domingo, 9 de fevereiro de 2014

Coragem, o caminho é longo!


Sem coragem, jamais poderemos atingir a verdadeira simplicidade.

Coragem, para o cristão, significa agir com o coração, isto é, agir com o coração em Deus.

A covardia, por outro lado, nos mantém num espírito dúbio - hesitante entre o mundo e Deus. (...) E essa hesitação impossibilita a verdadeira oração – nunca ousa realmente pedir algo ou, se pede, está tão incerta de ser ouvida que, no próprio ato de pedir, procura construir, pela prudência humana, uma resposta artificial.

Tal atitude reflete o quão inseguros somos diante das escolhas que fazemos na vida. Também no âmbito da fé... O mundo de hoje nos faz temerosos em assumir compromissos concretos diante da fé que professamos.

Vivemos agitados por inúmeras situações, e acabamos esquecendo que nosso referencial é Cristo. Deus não nos pede aquilo que não poderemos realizar. Antes sim, Ele nos convida a nos colocar a caminho sabendo que o teremos ao nosso lado ao longo do caminho.

Coragem, você tem um longo caminho pela frente. O segredo está na oração e na escuta de Deus.
Fonte: Catequese Católica

Sal da terra e luz do mundo

 
Acolhida – Boa noite crianças, boa noite a todos aqui presentes. Sejam muito bem vindos a esta celebração.

Hoje nossa celebração vai nos contar sobre o sabor da vida e sobre ser luz para o mundo .

Eu quero saber qual desses pratos aqui no data show que as crianças mais preferem .( jiló outro de batata frita )

Será que é esse prato de jiló? Ou será esse prato de batata frita?
Mas alguém já tentou comer batata sem sal ?(É gostosa ou ruim ?)

Pois é, crianças, a batata frita sem sal é uma coisa sem graça, sem sabor ,sem vida não é ? Nós não gostamos de comer coisas que não tem sabor ...

A batata é gostosa porque nela tem o sal que acentua , por isso ela é saborosa . Sem sal não passa de uma pasta sem sabor. A nossa vida fica assim, sem gosto, quando perdemos o sal , o sal da alegria, o sal do amor para com os outros, porque o sabor da nossa vida, o nosso sal, é o amor . E quando perdemos o amor, nossa vida fica sem graça se iguala uma batata sem sal . E vocês sabem que é que pode retornar a alegria para nossa vida? Quem é tem o maior deposito de sal de vida nova ? Jesus... é Ele quem dá sabor a vida , que nos enche de amor e nos faz brilhar como uma luz sobre a cidade toda, porque aquele que tem amor é luz para os outros, é certeza de caminho aberto , de vida saborosa e cheia de alegria ..

Por isso, somos esse sal da vida e somos luz para o mundo porque sabemos que Jesus é a nossa fonte inesgotável de sal para a vida eterna. Todos de pé , vamos cantar pra iniciar nossa celebração cantando .


Ato penitencial – Sabem, crianças, hoje o evangelho é tão bonito. Ele fala que nós somos o sal da terra... Nos chama também a ser luz do mundo...

Deus, na sua sabedoria, escolheu uma coisa de cada vez pra dar sua importância. Vamos fazer um teste com vocês pra sabermos como é que Deus fez a vida ter um sabor certo pra cada coisa.

Aqui eu tenho um copo de água. Alguém aqui está com sede e quer bebê-la? Mas antes disso acontecer eu vou adicionar a esta água uma colher bem cheia de sal. Agora você pode beber.

Por que não quer beber? O que mudou?

Agora eu tenho esse doce de leite. Quem quer? Mas antes vou colocar essa colher de alho pra dar um novo sabor.

Ah! Mudou todo o sabor ...

Então vamos ver se alguém quer experimentar este pouquinho de pipoca.

E ai? Ela está gostosa? Não esta faltando nada nela não?

Falta o principal, aquilo que dá sabor, o sal...

Agora eu vou pedir o sacristão para apagar a luz da igreja...

Ficou bom assim? No escuro? O escuro é bom? Será que a luz não é melhor? Então, Sacristão, acende a luz porque temos pavor do escuro.

