quarta-feira, 12 de março de 2014

Episcopo.Net e análise de conjuntura são apresentadas ao Conselho Permanente da CNBB


consperm400O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encontra-se reunido, em Brasília. A reunião teve início hoje, 11, pela manhã, e prosseguirá até quinta-feira, 13, ao meio dia. Fazem parte do Conselho Permanente a presidência da CNBB, os presidentes das comissões episcopais e dos regionais da Conferência. Também participam da reunião assessores e representantes dos organismos e pastorais vinculados à instituição.
Entre os assuntos que serão discutidos na reunião estão: a plataforma de comunicação para os bispos, análise de conjuntura, 52ª Assembleia Geral, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja, Sínodo Extraordinário sobre a Família, entre outros.
Episcopo.net
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, padre Clóvis Andrade, apresentou hoje, pela manhã, ao Conselho Permanente, a plataforma de comunicação para os bispos da Igreja na América Latina e Caribe. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), com o objetivo de favorecer a comunicação entre os bispos, o Celam e os departamentos espalhados pelo continente. O Episcopo.Net oferece salas virtuais de videoconferências para 22 conexões simultâneas; auditório virtual para 500 conexões; contas de e-mail com certificado de segurança e criptografia; cursos, relatórios, redes etc. Informações com padre Clóvis Andrade pelo e-mail: c.andrade@episcopo.net ou suporte@episcopo.net
Análise de Conjuntura e Política
Também foi apresentada aos bispos do Conselho Permanente uma análise de conjuntura sobre os principais acontecimentos internacionais e nacionais. A apresentação ficou a cargo do secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Pedro Gontijo. Entre os fatos abordados estão: a situação da Ucrânia, as dificuldades do continente africano, a crise na Venezuela e na Argentina, as eleições 2014, questão indígena, entre outros. A análise de conjuntura, que estará disponível no site da CNBB, é preparada por uma equipe de assessores e apresentada aos bispos para um momento de reflexão e debate sobre a realidade.
Notícias do Congresso
Os bispos do Conselho Permanente também tomaram conhecimento sobre o que está em pauta no Congresso Nacional. Na explanação feita pelo assessor da CNBB, padre Geraldo Martins, foram apontados: o tributo sobre remédios, enfraquecimento da Fundação Nacional do Índio, legalização da maconha, redução da maioridade penal. São assuntos em discussão no Congresso que foram expostos ao Conselho Permanente da CNBB.
Por CNBB

Área Pastoral São José- 12/03 – Quarta-Feira – 3º dia - Festejos São José


Foto: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

09/03 – (Dom) - Pré-abertura da Festa
08h:30m – Acolhida, Oração e Envio
11h - Partilha das experiências 
13h - Almoço comunitário
15h - Exposição do Santíssimo.
17h – Santa Missa: Pe. Luciano Gonzaga - Vigário da Área Pastoral São José 

10/03 – Segunda – 1º dia - Abertura com Hasteamento da Bandeira
19h - Santa Missa
Cel.: Pe.  Fco. Das Chagas - Vigário da Área Pastoral São José
Animação Litúrgica: Comunidade São José
Homenageados: As Famílias 

11/03 – Terça-Feira – 2º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Rafhael – Reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider da Arquidiocese de Fortaleza
Animação Litúrgica: Santo Antônio / N. Sra. das Graças 
Homenageados: Os Motoristas

12/03 – Quarta-Feira – 3º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Francileudo, Seminário São José de Teologia (Arquidiocese de Fortaleza)
Animação Litúrgica: Santa Luzia / Toca de Assis 
Homenageados: Estudantes

13/03 – Quinta-Feira – 4º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Élio Correia – Pároco da Paróquia S. Fco. de Assis – Dias Macedo.
Animação Litúrgica: Paróquia S. Fco. de Assis – Dias Macedo.
Homenageados: Os Esportistas

14/03 - Sexta-Feira – 5º dia
19h - Santa Missa
Cel: Pe. Balbino, pároco da Paróquia São Diogo - Cajazeiras
Animação Litúrgica: São Joaquim e Santa Ana 
Homenageados: Os Trabalhadores.

15/03 - Sábado - 6º dia
19h - Santa Missa
Cel: Pe. Benício, reitor do seminário São José de Filosofia
Animação Litúrgica: São Francisco de Assis – Conjunto Palmeiras 
Homenageados: Os Trabalhadores.

