sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Shalom realiza Congresso Internacional de Jovens em Fortaleza

cnj500A Comunidade Católica Shalom está comemorando 25 anos do Projeto Juventude para Jesus e para celebrar a data promove  o Congresso de Jovens Shalom (CJS), desta vez em âmbito internacional. O evento terá como tema principal o mesmo da Jornada Mundial da Juventude de 2014: “Felizes os pobres em espírito porque deles é o reino dos Céus” (Mt 5,3). O CJS acontecerá de 26 a 28 de setembro no Ginásio Paulo Sarasate.
Mais de 2 mil pessoas já efetuaram a inscrição. Países da América Latina como Uruguai, Peru, Chile e Paraguai  confirmaram presença, além de jovens vindos de Israel e Portugal. No Brasil, grupos de 32 cidades também efetuaram sua inscrição.
O  CJS contará com a participação de Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom e membro do Pontifício Conselho para Leigos; Emmir Nogueira, Co-fundadora da Comunidade Shalom e escritora; e o Padre João Wilker Chagas, responsável pela Seção Jovem do Pontifício Conselho para Leigos, responsável pelas Jornadas Mundiais da Juventude.
O primeiro dia do CJS acontecerá no Centro de Evangelização Shalom da Paz, localizado na Aldeota (Rua Maria Tomásia, nº 72). Terá início às 18h com uma celebração eucarística presidida pelo Padre João Wilker, seguida por apresentações artísticas.
No sábado, os jovens poderão assistir palestras de Moysés Azevedo e Pe. João Wilker. Durantes os intervalos, os jovens poderão mostrar suas habilidades no palco  “Mostre Seu Talento”. À noite a festa ficará sob o comando da cantora revelação da música católica Ana Gabriela e da banda Missionário Shalom.
No último dia Emmir Nogueira e Moysés Azevedo estarão aprofundando o tema principal do evento. O CJS encerrará com uma celebração Eucarística.
Jussara Marques, uma das organizadoras, afirma que a expectativa é que 6 mil jovens compareçam ao CJS: “Esperamos que todos os jovens, independentemente de serem do Shalom, venham para o Congresso. É um evento voltado para a juventude, é um convite para toda a Igreja. Viveremos uma ‘mini-jornada’ em Fortaleza”.
O Congresso de Jovens Shalom acontecerá de 26 a 28 de Setembro no Ginásio Paulo Sarasate, localizado na rua Idelfonso Albano, 2050 – Dionísio Torres. A inscrição custa R$25,00 e pode ser feita em qualquer Centro de Evangelização Shalom e também no local.
Hospedagem
A organização está disponibilizando locais para hospedagem divididos em duas opções: hospedagem gratuita e hospedagem contratada. Na hospedagem gratuita, os peregrinos ficarão hospedados em colégios, centros de evangelização e casas de família. A hospedagem contratada acontecerá em casas de retiro, hostel e hotel. Para cadastrar o grupo basta mandar e-mail para hospedagemcjs@comshalom.org.
Mais informações: http://www.comshalom.org/cjs – [85] 9773.4722.
Por Vanderlúcio Souza, Assessoria de Imprensa – Comunidade Católica Shalom.
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Eleições à vista

Dom Genival Saraiva
Bispo Emérito de Palmares (PE)

Segundo o calendário eleitoral, de dois em dois anos, o eleitorado brasileiro é chamado a participar da escolha de homens e mulheres para exercerem cargos executivos e funções legislativas. Num quadriênio, faz-se a escolha de Prefeitos e Vereadores nos Municípios; noutro, elegem-se Presidente da República, Governador de Estado e do Distrito Federal, Senador e Deputado, nos Estados e no Distrito Federal. A mobilização eleitoral envolve muitos aspectos.

