terça-feira, 8 de maio de 2012

Regina Coeli: "Quem ama Jesus produz frutos de fé"

----- x -----


A chuva deste domingo em Roma não impediu que milhares de pessoas comparecessem à Praça São Pedro para rezar com Bento XVI o Regina Coeli.

Antes da oração mariana, entre bandeiras e guarda-chuvas, fiéis e peregrinos ouviram o papa comentar o Evangelho deste quinto domingo de Páscoa, que se abre com a imagem da videira.

"A verdadeira videira de Deus é Jesus, que com o seu sacrifício de amor nos doa a salvação, nos abre o caminho para sermos parte desta videira. E assim como Cristo permanece no amor de Deus Pai, também os discípulos, se permanecerem unidos de modo profundo a Ele, se tornam ramos fecundos, que produzem uma colheita abundante."

No dia do nosso Batismo, a Igreja nos insere como ramos no Mistério Pascal de Jesus. Desta raiz, recebemos a preciosa seiva para participar da vida divina. Como discípulos, também nós, com a ajuda dos Pastores da Igreja, crescemos na vinha do Senhor vinculados pelo seu amor.

"É indispensável permanecer sempre unidos a Jesus, depender Dele, porque sem Ele não podemos fazer nada (cfr Jo 15,5)", disse o papa.

Mas como é possível manter juntos a liberdade do homem e o não poder fazer nada sem Deus? Citando um monge do século V, Bento XVI respondeu: "Se o homem inclina o seu coração ao bem e pede ajuda a Deus, ele recebe a força necessária para realizar a própria obra. Por isso, a liberdade do homem e a potência de Deus caminham juntas. Isso é possível porque o bem vem do Senhor, mas é realizado graças aos seus fiéis".

E concluiu: "Quem ama Jesus, videira verdadeira, produz frutos de fé para uma abundante colheita espiritual. Peçamos à Mãe de Deus para que permaneçamos fortemente em Jesus e que toda nossa ação tenha Nele o seu início e Nele o seu fim"
.
Informações: Rádio Vaticano

Nacionais
Escrito por Fúlvio Costa   
Seg, 07 de Maio de 2012 09:55

Notícia Importante!


Pastoral da Sobriedade no Ceará realiza palestras sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas

A Pastoral da Sobriedade no Ceará em parceria com o Conselho Estadual sobre drogas (CEPOD) há três anos realiza palestras, seminários e outras atividades na linha da prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas. Através desta experiência surgiu o Projeto PREVENIR em 2012, que tem como tema “DROGAS LEGAL É PREVENIR” , este projeto tem como objetivo mobilizar a sociedade, pais, filhos adolescentes e jovens, educadores, lideranças religiosas em torno da problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas.
O lançamento do projeto aconteceu no dia 24 de março de 2012, na Arquidiocese de fortaleza, onde mais de 3.000 jovens foram contemplados com palestras e outras atividades nas escolas estaduais de ensino médio, dia 21 de abril, foi a vez da Diocese de Crato, no cariri, com aproximadamente trinta pessoas.  Segundo o a gente de pastoral e coordenador Regional do projeto, Rogério Melo, o objetivo é formar o maior número possível de agentes que possam dar continuidade a esta frente de prevenção em suas comunidades, paróquias, dioceses e cidades.
Informações com Rógerio Melo (85) (85) 86879628

Área Pastoral São José- Lembramos a Festa! 8º Dia! Participem!

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA-FESTEJOS 2012- 20 Anos de História!
 Tema: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra" ( Lucas 1,38 )





 
 *19:00 - Ofício
                           *19:30 - Santa Missa-Presidida pelo Padre Jean ( Paróquia São João do Aruarú )
                          *Liturgia Responsável - São Pedro Julião Eymard ( Paróquia Mãe Santíssima).   
                      
                 * Após a missa ,visite nossa barraca e se delicie com as comidas gostosas. Temos também à venda, livros e objetos religiosos. Você é nosso convidado especial! Venha e traga sua família e seus amigos. Esperamos todos vocês!

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 14,19-28)



Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé.
21
Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecer firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada Comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado.
24
Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado.
27
Chegando ali, reuniram a Comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 144)



5ª Semana da Páscoa




— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.


— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
— Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.

Um pouco de Reflexão!

A Paz que só Jesus pode dar...
                                                                                                     Jesus fala de paz e alegria no momento em que sua morte está para acontecer. Paz é a plena realização humana. Ela só é possível se aquele que rege uma sociedade desumana for destituído de poder. A morte de Jesus realiza a paz. Todo martírio é participação nessa luta vitoriosa de Jesus e, portanto, causa de paz e alegria. Jesus se levanta e pronuncia as benditas Palavras: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração” (Jo 14,27).  
Trata-se aqui do discurso da despedida. O Mestre sabia que havia chegado a hora de sair desse mundo. Por isso, não queria partir sem dar calma, segurança, amparo, conforto, vitória, enfim, garantia de vida plena. Jesus é, por natureza, o comunicador da paz. Sem dúvida, não estamos às voltas com uma espécie de  tranquilidade “intimista e sentimental”, porque a paz de Jesus é muito mais do que isso.A paz do mundo é outra coisa, esta é falsa e enganosa, coexistindo com a perturbação e o medo. Ela é a ausência de discordâncias, questionamentos ou conflitos, vigorando a submissão geral à ordem imposta pelo poder. Essa pacificação encontra-se na fuga e na alienação aos problemas da vida. Leva o discípulo a cruzar os braços, numa confiança ingênua em Deus, de quem tudo espera sem exigir colaboração. Nesse sentido, é uma paz que conduz à morte!
O discípulo sensato rejeita a paz oferecida pelo mundo para acolher aquela que Jesus oferece. Pois eles sabem que só esta desfaz aquela oferecida pelos homens.
A paz de Jesus é fruto da prática fraterna, solidária, restauradora da vida e da dignidade dos homens e mulheres. É o reencontro da vida em união com a vontade do Pai.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”. Jesus garante sua presença que anima nossa caminhada em busca da paz e da plena harmonia. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Evangelho (João 14,27-31a)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30
Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.