inaugural desta Conferência. Isto deveria nos levar a contemplar os rostos daqueles que sofrem. Entre eles estão as comunidades indígenas e afro-americanas que, em muitas ocasiões, não são tratadas com dignidade e igualdade de condições; muitas mulheres são excluídas, em razão de seu sexo, raça ou situação sócio-econômica; jovens que recebem uma educação de baixa qualidade e não têm oportunidades de progredir em seus estudos nem de entrar no mercado de trabalho para se desenvolver e constituir uma família; muitos pobres, desempregados, migrantes, deslocados, agricultores sem terra, aqueles que procuram sobreviver na economia informal; meninos e meninas submetidos à prostituição infantil ligada muitas vezes ao turismo sexual; também as crianças vítimas do aborto. Milhões de pessoas e famílias vivem na miséria e inclusive passam fome. Preocupam-nos também os dependentes das drogas, as pessoas com limitações físicas, os portadores e vítimas de enfermidades graves como a malária, a tuberculose e HIV - AIDS, que sofrem a solidão e se vêem excluídos da convivência familiar e social. Não nos esqueçamos também dos seqüestrados e aqueles que são vítimas da violência, do terrorismo, de conflitos armados e da insegurança na cidade. Também os anciãos que, além de se sentirem excluídos do sistema produtivo, vêem-se muitas vezes recusados por sua família como pessoas incômodas e inúteis. Sentimos as dores, enfim, da situação desumana em que vive a grande maioria dos presos, que também necessitam de nossa presença solidária e de nossa ajuda fraterna. Uma globalização sem solidariedade afeta negativamente os setores mais pobres. Já não se trata simplesmente do fenômeno da exploração e opressão, mas de algo novo: da exclusão social. Com ela o pertencimento à sociedade na qual se vive fica afetado, pois já não se está abaixo, na periferia ou sem poder, mas se está de fora. Os excluídos não são somente "explorados", mas "supérfluos" e "descartáveis"." (DA 64-65).

3- Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja:
Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.
Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.
Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.
Amém!

4- Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou ter atenção mais viva hoje, para perceber os cuidados do Pai para conosco. Também procurar oferecer o melhor às pessoas com quem me relaciono.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.