sexta-feira, 10 de maio de 2013

Domingo 12 de maio: Milhares de pessoas dirão sim à vida e não ao aborto em Roma

REDAÇÃO CENTRAL, 09 Mai. 13 / 03:39 pm (ACI/EWTN Noticias).- No próximo domingo 12 de maio, estima-se que mais de 15 mil pessoas se congregarão nos subúrbios do histórico Coliseu de Roma (Itália) para participar da terceira Marcia per la Vita (Marcha pela Vida) que contará com a presença dos principais representantes das grandes organizações pró-vida em todo o mundo, assim como membros do clero e da realeza europeia.
A conhecida presidente da organização americana Live Action, Lila Rose, o filho da duquesa de Kent e neto da rainha Isabel da Inglaterra, Nicholas Windsor, serão algumas das personalidades que marcharão com os italianos, onde também estará o doutor francês conhecido por terminar preso na luta contra o aborto no seu país. Também participarão aproximadamente quarenta sacerdotes, bispos e cardeais que anunciaram sua presença.
Na véspera, sábado 11 de maio se realizará uma convenção de Bioética no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum e também uma solene vigília de oração às 09:00 p.m. na Basílica SS. Apostoli presidida pelo Prefeito do Tribunal Supremo da Signatura Apostólica, Cardeal Raymond Leo Burke.
Este ano, a marcha começará às 09:00 a.m. e vai "até o Castelo San Angelo e não até a Praça São Pedro, para desta maneira ressaltar o caráter não confessional da iniciativa que está aberta a todos os homens de boa vontade. No ano passado se registrou a participação de cidadãos italianos evangélicos, ortodoxos e budistas, e também de ateus declarados que defendem o direito à vida.
A porta-voz da Marcia per la Vita, Virginia Coda Nunziante, em diálogo com o grupo ACI disse que "o fim principal da marcha é dar um alto e dizer não à lei que em 1978 legalizou o aborto na Itália provocando mais de cinco milhões de crianças mortas".
Ressaltou que "são muitas as dioceses e as paróquias comprometidas, além disso, há 120 movimentos e associações que se juntaram à iniciativa (...). Saiamos às ruas para reiterar um grande sim à vida, o primeiro de todos os direitos porque sem a vida nenhum outro direito pode existir, e é por isso que temos conosco a tantas famílias com crianças".
Disse que "a defesa da vida não é tarefa somente dos católicos, mas de todos aqueles que reconhecem a existência de uma lei natural, escrita no coração de cada homem que proíbe a matança do inocente. O aborto não só viola a moral católica, mas também a lei natural, válida para cada homem em cada época e sob toda latitude".
"Nós também marchamos contra a eutanásia que muitos querem introduzir na nossa legislação, e para nos opor à manipulação dos embriões, por exemplo, através de uma lei sobre a fecundação assistida" enfatizou.
"Segundo os dados do Ministério de Saúde -indicou Coda- existe uma diminuição no número de abortos, mas sabemos bem que também existe um aumento na venda da pílula abortiva Ru486, que exclui a interrupção da gravidez ao âmbito privado".
A porta-voz sublinhou também outro fator: "diminuíram os abortos, já que também se reduziram drasticamente o número de nascimentos – referindo-se ao - resultado de uma cultura que é hostil à vida".
Coda convidou a toda pessoa que esteja em Roma no próximo dia 12 de maio para sair às ruas e assinalou que "temos a necessidade de uma mudança cultural própria e verdadeira, para que seja mais fácil compreender a gravidade de cada ataque contra a vida".
"Queria reiterar o ensinamento da Igreja em matéria de aborto, que é aquilo que diz o direito natural e o sentido comum de cada homem. O Concílio Vaticano II define o aborto como um delito abominável" recordou a líder pró-vida.
Mencionou que "o Beato João Paulo II dizia que "uma nação que mata seus próprios filhos é uma nação sem futuro". Assim todos aqueles que têm no coração a defesa da vida devem participar da marcha e por outro lado também Bento XVI, em um discurso aos Bispos americanos, disse que os católicos devem apropriar-se dos lugares públicos para fazer sentir suas vozes".
Pediu também oração para que "nos apoiem, inclusive à distância, porque a união faz a força e se estivermos unidos na luta comum, seremos capazes de obter grandes resultados com a ajuda de Deus e da Virgem Maria" concluiu.                       Fonte: Acidigital

Festa da Ascenção de Jesus ao Céu

 Rádio Vaticana
Um dom precioso que o Espírito Santo traz aos nossos corações é a profunda confiança no amor e na misericórdia de Deus”.
Mensgem tweet do Santo Padre neste dia 9 de Maio, Dia da Ascenção de Jesus ao Céu.
Com a Ascenção Jesus termina o seu itinerário terreno e dá início à sua condição gloriosa à direita do Pai, onde a sua obra de salvação é reconhecida, o seu sacrifício é acolhido, a sua oração se torna intercecpção universal, a sua presença se torna eficaz em todo e qualquer espaço e o seu poder se difunde em todas as situações, “no céu e na terra”, como narra São Mateus. Pode-se ter a impressão de que Jesus se afasta, de que os apostólos já não o voltarão a ver. Na realidade, a Ascenção O torna mais próximo e no meio deles, e eles passarão a senti-lo próximo e já não no seio dos limitados e privilegiados confins dos seus breves dias e lugares: a humanidade gloriosa do Senhor passa a estar contemporâneamente por todo o lado e em cada um; uma contemporaneidade que ultrapassa qualquer tipo de objecção e de resistência. Com sugestiva expressão São Bernardo dizia: ascendendo ao céu, “Jesus deixou em nós a semente da confiança e da espera, criou a esperança nos crentes” .
É precisamente com esta presença do Senhor que os discipulos realizam a sua missão, que apregoam o Evanglho, a fim de que seja acolhido na fé o no baptismo e a salvação se concretize – escreve Inos Biffi nalgumas reflexões para este dia tão importante para a Igreja e feriado no Vaticano.

Fonte: News.VA

Comissão para a Vida e Família disponibiliza Guia de Oração para o 3º Simpósio e 5ª Peregrinação Nacional da Família

família09_270_260O Setor Família da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB elaborou um Guia de oração para o 3º Simpósio e 5ª Peregrinação Nacional da Família. Os eventos serão realizados respectivamente nos dias 25 e 26 de maio, na Canção Nova e no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Veja o material.

   Fonte: CNBB

Saiba o que o Papa fará no Brasil em dia de compromisso privado

COL“O Santo Padre pediu que seja um dia de oração e de recolhimento pra ele”, explica monsenhor Joel Portella, secretário executivo do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), sobre o dia 23 de julho, ocasião em que o Papa não terá compromissos públicos durante sua visita ao Brasil.

O monsenhor explica que a visita a Aparecida e esse dia de retiro mostram que o Papa Francisco viverá a Jornada em espírito de peregrinação e de oração. “É um encontro com Deus e um encontro com as pessoas. A gente vai ter que aprender muito com o testemunho do Santo Padre”.

Acesse



A novidade foi dita ao padre e jornalista da Canção Nova, Roger Araújo, que a partir desta sexta-feira, 10, semanalmente conduzirá uma entrevista que será apresentada aqui no noticias.cancaonova.com. De maneira breve e descontraída, padre Roger abordará, com os convidados, temas de relevância para a Igreja e para a sociedade.

A agenda do Papa durante sua visita ao Brasil de 22 a 28 de julho, foi um dos principais temas tratados nesta entrevista. O secretário do COL é espontâneo ao dizer que “para o Santo Padre o dia deveria ter 65 horas”, isso, para que ele pudesse atender a todos os pedidos.

Monsenhor Joel explicou ainda as opções que Francisco fez, como por exemplo, deixar de visitar o Cristo Redentor para visitar uma favela e estar com jovens sob medidas socioeducativas. “Ele fez uma opção, existe o limite de tempo, deslocamento.”

A escolha da favela de Varginha, a infraestrutura para o evento, e a necessidade dos participantes fazerem inscrição para o evento, também foram temas de destaque.

Por Luciane Marins – Da Redação, com Padre Roger Araújo – Canção Nova: http://podcast.cancaonova.com/programa.php?id=5528

Núcleo de Articulação Diocesana dos Coroinhas (NUARDICO) realiza reunião no próximo dia 11 de maio

Comunicado-do-encontro-de-maio400Graça Plena a todos. É com muita alegria que o Núcleo de Articulação Diocesana dos Coroinhas – NUARDICO comunica que neste mês de maio haverá nosso encontro. Todos os coordenadores e representações das Paróquias e  Áreas Pastorais de toda a nossa Arquidiocese de Fortaleza estão convidados. Será sábado, dia 11 de maio, ás 9h, no Seminário Diocesano Propedêutico, situado na Rua Professor Paulo Lopes, 122 no Bairro do Henrique Jorge.
Não falte. Sua presença é de suma importância. Trataremos de assuntos de máxima relevância para todos os nossos queridos e queridas coroinhas espalhados em toda a nossa Arquidiocese.
Informações com o Lucélio de Souza Magalhães pelos telefones [85] 8780-6750 ou [85] 9930-0110.
Por Lucélio de Souza Magalhães, Coordenador do Núcleo de Articulação Diocesana dos Coroinhas -NUARDICO

Liturgia Diária

Oração:
Pai, não permitas que jamais a tristeza e o pranto tomem conta do meu coração. E que a fé na Ressurreição seja, para mim, motivo de perene alegria.
Primeira leitura: At 18,9-18
Leitura dos Atos dos Apóstolos - Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus.
12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.
14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 15Mas, como é questão de palavras, nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 16E Galião mandou-os sair do tribunal.
17Então todos agarraram Sós­tenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencreia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 46
          — O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
            — O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

— Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado.

— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
 
Evangelho: Jo 16,20-23a
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
A irrupção da vida transfigura o sofrimento e dá a alegria, que ninguém pode tirar.
A tristeza do discípulo ocupa um bom espaço no longo discurso de despedida de Jesus. Tristeza causada pela paixão e morte de Jesus, mas também pela perseguição da qual a Igreja de fiéis do primeiro século é vítima. A tristeza que abate e imobiliza não é de Deus. A tristeza que provém de indignação, ao contrário, vem de Deus, pois ela move o coração do ser humano a ser solidário com os que sofrem. A alegria, dom do Ressuscitado, é a que deve fortalecer os discípulos em meio às perseguições e ameaças.
O sofrimento dos discípulos é comparado à mulher que dá à luz (cf. v. 21). A vida para vir à luz passa pelo sofrimento. A irrupção da vida transfigura o sofrimento, enxuga as lágrimas e dá a alegria, que ninguém, nem mesmo o sofrimento causado pela fidelidade a Deus, pode tirar (cf. v. 22).
Para quem vive segundo o Espírito de Deus, é possível manter a alegria e a paz no sofrimento e na perseguição. Isto é um dos efeitos da Ressurreição de Cristo em nossa vida.
 
Leitura Orante
 



Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, renovando minha fé, com todas as pessoas que acessam este blog:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.




1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 16,20-23a, e observo as palavras de Jesus, carregadas de amor.
Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês. - Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada.Jesus usa uma imagem cheia de ternura, de sofrimento e alegria que é a de um parto. Diz que assim vai acontecer conosco. A partida de Jesus com sua morte vai entristecer aos apóstolos, mas a certeza da Ressurreição vai provocar uma imensa alegria.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Nem sempre compreendo o sofrimento, a dor, os momentos difíceis. Mas, a minha fé me garante que depois de uma tempestade sempre vem o sol, a calmaria.
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: "O Espírito Santo fortalece a identidade do discípulo e desperta nele a decidida vontade de anunciar com audácia aos demais o que tem escutado e vivido." (DAp 251).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Renovo a minha fé, com uma bonita canção:
É o Espírito Santo de Deus
Pe. Zezinho, scj

Ele sopra na alma da gente
Ele é sopro divino
É do céu que ele vem
Ele é forte, é suave, ele é quente
Ele sopra na mente
Ele faz tanto bem

Quem não sente este vento soprando
Este vento passando
Não sabe o que é

É o Espírito Santo de Deus
É o Espírito Santo de Deus

Foi Jesus que soprou sobre os onze
No dia feliz em que foi para o céu
E seu sopro divino foi tanto
Que pôs... nos onze o Espírito Santo

Ele faz a cabeça da gente
Ele toca na mente
Se a gente deixar
Ele vem, ele sopra insistente
Ele é tão convincente
Ele sabe tocar

Quem não sente esta delicadeza
Não sabe a leveza
De ser e de crer
É o Espírito Santo de Deus...

Lá na Bíblia se lê todo dia
Que Deus não iria deixar de falar
O amor de Jesus ainda é tanto
Que põe na gente o Espírito Santo

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
"Como discípulos e missionários, somos chamados a intensificar nossa resposta de fé e a anunciar que Cristo redimiu todos os pecados e males da humanidade” (DAp 134). Assim, passarei o dia de hoje.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese católica

Festejos de Nossa Senhora de Fátima -Jardim Castelão- Décimo Dia


profecias-de-fatima-3
 

MARIA,exemplo de para a JUVENTUDE           
*18:30-NOVENA
   *19:30 - Santa Missa      *Celebrante: Padre Ruy Mendes
*Liturgia Responsável : Comunidade  São Francisco- ( Mãe Santíssima )                                                                       *Local:Capela Nossa Senhora de Fátima- Jd. Castelão ( Rua 09, Nº 48)  

" Somente seremos fortes, se formos fraternos" Pe. Ruy Mendes                              Esperamos todos vocês!