sábado, 12 de maio de 2012

Missa com dom Cláudio Hummes abre a Convenção Shalom 30 anos


A celebração aconteceu na Basílica de são João de Latrão e marcou o início da Convenção internacional.
Na quarta-feira, 09, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, foi realizada a missa de abertura da Convenção Shalom 30 anos. A celebração foi presidida pelo Dom Frei Cláudio Cardeal Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, que já foi Arcebispo de Fortaleza e o responsável pela aprovação dos Estatutos da Comunidade Católica Shalom em nível Diocesano na Páscoa de 1998.
A Celebração marca, além da abertura da Convenção Shalom 30 anos, o rito das promessas definitivas dos membros da Comunidade Shalom que moram no exterior. O início foi às 19h30minh (horário de Roma), sendo acompanhada ao vivo por mais de 700 internautas através de transmissão via stream de vídeo e pela Rádio Shalom 690 AM a partir das 14:30h (horário de Brasília). A missa repercutiu no microblog twitter, colocando a hastag #Shalom30Anos entre os três assuntos mais comentados no Brasil, sendo por alguns minutos o primeiro termo no Trending Topics.
Na homilia, Dom Cláudio ressaltou a importância da Comunidade Católica Shalom ir à Igreja-mãe para celebrar seus 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco (ano 1200), que foi com seus 12 seguidores pedir a aprovação de sua vivência comunitária ao Papa Inocêncio III, que aprovou pela inspiração de Deus, que o revelara a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.
Da mesma forma a Igreja acolhe a Comunidade Católica Shalom, assim como acolhe as Novas Comunidades e novos movimentos que colaboram para a renovação da Igreja. “São a resposta evangelizadora para o mundo de hoje” – ressalta, lembrando palavras do Beato João Paulo II.
Dom Cláudio ainda aponta para a necessidade da vivência em comunhão com a Igreja e os bispos locais, sendo verdadeira renovação, proporcionando unidade e crescimento. “É necessário viver como santos”, se dirigindo ao Evangelho, onde Jesus anuncia: “Eu sou a videira e vocês são os ramos” (Jo 15, 5). O celebrante conclui com seus desejos, como Igreja, para a comunidade e aos consagrados: “Sejam firmes e perseverantes em seu carisma, vão em busca. Não fiquem esperando, ide!”, proclamou.
A celebração prosseguiu com o Rito das Promessas definitivas através do qual os consagrados no Carisma Shalom selaram suas promessas definitivas na vocação.
Na palavra do Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom Moysés Azevedo aos que fizeram as promessas definitivas disse que estes “na força do sacramento do batismo dar um sim definitivo e incondicional. Uma oferta total e sem volta da vida de vocês em favor da missão que o Senhor nos confiou”.
Moysés ainda falou que em um mundo que perde a noção do definitivo porque não consegue mais olhar para a eternidade suplicava ao Senhor que cada um dos presentes fossem como “janelas da eternidade” para os homens e mulheres dos dias de hoje.
O missionário reinaudi que faleceu há vinte dias foi também lembrado na fala do Fundador. “ Ele [Reinaudi] testemunha no céu que vale a pena uma vida doada, ofertada com alegria e felicidade. Com brilho nos olhos. Portemos no nosso olhar a alegria de quem corresponde à escolha definitiva de Deus em nossas vidas”, disse. A Dom Cláudio dirigiu uma palavra: “O senhor faz parte de nossa história. O senhor nos acolheu com o coração de pai, pastor e protetor. Deu-nos o reconhecimento diocesano, estava ao nosso lado no reconhecimento pontifício e hoje estar conosco nos nossos trinta anos e no recebimento de nossos estatutos definitivos. Muito obrigado”, agradeceu.
Estão presentes em Roma o fundador Moysés Azevedo, a cofundora Emmir Nogueira, o conselho geral da comunidade, e cerca de 1000 irmãos das diversas missões do Brasil e do exterior, como também padre. Rafhael Silva Maciel da Arquidiocese de Fortaleza.
História do Shalom 
A Comunidade Católica Shalom surgiu do encontro do  jovem, Moysés Louro de Azevedo Filho com o então papa João Paulo II. Por ocasião do X Congresso Eucarístico, realizado em Fortaleza, Moysés foi convidado por seu arcebispo, cardeal Aloisio Lorscheider para oferecer um presente ao papa em nome da juventude cearense na missa do dia 9 de julho de 1980, que foi realizada no estádio Plácido Castelo (Castelão).
Moysés escreveu uma carta que foi dada ao papa na apresentação das oferendas da missa. Nela, o jovem expressou seu desejo de consumir sua vida pela evangelização dos jovens, em especial, os mais distantes da Igreja e do amor de Deus.