Assim, crianças, com essas comparações, constatamos que Deus nos deu uma vida perfeita, mas todas, às vezes, que pecamos que fugimos da luz de Deus e mergulhamos no escuro do pecado, a nossa vida não fica boa... Ela fica sem sabor ou com sabor desagradável. Impossibilitando de nos matar a fome, fome também de Deus

É preciso saber valorizar os presentes de Deus e nos afastar da vida sem sabor, da vida no escuro e procurar ser luz por onde andarmos. Por isso, pelas vezes em que atrapalhamos o que é bom na nossa vida, mudando de tempero, colocando o pecado, vamos pedir perdão a Deus cantando.

Leitura – Sentadinhos, vamos ouvir a nossa leitura de hoje. Ela nos diz que se agirmos com caridade e formos solidários com os que sofrem e passam necessidades, o Senhor caminhará conosco e não nos faltará em nenhum momento da vida. Escutemos com atenção a leitura proclamada.

Aclamação - Que a presença de Deus em nossa vida brilhe nos faça brilhar para todas as pessoas que encontrarmos pelo nosso caminho. Preparemos nosso coração para ouvirmos Jesus nos falar, mas antes vamos ficar de pé e cantar com alegria saudando as suas palavras.


Ofertório – (Passos pregados pelo chão da igreja )
Hoje Senhor , queremos oferecer esses passos que aqui estão, representando todos nós porque desejamos segui-lo por toda a nossa vida . junto ao pão e ao vinho Senhor, queremos oferecer cada passo desses, que eles sejam sal e luz na vida de nossos irmãos e na nossa também. Amém.
Vamos cantar iluminando e dando sabor ao nosso ofertório.

Comunhão – Se quisermos caminhar firmes no propósito de sermos sal da terra e luz do mundo, devemos estar unidos a Jesus e nos alimentar do seu corpo que nos fortalece e nos ensina a viver como irmãos e irmãs. Vamos encontrar Jesus na eucaristia cantando.

Ação de graças


Hoje, então temos que sair desta celebração tão festiva com uma idéia fixa na cabeça --Deus nos deu uma missão: devemos ser sal para a terra e luz para o mundo, portanto vamos através dessa oração pedir ao Senhor a graça de nos tornarmos cada vez mais fiéis em nossa missão. Vamos rezar todos juntos?

Senhor Jesus
Abraçando hoje nossa missão
Louvamos o senhor por toda confiança em nós depositada

Luz é o que queremos ser para todos
União é o que queremos levar aos outros
Zelando pela vida e dando o sabor a ela merecido

Desejando que todos sigam na mesma direção
E agradecendo ao pai por sua bênção e proteção
Unidos levaremos nossa missão
Saudando os outros e conquistando mais e mais corações.

Amém
Fonte: Catequese Católica 

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém

Oração:
Pai, tenho diante de mim o mundo todo a ser evangelizado. Transforma cada circunstância e cada momento da minha vida em chance para dar testemunho do teu Reino.
Primeira leitura: Is 58,7-10
Leitura do livro do profeta Isaías
Assim diz o Senhor: 7Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá.
9Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”. Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 112
          — Uma luz brilha nas trevas/ para o justo, permanece para sempre/ o bem que fez.
— Uma luz brilha nas trevas/ para o justo, permanece para sempre/ o bem que fez.

— Feliz o homem caridoso e prestativo,/ que resolve seus negócios com justiça./ Ele é correto, generoso e compassivo,/ como luz brilha nas trevas para os justos.

— Porque jamais vacilará o homem justo,/ sua lembrança permanece eternamente./ Ele não teme receber notícias más:/ confiando em Deus, seu coração está seguro.

— Seu coração está tranqüilo e nada teme,/ ele reparte com os pobres os seus bens;/ permanece para sempre o bem que fez e crescerão a sua glória e seu poder.
 
 
2° Leitura: 1Cor 2,1-5
Leitura da primeira carta de São paulo aos Coríntios
1Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana. 2Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. 3Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor.
4Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, 5para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens. 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
Evangelho: Mt 5,13-16
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Sermão da Montanha
Grosso modo, todo o capítulo 58 do profeta Isaías é uma grande crítica e rejeição da parte de Deus acerca de uma religião que feche o indivíduo em si mesmo e de uma prática religiosa que patrocine a vaidade pessoal ou de grupo. De que adianta a prática do jejum e a observância do sábado, se elas não conduzem à solidariedade nem visam socorrer o próximo em suas necessidades? É esse engajamento em relação ao próximo que faz com que a pessoa brilhe como uma luz (cf. Is 58,8).

A fé de Israel no Deus único e verdadeiro exige “amar o próximo como a si mesmo”. A relação com o Deus que tirou o seu povo do país da escravidão e lhe deu uma Lei exige da parte do povo que ele preserve em tudo o dom da vida e da liberdade. Na prática do amor fraterno, na misericórdia, o ser humano brilha como uma luz, porque ele reflete a Glória divina.

O texto do evangelho é parte do discurso introdutório do Sermão da Montanha (Mt 5–7). As imagens do sal e da luz permitem definir a identidade dos discípulos. O sal serve para dar sabor, para conservar e purificar; é, ainda, ingrediente indispensável para o sacrifício e a aliança (Lv 2,13; Ez 43,24). O sal utilizado na aliança simboliza a perenidade do pacto. Os discípulos, pela graça de Cristo, dão sabor ao mundo, sentido à existência humana. No entanto, é preciso estar atentos, pois o sal pode ser adulterado; quando isso acontece, ele não serve para mais nada, pois perdeu sua função. Atenção: sal demais estraga a comida!

A vocação de Israel é a de ser luz (Is 42,6; 49,6). Também é a vocação dos discípulos de Jesus. A luz que resplandece nos discípulos é a de Cristo Ressuscitado, ele que é a “luz do mundo” (Jo 8,12). É através das boas obras, as obras de misericórdia, que a luz resplandece e ilumina, não para enaltecer a pessoa, mas para remeter os beneficiários dessas boas obras Àquele que é a fonte de todo bem: “o Pai que está nos céus”. Luz demais ofusca a visão!

A medida do sal e a intensidade da luz são a medida da ação de Deus na vida do discípulo. Somente desse modo sal e luz conservam sua propriedade e função específicas. Apenas quando o discípulo se deixa conduzir pelo sopro de Deus e é movido unicamente pelo desejo de servi-lo, é que ele exprime a sua verdadeira identidade.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a leitura Orante, rezando,
com todos os que navegam pela rede:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso:
te peço todas as graçasque sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na Bíblia: Mt 5,13-16, e observo as imagens que Jesus usa no seu discurso.
Jesus compara os seus discípulos a sal e luz. Ambos são símbolos de coisas muito presentes na vida de todas as pessoas. Sem sal, não se sente o sabor dos alimentos. Sem luz, não se vê nada, nem sombras, nem caminho, nem cores. A vida se torna quase impossível. O discípulo tem esta missão dar sabor e sentido ao mundo. Dar vida e sentido aos irmãos.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Sinto que minha vida é carregada do sabor da Palavra de Deus, que minha presença é iluminadora para outras pessoas, aponta caminhos de paz de justiça e de amor? A Conferência de Aparecida lembra: "Jesus propõe entregar a vida para ganhá-la, porque "quem aprecia sua vida terrena, perdê-la-á" (Jo 12,25). É próprio do discípulo de Jesus gastar sua vida como sal da terra e luz do mundo. Diante do individualismo, Jesus convoca a viver e caminhar juntos. A vida cristã só se aprofunda e se desenvolve na comunhão fraterna. Jesus nos disse "um é seu mestre e todos vocês são irmãos" (Mt 23,8). Diante da despersonalização, Jesus ajuda a construir identidades integradas." (DAp 110).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo, com a:
Oração da manhã
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para
abrir compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e "Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14).Passarei o dia sendo luz, e rezando, pelas pessoas que eu encontrar, com o apóstolo Paulo: "Quando for visitá-las, levarei para vocês muitas bênçãos de Cristo". (Rm 15,29).

Bênção:

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
 Fonte:Catequese Católica