sábado, 9 de março de 2013

O Deus que procuramos




O Deus que procuramos é um Deus que pode ser encontrado, mas não do nosso jeito: tem que ser do jeito Dele. Toda vez que dissermos que achamos Deus e o encontramos do nosso jeito, corremos o risco de ter encontrado o sinal e confundido as coisas. Agarramos a placa que apontava para o destino pensando que ela era o destino. Fizemos como o bêbado que se agarrou à placa que dizia Belo Horizonte achando que tinha chegado... Há religiosos que se comportam como aquele bêbado.
Aquela língua de fogo na cabeça dos apóstolos não era o Espírito Santo: era um sinal que Ele dava. Aquela pomba que pairou sobre Jesus no dia do seu batismo, não era o Espírito
Santo: era um sinal do Espírito Santo de Deus. Aquele vento forte que soprou no cenáculo não era o Espírito Santo: era sinal do Espírito Santo.
As pessoas têm a tendência de confundir a imagem da pessoa com a pessoa. Os primitivos confundiam a foto da pessoa com a alma da pessoa. Muita gente, hoje, confunde as manifestações de Deus com o próprio Deus, mas são apenas manifestações.
São sinais que Deus envia.
É claro que aqueles sinais nascem Dele, mas aqueles sinais não é Ele. Da mesma forma que eu não sou a palavra que pronuncio, nem a pintura que pinto, nem a canção que canto: eu sou mais do que tudo isso. As pessoas que não param para refletir são capazes de confundir alhos com bugalhos. Receberam um sinal de Deus e dizem que receberam Deus. Viram um sinal que não entenderam e que poderia ser de Deus e dizem que viram Deus.
A sarça ardente que Moisés viu não era Deus. Era só sinal.
É por isso que no mundo existem muito mais visões do que aparições. Vê-se muito mais do que aquilo que realmente aconteceu. A mente humana é muito criativa. É capaz até de criar o que ela gostaria que existisse. Por isso pode criar uma Nossa Senhora que realmente não apareceu, um santo que realmente não lhe disse nada, ou o próprio Deus que realmente não se manifestou.
Não confundamos os sinais que estamos procurando, com aquele que estamos vendo. Mas já é grande coisa sabermos distinguir os sinais. Eles, ao menos mostram que estamos no caminho certo. Se não nos comportarmos como bêbados, eles são úteis. O bêbado vai achar que chegou, só porque achou a placa ou a seta... Procuremos, mas procuremos direito...
Pe. Zezinho, scj

JMJ: vela acesa na Gruta da Terra Santa


Com o objetivo de rezar por todos os que preparam a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, dois jovens árabes cristãos tiveram a iniciativa de acender uma vela na Gruta de Nazaré, em Jerusalém. Luai Zaher e Rabab Zaitoun, fundadores da produtora “Os Sons da Terra Santa” (em inglês, The Holy Land Sounds), fizeram uma vela com o logo da JMJ Rio2013 para colocar da Gruta da Anunciação, com o objetivo pedir a intercessão de Nossa Senhora pela Jornada.

“Desta forma, a luz da vela começa em Nazaré e acompanha a JMJ no Rio de Janeiro. Para nós, simboliza a luz de Cristo, que começou na Terra Santa e de lá se espalhou pelo mundo. É como se a iluminação daquela vela, que encheu a Gruta da Anunciação, pudesse levar luz e graça a JMJ Rio2013 e para toda a juventude que dela participará”, declarou Luai.

Segundo a Agência Zenit, os dois jovens estão envolvidos com a Jornada Mundial da Juventude desde Madri, onde participaram de todas as missas com a orquestra. Eles foram os responsáveis pela gravação das versões em árabe e inglês do hino da JMJ Madrid2011.

Luai e Rabab, juntamente com “Os Sons da Terra Santa”, trabalham com o objetivo de fazer uma verdadeira revolução espiritual, ajudando as pessoas a verem que o Reino dos Céus já existe no coração de cada um. Através desse gesto os jovens viram que podiam mostrar o amor e o apoio de Nazaré à Jornada. Eles pretendem estar no Rio em julho e levar a vela para acendê-la durantes os dias da JMJ2013.
(CM)

Fonte: radiovaticano

Conclave começará na Terça-feira, 12 de Março

VATICANO, 08 Mar. 13 / 03:11 pm (ACI/EWTN Noticias).- A Sala de Imprensa anunciou, através de um comunicado, que o Conclave para a eleição do novo Papa começará nesta terça-feira 12 de março.

O comunicado assinala que "o Colégio de cardeais decidiu na oitava Congregação Geral que teve lugar esta tarde das 17 às 19 horas que o Conclave para a eleição do novo pontífice será inaugurado na terça-feira 12 de março de 2013".

Esse dia, indica o texto, "pela manhã se celebrará na basílica de São Pedro a Santa Missa "Pro eligendo Romano Pontífice". Pela tarde do mesmo dia (os cardeais) entrarão no Conclave.

No Conclave participarão os 115 cardeais eleitores que já se encontram em Roma e que tomam parte nestes dias nas congregações gerais.
Fonte: Acidigital

Continuam os trabalhos na Capela Sistina para o Conclave

Trabalhos de acondicionamento da Capela Sistina para o Conclave (foto L'Osservatore Romano)
VATICANO, 09 Mar. 13 / 06:31 am (ACI/EWTN Noticias).- O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, expôs na manhã de ontem aos jornalistas um vídeo do Centro Televisivo Vaticano mostrando os trabalhos realizados na Capela Sistina pelo Conclave que ali se realizará para a eleição do novo Papa.

Os trabalhos de acondicionamento compreendem diferentes tarefas de isolamento com o mundo exterior, entre elas a elevação do chão, para o qual se estabeleceu-se uma rede de assoalhos e tábuas de madeira, que darão lugar a uma espécie de piso elevado.

Os vidros transparentes das portas da Capela Sistina diante da Sala Régia, a sala de espera da Capela Sistina, também foram cobertos com adesivos opacos. Estes permitirão a entrada da luz, mas não a visibilidade.

Ademais os trabalhadores estão montando o estabelecimento definitivo das duas estufas e seus correspondentes tubos de arejamento, elementos básicos para comunicar a eleição ou não do novo Papa.

As estufas são de cor cinza metálico e têm diferentes formas. Uma arredondada, servirá para a queima das papeletas dos cardeais depois das votações, e outra, mais retangular, será usada para produzir a fumaça que indica o estado das votações: negro se os cardeais não chegaram a um consenso definitivo, e branco se o Papa tiver sido eleito.

Para os trabalhos de acondicionamento, a Capela Sistina fechou suas portas ao público no último 5 de março e os visitantes dos Museus Vaticanos não poderão acessar a elas, nem aos apartamentos Borgia assim como à coleção de Arte Religiosa-Moderna, até que seja eleito o novo Papa.

Muitos consideram que o conclave servirá para dar uma pausa à Capela Sistina, que diariamente recebe milhares de visitantes. Além disso, deverá respeitar-se de maneira escrupulosa os afrescos do Juízo Final de Michelangelo, atrás do altar do templo
. Fonte: Acidigital

Conclave: mínimo de 77 votos necessário para eleger um novo Papa

VATICANO, 08 Mar. 13 / 05:08 pm (ACI/EWTN Noticias).- Para a eleição do novo Papa, o cardeal eleito deve ter recebido um mínimo de 77 votos dos 115 possíveis, conforme recordou na manhã desta sexta-feira o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Respondendo a uma pergunta dos jornalistas na conferência de imprensa desta manhã, o sacerdote jesuíta explicou que o novo Papa necessita obter dois terços dos votos possíveis, ou seja, pelo menos 77 votos.

O Padre Lombardi indicou ademais que antes do início do Conclave, nas congregações gerais, os cardeais procederão ao sorteio dos quartos para cada um na Casa Santa Marta.

Ele assinalou ademais que durante o tempo que dure o Conclave os cardeais poderão confessar-se quando desejarem.

O sacerdote disse também que até o momento há mais de cinco mil jornalistas creditados em Roma cobrindo os últimos eventos da Igreja.

Pe. Lombardi comentou ainda que a iniciativa de "adotar a um cardeal" para rezar por cada um dos cardeais que farão parte do Conclave, já reúne a 220 mil usuários.

