quinta-feira, 12 de julho de 2012

Atenção,Povo de Deus!

Regional Nordeste I participa do 3º CMN- Palmas -TO









Na madrugada desta quarta-feira, 11, uma delegação composta por 15 participantes do Ceará chegou em Palmas, capital de Tocantins, onde será realizado o 3º Congresso Missionário Nacional entre os dias 12 e 15 de julho.

O congresso tem como LEMA “Como o Pai me enviou, assim eu vos envio” (Jo 20,21), e TEMA “Discipulado missionário: do Brasil para um Mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”.

OBJETIVOS DO ENCONTRO 
Objetivo geral
Assumir a dimensão universal da missão, neste mundo secularizado e pluricultural, guiados pelo Espírito, a serviço do Reino, à luz do Concílio Vaticano II e da caminhada da Igreja na América.
Objetivos específicos
Ø Preparar o CAM 4 – COMLA 9;
Ø Refletir a missão permanente da Igreja no Brasil, neste mundo secularizado e pluricultural, em todas as suas dimensões;
Ø Acolher práticas missionárias significativas a serviço dos pobres e de diálogo com os outros;
Ø Fortalecer os projetos missionários ad gentes da Igreja do Brasil;
Ø Incentivar a cooperação intereclesial;
Ø Articular os organismos e as forças missionárias;
Ø Despertar vocações missionárias;
Ø Celebrar a caminhada da dimensão missionária.
A Arquidiocese de Fortaleza está representada pelo Pe. Luciano (Coordenador do COMIDI) e vigário da Área Pastoral São José.

Confira a programação abaixo:
Quinta-feira – 12 de julho    DIA DO CAMINHO
14h às 18h - Credenciamento e acolhida dos participantes
17h - Animação e boas-vindas
18h às 19h30 - Sessão de Abertura
20h - Saída dos ônibus para as paróquias/famílias
Sexta-feira – 13 de julho  DIA DO ENCONTRO
7h30 - Animação e recepção
8h às 8h30 - Oração
8h30 às 10h - Painel temático
Olhar sobre o mundo secularizado e pluricultural no qual nos cabe ser discípulos missionários
10h às 10h30 - Intervalo
10h30 às 12h - Conferência
Discipulado missionário do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II
12h15 - Almoço
13h45 - Animação
14h às 15h30 - Mutirões de reflexão – Exposições temáticas
15h30 às 16h - Intervalo
16h às 17h30 - Mutirões de reflexão – Debate em grupos
18h às 19h - Missa nos mutirões
19h15 - Saída dos ônibus para as paróquias/famílias
Sábado – 14 de julho  DIA DA PARTILHA
7h45 - Animação e recepção
8h às 8h30 - Oração nos mutirões
8h30 às 10h - Mutirões de reflexão – Partilha e testemunhos
10h às 10h30 - Intervalo
10h30 às 12h - Mutirões de reflexão – Sínteses e conclusões
12h15 - almoço
13h45 - Animação
14h às 15h30 - Painel de experiências missionárias significativas
15h45 - Animação
15h30 às 16h - Intervalo
16h às 17h30 - Painel de experiências missionárias significativas
17h45 - Saída dos ônibus para as paróquias/famílias
19h às 20h - Nas paróquias, missa – Confraternização/momento cultural
Domingo – 15 de julho  DIA DO ENVIO
7h30 - Animação e recepção
8h às 8h30 - Oração
8h30 às 10h - Sessão de encerramento: apresentações dos mutirões
10h às 10h30 - Intervalo
10h30 às  12h - Celebração final e envio dos missionários
12h – Almoço

Acompanhe tudo sobre o congresso no Site das POM: http://www.pom.org.br/congresso/
Pe. Luciano Gonzaga

Nota oficial de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Eugênio Sales


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga Nota Oficial de pesar pela morte do cardeal dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro. O secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, manifesta solidariedade com o povo e o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro e com os familiares de dom Eugênio, particularmente com seu irmão, dom Heitor de Araújo Sales, arcebispo emérito de Natal (RN).
Leia a Nota:
Nota de condolência pelo falecimento do Cardeal dom Eugenio de Araújo Sales
A Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) recebe, com profundo pesar, a notícia da morte do Cardeal dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro (RJ), ocorrida no final da noite desta segunda-feira, 9 de julho de 2012.
Dom Eugênio é uma verdadeira página da história da Igreja no Brasil. Seu caminho de vida percorrido como padre e bispo está associado aos marcos do trajeto feito pela comunidade dos discípulos missionários de Cristo neste país. Ordenado padre em 1943, desempenhou trabalho pastoral na então diocese de Natal (RN) onde veio a ser bispo auxiliar da já arquidiocese de Natal, em 1954, por nomeação do Papa Pio XII. Nomeado como arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, em 1968, criado Cardeal no Consistório de 1969, dom Eugênio ficou na Bahia até ser transferido pelo Papa Paulo VI para a arquidiocese do Rio de Janeiro, em 1971, lugar onde exerceu seu pastoreio até a renúncia aceita pelo Papa João Paulo II, em 2001.
Inspirado pelo seu lema episcopal, “Impendam et Superimpendar” (alusão a 2Cor 12, 15: “Quanto a mim, de muito boa vontade gastarei o que for preciso e me gastarei inteiramente por vós”), dom Eugênio foi Padre Conciliar do Vaticano II, criador da Campanha da Fraternidade e também apoiou o Movimento de Educação de Base e as Comunidades Eclesiais de Base. Homem de vasta cultura, sempre teve admiração por parte da sociedade brasileira. Por tudo isso e pela sua expressão de pastor, dom Eugênio foi uma permanente referência da Igreja nos momentos mais significativos da vida social e política no Brasil. Ele jamais se recusou a dar sua palavra firme, ortodoxa, clara a respeito dos mais importantes princípios da vida moral tanto da pessoa quanto da sociedade.
Era um comunicador que chegava, com facilidade, ao entendimento da opinião pública, mesmo depois de se tornar arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugênio manteve publicação regular de seus textos em um blog na internet. Recentemente, por ocasião da Páscoa deste 2012, ele mesmo determinou que seria publicado um último artigo no qual ele escreveu: “Ao passo que a alegria, presságio do transcendente, faz-nos sentir algo superior às experiências comuns, ela, todavia, acorda em nós o mais próprio, o mais íntimo de nós mesmos. Será que não está inscrita na experiência pura e honesta da alegria uma tênue e todavia forte certeza de que a mais profunda realidade de nosso ser é imagem do eterno? Este estado de alma é como uma atmosfera jubilosa de nossa mente, que se reflete em nossos sentimentos e que se irradia em nossos relacionamentos humanos”.
Despedimos-nos de dom Eugênio com este sentimento que ele antevia em sua reflexão, isto é, com “presságio de transcendência”. Agradecemos a Deus pela sua caminhada cheia de frutos para a vida da Igreja e do povo e nos solidarizamos com seus familiares, especialmente com seu irmão dom Heitor Araújo Sales, arcebispo emérito de Natal, com a arquidiocese do Rio de Janeiro e com dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. Nossa oração nos consola na certeza de sua páscoa e na esperança de que esse nosso irmão compartilhava da convicção que nos foi deixada pelo apóstolo de que a “a coroa da justiça” está reservada para ele pelo Senhor, o justo juiz, que dará essa coroa, “não somente a ele, “mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação”( 2 Tm 4,8).
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

