terça-feira, 3 de julho de 2012

CNBB lança projeto ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil como evento oficial na JMJ Rio 2013

O evento “Bote Fé” é realizado pela CNBB mensalmente nas principais dioceses por onde a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora estão passando no projeto de peregrinação que, além dos objetivos pastorais, divulga a JMJ Rio 2013. Já a ExpoCatólica é uma feira pastoral e profissional com o objetivo de organizar e promover o segmento religioso católico. Juntos, ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil prevê ocupar 200 mil m² do Centro de Exposições Riocentro, em 2013, começando dentro da programação oficial da Semana Missionária e se estendendo para os dias da própria JMJ Rio 2013.
A ExpoCatólica completará 10 anos em 2013 e pela primeira vez será realizada no Rio de Janeiro. Para a Secretária Executiva de Comunicação da JMJ Rio 2013, Graziele Lacquaneti, “A ExpoCatólica, é uma parceria que tem por objetivo promover a evangelização por meio dos produtos brasileiros. A feira com os distribuidores e expositores católicos, será uma grande oportunidade para que a Palavra de Deus seja ainda mais difundida na Jornada”, disse Graziele.
Em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro (COL), o evento também conta com o apoio dos Governos Federal, Estadual e Municipal. “O objetivo é ter um espaço para acolher e dar estrutura principalmente aos membros da Igreja do Brasil que estarão no Rio de Janeiro, além de servir de apoio para os participantes da JMJ”, disse Pe. Valdeir Goulart, membro da comissão administrativa da CNBB e coordenador geral do evento.
Diferente do que acontece nos Botes Fé locais, a ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil acontecerá durante sete dias com atividades musicais, culturais, pastorais e de apoio à JMJ Rio 2013. “Teremos em um só espaço toda a diversidade católica exposta nas mais diversas formas de cultura, arte, educação, evangelização, solidariedade e, claro, de ser Igreja, além de um grande setor com produtos e serviços para o fomento da fé católica”, explica Fábio Castro, Diretor da Promocat e responsável pela Direção Geral do Evento.
Em comunhão com as comissões oficiais para a JMJ Rio 2013 (COL), a Expocatólica Rio – Bote Fé Brasil também ficará aberta durante os primeiros dias da JMJ para servir de apoio aos visitantes. Com início marcado para o dia 20 de julho, a Feira encerra no dia 26, sexta-feira. No sábado e no domingo, dias 27 e 28, acontecerão os eventos finais da JMJ Rio 2013.
Uma estrutura gigantesca é desenvolvida para dar suporte aos participantes da JMJ Rio2013 que visitarão a Feira. Essa estrutura é tão grande, que a CNBB planeja fazer no local uma espécie de Centro de apoio para a Igreja do Brasil, onde as dioceses poderão acolher seus membros. O local terá infraestrutura para acesso à internet, serviço de telefonia, atendimento médico e até mesmo o simples ato de carregar um celular ou notebook. “Em Madri, na última JMJ, encontramos muita dificuldade para ações simples do cotidiano, como comprar um cartão telefônico ou material litúrgico que precisávamos”, diz Pe. Valdeir.
O espaço será um centro de referência para todo o clero, religiosos (as) e leigos (as) do Brasil que estarão no Rio. “Um verdadeiro ponto de encontro e centro de apoio à disposição da Igreja”, completa Fábio Castro.
A CNBB e a Promocat colocarão a disposição do COL toda a estrutura montada para a realização da ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil para os dias da JMJ Rio2013. “Nosso evento está dentro dos dias da Semana Missionária e vai até 22 de julho. Depois desse dia considera-se oficialmente aberta a JMJ Rio2013 e as atividades são de responsabilidade da Arquidiocese do Rio de Janeiro (COL). Mas queremos que nossa estrutura possa servir para, de alguma forma, contribuir com a JMJ Rio2013”, disse Pe. Valdeir. O espaço acolherá com segurança até 100 mil pessoas ao mesmo tempo.
O lançamento da programação e dos espaços para os expositores acontecerá às 19:30 no pavilhão Azul do ExpoCenter Norte, em São Paulo, nos auditórios da ExpoCatólica 2012 e inclui também a apresentação do Tema da Campanha da Fraternidade 2013 que abordará questões da juventude.
Expediente:
Lançamento oficial da EXPOCATÓLICA RIO – BOTE FÉ BRASIL
Local: Av. José Bernardo Pinto, 333
Vila Guilherme
São Paulo, SP
Dia 06/07
Horário: 19:30
jornalismo@promocat.com.br / jornalismo@promocat.com.br
Telefone: (11) 2099 6688

Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

As inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) estão abertas e já podem ser feitas no site: www.ebruc.setoruniversidades.org.br no link ‘Inscrições’ até o dia 19 de setembro de 2012. O evento, que ocorre de 12 a 14 de outubro em Curitiba, no Paraná, é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Educação Cultura, e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O EBRUC também conta com o apoio do Grupo Marista, Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), Arquidiocese de Curitiba e Pastoral Juvenil Marista.
A proposta do encontro é reunir estudantes universitários, professores, religiosos e demais interessados na evangelização no meio universitário de todo o Brasil para refletir, partilhar e articular a ação evangelizadora nesse meio que constitui um dos “novos areópagos” da Igreja. É referência para a realização do EBRUC, o destaque feito nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para a importância da formação de pensadores e pessoas que estejam em níveis de decisão, evangelizando, com especial atenção e empenho, os novos areópagos, pois um dos primeiros é o mundo universitário.
Tema e lema
O bispo referencial do Setor Universidades, dom Tarcísio Scaramussa, anunciou que o tema escolhido é Educação e Cultura: areópagos da missão e o lema “Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos”, expressão baseada no Evangelho segundo São João.
“O tema do 2º EBRUC ressalta, portanto, que a Igreja, por meio de seus membros individualmente, e de seus grupos e instituições organizadas, também se faz presente no campo da educação e da cultura, como areópagos do nosso tempo, concretizando neles sua missão evangelizadora”, explicou.
Ainda segundo o bispo, o lema do evento destaca o valor do saber e do testemunho do cristão. “A participação no diálogo, fé e cultura exige saber fundamentado, assimilado, consciente. Exige, ao mesmo tempo, convicção e coerência para testemunhar o que se vivenciou, o que se interiorizou como experiência de fé, de encontro com o Senhor”, avaliou.
Motivações e expectativa
A segunda edição do Ebruc também quer motivar a juventude cristã universitária brasileira para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro em 2013, e para o Congresso Mundial de Universidades em Belo Horizonte (MG) durante a Pré-Jornada. A expectativa para o 2º EBRUC é reunir aproximadamente 500 jovens vindos de todo o Brasil. Segundo a assessora nacional do Setor Universidades, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, o encontro quer abrir um espaço onde possam ser colocados, com liberdade, os testemunhos, temas e questões que habitualmente permeiam a vida do universitário. Além de fóruns abertos para assuntos propostos pelos participantes, o encontro será marcado por areópagos culturais com mostras de arte, apresentações de música e dança e rodas de conversa que ajudem a compreender o mundo da arte como espaço de reflexão e de educação crítica.
Inscrições
As inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos poderão ser feitas pela internet no link Inscrições do site www.ebruc.setoruniversidades.org.br. O investimento é de R$ 70,00, incluso hospedagem coletiva no Colégio Marista Santa Maria e alimentação durante os dias de evento. No ato da inscrição, o participante poderá informar se deseja colaborar com o Fundo de Solidariedade, valor adicional à taxa de inscrição que será revertido para o custeio de passagens de universitários que tenham dificuldades de arcar com o custo da viagem até Curitiba.
Hospedagem
Os participantes do EBRUC poderão ficar hospedados no Colégio Marista Santa Maria que sediará o encontro. O colégio dispõe de completa infraestrutura com salas de aula amplas e modernas que serão utilizadas como dormitórios. Cada participante deverá levar seus produtos de higiene pessoal, medicamentos (se necessário), além de agasalho, colchonete e cobertor.
Para mais informações, além do site do Ebruc, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (41) 3271-1397, ou por meio das redes sociais, no facebook acesse www.facebook.com/universitarioscristaos, e no twitter, @ebruc2012. O e-mail é ebruc@setoruniversidades.org.br .
Por CNBB

Primeira leitura (Efésios 2,19-22)


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 116)



São Tomé, Apóstolo


— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.


— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o!

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

Um Pouco de Reflexão!

Tomé, um dos doze apóstolos, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Só este discípulo estava ausente. Ao voltar e ouvir contar o que acontecera, negou-se a acreditar no que ouvia. Veio outra vez o Senhor e apresentou ao discípulo incrédulo o Seu lado para que ele pudesse tocar, mostrou-lhe as mãos e também a cicatriz das Suas chagas. O Senhor curou a ferida daquela incredulidade.
Tudo isto não aconteceu por acaso, mas por disposição da Providência Divina. A bondade de Deus atuou de modo admirável, a fim de que aquele discípulo que duvidara, ao tocar as feridas do corpo do seu Mestre, curasse as feridas da nossa incredulidade. Mais proveitosa foi para a nossa fé a incredulidade de Tomé do que a fé dos discípulos que não duvidaram; porque, enquanto ele é reconduzido à fé, porque pode tocar, a nossa alma põe de parte toda a dúvida e confirma-se na fé. Deste modo, o discípulo que duvidou e tocou, tornou-se testemunha da realidade da ressurreição. Tocou e exclamou: “Meu Senhor e meu Deus!” Disse-lhe Jesus: “Porque me viste, Tomé, acreditaste”.
A fé é o fundamento dos bens que se esperam, a prova das realidades que não se vêem, torna-se claro que ela é a prova da verdade daquelas coisas que não podemos ver. Pois aquilo que se vê já não é objeto de fé, mas de conhecimento direto. Então, se Tomé viu e tocou, porque é que lhe diz o Senhor: “Porque me viste, acreditaste”? É que ele viu uma coisa e acreditou noutra. A divindade não podia ser vista por um mortal. Ele viu a humanidade de Jesus e fez a profissão de fé na Sua divindade exclamando: “Meu Senhor e meu Deus!” Portanto, tendo visto acreditou, porque tendo à sua vista um homem verdadeiro, exclamou que era Deus, a quem não podia ver.
Muita alegria nos dá o que se segue: “Felizes os que não viram e acreditaram”. Por esta frase, não há dúvida que somos nós especialmente visados, pois não O vimos em Sua carne, mas O possuímos no nosso espírito. Somos nós visados, desde que as obras acompanhem a nossa fé. Na verdade, só acredita verdadeiramente aquele que procede segundo a fé que professa.
A partir da dúvida de Tomé, já não há mais motivos para duvidarmos da presença operante de Cristo Divino entre nós. Ele pode tudo e quer nos retirar da morte do corpo e nos dar a vida eterna. Jesus quer nos revestir de um corpo glorioso como o d’Ele. Com Tomé, digamos: “MEU SENHOR E MEU DEUS!” Louvor e Glória ao Senhor!
 Por :Padre Bantu Mendonça - Canção Nova

Evangelho (João 20,24-29)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


24
Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26
Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

2 de Julho -Um pouco de Reflexão!- Mt 8, 18-22

O seguimento de Jesus traz consigo uma série de implicações e exige de todos nós muito mais do que o entusiasmo ou a boa vontade. Exige disposição de deixar muita coisa para trás, inclusive o conforto, os costumes, a cultura e até mesmo os grandes valores que norteiam a nossa vida. Seguir Jesus significa ter a disposição de sempre ir em frente, sempre ir além, sempre buscar o novo para que a boa nova aconteça, é uma vida marcada sempre por novos desafios, é sempre atravessar o lago e buscar a outra margem do lago onde novas pessoas esperam para serem evangelizadas. Seguir Jesus significa colocar a obra evangelizadora acima de tudo.

Primeira leitura (Amós 2,6-10.13-16)

Segunda-Feira, 2 de Julho de 2012
13ª Semana Comum


Leitura da Profecia de Amós.

6
Isto diz o Senhor: “Pelos três crimes de Israel, pelos seus quatro crimes, não retirarei a palavra: porque eles vendem o justo por dinheiro e o indigente pelo preço de um par de chinelos; 7pisam, na poeira do chão, a cabeça dos pobres, e impedem o progresso dos humildes; filho e pai vão à mesma mulher, profanando meu santo nome; 8deitando-se junto a qualquer altar, usando roupas que foram entregues em penhor, bebem vinho à custa de pessoas multadas, na casa de Deus.
9
Entretanto, eu tinha aniquilado, diante deles, os amorreus, homens espadaúdos como cedros e robustos como carvalhos, destruindo-lhes os frutos na ramada e arrancando-lhes as raízes. 10Fui eu que vos fiz sair da terra do Egito e vos guiei pelo deserto, durante quarenta anos, para ocupardes a terra dos amorreus.
13
Pois bem, eu vos calcarei aos pés, como calca o chão a carroça carregada de feixes; 14o mais ágil não conseguirá fugir, o mais forte não achará força, o valente não salvará a vida; 15o arqueiro não resistirá de pé, o corredor veloz não terá pernas para escapar, nem se salvará o cavaleiro; 16o mais corajoso dentre os corajosos fugirá nu, naquele dia”, diz o Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 49)

Segunda-Feira, 2 de Julho de 2012
13ª Semana Comum


— Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
— Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!


— “Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

— Quando vias um ladrão, tu o seguias e te juntavas ao convívio dos adúlteros. Tua boca se abriu para a maldade e tua língua maquinava a falsidade.
— Assentado, difamavas teu irmão, e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
— Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus, para que eu não arrebate a vossa vida, sem que haja mais ninguém para salvar-vos! Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.

Evangelho (Mateus 8,18-22)

Segunda-Feira, 2 de Julho de 2012
13ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
20
Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.