O pluripartidarismo faz parte do regime democrático, mas, no Brasil, isso se tornou uma “colcha de retalhos” porque, como ponto de partida, falta a muitos partidos uma identidade própria, em termos de concepção e de linha programática; o fenômeno das Coligações tem como base um pragmatismo utilitarista.
Em relação a “campanhas eleitorais dos candidatos, comitês financeiros e partidos políticos”, os gastos não são suficientemente conhecidos e o demonstrativo das despesas apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Tribunal Eleitoral de cada Estado é, intencionalmente, maquiado; o próprio sistema de financiamento das campanhas é “viciado na origem”, por falta de transparência e por velados ou visíveis interesses, por parte de financiadores.
Institucionalmente, a vida do País passa pelas eleições e os acertos e erros das políticas públicas retratam o perfil da escolha dos eleitores, ao teclarem o número de seus candidatos na urna eletrônica. Quando se verifica o que acontece nos Municípios, Estados, Distrito Federal e na União, na perspectiva do bem comum, é visível o erro da maioria dos eleitores no ato de escolha dos administradores públicos, diante do quadro de ausência, insuficiência e degradação de políticas públicas.
Da mesma forma, também é visível o erro desses eleitores em relação à escolha da maioria de seus representantes junto às Câmaras de Vereadores, às Assembleias Legislativas e ao Congresso Nacional, ao se analisar o ritmo e a natureza da sua produção legislativa. Obviamente, essa leitura não tem o caráter de generalização porque, no exercício do poder executivo e legislativo, há gestores e legisladores que exercem seu mandato com ética, competência e dignidade; nessas pessoas, os eleitores veem o acerto de sua escolha.
As eleições estão à vista e, a essa altura, as pesquisas de opinião pública apontam as tendências do eleitorado, porém, o eleitor genuíno deposita o seu voto na urna com o olhar no bem da população. Como o fez em outras ocasiões, a CNBB divulgou sua palavra - “PENSANDO O BRASIL: DESAFIOS DIANTE DAS ELEIÇÕES 2014” –, em vista de uma participação ativa e responsável do eleitorado: “a CNBB convoca os cidadãos a se prepararem conscientemente para o momento da eleição.
O eleitor consciente deve conhecer o passado de seu candidato e averiguar se o discurso e a prática por ele apresentados se conformam aos valores da ética e do bem comum.” Entre os muitos temas a serem contemplados na Reforma Política, um dos conteúdos focados nesse Documento, devem ser consideradas as disposições sobre a unificação das datas das eleições, a eliminação da reeleição em cargos executivos, os partidos políticos e o financiamento das eleições.
Essa Reforma Política pode tornar-se realidade através do “Projeto de Lei de Iniciativa Popular”; a propósito, “Já votaram pela internet 1,7 milhão de brasileiros no plebiscito sobre a Constituinte da Reforma Política. Agora, estão sendo apurados os votos em 40 mil urnas país afora. Cerca de 96% dos votos abertos foram favoráveis a uma ampla reforma.”. Um passo importante está sendo dado pela sociedade brasileira.
Fonte: CNBB

Registrando Momentos: I Semana de Formação Bíblica na Área Pastoral São José




















































25º Semana Comum - Sexta-feira-26 de setembro- Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração
Pai, só tu podes revelar-me a identidade de teu Filho Jesus. Que eu a conheça de forma verdadeira para poder conformar com ela a minha vida.
Primeira leitura: Ecl 3,1-11
Leitura do livro do Eclesiastes
1Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo o que acontece debaixo do céu. 2Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 3Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir. 4Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar.5Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de separar. 6Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 7Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.
9Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.
. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 144
          — Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
— Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

— Bendito seja o Senhor, meu rochedo. Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo. É meu escudo: é nele que espero.

— Que é o homem, Senhor, para vós? Por que dele cuidais tanto assim, e no filho do homem pensais? Como o sopro de vento é o homem, os seus dias são sombra que passa.
 
 
Evangelho: Lc 9,18-22
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

        Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.
20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Oração de Jesus
Um dos traços característicos do terceiro evangelho é a frequência com que se fala da oração de Jesus. A dupla pergunta feita aos discípulos surge da oração e é o resultado da consciência que Jesus tem de não estar sendo compreendido. A resposta dos discípulos confirma que as multidões não só não têm clareza acerca da identidade de Jesus, como não conseguem ultrapassar o limite do imediatamente visto. A opinião das multidões prende Jesus ao passado de Israel. A segunda pergunta engaja os discípulos numa resposta existencial. Como porta-voz do grupo dos Doze, Pedro responde: o Messias prometido e esperado, em quem habita o Espírito Santo. À profissão de fé de Pedro, Jesus anuncia a sua paixão, morte e ressurreição. Esse anúncio exige dos discípulos se distanciarem da opinião das multidões a respeito de sua identidade e de uma falsa ideia do Messias. Esse anúncio tem, igualmente, uma incidência prática na vida dos discípulos: como seguidores de Jesus, eles devem superar toda tentação de poder mundano, pois o poder do Cristo é o amor e o serviço gratuito e generoso, que torna alguém capaz de entregar a própria vida para realizar a vontade de Deus
 
Leitura Orante

Oração Inicial

- A todos nós, reunidos pela web, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus,
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 9,18-22, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Quando Jesus pergunta sobre sua identidade, devido à convivência com Ele, os discípulos já têm uma ideia formada. Ouviram tanta coisa, viram muitas outras, sentiram a presença do Mestre, conviveram com ele, pode-se dizer: “fizeram a experiência de Deus” . Não há mais dúvida. Pedro fala em nome de todos com sua forte expressão de fé: “És o Messias!” A partir disso, Jesus se faz mais íntimo: fala de seu futuro sofrimento, de sua morte e ressurreição.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
A fé em Jesus Cristo que vivo é para ser comunicada. Como dizem os bispos da América Latina:
“Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43).” (DAp 32).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo:
Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste
em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,
porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo
testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos tua Palavra,
meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus e eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Vou demonstrar pela vida a fé que recebi no Batismo e que vivo como pessoa cristã.
Escolho uma frase ou palavra para memorizar. Vou repeti-la durante o dia.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica