sábado, 4 de maio de 2013

Dom Orani Tempesta tem encontro marcado com os jovens de Fortaleza na terça-feira

DOM ORANI 3

Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude(JMJ) Rio 2013, estará em Fortaleza na próxima semana assessorando o 18º Encontro de Marketing Católico.

O Arcebispo, Dom Orani, abriu espaço em sua agenda e marcou encontro com a juventude da capital alencarina, na próxima terça-feira, dia 7 de maio, às 20 horas no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião Dom Orani falará sobre os preparativos para a JMJ que reunirá mais de 5 milhões de jovens e que contará com a presença do Papa Francisco. O Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza e o Setor de Comunicação convidam os jornalistas, os jovens das paróquias, Áreas Pastorais, comunidades e grupos juvenis para participar deste momento de comunhão eclesial.

Informações no Setor de Comunicação através do telefone (85) 3388.8703 ou (85) 9921.6742 com Marta Andrade

Avaliação: Campanha da Fraternidade 2013

campanha-fraternidade

lFraternidade e Juventude
“Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6.8)
A Campanha da Fraternidade é um projeto evangelizador da Igreja no Brasil, que auxilia as comunidades na caminhada quaresmal, rumo à Páscoa de nosso Senhor. Com a proposição de um tema para reflexão, quer suscitar ações concretas de fraternidade e transformação da realidade.
O objetivo desta Avaliação é identificar os avanços e os desafios da Campanha da Fraternidade 2013, visando aprimorar o processo de realização das futuras CFs.
Para a avaliação é importante que a Equipe local, responsável pelo preenchimento deste instrumento, tenha presente os objetivos e as orientações da CF 2013, contidas no texto base, bem como, conhecimento dos encontros formativos realizados na Diocese e demais atividades locais em relação à temática.
Esta avaliação (clique aqui e baixe a avaliação) deverá ser devolvida até 23 de maio de 2013 para a coordenação diocesana, por via eletrônica (ou impressa), para que a equipe diocesana possa, imediatamente, fazer a sistematização para o relatório diocesano.
Mais informações: Secretariado de Pastoral, 3388 8701, com Rosélia.

Liturgia Diária

Oração:
Pai, faze-me forte para enfrentar o ódio e a perseguição do mundo, sem abrir mão de minha fidelidade a ti e a teu Reino, a exemplo de Jesus.
Primeira leitura:
Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.
7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 99
          — Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubi­losos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor fiel eternamente!
 
Evangelho: Jo 15,18-21
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
A palavra encorajadora de Jesus
O tema principal é a perseguição que os discípulos sofrem e, aqui, muito provavelmente da parte da sinagoga. No relato do envio dos setenta e dois discípulos, Jesus alerta: “Eis que eu vos envio como cordeiro entre lobos” (Lc 10,3). O prólogo do evangelho de João já antecipa o tema da perseguição e da rejeição: “… a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam” (1,5); “ele estava no mundo e o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o reconheceu” (v. 10). No diálogo catequético-batismal com Nicodemos, o tema da rejeição também aparece: “… a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque as suas obras eram más” (3,19). Neste pano de fundo, a palavra de encorajamento de Jesus ganha ainda mais força: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim” (v. 18). O discípulo é chamado a configurar a sua vida à vida do seu Senhor e encontrar nele e por ele a força para enfrentar e não sucumbir diante da perseguição. As razões da perseguição são a ignorância e a falta de fé: não conhecem Aquele que enviou Jesus (cf. v. 21).
 
Leitura Orante
 

Oração Inicial

"O Senhor nos disse: "não tenham medo" (Mt 28,5).
Como às mulheres na manhã da Ressurreição nos é repetido: "Por que buscam entre os mortos aquele que está vivo?" (Lc 24,5). Os sinais da vitória de Cristo ressuscitado nos estimulam enquanto suplicamos a graça da conversão e mantemos viva a esperança que não defrauda"
(DAp 14).
Renovando estes sentimentos, preparo-me para a Leitura Orante.
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 15,18-21
Observo as palavras de Jesus.
Quanto mais o discípulo ou seguidor se deixa levar pela “causa”, pela dinâmica de Jesus Cristo Mestre, mais percebe a sua inadequação aos critérios e propostas do mundo. Se ele é fiel ao Mestre, passa a ser ridicularizado, rejeitado, ignorado e, até, perseguido pelo mundo. A “causa” de Jesus tem um preço especial.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Espelhando-me no Evangelho, sinto que, às vezes, me inquieto por andar de acordo com o mundo e me distancio da verdade e da liberdade que a Palavra de Deus me propõe. Vejo ainda que, na profundidade de meu ser, anseio por seguir as propostas libertadoras de Jesus, mas, às vezes, tenho medo das críticas por ser diferente. Peso que muitas pessoas sentem coo eu. Os bispos nos lembram a “causa” de Jesus: “As condições de vida de muitos abandonados, excluídos e ignorados em sua miséria e sua dor, contradizem este projeto do Pai e desafiam os cristãos a um maior compromisso a favor da cultura da vida. O Reino de vida que Cristo veio trazer é incompatível com essas situações desumanas. Se pretendemos fechar os olhos diante destas realidades, não somos defensores da vida do Reino e nos situamos no caminho da morte: “Nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Aquele que não ama, permanece na morte” (1 Jo 3,14). É necessário sublinhar “a inseparável relação entre o amor a Deus e o amor ao próximo”, que “convida a todos a suprimir as graves dificuldades sociais e as enormes diferenças no acesso aos bens”. Tanto a preocupação por desenvolver estruturas mais justas como por transmitir os valores sociais do Evangelho situam-se neste contexto de serviço fraterno à vida digna.” (DAp 358).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com toda a Igreja:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar é iluminado pela “causa” de Cristo que assumi. Recordo as palavras de Bento XVI no início de seu Pontificado, fazendo eco a João Paulo II, e quero assim viver: "Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar a não perde nada, nada - absolutamente nada - do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida". (DAp 15).
Assim quero viver hoje e sempre.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
 Fonte: Catequese Católica

Mais um dia dos Festejos à Nossa Senhora de Fátima

 

profecias-de-fatima-3
 

MARIA,exemplo de para a JUVENTUDE           
*Missa às 19:30
 *Celebrante: Padre Reginaldo 
                                                                               *Liturgia Responsável: Comunidade São José                          *Local: Capela Nossa Senhora de Fátima- Jd. Castelão ( Rua 09 ,Nº 48)  

" Somente seremos fortes, se formos fraternos"
                              Esperamos todos vocês!