terça-feira, 15 de julho de 2014

Vaticano reflete sobre a influência da ideologia do gênero na família e no matrimônio

Foto: Domínio Público
Vaticano, 15 Jul. 14 / 01:30 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Pontifício Conselho para a Família reuniu nos dias 10 e 11 de junho no Vaticano um grupo de trinta peritos de diversas disciplinas com o objetivo de analisar o problema: “O gênero no debate internacional contemporâneo”, e sua influência no matrimônio e na família.

Conforme assinala o dicastério vaticano através de seu site oficial, este encontro foi um diálogo intenso entre médicos, filósofos, biólogos, biblistas, psicólogos, geneticistas e sociólogos abertos ao diálogo das diferentes especialidades, para buscar esclarecimentos sobre este fenômeno.

O secretário do Pontifício Conselho, Dom Jean Laffitte, afirmou que se tratou de um grupo de peritos “dispostos a deixar-se provocar pela perícia dos outros e a colocar sobre a mesa a própria, com o objetivo de identificar um núcleo profundo e essencial que constitua o fundamento comum da verdade sobre o ser humano, através do qual fazer convergir o consenso do maior número de pessoas possíveis provenientes de culturas, profissões de fé e escolas de pensamento diferentes”.

Durante o primeiro dia, geneticistas, médicos e biólogos ofereceram uma contribuição orientada a considerar a construção da identidade sexual do indivíduo do ponto de vista biológico, e o segundo dia esteve dedicado à intervenção de filósofos e moralistas que apresentaram a evolução dos “Gender Studies” e do pensamento da diferença sexual, exposta como uma verdadeira riqueza da humanidade.

Por sua parte, Dom Carlos Simón Vázquez, Subsecretário do Pontifício Conselho, explicou que “a Ideologia do Gênero é um paradigma da civilização moderna. É um elemento importante da chamada revolução cultural do Ocidente com seus conceitos e seus mecanismos. Seu caráter diverso, necessariamente, requer uma reflexão multidisciplinar”.

O Prelado assinalou que é necessário “transmitir às novas gerações a realidade da beleza do homem criado macho e fêmea na diferença sexual, em diferença existencial que permite uma unidade dual, que enriquece a alteridade, define a humanum, e forja a fundação da comunhão com outros”.

“Como ajudar as famílias nesta tarefa?”. Dom Simón Vázquez respondeu à questão assinalando que o desafio consiste no contexto histórico e cultural. “A tentação moderna para reduzir a sabedoria e o conhecimento cognitivo criado nas ciências naturais e a leitura subjetiva destas, fazendo caso omisso de suas contradições internas, teve como principal objetivo o domínio. Reduzindo o saber dominamos, conquistamos o poder, imprescindível para recrear o homem novo em um mundo novo”, denunciou.

Por último o Prelado convidou os participantes a continuarem o debate e ampliá-lo a nível internacional, levando em consideração o horizonte que oferece o próximo Encontro Mundial das Famílias da Filadélfia, Estados Unidos, previsto para 2015.
Fonte: Acidigital

Site da viagem do Papa Francisco à Coréia já está em funcionamento

Captura do site oficial
ROMA, 15 Jul. 14 / 11:02 am (ACI/EWTN Noticias).- Já está online o site oficial da visita do Papa Francisco à Coréia do Sul, com motivo da sexta Jornada da Juventude da Ásia.

O Santo Padre, de 14 a 18 de agosto, realizará a terceira peregrinação internacional de seu pontificado, para esta ocasião se criou o site que pode ser visitado até o momento em dois idiomas: Inglês e coreano.

O site contém uma grande quantidade de informações sobre a visita, os eventos, a organização, as orações e celebrações litúrgicas.


O site em inglês é: http://popekorea.catholic.or.kr/en/

”Fluxos migratórios preocupam a Santa Sé”: Cardeal Parolin no México


2014-07-15 Rádio Vaticana
O Secretário de Estado do Vaticano, Card. Pietro Parolin, encontra-se no México para participar num Seminário dedicado à questão dos fluxos migratórios da América Latina em direcção aos Estados Unidos.
O Cardeal chegou à Cidade do México no domingo (13/07), e foi recebido pelo Presidente do país, Enrique Peña Nieto, com quem conversou sobre assuntos da agenda bilateral.
Já nesta segunda e terça, o Secretário de Estado participa do Seminário “Migração Internacional e Desenvolvimento”, que é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do México e pela Embaixada do México junto da Santa Sé. Do Vaticano, participa também o Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, Dom Marcelo Sánchez Sorondo.
Na agenda do encontro, estão temas como inclusão social, segurança e direitos dos migrantes, e sua vulnerabilidade. Participam professores universitários, diplomatas e autoridades do México, Estados Unidos, El Salvador, Guatemala e Honduras.
Haverá pronunciamentos de cônsules mexicanos que exercem as suas funções em várias cidades dos Estados Unidos e vice-versa.
Uma das sessões será dedicada à crise humanitária causada pelo aumento de menores migrantes desacompanhados. Entre Outubro de 2013 e Junho passado, funcionários dos Estados Unidos detiveram mais de 52 mil menores tentando entrar de maneira ilegal no país, a maioria proveniente de Honduras, El Salvador e Guatemala.
Como parte de sua visita, o Card. Parolin presidirá na terça-feira a uma Missa na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, concelebrada pelos bispos mexicanos, com os quais se reunirá depois da celebração.
Fonte: News.VA

O culto das imagens


padre-Brendan200Recentemente um amigo meu de uma igreja evangélica me perguntou por que católicos “adoram” imagens quando isso é proibido pela Bíblia? Ele citou nominalmente o texto de Êxodo 20, 4 que diz: “Não farás para ti imagem esculpida nem figura alguma”. Primeiramente seria bom afirmar logo que católicos não adoram imagens de Jesus, de Nossa Senhora ou dos santos e santas, mas as tratamos com respeito, como qualquer pessoa faz com o retrato de um ente querido. Católicos somente podem adorar a Deus. Não rezam para imagens de gesso, madeira, aço etc., mas para a pessoa de Jesus, a Virgem Maria ou do santo ali representada. Nenhum católico é tão ingênuo a ponto de pensar que aquele pedaço de madeira ou aquela imagem de papel ouve e atende a sua oração. O católico sabe muito bem que está se dirigindo a uma pessoa que não se vê, mas que está viva na presença de Deus e, por isso, escuta com benevolência o seu pedido e o seu agradecimento. Quem venera uma imagem, de fato está mostrando o seu amor, confiança e gratidão à pessoa representada. A imagem recorda a vida deles, os seus exemplos de amor e santidade e, ao mesmo tempo, ajuda a torná-los presentes em nossa vida com sua graça e seu auxílio. Na minha mesa de trabalho há uma imagem dos meus falecidos pais. Freqüentemente, durante o dia, olho para ela e recordo com gratidão o amor, o bom exemplo e a boa educação que eles me deram. A imagem é uma simples fotografia. Ao lado da imagem dos meus pais há uma outra imagem, um crucifixo. Também olho para ela freqüentemente durante o dia e recordo a paixão de Cristo e o fato que Ele é meu Salvador. Espero, através dos méritos Dele ser salvo. As imagens ajudam-me a pensar e refletir sobre o que elas representam. Obviamente não adoro estas imagens em si. Mas vamos voltar à Sagrada Bíblia. Ao se falar que a Bíblia proíbe imagens é preciso entender o contexto. Quando a palavra “imagem” se refere aos ídolos (falsos deuses), ela é proibida. Como em Êxodo 20, 4-6. Aí se faz a diferença entre o povo do único Deus verdadeiro e os demais povos dados à idolatria, ao culto pagão das estátuas representativas de deuses imaginários. Fora desse contexto a imagem não é proibida. Neste mesmo livro: Êxodo 25, 17-19, Deus manda Moisés fazer imagens de querubins sobre a Arca da Aliança. A Arca da Aliança foi cultuada como imagem da presença de Deus no meio de seu povo. Outro episódio é a imagem da serpente de bronze. Moisés a colocou num poste por ordem de Deus. Os que eram picados por cobras venenosas no deserto ficavam salvos olhando para ela (cf. Números 21, 4-9). Há mais ainda no 1Reis 7, 23 -39: “Fez o mar de metal fundido… Este repousava sobre doze touros, dos quais três olhavam para o norte, três para o oeste, três para o sul e três para o leste…Sobre as molduras que estavam entre as travessas havia leões, touros e querubins…”. O processo de fabricar imagem é descrito por Isaías e Jeremias (Is 40, 19-20; Is. 44, 9-20; Jr 10, 9). Faziam-se de vários tamanhos: umas pequenas destinadas a proteger as habitações, (Gn 31, 34; 35, 1-40); outras eram colossais, como a que Nabudonosor mandou levantar no campo de Dura ( Dn 2, 1).
As gerações católicas compreenderam que, segundo o método da pedagogia divina, deveriam procurar ao Invisível passando pelo visível que Cristo nos apresentou; a meditação das fases da vida de Jesus e a representação artística das mesmas se tornaram recursos com que o povo fiel procurou aproximar-se do Filho de Deus; a reprodução em tela ou escultura dos episódios da história sagrada ficou sendo o “catecismo do povão”. Na Igreja Católica as autoridades têm exercido controle sobre os tipos de imagens utilizadas no culto católico; nunca poderão ser inspirados unicamente pelo esteticismo ou pela devoção popular exuberante, fantasista. Assim é que o Papa Urbano Vlll em 1628 condenou a representação monstruosa da Santíssima Trindade sob a forma de um tronco humano com três cabeças; em 1745 o Papa bento XlV rejeitou a cena de três pessoas humanas sentadas uma ao lado da outra para significar a Trindade Divina. Uma das principais razões dessas reprovações é que o Espírito Santo nunca apareceu sob forma humana; a Igreja Católica quer que a arte cristã, para representar as Pessoas Divinas, só reproduza elementos mediante os quais estas aparecem na história sagrada ou na Bíblia: assim no Filho será de todo oportuno atribuir figura humana; ao Espírito Santo só convém os símbolos da pomba (lembrando o batismo de Jesus, em Mt 3,16) ou das línguas de fogo (cf. a narrativa de Pentecostes em At 2,3); quanto ao Pai Eterno é representado por um Dedo, sinal de poder (cf. a expressão de Jesus em Lc 11, 20), ou por um Ancião, consoante à passagem de Dn 7,9, que vê o Filho do Homem adiantando-se em direção de venerável e antigo Varão de cabeleira branca, sentado sobre um trono. (cf. Dic. Enc. Das Religiões, Vol l, p. 1359). Há católicos que acham que não devemos tentar fazer uma imagem do Pai, que vive em luz inacessível e que conhecemos através de seu Divino Filho, Jesus Cristo.
As imagens não são objeto de adoração por parte dos católicos. A Igreja nos ensina que nós adoramos somente a Deus e esse culto se chama “latria”. Aos santos prestamos nosso culto de veneração que se chama “dulia” e a Nossa Senhora, que é especial, nossa veneração se chama “hiper-dulia”. Para o católico nenhum santo ou Nossa Senhora está no lugar de Deus. Portanto, a devoção aos santos e à Mãe de Jesus através de imagens não é contra a Bíblia e a Tradição cristã. Só Jesus é Senhor e Salvador. Há igrejas que condenam nossas imagens, mas usam a cruz, o candelabro, a pomba etc. que são imagens! Para os católicos “Existe um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (l Tm. 2,5). Nossa senhora e os santos só podem ajudar-nos porque são também membros do corpo de Cristo e por isso participam do seu sacerdócio. A mediação dos santos não é independente da mediação de Cristo, único mediador entre Deus e os homens. Eles são como afluentes. “Cristo é o único rio que leva as águas de nossos bons desejos até o oceano infinito da bondade de Deus”.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Doutor em Teologia.

“Com Maria no Caminho da Esperança.”



domjoséboa200Será esta a décima segunda vez em que estaremos realizando a CAMINHADA COM MARIA por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza no dia 15 de agosto.
Esta caminhada teve início na abertura das comemorações dos 150 Anos da Diocese de Fortaleza no ano 2003. Fomos estimulados pelo Beato Papa João Paulo II com sua carta Rosarium Virginis Mariae e a proposta de uma manifestação mariana neste ano especial destinado ao Rosário da Virgem Maria.
Assim procuramos refazer o caminho dos inícios da fé católica e mariana nas origens da cidade de Fortaleza, com uma caminhada que, partindo do Santuário de Nossa Senhora da Assunção na Barra do Ceará, ponto primeiro de devoção mariana trazida pelos portugueses nos inícios da colonização nestas terras, para a Catedral Metropolitana, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, depois conquistada dos holandeses que aí se estabeleceram, o que deu origem ao vilarejo da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, inícios da cidade que ainda hoje carrega este nome.
Neste ano, em continuação do ano 2013, estamos vivendo o ANO DA ESPERANÇA, no triênio de comemoração do Centenário Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza. Nada mais oportuno para reavivar a esperança de nosso povo que volta às suas fontes cristãs: católica e mariana.
Mais que refazer um trajeto histórico de percurso da imagem venerada de Nossa Senhora da Assunção, da Barra do Ceará à Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, vamos ao conteúdo da fé, contemplado e meditado com a oração do Rosário da Virgem Maria: 20 mistérios etapas da vida de Cristo e de Maria. Este caminho do rosário é síntese do caminho de fé de todo cristão. Parte de um encontro com Deus que é encontro com Seu Filho feito homem no seio da Virgem Maria. Depois esta entrada de Deus na vida humana marca um trajeto e estilo de vida no Amor a Deus e ao próximo que se consumará no Sacrifício da Cruz e na Ressurreição de Jesus com o dom do Espírito Santo e o nascimento da Igreja em seus caminhos pelo mundo rumo à glória do Reino de Deus definitivo, contemplado em Maria, Rainha do Céu e da Terra.
Este itinerário é ícone para toda a humanidade, que nele contempla o significado da história humana e sua meta, direção para onde remete a sua esperança cristã.
Portanto, a oração do rosário mariano não é apenas a repetição mecânica de certa quantidade de Pai-nosso e Ave-Maria, mas profunda contemplação do Evangelho de Cristo, da Palavra de Deus, do viver em Cristo. Com Maria, Sua e nossa Mãe (cf. Jo 19, 26-27) aprendemos do vivo testemunho o como viver em Cristo. Por isso a levamos para a casa como o apóstolo João – e a nossa casa comum é a Igreja inserida neste mundo rumo ao Pai Celeste.
Refazer esta caminhada física e espiritualmente renova as convicções da Fé e reanima a Esperança, dá sentido ao viver na cidade terrena como semeadura e cultivo do viver definitivo na Cidade Celeste.
Esta CAMINHADA COM MARIA, não nos afasta absolutamente de Cristo, mas a Ele nos faz tudo referir como princípio, caminho e meta de nossa Fé. Esta mesma caminhada não nos aliena do compromisso com este mundo no qual vivemos, mas a ele nos integra de modo ainda mais responsável, como chão onde se caminha para a Vida definitiva. Nele vivemos o Amor que se tornará pleno e eterno.
José Antonio Ap. Tosi Marques

Sacrosactum Concilium é tema da 28ª Semana de Liturgia


liturgia200Agentes e coordenadores da Pastoral Litúrgica, catequistas, professores de liturgia e sacramentos, bispos, presbíteros e diáconos estarão presentes na 28ª Semana de Liturgia, que será realizada de 13 a 17 de outubro, no Centro de Pastoral Santa Fé, em São Paulo (SP). O evento dá continuidade ao tema abordado na 27ª edição da Semana, ocorrida em 2013, “50 anos da Sacrosanctum Concilium (1963-2013): novo jeito de celebrar novo jeito de ser igreja”.
Promovida pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, em parceria com Unisal (Pio XI) e Rede Celebra, a 28ª Semana visa reafirmar a finalidade fundamental do Concílio Vaticano II de, ao restabelecer a relação entre liturgia e fé (cf. SC 1 e 59), “fomentar a vida cristã”, e buscar respostas aos desafios do momento presente por uma liturgia que seja, de fato, expressão e alimento da fé cristã.
De acordo com a organização, os participantes trabalharão conjuntamente em “busca de caminhos de inclusão da liturgia como parte integrante e privilegiada no processo de crescimento da fé cristã, tornando-se sua máxima expressão e fonte”.
No total, há 230 vagas. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site www.centroliturgiadomclemente.com.br, e efetuar o depósito da taxa. A ficha preenchida deve ser enviada para e-mail semanadeliturgia@yahoo.com.br ou pelo correio, junto com o comprovante de pagamento da taxa.
Por Imprensa CNBB

Simpósio Arquidiocesano da Esperança

 

anodaesperança300
O arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom José Antonio A. Tosi Marques, enviou no último dia 26 de junho uma Carta Circular com informações sobre o Simpósio Arquidiocesano no da Esperança que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro de 2014 no Colégio Padre João Piamarta, Montese.

Leia aqui a integra da Carta: frente/verso.
Informações [85] 3388.8701, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.

