terça-feira, 9 de abril de 2013

Comunicado: Encerra-se no próximo dia 15 de abril o prazo para que as Paróquias e Áreas Pastorais entreguem o Questionário Estatístico Anual da Santa Sé

Aos Secretários e Secretárias Paroquiais,
Encerra-se nesta próxima semana, dia 15, o prazo para que as Paróquias e Áreas Pastorais entreguem a DEVOLUÇÃO do Questionário Estatístico Anual da Santa Sé, recolhido pela Nunciatura Apostólica.
Assim, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio, pede aos secretários e secretárias que AGILIZEM a entrega do referido documento, uma vez que já foi enviada Carta aos Párocos e Vigários Paroquiais responsáveis por Áreas Pastorais, desde o mês de fevereiro. Pede-se que os mesmos façam a entrega na Chancelaria da Arquidiocese, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, ao Pe. Abel, Chanceler.
O mesmo se pede às Congregações Religiosas e às Casas de Formação para o Clero Religioso que receberam o Questionário sobre a situação da sua Comunidade Religiosa na Arquidiocese de Fortaleza.
Na alegria da Páscoa,
Pe. Rafhael S. Maciel
Secretário do Arcebispo Metropolitano de Fortaleza.

V reencantamento da vida contemplativa na Arquidiocese de Fortaleza

 














Aconteceu no dia 04 de abril, próximo passado, no Mosteiro da Imaculada Conceição e São José das Monjas Concepcionistas, o V Reencantamento da Vida Religiosa Contemplativa cuja o tema foi: “Reavivar a chama do dom de Deus” ( II Tim 1,6).
Estiveram presentes os Bispos Auxiliares Dom Vasconcelos e Dom Rosalvo, a Ir. Áurea (Presidente da CRB – Ceará), o Capelão do Mosteiro, Pe. José Sávio, e uma boa participação das seguintes comunidades de Vida Contemplativa: Clarissas, Carmelitas, Beneditinas, Agostinianas e Concepcionistas.

O ponto mais alto deste encontro foi a Celebração Eucarística. Durante o encontro aconteceram momentos de reflexão sobre o Ano da Fé, com a explicação do logotipo, além da apresentação dos Carismas e Escudos das Ordens. Houve, também, momentos de confraternização dentro deste clima da Oitava da Páscoa, sendo assim um dia de muito enriquecimento para as Comunidades.

O Mosteiro Concepcionista sentiu-se privilegiado em acolher a todos os participantes. Por tudo Deus seja louvado!

Fonte: http://pastoralvocacionalfor.blogspot.com.br/

comtempativacompletativa2

FSM: Um fórum com o sabor da Páscoa e do martírio

   
Por Jaime Carlos Patias   
08 / Abr / 2013 10:33
Durante a Semana Santa, nos dias 26 a 31 de março, Tunísia, norte da África acolheu mais uma edição do Fórum Social Mundial (FSM). O evento reuniu milhares de pessoas de mais de cem países representantes da sociedade civil e de movimentos sociais. Também as missionárias e os missionários Combonianos participaram, para oferecer suas propostas e compreender os novos caminhos da missão, conforme explica o padre Dário Bossi, missionário Comboniano, pároco em Açailândia.

Liturgia Diária

Oração
Pai, lança-me, cada dia, na aventura do Espírito, que me tira do comodismo e do abatimento e me faz superar meus próprios limites.
Primeira leitura: At 4,32-37
Leitura dos Atos dos Apóstolos - 32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.
33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.
36José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 92
          — Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

— Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!
 
Evangelho: Jo 3,7b-15
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
9Nicodemos perguntou: “Co­mo é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acre­ditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Um diálogo catecumenal
O texto de hoje é parte do discurso de Jesus, motivado por seu encontro com Nicodemos (Jo 3,1-21). Podemos caracterizar este discurso como sendo uma “catequese batismal”. Nicodemos, fariseu, era uma autoridade entre os judeus (cf. v. 2). É ele quem procura Jesus, à noite; reconhece que Jesus é enviado de Deus e que sua missão é autenticada por sinais (cf. v. 2). Entre muitas interpretações possíveis acerca do motivo da “noite”, podemos dizer que João prepara a afirmação capital, já presente no prólogo, de que Jesus é a luz que brilha nas trevas (cf. vv. 19-21). A Nicodemos Jesus diz: “É necessário para vós nascer do alto” (v. 7b). É preciso, para ver a realidade celeste, superar o que é estritamente carnal, ou o que se reduz a isso. Trata-se, aqui, de se deixar conduzir, mover por Deus. Somente numa vida “segundo o Espírito” é possível sair do racionalismo ou de uma prática rigorosa da Lei e conhecer, pela relação íntima com Deus, o seu mistério, e dele receber a luz da verdade.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, invocando, com todos os internautas, o Espírito Santo.
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.


1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 3,7b-15, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.

Observo a conversa de dois Mestres. Jesus continua conversando com o doutor da Lei, Nicodemos.
Jesus usa alguns símbolos neste texto. Fala do vento que sopra e ninguém sabe de onde vem, nem para onde vai. Isto acontece com os que nascem do Espírito. Deixam-se conduzir por ele.
Fala ainda da cobra de bronze que Moisés ergueu no deserto. E diz que desta forma acontecerá com o Filho de Deus. Será levantado com um objetivo: para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Pela fé em Jesus Cristo se chega à vida eterna. Parece simples, mas no mundo onde tudo é comprovado, explicado, tudo passa pelo racional, é difícil o compromisso com o que não é palpável. Mas, o vento não se vê e, no entanto, se vêem sua ação e conseqüências. Assim, se tenho fé, minha vida será diferente, coerente, verdadeiramente cristã. Com os bispos, em Aparecida, refletimos sobre nosso relacionamento com o Mestre: “Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e, ao mesmo tempo, o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação.” (DAp 103).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Mestre, tu tens palavras de vida eterna:
Substitui a minha mente, os meus pensamentos contigo mesmo.
Tu que iluminas todo homem e és a própria verdade: eu
não quero raciocinar senão como tu ensinas, nem julgar
senão conforme os teus julgamentos,
nem pensar senão a Ti verdade substancial, dada a mim pelo Pai:
“Vive na minha mente, ó Jesus verdade”.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para Jesus e assim quero ter atenção para perceber todo sopro do Espírito e seguir o seu movimento.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
Fonte: Catequese Católica