quarta-feira, 10 de abril de 2013

Núcleo de Articulação Diocesana dos Coroinhas divulga relatório


 
 










 
O Núcleo de Articulação Diocesana dos Coroinhas divulga o relatório do ultimo encontro que aconteceu no dia 23 de Fevereiro de 2013 na Casa de Formação Propedêutica da Arquidiocese de Fortaleza. Leia aqui o relatório na íntegra.
Informações com Lucélio de Souza pelos telefones [85] 8780-6750, [85] 9930-0110 ou pelo e-mail do Núcleo de Articulação

Jornada Mundial da Juventude é preparada em Fortaleza com um momento de vigília






















A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na Avenida da Universidade, acolherá no sábado, dia 13 de abril, a primeira edição da Vigília de Jovens Adoradores da Arquidiocese de Fortaleza em preparação a Jornada Mundial da Juventude lembrando os últimos 100 dias para a realização do evento que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho, com a presença do Papa Francisco.

Acontecerá uma Celebração Eucarística, a reapresentação do Flash Mob da juventude de Fortaleza pela JMJ, e momentos em intercessão a Jornada Mundial da Juventude com adoração ao Santíssimo. Formações com as temáticas voltadas para o extermínio de jovens, protagonismo juvenil e vocações serão ministradas durante toda a Vigília.

A Vigília de Jovens Adoradores, em intercessão a Jornada com o Papa, acontecerá pela primeira vez em Fortaleza, mas já compõe uma mobilização nacional de oração pelo encontro que pretende reunir quatro milhões de jovens durante uma semana na capital fluminense.

Serviço

I Vigília de Jovens Adoradores da Arquidiocese de Fortaleza

Data: 13 de abril de 2013

Local: Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Av. da Universidade, 2974 – Benfica)

Horário: Das 17:00h às 21:30h

Informações:

Tel: [85] 8559 5327 ou [85] 8651 3319

E-mail: botefe@arquidiocesedefortaleza.org.br



 

Liturgia Diária

Oração
Pai, instrui-me, por teu Espírito, a respeito da pessoa e da missão de Jesus, e leva-me a aderir ao teu Filho, sempre com maior radicalidade.
Primeira leitura: At 5,17-26
Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — 18cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública.
19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23”Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”.
24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós pu­sestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 33
          — Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
 
Evangelho: Jo 3,16-21
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

         16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
A vida eterna nos é dada pela fé em Jesus Cristo
Como continuação do diálogo com Nicodemos, o texto nos dá uma interpretação excepcional de todo o mistério da encarnação e da redenção: é por amor que Deus enviou o seu Filho único ao mundo (cf. v. 16a). E a finalidade de sua vinda é a oferta da vida eterna para os que creem nele (v. 16b; ver também: 1Jo 4,9). O final do quarto evangelho é um locus theologicum: “… estes (sinais) foram escritos para crerdes que Jesus é o Filho de Deus e para que, crendo, tenhais a vida eterna em seu nome” (20,31). A vida eterna é dada pela fé em Jesus Cristo. A vida eterna é comunhão de vida com o Pai e o Filho. No capítulo 17 esta explicação é dita nestes termos: “A vida eterna é esta: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo” (17,3). O dom do amor, da vida eterna, da salvação, precisa ser recebido como tal. Não crer é ato da liberdade do ser humano e possibilidade de fechar-se ao dom gratuitamente oferecido por Deus à nossa humanidade.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, invocando,
com todos os internautas, a Santíssima Trindade:
Em nome do Pai e do Filho
e do Espírito Santo. Amém.
Espírito de amor,
dai-nos o dom do
vosso santo temor,
para que, conscientes de
nossas fragilidades,
reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo,
E dai-nos um novo coração.
Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 3,16-21, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
O fariseu, líder dos judeus Nicodemos procura Jesus à noite. Este homem reconhece que Jesus é um mestre enviado por Deus. Jesus lhe diz que é preciso "nascer de novo". Não queria, na verdade, dizer nascer no sentido que entendemos. Queria dizer, "converter-se", deixar para trás os velhos esquemas mentais e acolher o "novo", a novidade de vida proposta por Jesus.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Hoje, há pessoas que preferem os velhos esquemas e não aceitam uma mudança , não se colocam com sinceridade diante de Deus, nem querem seguir Jesus, deixando-se guiar por ele. É preciso deixar que o Espírito Santo aja com todas a liberdade em todos os âmbitos de minha vida. Isto é "nascer de novo". Dizia João Paulo II: "Não tenham medo de Jesus. Não tenham medo da vida nova que ele nos oferece. Ele mesmo dá a nós a possibilidade de acolhê-la e colocá-la em prática".

3- Oração (Vida)


3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Vinde Espírito Santo!
Enchei os corações dos Vossos fiéis e
acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito,
e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.

Oração
Deus, que instruístes os corações dos
vossos fieis com a luz do Espírito Santo,
fazei com que apreciemos retamente
todas as coisas segundo o mesmo Espírito
e gozemos sempre da sua consolação.
Por Cristo, Senhor nosso.
Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é aberto hoje para descobrir e viver a novidade da Ressurreição de Jesus. O Espírito me indicará os novos caminhos. Quero descobri-los e segui-los.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém (Fonte Catequese Católica )

CONSELHO DE PASTORAL E SETOR JUVENTUDE DA ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ


 
 

 


 


Aconteceu na Comunidade São Joaquim e Santa Ana  (07/04/2013)