sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Diocese de Crato (CE) sediará Nordestão de Liturgia


nordestao400Prosseguem, até o 10 de dezembro, as inscrições para o Nordestão de Liturgia que ocorrerá na diocese de Crato (CE), de 14 a 24 de janeiro de 2014. O evento tem o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, sendo destinado a agentes de pastoral litúrgica, leigos, religiosos, padres, diáconos e seminaristas.
O Nordestão será realizado em formato de curso de especialização e extensão em liturgia, com o objetivo de oferecer aos participantes conteúdo teológico-litúrgico com base nas práticas celebrativas à luz do Concílio Vaticano II. As aulas serão aplicadas em três módulos: extensão, especialização e complementação. Os participantes podem escolher, na inscrição, as etapas que desejam cursar.
De acordo com a organização do curso, serão privilegiados os estudos da mistagogia a partir do rito celebrado e a participação na construção do conhecimento em mutirão. O bispo de Crato e referencial para a Liturgia do Nordeste I, dom Fernando Panico, coordena o Nordestão com uma equipe formada por padres e assessores.
No site do evento estão disponíveis a ficha de inscrição e os valores referentes a cada módulo do curso: www.nordestaodeliturgia/nordestao
Fonte: CNBB

I Mostra Cultural da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP)


PJMP1Acontecerá no dia 9 de novembro, às 19h, na Casa Inaciana da Juventude – Jesuítas, bairro Mondubim, a I Mostra Cultural da Pastoral da PJMP. Durante o evento acontecerá uma apresentação de teatro e outras atividades como a feira de economia solidária, recitação de poesias no varal poético, doação de livros e encontro musical com o cantor e compositor Zé Vicente.
A mostra faz parte da 1ª Etapa da Escola Regional de Formação da PJMP que inicia amanhã, sexta-feira, 8, e encerra no dia 10 de novembro. Estarão presentes todos os representantes da PJMP do Regional Nordeste I.
O evento é aberto ao público com ingressos no valor de 3,00 (três reais) ou 2,00 (dois reais) com a doação de um livro paradidático para compor a biblioteca da Casa Inaciana da Juventude. Toda a verba será destinada a ida da juventude para o Congresso de 35 anos da PJMP, em Recife (PE) em janeiro de 2014.
Informações: (85) 8625 2720 com Jesuana / ou (85) 8731 1710 com Laudiano.

Saber viver


08 de novembro
Viver é inventar o seu dia.

É desconhecer a arrogância. Exalar pura energia.

Fazer poemas de amor. Devolver sorrisos. Acreditar que o bem vence o mal, sempre.

Enfeitar o coração com cores.
Conquistar amigos e ser sempre leal e fiel. Transformar dor em alegria. Ser amor de coração.

Inspirar justiça. Viver é correr atrás dos sonhos, da inspiração, dos projetos.

Buscar entendimento das coisas. Ser sempre da paz.

Agradecer às dádivas recebidas. Buscar o que te faz bem e aos outros também.
Amar!

Pintar o mundo com as cores que te der na telha.

Estar sempre jovem.

Viver é ser sempre verdadeiro.

É constantemente redescobrir as coisas belas da vida lembrando que o sorriso é o idioma universal.

Ouvir músicas que acalmem a alma.

Desacelerar e aproveitar o tempo, cada pequeno momento de prazer. Lembre-se: o final não existe. Tudo é um eterno recomeço.
Fonte: Catequese Católica

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém!
Oração:
Pai, torna-me esperto em relação às coisas do Reino, e sempre misericordioso no trato com o meu semelhante, pois é assim que alcançarei a comunhão contigo.
Primeira leitura: Rm 15,14-21
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Meus irmãos, 14de minha parte estou convencido, a vosso respeito, de que tendes bastante bondade e ciência, de tal maneira que podeis admoestar-vos uns aos outros. 15No entanto, em algumas passagens, eu vos escrevo com certa ousadia, como para reavivar a vossa memória, em razão da graça que Deus me deu.
16Por esta graça eu fui feito ministro de Jesus Cristo entre os pagãos e consagrado servidor do Evangelho de Deus, para que os pagãos se tornem uma oferenda bem aceite santificada no Espírito Santo.
17Tenho, pois, esta glória em Jesus Cristo no que se refere ao serviço de Deus: 18Não ouso falar senão daquilo que Cristo realizou por meu intermédio, para trazer os pagãos à obediência da fé, pela palavra e pela ação, 19por sinais e prodígios, no poder do Espírito de Deus.
Assim, eu preguei o Evangelho de Cristo, desde Jerusalém e arredores até a Ilíria, 20tendo o cuidado de pregar somente onde Cristo ainda não fora anunciado, para não acontecer de eu construir sobre alicerce alheio. 21Agindo desta maneira, eu estou de acordo com o que está escrito: “Aqueles aos quais ele nunca fora anunciado, verão; aqueles que não tinham ouvido falar dele, compreenderão”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 98
          — O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
 
Evangelho: Lc 16,1-8
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.
3O administrador então começou a refletir: ‘O Senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tuaconta, senta-te, depressa, e escreve cinqüenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.
8E o Senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
A porta que dá acesso ao Reino de Deus é o próprio Jesus.

É preciso cuidado para interpretar bem o que a parábola diz, do contrário poderia induzir a erro, considerando que Jesus elogia a desonestidade do administrador. O que é louvado nesta parábola é a habilidade de uma pessoa de empregar os meios para alcançar determinado fim; ele utiliza sua inteligência para encontrar o meio de assegurar sua felicidade.

O que preocupa Jesus são os meios para entrar no Reino de Deus – é exatamente isto que a parábola enfatiza. Não quaisquer meios, pois é preciso entrar pela “porta estreita”. A porta que dá acesso ao Reino de Deus é o próprio Jesus. Jesus urge dos discípulos deixarem a passividade e empreenderem tal “sabedoria” para alcançar o seu objetivo, a saber, entrar no Reino de Deus. Não é, reiteramos, elogio à desonestidade, mas ao esforço de buscar os meios para ter a vida salva. Esta é a lição dada aos discípulos e ao leitor do evangelho: é preciso sair do comodismo; o Reino de Deus exige empenho, inteligência e discernimento.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se neste ambiente
virtual.
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Jesus Mestre, creio com viva fé
que estais aqui presente, junto de mim,
para indicar-me o caminho que leva ao Pai.
Iluminai minha mente, movei meu coração,
para que esta meditação produza em mim frutos de vida.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio com atenção, a Bíblia, o texto de hoje: Lc 16,1-8 que narra a parábola do administrador desonesto.
Muitos acham esta parábola desconcertante. Ela diz claramente que o administrador era desonesto. E, no entanto, o patrão o louva. Mais ainda: Jesus o apresenta como modelo. O administrador usa de sua esperteza. Procura se cercar de amigos. E os faz através dos devedores do seu patrão. O recurso que utiliza é engenhoso e desonesto. O patrão admira o seu engenho.
Podemos entender assim: na parábola de Jesus, Deus é o patrão defraudado que nos recebe no seu Reino, apesar de nossa pobre administração.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: “ Dos que vivem em Cristo se espera um testemunho muito crível de santidade e de compromisso. Desejando e procurando essa santidade não vivemos menos, mas melhor, porque, quando Deus pede mais, é porque está oferecendo muito mais: “Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo!”(DAp 352).
E eu me interrogo: Como é meu testemunho? De santidade? De compromisso?

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração:
Jesus Mestre,
agradeço-vos pelas luzes que me destes nesta reflexão.
Perdoai-me, pelos limites
que me impediram de fazê-la melhor.
Ofereço-vos a resolução que tomei
e que espero viver, com a vossa graça.
Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por mim!
São Paulo Apóstolo, rogai por nós!

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, pelo compromisso que assumo com o Reino de Deus.

Bênção

Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.
Fonte: Catequese Católica