quarta-feira, 13 de junho de 2012

Semana Nacional sobre Drogas


Programação da Semana:

Dia 19 – Abertura com missa solene na Catedral, às 19 horas, presidida pelo assessor eclesiástico da Pastoral da Sobriedade Pe. Glailson e concelebrada por vários padres e diáconos;
Dia 20
– Seminário sobre drogas: Prevenção e recuperação com o tema “É HORA DE AGIR”, no auditório da Paróquia de São Raimundo, em Rodolfo Teófilo, das 14 às 20 horas, com apoio do CEPOD (Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas). Público alvo: pastoral da sobriedade, pastorais sociais, comunidades terapêuticas e todos os órgãos interessados;
Dia 21
– Um jantar “chá da vida”, na paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, Caucaia, às 20 horas;
Dia 22
– ARRAIÁ DA SOBRIEDADE, na Praça da igreja de tabatinga, às 20 horas;
Dia 23
– Adoração do Santíssimo em todas as paróquias onde existem grupos de autoajuda;
Dia 24
Manhã: Caminhada pela vida, na Av. Beira Mar, às 8 horas, saindo do Mucuripe até Av. Barão de Studart.
Noite:
encerramento da Semana com missa solene na Paróquia Nossa Senhora da Penha, Maranguape, presidida pelo Pe. Arildo e concelebrada por vários Padres e diáconos de nossa Arquidiocese de Fortaleza.
Contato:
Diácono Fernandes
diacfernandes@oi.com.br – (85) 8831-5888

Manhã de Oração pela Santificação dos Sacerdotes


Na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Jornada Mundial de Orações pela santificação dos sacerdotes na Arquidiocese de Fortaleza será realizada com uma Manhã de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.
A Arquidiocese realizará no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Fortaleza,  no dia 15 de junho, das 6h às 12h, Manhã de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.
Em carta enviada aos padres, o arcebispo  convida a todos os  sacerdotes e religiosos da Arquidiocese para participar da programação desta manhã de orações em Adoração Eucarística, dando também oportunidade de atendimento de confissões dos fiéis. E solicita que, em todas as comunidades, os pastores promovam orações pela santificação dos sacerdotes na noite do dia 15 de junho – Solenidade do Coração de Jesus – Orações pela santificação dos sacerdotes.
O Santuário Sagrado Coração de Jesus fica na Avenida Duque de Caxias, 135, no Centro, em Fortaleza – Ce.
Informações pelo telefone (85) 32262854, na secretaria.

Encerramento dos Festejos!


A Comunidade Santo Antônio, da Área Pastoral São José, convida a todos para o último dia dos  FESTEJOS de SANTO ANTÔNIO.

*TEMA GERAL: " COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM TAMBÉM EU VOS ENVIO". (Jo 20,21)

*SUB-TEMA:Todo aquele que praticar e ensinar os mandamentos do Senhor será declarado grande  no Reino dos céus.
*HORÁRIO DA MISSA: 19:30
* CELEBRANTE: PADRE FERNANDO
*COMUNIDADE RESPONSÁVEL:SANTO ANTÔNIO E NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO
* CONVÍVIO: NOITE DOS MOTORISTAS
*LOCAL: SALÃO PASTORAL DA COMUNIDADE -Rua Ametista,63/101-NOVO BARROSO 
* ESPERAMOS TODOS VOCÊS!  VENHA E TRAGA SEUS PARENTES E AMIGOS!

Primeira leitura (1º Reis 18,20-39)