16/03 - Domingo - 7º dia
19h - Santa Missa 
Cel.: Dom Vasconcelos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza  
Animação Litúrgica: Nossa Senhora da Consolação e Nossa Senhora de Fátima
Homenageados: Os Comerciantes

17/03 - Segunda-Feira – 8º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Antônio Furtado, Ccs.
Animação Litúrgica: Menino Jesus de Praga e Santa Teresinha do Menino Jesus (Paróquia Mãe Santíssima)
Homenageados: Os Agentes de Pastorais 

18/03 - Terça -Feira – 9º dia
19h - Santa Missa
Cel. Pe. Toinho, vigário da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres – Tancredo Neves.
Animação Litúrgica: Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres – Tancredo Neves
Homenageados: Os Enfermos

19/03 - Quarta-Feira – Encerramento
Procissão: Saindo às 17hs seguida da Santa Missa  
Cel.: Pe.  Luciano - Vigário da Área Pastoral São José – Barroso II
Animação Litúrgica: Liturgia da Área Pastoral São José 
Homenageados: As comunidades


12/03 – Quarta-Feira – 3º dia
*19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Francileudo- Seminário São José de Teologia (Arquidiocese de Fortaleza)

*Animação Litúrgica: Santa Luzia / Toca de Assis 

*Homenageados:  Os Estudantes

Venha e convide seus familiares e amigos...
    

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração:
Pai, torna-me dócil e sensível para acolher as palavras de Jesus, sem exigir sinais espetaculares como pré-requisito para aderir a ele.
Primeira leitura: Jn 3,1-10
Leitura da Profecia de Jonas
1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.
5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior.6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.
9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 51
          — Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
 
 
Evangelho: Lc 11,29-32
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
O apelo é de não subordinar a fé em Jesus a nenhum prodígio.Ao comentarmos os textos do primeiro domingo da Quaresma, dizíamos que as tentações de Jesus o acompanharam ao longo de toda a sua vida. O texto do evangelho de hoje corrobora com dita afirmação. Os contemporâneos de Jesus o provocam pedindo um sinal extraordinário vindo do céu. Visam subordinar a fé em Jesus e a credibilidade da sua palavra a esse sinal. Como no relato das tentações, Jesus se recusa satisfazer a essa exigência tal qual solicitada. Jesus mesmo, toda a sua vida, é um sinal que remete ao mistério de Deus. A evocação do episódio de Jonas apela à penitência, necessária para acolher o Reino de Deus que se faz presente na pessoa de Jesus (cf. Mc 1,15). É pela penitência que se alcança a purificação do coração, necessária para reconhecer que tudo o que Jesus faz e ensina é sinal. O coração livre de todo apego é condição para acolher o mistério de Deus tal qual ele se revela em Jesus Cristo. Para o discípulo, para quem o texto é escrito, trata-se de não subordinar a fé em Jesus a nenhum prodígio espetacular.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me,
em comunhão com todos os internautas,
para a Leitura Orante,
orando com Santo Agostinho:
Tarde vos amei,
ó beleza tão antiga e tão nova.
Tarde vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu lá fora procurando-vos!
Disforme,
lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo,
e eu não estava convosco!

1- Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto de hoje, na Bíblia: Lc 11,29-32.
Jesus denomina de "más" as pessoas que pedem um milagre como sinal da aprovação de Deus. Afirma que o Filho do Homem é o sinal para as pessoas de hoje. Não é um sinal espetacular que deve levar as pessoas à conversão, mas à adesão ao projeto da nova história, manifestado na palavra de Jesus.

2- Meditação (Caminho)



- O que a Palavra diz para mim?
Como é a minha fé? Fico à procura de milagres, sinais especiais em meu favor?
Ou acredito em Deus, independentemente dos sinais?
Os bispos, em Aparecida, apontam para um sinal muito importante na vida de todo cristão – o anúncio do amor de Deus:
“Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas.” (DAp 29).

3- Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus
Rezo com toda Igreja a
Oração da Campanha da Fraternidade de 2014
Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo
e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados.
Fazei que experimentem a libertação da cruz
e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem
o flagelo do tráfico humano.
Convertei-nos pela força do vosso Espírito,
e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal,
vivamos como vossos filhos e filhas,
na liberdade e na paz.
Por Cristo nosso Senhor.
AMÉM!

4- Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou hoje, descobrir a presença e os sinais de Deus em tudo que me acontecer.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica