quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PRIMEIRO PASSO PARA IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL DA FAMÍLIA NA ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ








































"Obrigado aos casais que vieram facilitar esse momento que foi tão rico e a todos que participaram do encontro. Como foi o primeiro passo, em breve teremos outros encontros"( Padre Luciano )

ANO DA FÉ: Simpósio Arquidiocesano da Fé Dias 21 e 22 de Setembro

Simpósio-Arquidiocesano-g

Nos próximos dias 21 de setembro das 8 às 18 horas
e 22 de setembro das 8 às 13 horas.
O SIMPÓSIO ARQUIDIOCESANO DA FÉ.
local: Colégio Padre João Piamarta,
(
Rua Padre João Piamarta, 161 – Montese)
PARTICIPANTES:
O Simpósio deve ser um momento precioso de formação e animação para todas as lideranças eclesiais em nossa Arquidiocese de Fortaleza em celebração Jubilar.
Segundo os Conselhos Episcopal e Pastoral da Arquidiocese e definição do Arcebispo Metropolitano, devem participar do Simpósio:
- Arcebispo e Bispos Auxiliares, Padres e Diáconos da Arquidiocese de Fortaleza ou nela exercendo seu ministério, Seminaristas da Arquidiocese de Fortaleza;
- 25 pessoas de cada Paróquia ou Área Pastoral da Arquidiocese, sobretudo que sejam membros dos Conselhos Paroquiais de Pastoral e de Assuntos Econômicos;
- 10 pessoas de cada Associação, Serviço, Nova Comunidade ou Movimento, articulados pelo FAMEC, especialmente os que fazem parte de alguma coordenação arquidiocesana dos mesmos;
- 10 pessoas de cada Pastoral Social, Organismo e CEBs, participantes da articulação arquidiocesana das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos, especialmente os que estejam numa coordenação arquidiocesana dos mesmos;
- Os membros do Conselho de Assuntos Econômicos da Arquidiocese de Fortaleza;
- 10 pessoas do Conselho Arquidiocesano de Leigos, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas do Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIDI), especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas do Setor Juventude da Arquidiocese, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral da Comunicação, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral do Dízimo, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral da Educação, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral Vocacional, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral da Universidade, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral do Turismo, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral Litúrgica, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Pastoral Catequética, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Infância e Juventude Missionária, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Equipe Arquidiocesana de Campanhas, especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Escola de Pastoral Catequética (ESPAC), especialmente da coordenação arquidiocesana;
- 10 pessoas da Faculdade Católica de Fortaleza, especialmente da sua diretoria;

Pregador do Papa confirma presença no Congresso Nacional de Jovens Shalom

CNJ2013_Cartaz500Jovens representantes de 30 cidades brasileiras estarão participando do encontro que tem início nesta sexta-feira (20)
Pe. François –Marie Léthel, secretário da Pontifícia Academia de Teologia e pregador dos Exercícios Espirituais da Semana Santa para o Papa emérito Bento XVI e Cúria Romana em 2011, confirmou presença no Congresso Nacional de Jovens Shalom (CNJ) que será realizado de 20 a 22 de setembro, em Fortaleza, no ginásio coberto Aécio de Borba. O religioso falará aos jovens sobre a doutrina de Santa Terezinha do Menino Jesus da qual é especialista.
Junto com o sacerdote francês pregará no CNJ Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira, Cofundadora da instituição que nasceu em Fortaleza e hoje está presente em 64 cidades no Brasil e em 18 países. A noite do sábado receberá show da Banda de Pop Rock Missionário Shalom e a apresentação do espetáculo Lolek, sobre a história do Beato João Paulo II. O musical vem de uma turnê no sudeste do país onde foi apresentado na Jornada Mundial da Juventude.
Já tem confirmadas as presenças de jovens cearenses das cidades de Aracati, Crateús, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Redenção, Itapajé, Caucaia, Aquiraz, Pacajus, Redenção e Quixadá. Também vem representações de Belém (PA), Cruzeiro do Sul (AC), Macapá (AP), São Luís (MA), Teresina (PI), Aracaju e Propriá (SE)Bonfim e Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campos e Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos e São Paulo (SP) e Curitiba e Florianópolis (PR).
Uma novidade no Congresso será o lançamento do livro “Tomas Rcoha e os Filhos de Odin”, escrito pelo jovem cearense Edilson Filho. Primeiro de uma trilogia, o livro traz no enredo grande trama que envolve corrupção no governo, exploração de diamantes e uma rede internacional de intrigas. Ambientada em Salvador, a história mescla o melhor da literatura policial com valores como amizade e lealdade. A literatura é uma novidade no segmento.
SERVIÇO
CONGRESSO NACIONAL DE JOVENS SHALOM
Local e data da realização do evento
Sexta-feira, dia 20:
- Celebração Eucarística de abertura às 18h, no Shalom da Paz, Rua Maria Tomazia, 72 – Aldeota.
Sábado e Domingo (dias 21 e 22) o evento prossegue no Ginásio Aécio de Borba, Rua Paulino Nogueira S/N Benfica, Fortaleza – Ce
Presenças de:
Moysés Azevedo, Fundador da Comunidade Católica Shalom.
Maria Emmir, Cofundadora da Comunidade Católica Shalom.
Gabriella Dias, responsável pelo Shalom em Fortaleza.
Pe. Léthel, sacerdote especialista na doutrina de Santa Terezinha.
Inscrição R$ 15,00 (quinze reais) para todas as atividades. Ou R$ 10,00 (dez reais), apenas para os shows de sábado.
Onde se inscrever
Na Casa da Juventude, Rua Maria Tomázia, 72 – Aldeota ou em qualquer Centro de Evangelização Shalom, no período da tarde.
Hospedagem:
Jovens de outras Cidades que necessitam de hospedagem devem entrar em contato com a Michele através do e-mail juventudepaz@comshalom.org.
Mais informações: (85) 8690-1014 | 3023-4612
Assessoria de Imprensa: (85) 8172.3283 (Vanderlúcio Souza)

Liturgia Diária


Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém
.
Oração:
Pai, faze-me nutrir um amor tão entranhado a Jesus a ponto de não ter vergonha de manifestá-lo em nenhuma circunstância, mesmo correndo o risco de ser mal-compreendido.
Primeira leitura: 1Tm 4,12-16
Leitura da primeira carta de são Paulo a Timótio - Caríssimo, 12Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.13Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. 14Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos anciãos te impôs as mãos. 15Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento. 16Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 110
          — Grandiosas são as obras do Senhor!
— Grandiosas são as obras do Senhor!
— Suas obras são verdade e são justiça, seus preceitos, todos eles, são estáveis, confirmados para sempre e pelos séculos, realizados na verdade e retidão.
— Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua Aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito.
— Temer a Deus é o princípio do saber, e é sábio todo aquele que o pratica. Permaneça eternamente o seu louvor.
 
Evangelho: Lc 7,36-50
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 36Um fariseu convidou Jesus a ir comer com ele. Jesus entrou na casa dele e pôs-se à mesa. 37Uma mulher pecadora da cidade, quando soube que estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume; 38e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume. 39Ao presenciar isto, o fariseu, que o tinha convidado, dizia consigo mesmo: Se este homem fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que o toca, pois é pecadora. 40Então Jesus lhe disse: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Fala, Mestre, disse ele.41Um credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta. 42Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos a sua dívida. Qual deles o amará mais? 43Simão respondeu: A meu ver, aquele a quem ele mais perdoou. Jesus replicou-lhe: Julgaste bem. 44E voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para lavar os pés; mas esta, com as suas lágrimas, regou-me os pés e enxugou-os com os seus cabelos. 45Não me deste o ósculo; mas esta, desde que entrou, não cessou de beijar-me os pés. 46Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta, com perfume, ungiu-me os pés. 47Por isso te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. Mas ao que pouco se perdoa, pouco ama. 48E disse a ela: Perdoados te são os pecados. 49Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer, então: Quem é este homem que até perdoa pecados? 50Mas Jesus, dirigindo-se à mulher, disse-lhe: Tua fé te salvou; vai em paz. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
A gratuidade do perdão

O texto do evangelho está situado na primeira parte do evangelho segundo Lucas, em que é questão a identidade de Jesus. Especificamente, nesta parte de ele ser profeta. Jesus é convidado para um jantar na casa de um fariseu de nome Simão. Uma pecadora da cidade entra na casa e lava os pés de Jesus com as suas lágrimas, enxuga-os com seus cabelos e os unge com perfume (vv. 37-38). Aqui em nosso texto esta sua identidade de profeta é posta em questão pelos fariseus: “Se este homem fosse profeta, saberia quem é a mulher que está tocando nele: é uma pecadora!” (v. 39). O que significam os gestos da mulher? Quem perdoa os pecados, Jesus ou Deus?

Nos vv. 41-42, Jesus, para responder à objeção do fariseu, conta uma parábola que não se aplica adequadamente ao contexto imediato. A parábola visa ressaltar a gratuidade do credor – é ele que perdoa não importa qual seja a dívida. No v. 47 nós lemos: “ os teus numerosos pecados foram perdoados”. O passivo divino empregado indica que é Deus quem perdoa, e Jesus o quem anuncia este perdão. Deus perdoou a mulher por sua fé em Jesus. Os gestos da mulher não são simplesmente um sinal de arrependimento, mas profunda fé naquele para quem ela oferece tais gestos. Ela crê em Jesus, o médico, que chama os pecadores à conversão (cf. 5,31-32). Isto não significa que o perdão é devido à fé, mas que a fé é necessária para acolher o dom do perdão. A fé purifica. A resposta à gratuidade do perdão recebido será o amor por Jesus, expresso no seguimento e na ajuda dada a Jesus e seus discípulos (cf. 8,1-3).
 
Leitura Orante

Oração Inicial


- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 4,38-44, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus aceitou o convite do fariseu e foi fazer jantar na casa dele. Aproveita a ocasião para ensinar.Os comensais estão reclinados em almofadas. Embora a sala estivesse aberta, não era comum que uma mulher de “má fama” entrasse. A mulher soube que Jesus estava ali e não se importou com o que pudesse dizer. Entrou com um frasco de perfume. O que ela fez foi tão afetuoso, tão penitencial , reconhecido e tão amoroso! Mas, para aquelas pessoas que tinham o costume de julgar, ,foi tão escandaloso. A mulher soltou os cabelos. Lavou os pés de Jesus com suas lágrimas, enxugou-os com os cabelos, os beijava e derramou sobre eles o perfume. Jesus a deixa se expressar, sem rejeitá-la ou colocar resistência. O anfitrião se escandalizou e pensou: “Se ele fosse um profeta saberia quem é esta mulher pecadora que o está tocando...” Jesus vê o pensamento de Simão e responde a ele contando-lhe a parábola dos dois homens que tinham a dívida. Aquele a quem mais foi perdoado de sua dívida vai estimar mais o homem. Pelos gestos da mulher, Jesus diz que ela teve um grande amor e por isso os seus “muitos pecados já foram perdoados”. Amar pode equivaler a agradecer, conforme a origem da palavra. Para a mulher ele diz: “A sua fé salvou você!”

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento?
Se Jesus viesse jantar em sua casa, em qual posição você estaria: na de Simão? Dos outros convidados? Ou da mulher?
Na Conferência de aparecida, os bispos falaram da dignidade humana: "
"Bendizemos a Deus pela dignidade da pessoa humana, criada à sua imagem e semelhança. Ele nos criou livres e nos fez sujeitos de direitos e deveres em meio à criação. Agradecemos a ele ter-nos associado ao aperfeiçoamento do mundo, dando-nos inteligência e capacidade para amar; e lhe agradecemos a dignidade, que recebemos também como tarefa que devemos proteger, cultivar e promover. Bendizemos a Deus pelo dom da fé que nos permite viver em aliança com ele até o momento de compartilhar a vida eterna. Bendizemos a Deus por nos fazer suas filhas e filhos em Cristo, por nos haver redimido com o preço de seu sangue e pelo relacionamento permanente que estabelece conosco, que é fonte de nossa dignidade absoluta, inegociável e inviolável. Se o pecado deteriorou a imagem de Deus no homem e feriu sua condição, a boa nova, que é Cristo, o redimiu e o restabeleceu na graça (cf. Rm 5,12-21)." (DAp 104).
Minha vida reflete o que o texto diz? Em quê? O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste
em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância
do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,
porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo
testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria,
Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos tua Palavra,
meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir todo julgamento que não é conforme Jesus Mestre. Vou demonstrar pela vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
 Fonte: Catequese Católica