Quarta-Feira, 13 de Junho de 2012
Sto. Antonio de Pádua


Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 20Acab convocou todos os filhos de Israel e reuniu os profetas de Baal no monte Carmelo. 21Então Elias, aproximando-se de todo o povo, disse: “Até quando andareis mancando com os dois pés? Se o Senhor é o verdadeiro Deus, segui-o; mas, se é Baal, segui a ele”. O povo não respondeu uma palavra.
22
Então Elias disse ao povo: “Eu sou o único profeta do Senhor que resta, ao passo que os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta. 23Deem-nos dois novilhos; que eles escolham um novilho e, depois de cortá-lo em pedaços, coloquem-no sobre a lenha, mas sem pôr fogo por baixo. Eu prepararei depois o outro novilho e o colocarei sobre a lenha e tampouco lhe porei fogo.
24
Em seguida, invocareis o nome de vosso deus e eu invocarei o nome do Senhor. O Deus que ouvir, enviando fogo, este é o Deus verdadeiro”. Todo o povo respondeu, dizendo: “Ótima proposição”.
25
Elias disse então aos profetas de Baal: “Escolhei vós um novilho e começai, pois sois maioria. E invocai o nome de vosso deus, mas não lhe ponhais fogo”. 26Eles tomaram o novilho que lhes foi dado e prepararam-no. E invocaram o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia, dizendo: “Baal, ouve-nos!” Mas não se ouvia voz alguma e ninguém que respondesse. E dançavam ao redor do altar que tinham levantado.
27
Ao meio-dia, Elias zombou deles, dizendo: “Gritai mais alto, pois sendo um deus, tem suas ocupações. Porventura ausentou-se ou está de viagem; ou talvez esteja dormindo e é preciso que o acordem”. 28Então eles gritavam ainda mais forte, e retalhavam-se, segundo o seu costume, com espadas e lanças, até o sangue escorrer.
29
Passado o meio-dia, entraram em transe até a hora do sacrifício vespertino. Mas não se ouviu voz nenhuma, nem resposta nem sinal de atenção.
30
Então Elias disse a todo o povo: “Aproximai-vos de mim”. Todo o povo veio para perto dele. E ele refez o altar do Senhor que tinha sido demolido. 31Tomou doze pedras, segundo o número das doze tribos dos filhos de Jacó, a quem Deus tinha dito: “Teu nome será Israel”, 32e edificou com as pedras um altar ao nome do Senhor. Fez em redor do altar um rego, capaz de conter duas medidas de sementes. 33Empilhou a lenha, esquartejou o novilho e colocou-o sobre a lenha, 34e disse: “Enchei quatro talhas de água e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha”. Depois, disse: “Outra vez”. E eles assim fizeram uma segunda vez. E acrescentou: “Ainda uma terceira vez”. E assim foi feito.
35
A água correu em volta do altar e o rego ficou completamente cheio. 36Chegada a hora do sacrifício, o profeta Elias aproximou-se e disse: “Senhor, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, mostra hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que é por ordem tua que fiz estas coisas. 37Ouve-me, Senhor, ouve-me, para que este povo reconheça que tu, Senhor, és Deus, e que és tu que convertes os seus corações!”
38
Então caiu o fogo do Senhor, que devorou o holocausto, a lenha, as pedras e a poeira, e secou a água que estava no rego. 39Vendo isto, o povo todo prostrou-se com o rosto em terra, exclamando: “É o Senhor que é Deus, é o Senhor que é Deus!”

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 15)

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!


— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”.

— Multiplicam, no entanto, suas dores os que correm para os deuses estrangeiros; seus sacrifícios sanguinários não partilho, nem seus nomes passarão pelos meus lábios.
— Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Um pouco de Reflexão!

A Lei de Moisés, como nós a concebemos, é descrita nos livros bíblicos de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Assim, para Jesus, a lei moral é obra da sabedoria divina. Por isso, podemos defini-la, em sentido bíblico, como uma instrução paterna, uma pedagogia de Deus. Ela prescreve ao homem os caminhos, as regras de procedimento que o levam à bem-aventurança prometida e lhe proíbe os caminhos do mal, que o desvia de Deus e do Seu amor. Eis por que Jesus diz: “o céu e a terra passarão”. Porém, nada será tirado da Lei, nem a menor letra nem qualquer acento.
A questão da obediência aos mandamentos divinos, ou tudo quanto Deus ordena, não visa à salvação, pois entra no campo da santificação e não da justificação. Entender o papel da lei como meio de salvação seria um uso “ilegítimo” dela (1 Timóteo 1,8).A lei não deve ser observada simplesmente por ser lei, mas  por aquilo que ela realiza de justiça.Cumprir a lei fielmente  não significa subdividi-la em observâncias minuciosas, criando  uma burocracia escravizante; significa, isto sim,buscar nela inspiração para a justiça e a misericórdia, a fim de que o homem tenha vida e relações mais fraternas.Em 5,21-48, Mateus apresenta cinco exemplos, para mostrar como é que uma lei deve ser entendida.
No sermão da montanha, bem como no diálogo com o jovem rico, Cristo, ao tratar do verdadeiro espírito da Lei, lembra que Deus leva em conta não só a mera obediência ao seu texto, mas as reais e íntimas intenções do indivíduo quanto a tal obediência.
Nenhum dos mandamentos da lei de Deus tem aplicação limitada a Israel. O próprio princípio do sábado foi estendido aos “filhos dos estrangeiros” (Isaías 56,2-8) e todas as pessoas de todas as nacionalidades têm necessidade de um dia regular de repouso, daí a razão de o “sábado ser feito por causa do homem” (cf. Marcos 2,27).
No novo concerto, os princípios básicos da lei divina são escritos por Deus no coração e na mente de Seus filhos, judeus ou gentios, nos moldes do que havia sido prometido ao antigo Israel em Ezequiel 36,26-27 e Jeremias 31,31-33.
De agora em diante, deve-se viver a novidade do Reino do Céu, que é a prática e o ensino das bem-aventuranças.Jesus,ressaltou os princípios básicos da lei divina como sendo “amor a Deus sobre todas as coisas” e “amor ao próximo como a si mesmo”. Paulo confirma, em Romanos 13,8-10, que estes princípios sempre foram reconhecidos pelos cristãos como a síntese da lei divina tanto na linha “horizontal” ou seja, no amor ao próximo, quanto “vertical”, o amor a Deus. Louvor e Glória ao Senhor!

Evangelho (Mateus 5,17-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.
18
Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.