Exatos dois anos após aquele encontro com o papa foi  inaugurada a lanchonete Shalom com o objetivo de atrair os jovens que não aceitariam um convite para participar de uma missa ou retiro, mas facilmente visitariam uma lanchonete. E foi assim, entre um sanduiche e outro que a inspiração Divina foi se concretizando.
A lanchonete foi montada por um grupo  de jovens tendo Moysés à frente da empreitada. No dia 9 de julho de 1982 foi inaugurada em meio a grande festa, contando com a presença e bênção do Cardeal Lorscheider.
O espaço, além da lanchonete contava com livraria e área para a celebração de  missas e salas onde eram realizados grupos de oração. Deste modo, jovens e também famílias tornaram-se assíduos participantes da Obra que começava a atrair a alguns para uma entrega maior de vida.
A lanchonete cresceu. Percebeu-se que o empreendimento era apenas um pretexto Divino para atrair pessoas que estavam distantes da Igreja e do amor de Deus. Surgiam os primeiros traços de uma vocação que encontrou sua concretização na Comunidade que brotou a partir da entrega de  homens e mulheres que optaram livremente em doar suas vidas, de diversas formas, para o anúncio do Evangelho.
Nada foi programado. A Comunidade foi  sendo forjada  em meio a um silêncio fecundo. Exteriormente era movida por sua missão, a de evangelizar o homem de hoje. O anúncio de Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz  era o seu fundamento, embora a compreensão teológica e  cristológica na época não foi ainda clarificada.
De Fortaleza a Comunidade partiu para fundar diversas missões, sempre a pedido dos senhores bispos. Foi para região metropolitana, outras Dioceses do Ceará, algumas arquidioceses do país e hoje conta com casas além fronteiras na Europa, em outros países da América do Sul e no Continente Africano.
Hoje a Comunidade Católica Shalom conta com 3.650 missionários distribuídos em 50 cidades no Brasil e em 25 cidades no exterior. Desenvolve trabalhos em diversas frentes. Na área da promoção da dignidade humana atua em cinco projetos que visam atender pessoas em situação de vulnerabilidade e drogadição. Em 2011 estes projetos atenderam a oito mil pessoas.
Na artes, promove grandes espetáculos que já foram levados em turnê, além do Brasil,  para a Europa e América do Norte. Em Fortaleza, promove no mês da férias o Festival  Halleluya, uma integração de artes, solidariedade e esportes radicais. Em sua última edição reuniu um público estimado em 970 mil pessoas durante cinco dias de atividades.
Também atua no campo da educação, formação humana, espiritual e doutrinária. Possui trabalho específico para jovens, famílias, crianças e profissionais liberais. Promove acampamento de férias, congressos, fóruns, seminários e mantém uma estrutura de formação e acompanhamento de grupos de oração onde mantém uma casa missionária.
Na Comunicação mantém uma revista em circulação há 25 anos; um portal de notícias e formação; perfis nas principais redes sociais; um portal de comunicação interna e três emissoras de rádio sendo uma em Aracaju (SE), outra em Pacajus, a 50 km de Fortaleza e uma Fortaleza, a Shalom 690 AM que é segundo lugar absoluto em audiência. Em diversas missões existem programas da Comunidade em emissoras locais.
Na televisão, possui programa diário em Canal secular e retransmissão da missa dos jovens. Sempre é convidada a se fazer presente em programas jornalísticos e de entretenimento.
Reconhecimento Pontifício
Em 2007 a Comunidade Católica Shalom recebeu do Pontifício Conselho para os Leigos o Reconhecimento Pontifício como Associação Internacional Privada de Fieis no período ad experimentum de cinco anos.
Em 2012, por ocasião de seus trinta anos e encerramento do período ad experimentum, a Comunidade realiza em Roma a Convenção Shalom 30 anos ocasião em que receberá do Pontifício Conselho para os Leigos os Estatutos definitivos da Associação.
Uma série de atividades estão programadas para marcar a data, tanto em Roma quanto no Brasil.
MISSA DE ABERTURA DO CONGRESSO INTERNACIONAL e APRESENTAÇÃO DOS ESTATUTOS DEFINITIVOS
11/05 – Sexta-feira
NOITE
- Presidente da celebração: Cardeal Stanislaw Rylko
- Horário: 14:30h
- Local: Basílica S. João de Latrão
NOITE COM JOÃO PAULO II
- Pregação: Pe. François-Marie Léthel
- Veneração das Relíquias de João Paulo II
- Horário: 15:30 às 17:30h
- Local: Basílica S. João de Latrão
 Links de transmissão: http://www.livestream.com/comshalom
Mais informações: http://comshalom.org/blog/30anos/
Notícia envida pela  Assessoria de Imprensa da Comunidade Shalom - Vanderlúcio Souza Tel.:(85) 3308.7451 ou (85) 8172.3283


Ainda em Festa!


 Área Pastoral São José-

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA-FESTEJOS 2012- 20 Anos de História!
 Tema: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra" ( Lucas 1,38 )



 
 *19:00 -Ofício
                           *19:30 - Santa Missa-Presidida pelo Padre Ruy ( Pároco da Paróquia  Santíssima Trindade )
                          *Liturgia Responsável - São Francisco - Jardim União-Paróquia Mãe Santíssima 
                     
                 * Após a missa ,visite nossa barraca e se delicie com as comidas gostosas. Temos também à venda, livros e objetos religiosos. Você é nosso convidado especial! Venha e traga sua família e seus amigos.Esperamos vocês!

Um pouco de Reflexão!

  O Evangelho de São João destaca a importância fundamental de nossa união com Cristo, a fim de que a missão seja fecunda. O segredo da coragem e a eficácia da missão do apóstolo estão na sua confiança inabalável na Palavra e no Espírito Santo que o anima e capacita. No entanto, o evangelizador não pode ignorar que terá de enfrentar muitas dificuldades e oposições.Os discípulos de Jesus terão de enfrentar o ódio do mundo, tal como Cristo o enfrentou. Eles serão perseguidos, porque os homens não suportam quem se opõe aos seus princípios. Não existe possibilidade de conciliação entre o "mundo " e a comunidade de Jesus. A comunidade vive debaixo de suspeita e pressão, e basta um passo para sofrer a perseguição aberta. O confronto cresce, porque o "mundo " não aceita o Deus de Jesus, que denuncia a perversidade da sociedade injusta, e liberta o povo oprimido.Para ser apóstolo de Cristo, é necessário estar com os pés no chão,isto é atento aos movimentos e mudanças do mundo, e saber lidar com cada situação. Ao defender e anunciar os ensinamentos de Jesus, o cristão encontrárá tanto acolhida quanto rejeição.Portanto, fortalecidos pela presença de Cristo e dóceis ao Seu Espírito, devemos nos empenhar , como discípulos, em denunciar o pecado, trabalhar para que o mundo dos homens, com as sua força e seus dramas, se abra ao Reino de Deus. Busquemos forças, na Palavra de Deus e no Espírito Santo, pois eles nos capacitam a desfazer as distorções dos corações atingidos pelas mentiras do homem velho.Louvor e Glória ao Senhor!

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 16,1-10)



5ª Semana da Páscoa




Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
4
Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.
7
Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 99)



— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.


— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor fiel eternamente!

Evangelho (João 15,18-21)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20
Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.