O adeus ao Cardeal Eugênio de Araújo Sales


Cardeais, bispos, religiosos, autoridades políticas, civis e militares deram, nesta quarta-feira, adeus ao Cardeal dom Eugênio de Araújo Sales. A Missa de exéquias foi realizada na Catedral Metropolitana. A celebração foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanni d’Aniello, e também pelos Cardeais: dom Raymundo Damasceno Assis, dom Odilo Pedro Scherer, dom Cláudio Hummes, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Eusébio Scheid e dom José Freire Falcão, além de dezenas de bispos e sacerdotes, muitos dos quais ordenados por dom Eugênio. Também estavam presentes os familiares do cardeal.
Na homilia, dom Orani destacou aquilo que foi verdadeiramente a coroa de glória de dom Eugênio como batizado, como sacerdote e como bispo: sua conformidade com Nosso Senhor Jesus Cristo.“É este o ideal que todos nós, leigos ou clérigos, em qualquer função que sejamos chamados a desempenhar, devemos ter continuamente diante dos olhos e que somos chamados a buscar sem cessar. (…) Foi esse o segredo de todas as suas atividades sociais, culturais, religiosas e de sua incansável fidelidade à Igreja e à sua doutrina.”
Ao final da celebração, o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, expressou seu pesar pelo falecimento de dom Eugenio Sales.“Ele desempenhou um papel relevante na vida da Igreja no Brasil e no mundo. Numa palavra, Dom Eugênio realizou plenamente o seu lema episcopal, inspirado no texto da Segunda Carta de Paulo aos Coríntios: ‘Gastarei e desgastarei toda a minha vida por vós’ (II Cor 12,15).”
Sob aplausos, após a Missa, o corpo de dom Eugenio de Araújo Sales foi conduzido à cripta da própria Catedral, onde foi sepultado. Cardeais, bispos e familiares de dom Eugênio permaneceram diante do túmulo e, com grande emoção, entoaram o cântico Salve Rainha. Após o sepultamento, o espaço permaneceu aberto ao público, para orações.
Fonte: CNBB

Primeira leitura (Oséias 11,1-4.8c-9)


14ª Semana Comum


Leitura da Profecia de Oséias.
Assim fala o Senhor: 1“Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 2Quanto mais eu os chamava tanto mais eles se afastavam de mim; imolavam aos Baals e sacrificavam aos ídolos.
3
Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Um pouco de Reflexão

Após o chamado dos doze apóstolos, Jesus os envia em missão, fazendo-lhes várias recomendações.
A primeira recomendação é a de que o Reino do Céu está próximo. Portanto, todo mundo – inteirando-se da sua aproximação – tem de estar de sobreaviso.  É preciso que os apóstolos participem do ministério do Mestre: “Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios”.
Eles devem continuar a missão de Jesus: dar vida, devolver a liberdade e resgatar a dignidade das pessoas oprimidas.
Este convite, hoje, é feito a mim como sacerdote e a você como consagrado ou consagrada, leigo ou leiga. Todos somos convocados a anunciar o Reino dos Céus. Mas, muitas vezes, nos falta a coragem de sair de nós mesmos para anunciar. Peçamos a Ele que envie muitos e santos sacerdotes. Muitos e santos casais sem nos preocuparmos com o que haveremos de receber em troca.
Lembro-lhe que o despojamento é um ato de liberdade do missionário para colocar-se inteiramente a serviço da missão. É um ato de confiança na providência de Deus, que opera por meio dos homens e mulheres, aos quais são enviados e que acolhem estes missionários.
Por isso, reze comigo: “Senhor Jesus, ensina-me a ser generoso, a servir-Te como Tu mereces, a dar-me sem medidas e a gastar-me sem esperar outra recompensa, senão saber que faço a Tua vontade santa. Amém”.Louvor e Glória ao Senhor!
Padre Bantu Mendonça- Canção Nova

Salmo (Salmos 79)



14ª Semana Comum


— Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!
— Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!


— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que sobre os querubins vos assentais, despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!

— Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!

Evangelho (Mateus 10,7-15)



14ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
9
Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.
12
Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.