quarta-feira, 17 de julho de 2013

Campus Fidei quase preparado para receber os jovens e o Papa

Todo o terreno, que tem área total de 1,362 milhão de metros quadrados, está sendo dividido em 22 lotes, cada um com área equivalente, em média, a sete campos do Maracanã. Esses lotes contarão com 32 ilhas de serviço distribuídas entre eles, onde haverá lanchonetes, banheiros, torre de vigilância e bebedouros. Os peregrinos também vão poder comprar produtos oficiais da JMJ Rio2013 na Loja Oficial.
Tudo foi projetado para que os peregrinos não precisem se deslocar entre os lotes para encontrar os serviços desejados. Cada lote terá grades de proteção em seu entorno, mas também várias saídas, com cerca de 40 metros de largura, todas com placas que vão sinalizar a sua localização. Elas possibilitarão a entrada e saída dos peregrinos com segurança e tranquilidade.
Com 75 metros de largura e 68 metros de profundidade, o palco onde estará o Papa Francisco comportará 750 convidados. Uma plataforma elevatória vai dar acesso ao Altar e às sacristias.
O conjunto de elementos já foi quase todo montado. Dele, fazem parte uma cruz de 33 metros de altura, duas estruturas de ferro que lembram a posição de mãos em oração na direção do céu, colunas com as palavras “amizade”, “amor” e “união” e torres de ferro que contornam o palco, que remetem a um órgão de tubos e têm inspiração nas catedrais góticas.
Todos os peregrinos, sobretudo aqueles que estão em setores mais distantes, poderão acompanhar tudo o que acontecer no palco pelos 33 telões de LED espalhados pelos lotes.
Operários trabalham com emoção
Com muita dedicação, os operários têm trabalhado para deixar tudo pronto e preparado para a chegada do Papa Francisco.Eles estão espalhados por todo o terreno, seja na montagem do palco e do “Media Center”, na colocação das grades dos lotes ou na operação de máquinas e caminhões.
Marco Antônio Silveira é responsável pela montagem de octanorm, que são as divisórias utilizadas na montagem de “estandes”, como as lanchonetes, os postos médicos, entre outros. Para ele, trabalhar nas obras está sendo uma experiência única, com muitos aprendizados. “É um megaevento. Então, isso para nós só nos engrandece no trabalho, sabendo que, de alguma forma, a gente contribuiu um pouquinho para o Papa fazer um ótimo evento”, disse.
Veja os números de Campus Fidei:
Terreno de 1,362 milhão de m²;
22 lotes;
32 ilhas de serviço;
Área de cada lote correspondente a, em média, sete campos do Maracanã;
33 telões de LED para o público;
4673 banheiros para os peregrinos, dos quais 270 adaptados para pessoas com deficiência física;
615 lavatórios;
4.920 pias / bebedouros;
2.016 posições de mictório;
12 milhões de litros de água, distribuídos por 177 bolsões;
Tamanho do palco: 75 metros de largura por 68 metros de profundidade.
Fonte: CNBB

Fortaleza sedia maior evento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude

HalleluyaAérea-Sabado600
Festival Halleluya dedica 16ª edição à JMJ Rio 2013. Expectativa é reunir 1,2 milhão de pessoas em 5 noites
Fortaleza é a segunda capital mais católica do país, também é a vice-líder em número de inscrições de peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que contará com a presença do Papa Francisco de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.
A capital cearense sediará o maior evento preparatório para a JMJ. A 16ª edição do Festival Halleluya será totalmente dedicada à Jornada com o Papa. A expectativa dos organizadores é reunir pelo menos 1,2 milhão de pessoas em 5 noites de atividades no CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru, de 17 a 21 de julho, com entrada gratuita.
O Festival conta 30 atrações nacionais e 3 internacionais. Para atrair público que não é ligado à religiosidade a organização criou no espaço de 7,5 hectares diversos ambientes temáticos. Destaque para o Halleluya Adventure onde acontece campeonato de esportes radicais como BMX e skate. Também há espaço dedicado para as crianças, empreendedorismo, responsabilidade social e solidariedade.
Consolidado como o evento mais solidário do estado, o Festival Halleluya renovou a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Ceará (Hemoce) para a coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea durante as cinco noites de atividades. Neste ano, o Hemoce terá seu espaço de atendimento ampliado e espera coletar 800 bolsas de sangue e efetivar 400 cadastros de doadores de medula óssea. Em 2012 o resultado da parceria foram 665 bolsas de sangue e 242 cadastros de doadores de medula óssea.
Parceria fechada também entre o Festival e a Defesa Civil para o recolhimento de alimentos não perecíveis para fortalecer a Campanha “Força Solidária”. “Ano passado coletamos uma média de seis toneladas de alimentos não perecíveis”, disse Tobias Cortez, responsável pela divulgação e inovação do Festival. “O evento além de movimentar a cultura, o entretenimento sadio também levanta a bandeira da solidariedade”, explicou Cortez.
O Festival não comercializa bebida alcóolica e nasceu como alternativa ao carnaval fora de época. O público é composto predominantemente por jovens, 75% segundo pesquisa realizada pela organização do evento.
Neste ano o Festival Halleluya entrou para o calendário oficial de eventos do estado do Ceará e movimenta a economia. Pelo menos oito mil pessoas são beneficiadas direta e indiretamente pelo Festival.
O Festival Halleluya é promovido pela Comunidade Católica Shalom, nascida em Fortaleza, atualmente presente em 64 cidades no Brasil e em 18 países.
Espaços temáticos.
Halleluya Adventure
Para quem curte radicalidade a pedida é o Halleluya Adventure, local que concentra campeonatos de skate, patins e bike em paralelo as atividades do Festival Halleluya.
Ano passado a primeira etapa do campeonato cearense de escalada foi realizada neste espaço que propõe a juventude a prática do esporte como meio de socialização e prevenção ao uso de drogas. Ainda é oferecido aos participantes parede de escalada, high jump e fly. No palco do espaço, Djs e bandas locais comandam os embalos da noite.
Halleluya Kids
O Festival Halleluya é um evento para toda a família. O ambiente sadio e o clima de segurança permite aos pais levarem as crianças para participar de atividades preparadas especialmente para os pequeninos.
No Halleluya Kids, jogos, contação de história, apresentações teatrais e atividades pedagógicas fazem parte da programação. Tudo é desenvolvido e acompanhado por monitores, a fim de garantir a tranquilidade dos pais enquanto participam das atividades na arena de shows da Cidade da Paz.
Construtores da Sociedade
“Construtores da Sociedade” é o espaço dedicado ao empreendedorismo. São 1500 m² de feira de negócios e mais de 50 expositores de produtos e serviços movimentando a economia nas noites de Festival.
Responsabilidade Social também é uma das marcas do evento que além de gerar empregos diretos e indiretos durante sua realização pretende fomentar o empreendedorismo no estado através de parcerias com empresas e instituições que comunguem da mesma visão.
Neste espaço são apresentados os trabalhos da Comunidade Católica Shalom na educação e na promoção da dignidade humana através da exposição de seus projetos que trabalham a dimensão social como o Volta Israel que resgata jovens da drogadição.
SERVIÇO:
Festival Halleluya 2013
Data: 17 a 21 de julho
Local: Condomínio Espiritual uirapuru (Av. Alberto Craveiro,2222, Dias Macedo)
Atrações: Atrações: Ministério Adoração e Vida, Banda Anjos de Resgate, Banda Alto Louvor,Batista Lima, Cleiton Saraiva, Comunidade Recado, Cosme, Davidson Silva, Diego Fernandes, Banda Dominus, Eliana Ribeiro, Ítalo E Renno, Jon Carlos, Irª. Kelly Patrícia, Banda Missionário Shalom, Netinho, Rosa de Saron, Shalomgod, Suely Façanha e Ziza Fernandes, Jon Carlo, Cardiac Move e Edwin.
Entrada gratuita. Participantes são convidados a levar um quilo de alimento não perecível.
Mais informações: 85 3295.4585 www.festivalhalleluya.org
Assessoria de comunicação: Vanderlúcio Souza 85 8172.3283

Programação da Semana Missionária na Arquidiocese de Fortaleza

semana180


De 15 a 20 de julho: Semana Missionária na Arquidiocese de Fortaleza
Dia 15: Lançamento Oficial da Semana Missionária, às 15h, no Box da Secretaria de Turismo (SETUR) no Aeroporto Internacional Pinto Martins de Fortaleza – Stand de Acolhida dos Peregrinos Estrangeiros.
Dia 16: Missa de acolhida aos jovens estrangeiros, às 16h, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, dom Vasconcelos. Após a Santa Missa sairá uma caminhada pelas ruas do centro de Fortaleza, retornado para a Catedral Metropolitana de Fortaleza.
17 e 18: Nas paróquias
Dia 19: Festival Halleluya 2013 – Missa de envio para a JMJ com dom José Antonio, arcebispo metropolitano de Fortaleza, às 19h.
Dia 20: Semana Missionárias nas Regiões Episcopais.
Informações com padre Francisco Duarte (85) 9628.1135.

Homilia de dom José Luiz Gomes de Vasconcelos na abertura da Semana Missionária em Fortaleza

vasconmcelos

Fortaleza, 15 de julho de 2013.
Queridos jovens rapazes e moças que nesta tarde lotam a Catedral Metropolitana de Fortaleza, prezado dom Rosalvo, bispo auxiliar desta Arquidiocese, estimado irmão no episcopado, estimados sacerdotes, estimadas religiosas, irmãos e irmãs em Cristo, sejam todos bem-vindos! Louvado seja Nosso senhor Jesus Cristo!
Gosto de rezar com o salmista: “Como é bom, como é agradável habitarmos todos juntos como Irmãos!” (Sl 32,1) Somos muitos, de várias nacionalidades, de várias paróquias, de famílias diversas; com jeito próprio de ser; mas, em torno desta mesa nos tornamos todos irmãos! Temos em comum a mesma fé no único e verdadeiro Deus, partilhamos a mesma fé que recebemos no batismo. Partilhamos a mesma esperança no Deus que age na história das pessoas humanas. Experimentamos o mesmo amor que brota do coração de Deus e nos impulsiona ao encontro do próximo.
Com esta celebração eucarística damos abertura a Semana Missionária da Juventude na Arquidiocese de Fortaleza que se realiza concomitantemente com todas as dioceses do Brasil em preparação da JMJ que ocorrerá no Rio de Janeiro. Lá o Cristo Redentor nos espera de braços abertos!
Estimados jovens, esta Semana Missionária tem hoje sua abertura solene. Não iniciou, porém, hoje. Iniciou desde o momento que sentimos em nossos corações o chamado de Deus para uma missão. “Ide e evangelizai!” Disse o Senhor e respondemos com entusiasmo e disponibilidade interior: “Eis-me aqui! Envia-me!”.
Esta semana teve início, na realidade domingo. Todas as semanas iniciam no domingo, o dia do Senhor, o primeiro dia da semana. Independentemente do lugar onde nos encontrávamos, todos nós, participamos da santa missa em nossas paróquias de origem. E o que ouvimos? Ouvimos um encontro entre Jesus e um escriba, um mestre da Lei. O que ele perguntou a Jesus? Ele perguntou o que era preciso para ter como herança a vida eterna! Que curioso… será que hoje em dia existe ainda alguém preocupado com a vida eterna? E o que significa a vida eterna? A vida eterna não é somente a vida após a morte. Não! A Vida eterna é a vida em Deus que se inicia no momento em que experimentamos Deus em nossas vidas e por Ele nos deixamos guiar. Esta vida e se prolonga por toda a eternidade! Nem a vida, nem a morte, tronos ou potestades, sofrimentos nem angustias, nada, nada, pode nos separar do amor de Deus! Isto é a vida eterna!
Jesus, domingo passado fez com que o mestre da lei encontrasse na Lei, escrita em seu próprio coração, o sentido da vida! Jesus o fez ver que o único caminho para a vida eterna estava em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Com a parábola do Bom Samaritano fez compreender que amor não é um sentimentalismo romântico. Amor se traduz por gestos concretos de compaixão, de solidariedade, de doação, de serviço à vida do próximo.É necessário tornar-se próximo para experimentar o amor de Deus e vivenciar o amor ao próximo.
Quais os objetivos desta Semana Missionária?
>  Iluminados pela liturgia eucarística de domingo passado, queremos vivenciar esta Semana Missionária procurando em primeiro lugar um encontro pessoal com Jesus, para assim poder conhecê-Lo mais profundamente, amá-Lo, segui-Lo, servi-Lo.
> Em segundo lugar, n’Ele confiando, precisamos sair, sair de nós mesmos! Sair ao encontro do outro. Não podemos ser missionários sem sair, sem desinstalarmo-nos! “partir é antes de tudo sair de si mesmo” Dizia dom Helder Câmera Arcebispo de Olinda e Recife de saudosa memória.
> Somos chamados a anunciar Jesus! Proclamar um anúncio Kerigmático: anunciar para todos que encontrarmos que Jesus é “a imagem viva do Deus invisível, o primogênito de toda criatura. Que por causa dele, foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis. Tudo, tudo foi criado por Ele e para Ele” como celebramos domingo passado.
> Somos chamados ainda a percorrer as ruas de nossas cidades brasileiras com os olhos de missionários de Jesus, ou seja, o olhos do bom samaritano. Os olhos da compaixão, os olhos da misericórdia, olhos de amor à vida que foi deixada à beira do caminho.
Esta cidade é muito bela. Encantadora. Os turistas ficam fascinados com suas belas praias e outras belezas naturais. Peço-vos, porém, não saiamos apenas com olhares de turistas, mas com olhar de discípulos e discípulas de Jesus. Sejamos capazes de ver como o nosso povo é religioso, observemos a fé deste povo; eu modo alegre de celebrar a sua fé e ao mesmo tempo vejamos como grande parcela desta população ainda não conhece a Deus e vive como se Ele não existisse. Esta é a causa de tanta violência, estaá a causa das drogas que invadem tantos lares e a tantos destrói.
Estimados jovens, celebramos hoje a festa de Nossa Senhora do Carmo, mãe de Deus e nossa. Modelo de santidade e modele de missionária! Estrela da nova evangelização!
Contemplemos Maria: depois de fazer profunda e indizível experiência de Deus ao ser escolhida para ser a mãe do Salvador prometido, Maria imediatamente partiu em missão. Dirigiu-se apressadamente à região montanhosa para servir sua prima Isabel que estava grávida, no sexto mês de gravidez. Ali, Maria serviu a Isabel nas suas necessidades, e ali ela proclamou as maravilhas que Deus realizou em sua vida: ‘O Senhor fez em mi maravilhas, santo é o seu nome!”
Jovens, sejamos missionários do Senhor Jesus! Partamos depreendidos de tudo. Partamos com os olhar do bom Samaritano, com os olhar de Maria serva do Senhor! Que esta Semana missionária proporcione a todos nós, especialmente aos jovens missionários e missionárias, verdadeiro encontro com Cristo, com o próximo e consigo mesmo. Proporcione-nos um encontro com o sentido da vida que está em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como Jesus nos amou.
Que assim seja!
Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos
Bispo Auxiliar de Fortaleza

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Oração:
Pai, que a arrogância dos sábios e doutos jamais contamine meu coração. E, fazendo-me pequenino, que eu esteja em condições de acolher a tua revelação.
Primeira leitura: Êx 3,1-6.9-12
Leitura do livro do Êxodo - Naqueles dias, 1Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. 2O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. 3"Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome." 4Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: "Moisés, Moisés!" "Eis-me aqui!" respondeu ele. 5E Deus: "Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. 6Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó". Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus. 9Agora, eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios. 10Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo". 11Moisés disse a Deus: "Quem sou eu para ir ter com o faraó e tirar do Egito os israelitas?" 12"Eu estarei contigo, respondeu Deus; e eis aqui um sinal de que sou eu que te envio: quando tiveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre esta montanha". - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 102
          — O Senhor é indulgente, é favorável.
— O Senhor é indulgente, é favorável.
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
— Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.
 
Evangelho: Mt 11,25-27
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 25Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. 27Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Faltava-lhes o coração iluminado pela luz de Deus.

Nossa perícope do evangelho é precedida de ataques de Jesus a algumas cidades próximas do Mar da Galileia, ao estilo dos oráculos proféticos contra as nações. As cidades beneficiadas pelos “milagres” de Jesus não se converteram (11,20-24). Na verdade, os “atos de poder” realizados por Jesus deviam conduzir à fé na “proximidade do Reino dos Céus”. Mas os destinatários das inventivas de Jesus não conseguiram ultrapassar o que os olhos “de carne” permitiam ver; faltava-lhes o coração iluminado pela luz de Deus. O trecho de hoje é uma oposição ao orgulho das cidades que não se converteram; um hino de louvor dirigido ao Pai, Criador do céu e da terra (v. 25; Gn 1,1; 2,4a).

O motivo do louvor: “... escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos” (v. 25), pois assim Deus queria (cf. v. 26). “Estas coisas” referem-se ao que é dito no v. 27, que, resumindo, se poderia dizer: Jesus revela o Pai (“Ele é a imagem do Deus invisível” [Cl 1,15]). Somente quem recebe Jesus como dom, somente o “pobre em espírito” (5,3), pode conhecer a relação filial que une Jesus a Deus. Ao pedido de Filipe: “Senhor, mostra-nos o pai!”, Jesus responderá: “Quem me vê, vê o Pai. Não crês que estou no Pai e o Pai está em mim?” (Jo 14,8-11).
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Inicio a Leitura Orante, rezando com todos que circulam na web:
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu
entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor,
definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
calor de nossos relacionamentos e
o Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia? Leio, na Bíblia, atentamente, o texto: Mt 11,25-27 e observo a oração e a proposta de Jesus.
Diante da soberba e arrogância das cidades amaldiçoadas - Corazim, Cafarnaum e Betsaida - nasce esta exaltação do humilde e simples. "Deus revela seus segredos aos humildes" (Eclo 3,20). Jesus revela sua espiritualidade, a predileção do Pai, o seu sentimento filial e a missão soberana que recebeu. Como em Isaías 29,14, os prodígios de Deus confundem a sabedoria dos sábios: "...a sabedoria dos sábios fracassará". O grandeza do momento é o envio e presença de seu Filho, mistério que os "ignorantes" humildes compreendem pois não vivem satisfeitos com seus preconceitos; ao passo que os doutores que se creem auto-suficientes, olhando, não vêem". (Is 42,20).

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Para compreender a proposta de Jesus Cristo, tenho que ter o coração humilde. Podemos compreender a proposta dos Bispos em Aparecida: "Nossa fé proclama que "Jesus Cristo é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem"(Exortação Apostólica Ecclesia in América, 67). Por isso, "a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós, para nos enriquecer com sua pobreza"(Bento XVI na Abertura da Conferência de Aparecida, 3). Esta opção nasce de nossa fé em Jesus Cristo, o Deus feito homem, que se fez nosso irmão (cf. Hb 2,11-12). Opção, no entanto, não exclusiva, nem excludente." (DAp 392).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a oração de Jesus:
"Ó Pai, Senhor do céu e da terra,
eu te agradeço porque
tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que
escondeste dos sábios e dos instruídos!
Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso."

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Procurarei descobrir o "rosto divino do homem" nas pessoas que hoje encontrar e com quem me relacionar.

Bênção

Jesus Divino Mestre seja para ti
a verdade que ilumina,
o caminho da santidade,
a vida plena e eterna.
Que ele te guarde e defenda.
Plenifique de todos os bens
a ti e a todos que amas.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

(Bem-aventurado Tiago Alberione, fundador da Família Paulina)
Fonte:Catequese Católica