quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Pastoral da Juventude do Ceará realiza Encontro Regional


juvetude360
“Quanto a nós, não podemos nos calar sobre o que vimos e ouvimos” At 4, 20

Com o tema “Boa nova em novos tempos, a Pastoral da Juventude de todo o Ceará” estará reunida em Caucaia entre os dias 14 e 17 de novembro. Os participantes irão partilhar, celebrar, avaliar e principalmente planejar os rumos para o ano de 2014.
A temática escolhida contempla as experiências vividas pela PJ do Ceará no ano de 2013. O encontro contará com a participação de 80 delegados, representando as nove dioceses do Estado do Ceará. Também estará presente o Secretário Nacional da Pastoral da Juventude, Thiesco Crisóstomo, que participará dos quatro dias de encontro.
Boa nova em novos tempos
Um dos propósitos do encontro é avaliar os trabalhos realizados no ano de 2013 pela PJ. Para os participantes o ano foi de muitas conquistas. Com a preparação para a Jornada Mundial da Juventude, muitas iniciativas surgiram a partir da força jovem, o que deu novo vigor na caminhada dos participantes. Outro forte aspecto neste ano foi a intensa sintonia entre as dioceses, possibilitando assim, passos mais largos para os grupos de base, que são os espaços de vivência na fé e construção da Pastoral da Juventude.
A reflexão do encontro ficará por conta da temática central e também desafio, que é ser “Boa Nova” nestes “Novos Tempos”. A Pastoral traz uma proposta de articulação que tem foco maior nos grupos de base, acompanhamento de coordenações e referenciais da PJ dentro das dioceses, tudo isso direcionado para a luta em defesa da vida e da juventude. Durante o evento também se dará a escolha do novo representante da Pastoral da Juventude do Ceará através de votação pelos delegados das dioceses.
O encontro é mais um esforço e conquista dos jovens que Constroem a Pastoral da Juventude do Ceará, as expectativas são as maiores e melhores possíveis, é o momento de partilhar a caminhada e celebrar a vida, como também de avaliar e planejar os trabalhos futuros que irão permear o rumo da Pastoral da Juventude no Estado. “O Encontro Regional da Pastoral da Juventude é a concretização do sonho e do projeto de pouco mais de um ano de rearticulação da PJ no Ceará. A expectativa é que a Boa Nova que a pastoral é nesse chão contagie cada vez mais a juventude que se identifica com a nossa proposta de evangelização e que os participantes voltem para suas dioceses e comunidade animados/as a falar das “coisas que vimos e ouvimos” nesse momento de celebração, vida e partilha.” Enfatiza o coordenador regional da PJ, Thiago Silveira.
Baixe os materiais do encontro:
Cartaz: http://goo.gl/0sPjIw
Oração: http://goo.gl/D7WT7o
Hino: http://goo.gl/gVxBHO
Sobre a Pastoral da Juventude
A Pastoral da Juventude é uma ação organizada diretamente ligada a Igreja Católica Apostólica Romana. A grande proposta da Pastoral da Juventude é de jovens evangelizando jovens através da vivência na fé, levando a boa nova para todos e todas. A PJ tem uma opção preferencial pelos jovens das classes mais populares, marginalizados e excluídos com o intuito de construir um mundo com mais fraternidade, justiça e paz, sendo assim construtores da Civilização do Amor.
Serviço:
Conheça a Pastoral da Juventude do Ceará: Pastoral da Juventude do Ceará
Conheça a Pastoral da Juventude do Brasil: www.pj.org.br
Por: Pastoral da Juventude Regional Nordeste I – Enviada por Natália França, PJ Guadalajara
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Igreja pede “tolerância zero” frente ao tráfico de seres humanos



traficoDom Marcelo Sánchez Sorondo, reiterou a necessidade de um maior apoio da Igreja na luta contra este crime e uma maior conscientização acerca do problema
Tolerância zero: este foi o consenso ao qual chegaram os participantes do encontro internacional sobre o tráfico de seres humanos, realizado no Vaticano no último final de semana. Os organizadores do congresso apresentaram as conclusões na manhã de ontem (04), na Sala de Imprensa da Santa Sé. O Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, reiterou a necessidade de um maior apoio da Igreja na luta contra este crime e uma maior conscientização acerca do problema.
“A criminalidade que conseguiu se impor é um efeito da globalização da indiferença de que fala o Papa Francisco”, afirmou o Chanceler. Dom Sánchez Sorondo declarou que se tratou de um encontro muito frutífero, mas a Pontifícia Academia ainda tem que estudar os modos para pôr em prática todas as sugestões e propostas feitas, inclusive a criação de uma nova de rede de combate ao tráfico.
O médico Dr. José Maria Simón Castelvì citou a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, ocasião em que ficou evidente os estragos que o uso do crack provoca entre os jovens. Com a droga, estão envolvidos a violência e o crime organizado – contexto que facilita o tráfico de pessoas e de órgãos.
Ele manifestou a preocupação dos médicos pela falta de justiça que esses crimes acarretam, recordando de modo especial que quando se fala de doação de sangue ou de órgãos, se trata de um ato completamente gratuito, que não pode ser comercializado.
Dr. Castelvì falou ainda de uma “mudança de época” de enfrentar o tráfico ao considerar a prostituição como uma forma de escravidão. “Este tráfico deve acabar”, defendeu.
Já o Prof. Juan José Llach afirmou que foram apresentadas mais de 50 propostas durante o congresso e que para a Pontifícia Academia das Ciências começa um período de trabalho intenso para articular e repensar ação da Igreja perante o tráfico de pessoas.
 Fonte: Rádio Vaticano

Papa Francisco nomeia novo bispo de Crateús (CE)



novobispo300A nunciatura apostólica no Brasil divulgou na manhã desta quarta-feira, 06 de novembro, que o papa Francisco nomeou monsenhor Ailton Menegussi como bispo da vacante diocese de Crateús (CE), atualmente pároco da Paróquia São Francisco, em Barra de São Francisco, no Espírito Santo.
Monsenhor Ailton nasceu em 1962, em Córrego das Flores – Nova Venécia (ES). Recebeu a ordenação presbiteral em 1998 e exerceu o ministério em diversas paróquias como pároco e vigário episcopal. Também foi reitor do Seminário Maior de Filosofia e Teologia da diocese de São Mateus (2004-2012). Atuou como coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional (2007-2012), membro do Conselho de Presbíteros (2004-2012). Desde 1996, colabora com a produção da Folha de Culto Diocesano “Celebrando a Vida”. É especialista em Psicopedagogia pela Escola de Formadores de Santa Catarina.
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Liturgia Diária


Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Oração:
Pai, reforça minha disposição a ser discípulo de teu Reino, afastando tudo quanto possa abalar a solidez de minha adesão a ti e a teu Filho Jesus.
Primeira leitura: Rm 13,8-10
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos, 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo — pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei. 9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não roubarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento se resumem neste: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”. 10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 112
          — Feliz quem tem piedade e empresta!
R- Feliz quem tem piedade e empresta!

1- Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

2- Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça.

3- Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.
 
Evangelho: Lc 14,25-33
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
A opção por Jesus é uma atitude radical.
Quais são as condições exigidas para seguir Jesus? Para seguir Jesus é preciso uma atitude radical: “... renunciar a tudo o que tem” (v. 32) – esta é a condição para ser discípulo de Cristo.

Entre os vv. 25 e 33 há uma inclusão, isto é, o tema que será desenvolvido entre estes dois versículos através das duas parábolas (vv. 28-30; 31-32). Nas parábolas, trata-se de prever, de medir forças, de saber calcular os riscos. Trata-se, noutras palavras, de sabedoria, de adequar as ambições aos meios de que se dispõe.

Para seguir Jesus é preciso fazer uma escolha. Em primeiro lugar, estar disposto ao desapego. Sem desprezar a quem se ama, os familiares, é preciso não permitir que eles se constituam em obstáculo para o seguimento de Cristo. Se assim fosse, não seria amor verdadeiro, mas possessão.

Mas o desapego tem de ser, em primeiro lugar, da própria vida. Em segundo lugar é preciso aceitar o risco do seguimento de Cristo, a saber, a perseguição, o sofrimento. É exatamente isto que significa “carregar a cruz” (v. 27). Em terceiro lugar, é preciso renunciar aos bens. Trata-se, então, de renunciar às seguranças afetivas e materiais, como exigência do seguimento de Jesus Cristo.

A quem se dispõe a seguir Jesus, desde o início, é exigido renunciar a tudo que possa ser um obstáculo para se colocar livremente a serviço do Reino de Deus. A segurança do discípulo é, antes de tudo, seu Senhor.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente
virtual. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade, perfeita rede de comunicação:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos, com este acesso à internet,
nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Lc 14,25-33 - As condições para ser seguidor de Jesus
Jesus Mestre fala claro sobre as exigências para quem se decide a segui-lo. Esta decisão supõe prontidão, desprendimento de outros vínculos, e ainda, a disposição a enfrentar o desconforto. É assim, se quiser seguir o Senhor. Jesus ilustra isto com duas parábolas: a do homem que decide construir uma torre e a do rei que se prepara para um combate. Em ambos os casos, o Mestre fala da necessidade de lançar bases, de preparar.
Jesus Mestre recomenda, através da parábola, a “se sentar e calcular o quanto vai custar” a torre. “Se sentar” supõe atitude de parada, reflexão, criar convicções, definir um projeto com metas e estratégias claras. “Calcular o quanto vai custar”, supõe investimento de valores, sendo o primeiro deles “amar a Jesus” Mais do que tudo, até mais que “a si mesmo”. Supõe como diz o final deste texto, “deixar tudo o que tem”. O que vale não é o “ter”, mas, o “ser com Jesus”, ou, o deixar que Jesus seja o meu tudo, a minha vida.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo? Ou tenho olhado noutra direção? No Documento de Aparecida, os bispos disseram: “Parecidos com o Mestre. A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um “sim” que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro “até o extremo” (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: “Te seguirei por onde quer que vás” (Lc 9,57). (DAp 136.)
E eu me interrogo: Sinto-me uma pessoa parecida com o Mestre? Como respondo ao seu chamado e olhar de amor? Como é minha adesão, o meu “sim” realmente me compromete com Jesus Caminho, Verdade, Vida?

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração:
Jesus, Mestre:
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.
(Bv Alberione)

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no meu coração e no coração das demais pessoas.

Bênção:

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica

AGENDA DE NOVEMBRO 2013 – ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ



AGENDA DE NOVEMBRO 2013 – ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ
SEMANAS
DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SABADO
PRIMEIRA





01
- 17hs Confissões – SJ
Pe. Luciano
- 19hs Missa SJ
Pe. Luciano

02 - FINADOS
- 17hs - Missa – SJ
Pe. Luciano
- 19h30min Missa – NSF
Pe. Luciano

SEGUNDA


31ª   SEMANA  DO TEMPO COMUM
03 – TODOS OS SANTOS
- 07hs – Missa SJA
Pe. Luciano
- 08hs - Missa NSC
Pe. Luciano
- 17hs - Missa SJ
Pe. Luciano
- 19hs - Missa SA
Pe. Luciano

04
- 19hs Missa NSC
Pe. Luciano
05
- 19 h – Terças Missionárias
06
- 17hs Confissões – NSC
Pe. Luciano
- 19hs Missa NSC
Pe. Luciano

07
- 17hs Confissões – NSF
Pe. Luciano
- 19h30min - Missa NSF
Pe. Luciano

08
- 17hs Confissões – SA
Pe. Luciano
- 19hs Missa SJ
Pe. Luciano

09
- 17hs - Missa – NSG
Pe. Luciano
- 18h15min Missa – SL
Pe. Luciano
- 19h30min Missa – NSF
Pe. Luciano

TERCEIRA


32ª   SEMANA  DO TEMPO COMUM
10
- 07hs – Missa SJA
Pe. Luciano
- 08hs - Missa NSC
Pe. Luciano
- 17hs - Missa SJ
Pe. Luciano
- 19hs - Missa SA
Pe. Luciano
11

12
- 19 h – Terças Missionárias
13
19h30min Celebração – NSF Diác. Francisco das Chagas


14
19hs - Celebração – NSC Diác. Francisco das Chagas
15
19hs  Celebração – SJ Diác. Francisco das Chagas
16
18h:15m  Celebração – SJ Diác. Francisco das Chagas - 19hs - Celebração – SA
Sem. André
- 19hs - Missa – SJ
Pe. Luciano
- 19h30min Celebração – NSF Diác. Francisco das Chagas

QUARTA


33ª   SEMANA  DO TEMPO COMUM
17
- 07hs – Missa SJA
Pe. Luciano
- 08hs – Celebração  NSC
Diác. Francisco das Chagas
- 17hs - Missa NSG
Pe. Luciano

18
- 19h30min – SEMANA CATEQUETICA
 (São José)

19
- 19h30min – SEMANA CATEQUETICA
(São José)

20
- 19h30min –
SEMANA CATEQUETICA
(São José)

21
- 19h30min –
SEMANA CATEQUETICA
(São José)

22
- 19h30min – MISSA DE ENCERRAMENTO DA SEMANA CATEQUETICA
(Nossa Senhora das Graças)


23
- 18h15min Missa – SL
Pe. Luciano
- 19hs - Missa FESTA NSG

- 19h30min Missa – NSF
Pe. Luciano

QUINTA


34ª   SEMANA  DO TEMPO COMUM
24 – CRISTO REI
- 07hs – Celebração SJA
Diác. Francisco das Chagas
- 08hs - Missa NSC
Pe. Luciano
- 17hs - Missa SJ
Pe. Luciano
- 19hs - Missa SA
Pe. Luciano
- 19hs - Missa FESTA NSG

25
- 19hs - Missa FESTA NSG

26
- 19hs - Missa FESTA NSG

27
 - 19hs – Missa  - Encerramento da FESTA NSG

28
- 17hs Confissões – NSG
Pe. Luciano
- 19h30min - Missa NSF
Pe. Luciano

29
- 17hs Confissões – SJ
Pe. Luciano
- 19hs - Celebração – SA
Diác. Fco.  das Chagas
30
- 17hs - Missa – NSG
Pe. Luciano
- 19hs - Missa – SL
Pe. Luciano
- 19h30min Celebração – NSF Diác. Francisco das Chagas




MES
DIA
HORA
PASTORAL
LOCAL
RESPONSÁVEL
NOVEMBRO
Sab. 02
15:00
Conselho Missionário
Casa Paroquial
Pe. Luciano
Dom.03
14:00
DNJ 2013
São José
Núcleo do Setor Juventude
Seg. 04
19:00
Reunião da Liturgia
N. Sra das Graças
Equipe de liturgia da Área
Sab. 09
09:00
Formação Humana
São José
Psicólogos da UECE
15:00
Pastoral do Batismo
Com. São Joaquim e Santa Ana
Diác. Fco. das Chagas
Dom.10
16:00
Crisma
Com. Consolação
Bispo
Sab. 16
15:00
Pastoral do Dízimo
Com. N. Sra Graças
Animadores da equipe do Dízimo da Área
Dom.17
08.30
Dia Missionário
Com. N. Sra Graças
COMIPA
Sex. 22
19:00
Abertura da Festa da Padroeira
Com. N. Sra Graças
Pe. Luciano
Dom.24
10:00
Formação Litúrgica
Com. N. Sra. Fátima
Equipe de liturgia da Área
CASAMENTO COMUNITÁRIO
São José
Pe. Luciano
22-27
19:00
FESTA DA PADROEIRA
Com. N. Sra Graças
COMUNIDADE
14-17
Seminaristas não estarão nas atividades pastorais (seminaristas liberados do seminário)
Qua.20
Assembleia de avaliação do semestre no seminário

Observação: Cada Comunidade e Pastorais a nível de Área Pastoral, se possível, fazer suas avaliações para entregar até dia 17 de Novembro. Isso porque a Região pediu as avaliações das Áreas Pastorais e Paróquias até a ASSEMBLEIA (23/11/2013).