O Conclave para a eleição do novo Papa começará na terça-feira 12 de março. Na manhã será celebrada a Missa Pro eligendo Romano Pontifice (pela eleição do Romano Pontífice) e na tarde terão início as votações. Fonte: Acidigital

Comentando o Evangelho

Atitudes do homem diante de Deus
A parábola do fariseu e do publicano é própria a Lucas. A parábola confronta duas atitudes do homem diante de Deus. Os destinatários da parábola são aqueles que confiam em si mesmos porque se julgam justos, e desprezam os outros (cf. v. 14). O fariseu retém na sua oração o motivo de sua justiça: jejuava duas vezes por semana e pagava o dízimo de toda a sua renda (v. 12). Sabe que a observância dos preceitos da Lei é dom de Deus, por isso agradece (cf. v. 11). A contradição da sua justiça expressa na sua oração, que ele faz intimamente, é o desprezo e o juízo dos outros que ele considera ladrões, desonestos, adúlteros; nem o publicano, que rezava ao lado dele, escapou. A oração do publicano está centrada na sua falta, e ele se apresenta humilde diante de Deus: ". ficou à distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu." (v. 13). A falta do fariseu é que ele se cria justo e a causa de sua justiça era, segundo ele, mérito seu; quanto ao publicano, ele é justificado porque se abre para o dom da salvação de Deus. A salvação que vem de Deus não é mérito, é dom e, enquanto tal, deve ser recebida.

Carlos Alberto Contieri, sj

Evangelho do Dia-Lc 18,9-14

Ano C

Parábola do fariseu e do publicano - Lc 18,9-14

Para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: "Dois homens subiram ao templo para orar. Um era fariseu, o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim em seu íntimo: 'Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de toda a minha renda'. O publicano, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: 'Meu Deus, tem compaixão de mim, que sou pecador!' Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, mas o outro não. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".
Leitura Orante

Oração Inicial

- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura,rezando com São Patrício:

VIVO

Vivo pela força de Deus,
pelo poder de Deus a me sustentar,
pela sabedoria de Deus a me orientar,
pelos olhos de Deus iluminando meu caminho!

Vivo

Pela Palavra de Deus pronunciada antes de mim,
Pela mão de Deus a me proteger,
Pelo caminho de Deus aberto à minha frente!
Cristo em meu descanso
Cristo no coração de toda pessoa que pensa em mim,
Cristo nos lábios de toda pessoa que fala em mim,
Cristo em todos os olhos que me vêem,
Cristo em cada ouvido que me escuta.
Fica comigo, Senhor! (São Patricio)

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na minha Bíblia: Lc 18,9-14, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Nesta parábola, Jesus fala de um fariseu que vive uma falsa religiosidade e de um publicano autêntico. O fariseu, satisfeito de si mesmo, se julga melhor e despreza os demais. Ele dá graças a Deus pela sua própria bondade e observâncias. O publicano era tido como pecador. Diante de Deus ele não rejeita este rótulo. Assume-o no arrependimento. E pede piedade: "tem pena de mim, ó Deus". Nesta parábola, Jesus nos ensina que o arrependimento e a confissão de nossos pecados são atitudes de humildade que nos libertam diante de Deus.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Como Jesus, pelo poder do Espírito, tenho algo a agradecer ao Pai.
O que o texto me diz no momento? O texto me fala da autêntica oração que supõe o reconhecimento de nossos limites e da ação de Deus. Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: "O sacramento da reconciliação é o lugar onde o pecador experimenta de maneira singular o encontro com Jesus Cristo, que se compadece de nós e nos dá o dom de seu perdão misericordioso, faz-nos sentir que o amor é mais forte que o pecado cometido, nos liberta de tudo o que nos impede de permanecer em seu amor, e nos devolve a alegria e o entusiasmo de anunciá-lo aos demais com o coração aberto e generoso." (DAp 254).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus? Faço minha oração pessoal, ofereço o meu trabalho do dia:
Rezo com todos os internautas:

Oração oficial da CF 2013
Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou viver meu diz com o coração agradecido ao Pai e na alegria de poder testemunhá-lo.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Patrícia Silva, fsp- paulinas