sexta-feira, 10 de agosto de 2012

X Caminhada com Maria

No dia 15 de agosto, quarta-feira, na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, acontecerá a Décima Caminhada com Maria. A caminhada iniciará ao meio dia com a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha.
Terminada a celebração os paroquianos iniciarão a caminhada rumo a Avenida Leste-Oeste onde se encontrarão com a multidão de fiéis na  ponte da Barra do Rio Ceará. De lá até a Catedral Metropolitana os devotos de Nossa Senhora seguirão rezando os mistérios do terço.
Na Catedral acontecerá a coroação de Nossa Senhora da Assunção. O tema da Décima Caminhada com Maria é: “Com Maria no caminho da fé”.
O evento que este ano comemora sua 10ª edição conta com uma grande estrutura logística, tendo a frente mais de 2000 voluntários’, especialmente jovens, distribuídos nos oito pontos de apoio, palco, liturgia, transmissão, cordão de isolamento, segurança, socorristas, coroação etc…
Durante o percurso, haverá um momento especial com show pirotécnico em frente da Capela de Santa Edwigens para comemorar os dez anos do evento. A Queima de fogos terá duração de aproximadamente 10 minutos.
Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, convida o povo de Deus  para o evento e, solicita aos participantes que todos tragam o seu radinho de pilha ou celular para acompanhar as orações durante o trajeto da Caminhada que serão transmitida pelas rádios Dom Bosco  e  Shalom.

Recordando os temas anteriores da Caminhada com Maria
2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus. – 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.
2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. – 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia. – Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.
2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. – rumo à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.
2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida. – das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.
2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo. – na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.
2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo. – na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.
2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! – na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.
2011 – Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus.  – marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.
Sobre o tema de 2012 “Com Maria no caminho da fé”  o arcebispo escreveu no editorial do Boletim Informativo da Arquidiocese, mês de julho,o seguinte: “Como ocorreu nos demais anos anteriores, esta Caminhada com Maria estará em sintonia com o momento eclesial que estaremos vivendo: o ANO DA FÉ proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14, 27), e que se iniciará no próximo dia 11 de outubro e irá até o dia 24 de novembro de 2013. Com Maria no Caminho da Fé será o tema da Caminhada com Maria 2012”.

Confira os Pontos de Apoio
1º Ponto Santuário Nossa Senhora da Assunção situado na Avenida Dom Aloísio Lorscheider,960, Conjunto Nova Assunção, Vila Velha.
2º Ponto  Na Praça Perfide Benício, localizada na Avenida Coronel Carvalho, em frente ao Campo do Ferroviário.
3º Ponto  Na ponte do Rio Ceará que está na coordenação da Área pastoral da Barra do Ceará;
4º Ponto Na av.Leste-Oeste com rua Francisco Calaça que está na coordenação da paróquia do Cristo Redentor;
5º Ponto  Na av. Leste–Oeste com av. Pasteur que está sob a responsabilidade da paróquia do Carlito Pamplona;
6º Ponto  Na av. Leste-Oeste com rua Francisco Cordeiro sob a responsabilidade da paróquia Nossa Senhora das Graças;
 7º Ponto  Na av. Leste-Oeste com rua Jacinto Matos sob a responsabilidade da paróquia Senhor do Bonfim;
8º Ponto  Na av. Leste-Oeste na altura da Praça Marcílio Dias – sob a coordenação da paróquia de São Francisco, conhecida também como Nossa senhora dos Navegantes;
9º Ponto  E enfim, na Praça da Sé, sob a coordenação da paróquia da Catedral.

Adquira a sua camisa oficial (veja esse link).
Informações com Afonso Ibiapina (85) 9992.8542 ou no Setor de Comunicação da Arquidiocese (85) 3388.8703.

Primeira leitura (2º Coríntios 9,6-10)



Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos,
6“Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”.
8
Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”.
10
Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 111)


— Feliz o homem caridoso e prestativo!
— Feliz o homem caridoso e prestativo!


— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

— Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!
— Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos.
— Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

Um Pouco de Reflexão!

Meus caros irmãos e irmãs, uma das temáticas do Evangelho segundo São João é a hora de Cristo, a hora da glória. Já estando em Jerusalém e sendo procurado por gregos, o Senhor exclama, talvez sem a compreensão imediata do apóstolo Filipe e André: “Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto” (Jo 12, 24).
Jesus Cristo chegou ali, mais do que para participar, mais uma vez, da Páscoa dos judeus, mas para celebrar e estabelecer a Sua hora, a Sua Páscoa gloriosa, inaugurando, potencialmente, a nossa páscoa. Pela Sua entrega total à vontade do Pai, que beneficiou a humanidade toda com a salvação! Pela Sua Páscoa, gregos e judeus, ou seja, todos os povos poderão ser redimidos e participarem da Páscoa Eterna.
Uma maneira ordinária e eficaz para sermos atingidos por este dom salvífico foi registrado pelo Evangelista no versículo seguinte: “Quem se apega à sua vida, pede-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna” (Jo 12, 25). De fato, Aquele que abraçou a todos pela Sua Encarnação, Vida, Paixão, Morte e Ressurreição, pede que seja abraçado também radicalmente. Para isto é preciso estar desapegado de tudo e de todos, que não significa descomprometido com o Reino, a Igreja e a humanidade.
O doutor e místico da Igreja, São João da Cruz, ensinava que o verdadeiro amor consiste “na prática da renúncia perfeita e o sofrer pelo Amado”. Este testemunho de pobreza radical, sem dúvida, é dom do Alto, como a própria vivência de uma fé madura e em constante purificação. E a quem Deus nega as suas graças? Se desejamos, então…humildemente peçamos!
Jesus não foi para Jerusalém somente para honrar o Pai das Misericórdias, mas, na força do Espírito Santo, viveu uma comunhão obediencial plena, a fim de também conquistar para nós, por Seus méritos, o direito de sermos, um dia, honrados pelo Pai, independente dos reconhecimentos humanos. no entanto, poderíamos dizer: “Eu não quero qualquer tipo de honrarias?”, mas este tipo de honra não massageia o nosso ego nem alimenta nosso orgulho, ao contrário, corresponde à vontade de Deus a nosso respeito: “Se alguém me serve, meu Pai o honrará” (Jo 12, 26). Esta honra é expressa do amor de um Pai que quer recompensar os filhos amados, salvos pelo Filho Amado!
Por isso todo e qualquer sofrimento que passarmos para viver aqui como verdadeiros filhos, servos e amigos de Cristo Pascal, será revertido em glória um dia. Para tal será preciso permanecer até o fim na busca orante e repleta do exercício da renúncia amorosa, da maneira ensinada também por São João da Cruz, acima citado. Portanto, existirá um caminho mais estreito e seguro do que este: “Se alguém quer me servir, siga-me; e onde eu estiver, estará também aquele que me serve” (Jo 12, 26).
Por fim, diante da nossa pequenez e grande tendência a nos apegarmos a tudo o que é visível e palpável, como também prazeroso, no risco de perdermos o essencial salvífico e pascal, prossigamos o caminho como discípulos e missionários, recordando uns aos outros as palavras que nos recoloca humildemente em condições de luta e recompensa: “Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente” (2Cor 12, 9).
Padre Fernando Santamaria – Comunidade Canção Nova

Evangelho (João 12,24-26)




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos:
24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
25
Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.