domingo, 29 de julho de 2012

Bento XVI saúda abertura dos Jogos Olímpicos de Londres


Escrito por Assessoria de Imprensa   
Sex, 27 de Julho de 2012 09:33
Têm início nesta sexta-feira, 27 de julho, os Jogos Olímpicos de Londres. A cerimônia de abertura decorrerá das 19h30 às 22h30 (hora local e 17h de Brasília).
Domingo passado, Bento XVI evocou o acontecimento, dirigindo uma saudação aos participantes e assegurando que a Igreja olha para o evento com “particular simpatia e atenção”. O papa destacou o “forte valor simbólico” daquele que classificou como “o maior evento desportivo mundial”. “Rezo para que, no espírito das tréguas olímpicas, a boa vontade gerada por este evento desportivo internacional possa trazer frutos, promovendo a paz e a reconciliação por todo o mundo”. Variadas as iniciativas das comunidades cristãs para assegurar uma presença de Cristo e do Evangelho neste acontecimento que congrega as atenções de todo o mundo.
As comunidades católicas vão dinamizar “centros de hospitalidade”, localizados em Stratford, junto à vila olímpica, e em Westminster, para acolher atletas e turistas, de todos os pontos de vista, colocando à disposição diversas igrejas, capelães católicos e celebrações eucarísticas em variadas línguas.
A organização dos Jogos, que se concluem a 12 de agosto, reservou espaços inter-religiosos de oração e silêncio para os 16 mil desportistas de mais de 200 países, incluindo o Brasil que é representado por 259 atletas (136 homens e 123 mulheres) em 32 modalidades, mesmo número de provas disputadas Pequim 2008. O centro interconfessional da vila olímpica inclui mais de 50 clérigos cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e hindus, entre outros, para oferecer apoio, cuidado pastoral e ajuda espiritual. Além da presença no centro interconfessional, a organização dos Jogos anunciou serviços de capelania para os seus mais de 200 mil membros e voluntários, bem como para 20 mil profissionais da comunicação, envolvendo “193 capelães das comunidades religiosas” locais.
Durante a competição, os representantes religiosos poderão circular na vila olímpica com uma identificação e um crachá próprio, com a palavra ‘Faith’ (fé) e o logo dos Jogos Olímpicos.
Londres acolhe também a 14ª edição dos Jogos Paralímpicos, entre 29 de agosto e 9 de setembro. ( POM )

Primeira leitura (2º Reis 4,42-44)




Leitura do Segundo Livro dos Reis:

Naqueles dias,
42veio também um homem de Baal-Salisa, trazendo em seu alforge para Eliseu, o homem de Deus, pães dos primeiros frutos da terra: eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: “Dá ao povo para que coma”.
43
Mas o seu servo respondeu-lhe: “Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas?” Eliseu disse outra vez: “Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: ‘Comerão e ainda sobrará’”.
44
O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Segunda leitura (Efésios 4,1-6) Domingo, 29 de Julho de 2012


17º Domingo Comum


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos:
1Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes; 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor.
3
Aplicai-vos a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 144)



— Saciai os vossos filhos, ó Senhor!
— Saciai os vossos filhos, ó Senhor!


— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/ e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!

— Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam/ e vós lhes dais no tempo certo o alimento;/ vós abris a vossa mão prodigamente/ e saciais todo ser vivo com fartura.
— É justo o Senhor em seus caminhos,/ é santo em toda a obra que ele faz./ Ele está perto da pessoa que o invoca,/ de todo aquele que o invoca lealmente.

Um pouco de Reflexão!

No texto de hoje, Jesus realiza o sinal do pão, muito significativo para a compreensão de sua identidade e de sua missão.Três elementos nos mostram Jesus como o Mestre. A montanha é o lugar da revelação divina,onde Moisés recebeu a Lei, a instrução para o povo. O sentar-se é atitude própria do mestre quando vai ensinar seus discípulos. E por último, a menção à Pascoa nos indica qual ensinamento Jesus quer transmitir: é um ensinamento novo realizado por meio do sinal do pão. Como no passado,ainda hoje se faz necessário entender  esse sinal para compreender a vida e missão de Jesus. Jesus condensou a sua vida no sinal do pão. Como o trigo é triturado para fazer o pão, Jesus é o trigo triturado que gera vida plena.Sua oferta de vida, sua entrega plena na cruz, é sinal do amor de Deus pela humanidade. Por isso, batismo e eucaristia são oferecidos a todos como caminho para a salvação.Todo aquele que faz autêntica experiência com Deus torna-se mais preocupado com o ser humano e mais dócil à ação divina.No Evangelho de hoje somos convidados a fazer a nossa parte, a não sermos indiferentes às necessidades dos nossos irmãos nem à vontade de Deus. Há muitos necessitados em nosso meio, o que é sinal de que há muito ainda a ser feito para que possamos dizer, com toda a certeza, que vivemos em comunhão. Não podemos nos aproximar da mesa da eucarístia com um coração indiferente às necessidades alheias,isso é uma ofensa à misericórdia do Senhor Deus.Louvor e Glória ao Senhor!

Evangelho (João 6,1-15)



17º Domingo Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo,
1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2
Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes.
3
Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos.
4
Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5
Levantando o olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”
6
Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7
Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8
Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”
10
Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11
Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12
Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13
Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.
14
Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
15
Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.



- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.