Liturgia Diária



Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração:
Pai, que eu seja movido à conversão e à penitência pelo testemunho de Jesus, o qual me atrai para ti.
Primeira leitura: Is 7,1-9
Leitura do Livro do Profeta Isaías
1No tempo de Acaz, filho de Joatão, filho de Ozias, rei de Judá, aconteceu que Rason, rei da Síria, e Facéia, filho de Romelias, rei de Israel, puseram-se em marcha para atacar Jerusalém, mas não conseguiram con¬quistá-la. 2Foi dada a notícia à casa de Davi: “Os homens da Síria estão acampados em Efraim”. Tremeu o coração do rei e de todo o povo, como as árvores da floresta diante do vento.
3Então disse o Senhor a Isaías: “Vai ao encontro de Acaz com teu filho Sear-Iasub (isto é, ‘um resto voltará’) até a ponta do canal, na piscina superior, na direção da estrada do Campo dos pisadores; 4e dirás ao rei: Procura estar calmo; não temas nem estremeça o teu coração por causa desses dois pedaços de tição fumegantes, diante da ira furiosa de Rason e da Síria, e do filho de Romelias, 5por terem a Síria, Efraim e o filho de Ro¬melias conjurado contra ti, dizendo: 6‘Vamos atacar Judá, enchê-lo de medo e conquistá-lo para nós, e nomear novo rei, o filho de Tabeel’. 7Isto diz o Senhor Deus: ‘Este plano fracassará, nada disso se realizará! 8Que seja Damasco a capital da Síria e Rason o chefe de Damasco; dentro de sessenta e cinco anos deixará Efraim de ser povo; 9que seja a Samaria capital de Efraim e o filho de Romelias chefe de Efraim. De resto, se não confiardes, não podereis manter-vos firmes’.
. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 48
          — O Senhor estabelece sua cidade para sempre.
— O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

— Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora é a alegria do universo.

— Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.

— Pois eis que os reis da terra se aliaram, e todos juntos avançaram; mal a viram, de pavor estremeceram, debandaram perturbados.

— Como as dores da mulher sofrendo parto, uma angústia os invadiu; semelhante ao vento leste impetuoso, que despedaça as naus de Társis. 
 
 
Evangelho: Mt 11,20-24
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.
21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.
22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
É através da conversão que se tem acesso ao Reino de Deus.
Jesus reveste-se do espírito dos profetas nessa invectiva contra as cidades que margeiam o Mar da Galileia. Em certo sentido, essa censura de Jesus às três cidades próximas do mar da Galileia, Corazim, Betsaida e Cafarnaum, revela o seu desalento em relação a elas, pois sua mensagem e suas obras não têm chegado ao coração das pessoas. Essa censura revela um traço importante dos “atos de poder de Jesus”: eles devem conduzir à conversão. Dito de outra maneira, a resposta adequada ao benefício recebido do Filho unigênito de Deus é a conversão. É através da conversão que se tem acesso ao Reino de Deus (Mt 4,17). A menção de Tiro, Sidônia e Sodoma, citadas em contexto de destruição (Is 23,1-12; Jr 25,22; Ez 28,11-23 etc.) serve para enfatizar a gravidade da dureza de coração das três cidades supramencionadas e, através delas, a de todo o Israel. Para o leitor do evangelho é uma exortação: o evangelho deve conduzir a uma verdadeira conversão. A conversão deve ser entendida, aqui, no sentido de Mc 1,15: trata-se apoiar a vida na pessoa e nas palavras de Jesus.
Carlos Alberto Contieri, sj
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, com todos os que navegam pela internet, rezando:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.


1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 11,20-24 -As cidades que não creram
No texto de hoje, Jesus cita várias cidades onde fez a maioria dos seus milagres e onde não foi reconhecido: Corazim, Betsaida e Cafarnaum. Diz ainda que no Dia do Juízo as cidades conhecidas como locais de perdição e pecado, terão mais misericórdia de Deus. É um veemente apelo à conversão dos que o ouvem e o conhecem.


2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
O apelo de Jesus à conversão no Evangelho de hoje é também para mim, para nós cristãos.
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram: “O encontro com Cristo, graças à ação invisível do Espírito Santo, realiza-se na fé recebida e vivida na Igreja. Com as palavras do papa Bento XVI repetimos com certeza: “A Igreja é nossa casa! Esta é nossa casa” Na Igreja católica temos tudo o que é bom, tudo o que é motivo de segurança e de consolo! Quem aceita a Cristo: Caminho, Verdade e Vida, em sua totalidade, tem garantida a paz e a felicidade, nesta e na outra vida!”(DAp 246).
E eu me interrogo: Como me sinto na casa de Deus, na Igreja? Tenho garantida a minha paz e a felicidade pela aceitação de Jesus Cristo? Ou devo melhorar minha participação? Tenho que converter? De quê?

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração em que acolho o Senhor.
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no meu coração e no coração das demais pessoas.Vou passar este dia, alimentando uma certeza que está na frase do papa Bento XVI: “ a reconciliação e o perdão são, sem dúvida alguma, condições para construir uma verdadeira paz” (Sacramentum Caritatis, 89).

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica