Informações: (85) 3212-4766
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Santa Edwiges é celebrada em Fortaleza
Rede Cáritas discutirá situação de fome e pobreza no Brasil e no mundo
A assembleia reunirá cerca de 250 agentes e voluntários da Rede Cáritas Brasileira de todo o Brasil, entre outros participantes. Estarão presentes: o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner; o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic Helbingen; a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Lisboa Pacheco; assim como representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Os principais temas debatidos durante os quatro dias do evento serão: pobreza e desenvolvimento no Brasil; o olhar da Igreja sobre a realidade que gera pobreza e miséria; práticas que visam a superação da pobreza. Além disso, depoimentos mostrarão a realidade das mulheres, de crianças, adolescentes e jovens, dos povos tradicionais, da população de rua e das periferias e da realidade da pobreza no Haiti.
Sobre a Cáritas
A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação ocorre junto aos excluídos em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.
Fundada no Brasil em 12 de novembro de 1956, a Cáritas Brasileira faz parte da Rede Caritas Internationalis, presente em 165 países e territórios. Reconhecida como entidade de utilidade pública federal, ela também é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Fonte: CNBB
Congresso Estadual tem participação internacional
Italiano, nascido em Enna, na Silícia, em 1966, é escritor, professor e especialista em música sacra, compositor de músicas litúrgicas e importante pregador internacional, tendo anunciado em todos os continentes.
Em 1997, Salvatore foi nomeado o primeiro presidente nacional leigo de Renovação no Espírito Santo, movimento de que faz parte desde 1980. Atualmente exerce a função com mandato até 2014.
Por nomeação papal, desde março de 2008, Salvatore é Consultor do Pontifício Conselho para os Leigos. Em 2009 foi nomeado também para o Pontifício Conselho para a Família, onde representa é presidente da Fundação Instituto de desenvolvimento humano “Arcebispo Francesco Di Vincenzo”. Além disso, ele encabeça, junto com o RnS, a implantação e administração da Fundação Vaticana “Centro Internacional para a Família”, em Nazaré na Terra Santa. Esta fundação de direito pontifício estará sob os cuidados da Renovação Carismática e será responsável pela acolhida de peregrinos e pela realização das suas atividades.
Recentemente foi nomeado também pelo Papa Bento XVI como conselheiro do recém criado Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Este Conselho, desde setembro de 2010, busca responder aos apelos do Magistério nas últimas décadas por uma nova evangelização, pensando os métodos, planejando e estudando as realidades envolvidas na missão fundamental da Igreja de anunciar o Evangelho. Um dos temas principais deste conselho é a difusão do Catecismo da Igreja Católica. Também é este conselho que tem fomentado o Ano da Fé.
Ele é vice-presidente de YAI internacional (Youth Arise International), um projeto de evangelização e formação para jovens. Salvatore é casado desde 1996 com Luciana Leone, com quem divide muitas de suas responsabilidades para com o Movimento e a Igreja.
Para Manoel Filho, membro do Conselho do Ministério Jovem do Estado do Ceará, este encontro é um momento especial e importante. “compartilhar com este irmão suas inúmeras experiências eclesiais e carismáticas contribuirá muito no amadurecimento de nossa caminhada, especialmente no entendimento da força da Unidade na missão da RCC” – conclui.
O XII Congresso Estadual da RCC Ceará, que contará com a presença da presidente do Conselho Nacional, Kátia Roldi Zavaris e o Bispo Auxiliar de Fortaleza, Dom Rosalvo acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, na quadra do Colégio Salesiano Dom Lustosa, localizado na Av. João Pessoa, 5920.
Informações: (85) 8735 0501 (oi) / 9676 9127 (tim)
Por Eder Machado, Ministério de Comunicação Social – RCC Ceará.
CNBB celebra 61 anos de missão
O presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, explica que a Conferência nasceu com o objetivo de promover a vivência da Colegialidade Episcopal. Ao longo de sua trajetória, tem buscado exercer suas atividades pastorais em favor dos fieis, na dinâmica da missão evangelizadora. “As conferências episcopais são sinônimos da colegialidade na Igreja que é mistério de Deus e vive na comunhão. Não uma comunhão na uniformidade, mas na diversidade de seus membros e nos dons que o Espírito Santo concede ao povo. Então, a medida que essa comunhão se fortalece, também é a missão da Igreja que avança. A Igreja é mistério, comunhão e missão”.
Criação da CNBB
A história da Conferência conta com personagens que contribuíram para concretização deste sonho. Um deles foi o jovem padre, Helder Câmara que, aos 27 anos, em 1936, foi transferido para o Rio de Janeiro com a incumbência de instalar o Secretariado Nacional da Ação Católica Brasileira, sendo a precursora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
A proposta de criação da CNBB começou a ganhar vida a partir de 1950. Em dezembro daquele ano, monsenhor Helder Câmara teve o primeiro encontro privado com o monsenhor Giovanni Battista Montini, da secretaria de Estado do Vaticano e futuro papa Paulo VI. Na ocasião, padre Helder apresentou a ele o projeto da CNBB. Num curto período de tempo, entre a morte dos papas Pio XII e João 23, chegava ao Trono de Pedro, o papa Paulo VI. Em menos de três meses, após a eleição do pontífice, foi fundada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Passos decisivos, para a presente figura da CNBB, foram o Concílio Vaticano II e o Encontro Latino-americano de Medellín.
Sede em Brasília
A transferência da sede da CNBB para Brasília ocorreu em 1974. Durante a 14ª Assembleia Geral constitui-se uma comissão especial de três bispos para a execução da obra. A inauguração da sede coincidiu com o Jubileu de Prata da CNBB, com a presença de 75 bispos, muitos sacerdotes, religiosas e leigos, aproximadamente 400 pessoas que participaram da Celebração Eucarística, no dia 15 de novembro de 1977.
Na ocasião, o papa Paulo VI enviou à Conferência, na pessoa de seu presidente, o cardeal Aloísio Lorscheider, uma saudação. “Que na mesma CNBB, ao promover-se Pastoral de Conjunto, se viva sempre a união na caridade fraterna da Igreja e Única compacta em torno ao Sucessor de Pedro”, disse na mensagem.
A primeira Comissão eleita para gestar a CNBB teve como presidente o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta. Dom Hélder Câmara exerceu a função de secretário geral até 1964 e deixou um legado de fé e de importantes conquistas na Conferência. “Os homens se movem e Deus os conduz: eis o resumo das minhas impressões ao recordar o surgimento da CNBB e sua caminhada”, lembrava dom Helder Câmara.
Após 61 anos da criação da CNBB, a Conferência segue em sua missão, na comunhão e no trabalho intenso e dedicado dos bispos do Brasil. “Que possamos aprofundar a nossa comunhão, fortalecer a missão, para que o Evangelho de Jesus Cristo alcance a todos as pessoas”, deseja o presidente da Conferência, cardeal Damasceno Assis.
Fonte: CNBB
1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia brasileira – 2013
Com o objetivo de refletir sobre a realidade político-social, econômica, cultural e religiosa da Amazônia brasileira, a Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB promove, de 28 a 31 de outubro, o 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia brasileira. O evento reunirá, em Manaus (AM), os bispos da Amazônia Legal, coordenadores de pastoral, religiosos, leigos e outros convidados. A iniciativa é uma ação da Igreja no Brasil e visa a promoção e defesa da vida dos habitantes dessa região e de sua rica biodiversidade. Assista aqui.
Edição: Ricardo Vieira
Jornalista Responsável: Eliane Muniz
Produção: Assessoria de Imprensa CNBB
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza
Carta dos Direitos Fundamentais da Família será tema de Assembleia, no Vaticano
“A família tem de voltar a ser o centro da cultura, política, economia e da vida dos povos e nações”, disse o presidente do Pontifício Conselho para a Família, arcebispo Vincenzo Paglia, durante a divulgação da Assembleia Plenária desta instituição, a ser realizada em Roma, de 23 a 25 de outubro.
Além dos trabalhos do comitê da presidência, membros e consultores e das atividades do Pontifício Conselho, serão discutidos, na Assembleia, os direitos da família a partir do diálogo inter-religioso nas perspectivas judaica e islâmica.
No dia 24, haverá uma conferência aberta ao público sobre a Carta dos Direitos Fundamentais da Família, que completa 30 anos. Serão abordados os fundamentos teológicos da Carta; a concepção do matrimônio natural; o papel do Estado no reconhecimento do matrimônio como instituição; a atualidade pertinente da Carta dos Direitos da Família, mostrando seus laços com a cultura e a sociedade contemporâneas. Também será feito um paralelo entre o documento e a legislação internacional, como também com os direitos da mulher.
Dom Paglia afirmou que “a família deve estar cada vez mais no centro da atenção e preocupação da Igreja”. Disse que a realização do próximo Sínodo recorda esta urgência. “Todas as dioceses do mundo são convidadas a refletir, repensar e dar um novo impulso à Pastoral Familiar”, disse.
O papa Francisco receberá, em audiência, os participantes da Assembleia, no dia 25 de outubro. Neste mesmo dia, na parte da tarde, será apresentado o 8º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá na Filadélfia, Estados Unidos, em setembro de 2015.
Peregrinação
Cerca de 1500 famílias devem participar da peregrinação ao túmulo de São Pedro, nos dias 26 e 27 de outubro. A peregrinação está em sintonia com o Ano da Fé e abordará o tema “Família, vive a alegria da fé”.
No sábado à tarde, as famílias procedentes de setenta países dos cinco continentes se encontrarão, pela primeira vez, com o papa, na Praça de São Pedro. No domingo, após a celebração eucarística, o pontífice abençoará todas as famílias do mundo. “No sábado à tarde, haverá centenas de crianças e idosos próximos ao papa. Uma novidade com relação aos outros encontros com as famílias. Tal ação dará visibilidade às gerações que caracterizam e enriquem as vivências de cada família e, ao mesmo temo, relevo a dois grupos particularmente frágeis e dignos de maior atenção”, explicou o subsecretário do Pontifício Conselho, monsenhor Simón Vázquez.
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza
Encontros e descobertas
16 de outubro
Em cada encontro, uma descoberta.
A cada descoberta, a grande chance de superar-se ou esconder-se.
Diante de novas conquistas, abrem-se novas portas, apresentam-se importantíssimos desafios e cada um cresce para conhecer outras direções e tornar-se melhor.
Ao esconder-se, o fantasma do medo cresce, ganha formas mais vigorosas e nos envolve no seu abraço asfixiante.
Covardia aliada à omissão é um tempo de flagelo, pois quem não produz, nem que seja um pouco, vive sem vida.
Que a partir deste passo, cada um aceite esse novo encontro, para superar os grandes traumas que lhe foram marcados pelo despreparo.
E que ao conhecerem seus novos desafios reine a coragem que vem de um coração ardente e sedento de vida.
Assim, futuramente, serão coroados com mais trabalho.
Fonte: Catequese Católica
Santa Margarida Maria Alacoque
Assim, aos vinte e quatro anos de idade, entrou para a Ordem da Visitação, fundada por São Francisco de Sales. Viveu tempos de iluminação e sofrimento, dialogando com o próprio Cristo, que lhe falava sobre o amor e devoção à Eucaristia e ao Sagrado Coração. As visões e mensagens de Margarida Maria apontavam para o Deus do amor e da salvação.
Margarida sofreu a crítica dos religiosos de sua época, que não aceitavam suas experiências místicas. Coube ao padre jesuíta Cláudio de La Colombière esclarecer a veracidade das intenções de Margarida. Aos poucos o culto ao Sagrado Coração de Jesus começou a ser difundido também entre os fiéis. E foi assim que, depois de algum tempo, esta mensagem estava espalhada por todo o mundo católico.
Margarida Maria faleceu com apenas quarenta e três anos de idade.
Reflexão:
Esta santa recebeu a missão de espalhar pelo mundo a devoção ao Sagrado Coração ofendido pela ingratidão dos homens, que destruía a noção da misericórdia de Deus. Foi incompreendida e perseguida, tachada de visionária, histérica e alucinada, mas finalmente a força da fé venceu e a mensagem de Margarida Maria resplendece hoje no mundo.
Oração:
Senhor Jesus Cristo, que revelastes maravilhosamente as insondáveis riquezas de vosso Coração à Virgem Santa Margarida Maria, concedei-nos pelos seus merecimentos e à sua imitação que, amando-vos em tudo e sobre todas as coisas, mereçamos ter perpétua morada no vosso mesmo Coração, Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém. Fonte: Catequese Católica
Liturgia Diária
Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos:
Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos:
Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Assinar:
Postagens (Atom)