terça-feira, 7 de maio de 2013

Informações sobre a preparação da JMJ

 


Assista aqui.

CPT Ceará realiza lançamento do Caderno Conflitos no Campo 2012












A Comissão Pastoral da Terra do Ceará realizará, no próximo dia 8 de maio, às 19hs, no auditório da FETRAECE, o lançamento do Caderno de Conflitos no Campo 2012.
O Caderno é uma publicação anual da CPT, desde 1985, que contém registros sobre os conflitos por terra, água, trabalhistas e em situação de seca no Brasil. Diante de tamanha violência no campo contra trabalhadores e trabalhadoras da terra, a CPT decidiu publicar os registros que vinha fazendo desde o final dos anos 1970, como forma de dar visibilidade aos conflitos por terra e, a partir de 2002, os conflitos pela água.

Em 2012, os conflitos no Ceará apresentaram uma leve queda, se comparados a 2011. De 18 conflitos em 2011, foram registrados 15 em 2012, uma queda de 2,7%. Estes correspondem a 03 conflitos por terra, 01 ocupação, 04 conflitos pela água e 07 conflitos em tempos de seca.

Porém, apesar da diminuição no número de conflitos, aumentaram o número de pessoas envolvidas. De 10.035 pessoas em 2011 a 21.220 pessoas em 2012, um aumento de 21%. Esse aumento no número de pessoas envolvidas deve-se ao fato de que, em 2012, a tônica foi dada pelos conflitos pela água e em tempos de seca.

Seguindo os dados nacionais, dentre as categorias envolvidas, as comunidades tradicionais têm estado no alvo da violência no campo, no tocante à luta pela terra. No Ceará, em 03 conflitos por terra, 02 envolveram indígenas, totalizando 1120 famílias indígenas envolvidas.

Os conflitos pela água (04) registraram o envolvimento de 524 famílias e os conflitos em tempos de seca (07) de 10.500 pessoas. No tocante a estas pessoas, salientamos que este número refere-se somente àquelas presentes nas manifestações registradas e não a todos os vitimados pela seca no Ceará, que é bem maior. Ainda, as manifestações diferem-se das históricas “grandes secas” do passado, ou seja, ao invés de saques, mortalidade infantil e intensas migrações, elas se referem a ocupações de prefeituras, bancos e outros órgãos públicos, nas quais, além da exigência do acesso à águas, as famílias também exigiram dos governos medidas emergenciais mas, principalmente, a criação e implementação de políticas públicas estruturantes, como a continuidade e fortalecimento de ações de convivência com o semiárido e Reforma Agrária.

Como em 2011, continuam os conflitos em torno de grandes empreendimentos, como barragens e empresas privadas, pelo não reassentamento de famílias e por poluição de recursos naturais, impossibilitando o uso destes recursos pelas comunidades que deles dependem.

Ressaltamos que outros conflitos no Ceará podem não terem sido registrados no Caderno de Conflitos 2012 pelo não acesso a dados sobre tais conflitos. A CPT atua, a partir de suas possibilidades, na intenção de registrar o maior número de conflitos possíveis.

Destacamos, ainda, que o ano de 2013 já iniciou com muita violência no campo. Até esta presente data, 9 pessoas já foram assassinadas no Brasil, segundo nossos registros.

Por CPT

Relíquia de João Paulo II estará presente na JMJ Rio2013

joaopauloIIUma relíquia do Beato João Paulo II estará presente na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realizará de 23 a 28 de julho próximo, no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, 1º, comemorou-se dois anos de sua beatificação.

Parte do sangue do idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude está guardada numa ampola, num livro prata, em um relicário próprio, e estará disponível para a veneração dos fiéis. A relíquia do Papa Wojtyla será exposta durante os principais eventos da JMJ.

Segundo padre Arnaldo Rodrigues, um dos responsáveis do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), a relíquia de João Paulo II chegará ao Brasil no dia 7 de julho e permanecerá no país até 13 de outubro deste ano.

“Ela ficará exposta para veneração na Catedral do Rio de Janeiro. Estamos também preparando um trabalho pastoral pós-jornada para aproveitar a presença da relíquia aqui”, completou padre Arnaldo.

A relíquia de João Paulo II não será a única presença nesse evento juvenil. O Setor de Preparação Pastoral do COL está trabalhando para levar também ao Brasil as relíquias do Beato Pier Giorgio Frassati, de Santa Teresa de Lisieux, da Beata Chiara Luce Badano, do Beato Federico Ozanam, e do brasileiro Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, todos eles patronos e intercessores da JMJ Rio2013.

Fonte:  Rádio Vaticano

Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima - Sétimo Dia


profecias-de-fatima-3
 

MARIA,exemplo de para a JUVENTUDE           
*18:30-NOVENA
*19:30-Santa Missa                                                                            *Celebrante: Padre Wagner ( Tancredo Neves )
                                                           *Liturgia Responsável :Comunidade Santa Luzia                                                                                 
 *Local: Capela Nossa Senhora de Fátima- Jd. Castelão ( Rua 09 ,Nº 48)  

" Somente seremos fortes, se formos fraternos"
                              Esperamos todos vocês

Liturgia Diária

Oração:
Pai, concede-me o Espírito que me dá forças para enfrentar e vencer o mundo, e manter-me fiel a teu Filho Jesus.
Primeira leitura: At 16,22-34
Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 22a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas. 23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco.
25À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 26De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui”.
29Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 31Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família”.
32Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os de sua família. 33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 137
          — Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.
— Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!
 
Evangelho: Jo 16,5-11
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
A tristeza fecha o coração
Uma constante do discurso de despedida é a tristeza dos discípulos pela “partida” de Jesus (14,1.26; 16,6).
Com a partida de Jesus tem início outra etapa na vida dos discípulos: a do testemunho: “Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós” (v. 7). É na confiança nessa promessa que os discípulos devem viver a sua vida no seguimento de Cristo. A tristeza fecha o coração dos discípulos; o Espírito, ao contrário, abre o coração para a alegria e a fortaleza em Deus.

A vinda do Espírito, que é fogo que purifica, luz que ilumina, vai revelar a verdade sobre o mundo, isto é, sobre tudo o que se opõe e resiste a Deus e a seu projeto.

O pecado do mundo, sua verdade, é revelado pela ação do Espírito; seu pecado foi e continua sendo a incredulidade. Não é Deus quem condena o mundo (cf. 3,17), mas é o mundo que resiste a Deus.

No entanto, como o evangelho é fruto da experiência pascal, o autor pode proclamar: “… o chefe deste mundo já está condenado” (v. 11). É uma forma de proclamar a vitória do Cristo Ressuscitado sobre o mal e todas as suas manifestações.
 
Leitura Orante
 



Oração Inicial

Inicio este momento de Leitura Orante,
em sintonia com as expectativas dos bispos na Conferência de Aparecida:
“Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)”. (DAp 32).




1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 16,5-11, e observo as palavras de Jesus que parecem uma despedida, mas plenas de amor ao nos oferecer o Espírito.
Porém agora eu vou para junto daquele que me enviou. E nenhum de vocês me pergunta: "Aonde é que o senhor vai?" Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza. Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim; estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais. E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado.
O Mestre garante que quando vier, o Espírito Santo vai revelar o que está errado e também o que é direito e justo. A missão do Espírito é interpretar e nos ajudar a ver a realidade e nela discernir o que é conforme o Projeto de Jesus.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Jesus me diz que devo contar na minha vida com o Espírito Santo para discernir cada situação, para interpretar os sinais de Deus no meu dia a dia. Os bispos, em Aparecida, disseram que o Espírito é o animador da Igreja e foi “derramado nos nossos corações”: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda sorte de bênçãos pessoa de Cristo (cf. Ef 1,3). O Deus da Aliança, rico em misericórdia, nos amou primeiro; imerecidamente amou a cada um de nós; por isso o bendizemos, animados pelo Espírito Santo, Espírito vivificador, alma e vida da Igreja. Ele, que foi derramado em nossos corações, geme e intercede por nós e, com seus dons nos fortalece em nosso caminho de discípulos e missionários.”(DAp 23).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com o papa emérito Bento XVI:
Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida,
rosto humano de Deus e rosto divino do homem,
acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu
e a alegria de sermos cristãos.
Vinde ao nosso encontro
e guiai os nossos passos para seguir-vos
e amar-vos na comunhão da vossa Igreja,
celebrando e vivendo o dom da Eucaristia,
carregando a nossa cruz, e motivados por vosso envio.
Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito,
que ilumine as nossas mentes
e desperte em nós o desejo de contemplar-vos,
o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos,
e o ardor por anunciar-vos no início deste século.
Discípulos e missionários vossos,
nós queremos remar mar adentro,
para que os nossos povos tenham em vós vida abundante,
e construam com solidariedade a fraternidade e a paz.
Senhor Jesus, vinde e enviai-nos!
Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, quero “expressar a alegria de ser discípulo do Senhor e de ter sido agraciado com o tesouro do Evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo”. (DAp23).

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
Fonte: Catequese Católica

Programa da Viagem do Papa ao Rio de Janeiro


 
2013-05-07 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – Foi divulgada ao meio-dia de hoje, 07, no Vaticano, a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; pelo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
No aeroporto não serão realizadas formalidades particulares e não serão pronunciados discursos. A Cerimônia de boas-vindas se realizará internamente no Palácio Guanabara. O Santo Padre se detérá por alguns minutos na Sala Presidencial do aeroporto, enquanto a Comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal.
Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas; presentes os mais altos cargos do Estado, o Corpo Diplomático e algumas centenas de convidados institucionais. Além da execução dos hinos e honras militares, os discursos da Presidente Dilma e do Santo Padre; em seguida a apresentação das duas delegações (brasileira e vaticana).
A Senhora Presidente acompanha o Santo Padre à Sala Verde do primeiro andar, onde se realizarão os encontros privados.
- breve encontro com o Governador do Estado do Rio de Janeiro e apresentação da família.- breve encontro com o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro e apresentação da família.
O Papa deixará o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, onde será a sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro.
A terça-feira, dia 23, será estritamente privada até a manhã de quarta-feira, 24 de julho.
Na quarta-feira, 24, às 8h15 o Papa deixará o Rio de Janeiro e de helicóptero irá até Aparecida onde irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrará a Santa Missa.
O Santo Padre será acolhido pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e pelo Reitor do Santuário Padre Domingos Sávio da Silva. Papa Francisco almoçará no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio de Janeiro.
No final da tarde no Rio de Janeiro o Santo Padre visitará o Hospital São Francisco de Assis. O Hospital, dirigido pela Associação homônima, dedica-se seja à recuperação dos dependentes da droga e do álcool, seja na assistência médica-cirúrgica, assegurada gratuitamente aos indigentes, com cerca 500 leitos. Está previsto um discurso do Papa.
No início da noite Papa Francisco retornará ao Sumaré onde irá jantar de forma privada e onde pernoitará.
Na quinta-feira, dia 25, o Santo Padre celebrará no início da manhã a Santa Missa em privado na Residência do Sumaré.
Às 9 horas Papa Francisco deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do Prefeito Paes, as chaves da cidade e irá abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e paraolímpicos.
Por volta das 10 horas deixará o Palácio da Cidade e se dirigirá à Comunidade da Varginha – Manguinhos, para uma visita.
A Comunidade da Varginha faz parte de uma ampla favela "pacificada" em virtude do programa de recuperação realizado pelas Autoridades brasileiras.O Santo Padre será acolhido pelo Pároco, pelo Vice-Pároco, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade.
Logo em seguida se dirigirá para a pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial.Na Paróquia, após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o Papa oferecerá um presente à comunidade.
O Santo Padre se dirigirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso (cerca 100 m) visitará a casa de uma família da Comunidade. Ali o Papa fará um discurso.
Papa Francisco retornará depois ao Sumaré para o almoço em privado.
Na parte da tarde às 17 horas o Santo Padre deixará movamente o Sumaré em direção da Praia de Copacabana onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ.
O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. O Papa fará um discurso e abençoará os jovens. Retornará depois ao Sumaré onde pernoitará.
Na sexta-feira de manhã, dia 26, Santa Missa em privado na Residência do Sumaré. Em seguida irá se deslocar em automóvel até à Quinta da Boa Vista onde às 10 horas irá confessar 5 jovens provenientes dos cinco continentes.
Após as confissões Papa Francisco se transferirá para o Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, o qual acolhe o Santo Padre na entrada principal.
O Santo Padre irá encontrar em forma reservada cinco jovens detentos. Presentes também alguns assistentes acompanhantes dos jovens detentos. Em seguida o Santo Padre e o Arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a Capela onde encontrará as Irmãs que trabalham na residência.
Às 12 horas o Santo Padre do balcão do Palácio rezará a oração do Angelus. Em seguida encontrará os 20 membros do Comitê Organizador e os 10 grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. Não estão previstos discursos.
No Salão redondo no primeiro andar do Arcebispado, o Santo Padre almoçará com S.E. Dom Tempesta e com 12 jovens de várias nacionalidades: um jovem e uma moça de cada um dos continentes mais um jovem e uma moça de nacionalidade brasileira.O almoço terá a duração de cerca 1 hora.
Após o almoço o Papa retornará ao Sumaré.
No final da tarde, às 17 hora retornará à Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens: o Santo Padre, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via Sacra, e ao término pronunciará a sua alocução e concluirá a oração. Depois retornará ao Sumaré onde pernoitará.
No sábado de manhã, dia 27, Papa Francisco irá à Catedral da cidade onde celebrará a Santa Missa, às 9 horas, com os bispos da JMJ, com sacerdotes, religiosos e seminaristas.
Já no Teatro Municipal, às 11h30, o Santo Padre encontrará a classe dirigente do Brasil; presentes políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país. O Papa fará um discurso.
Na conclusão o Pontífice retornará ao Sumaré onde irá almoçar com os Cardeais do Brasil, a Presidência da CNBB, os Bispos da Região e a Comitiva papal.
No início da noite, por volta das 18h15 o Papa deixa o Sumaré em direção do Campus Fidei de Guaratiba onde será realizada a Vigília de Oração com os jovens.
O encontro com os jovens terá lugar em uma área campestre denominada Campus Fidei, preparada para a ocasião pelas Autoridades locais, e que pode conter mais de dois milhões de pessoas. O encontro será na forma de uma Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao Santo Padre; respostas e discurso do Santo Padre; orações e cantos; troca de presentes e benção.
Os jovens dormirão no Campus Fidei, esperando a missa do dia seguinte.
No domingo, dia 28, Papa Franisco às 8h20 deixará novamente o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do Santo Padre sobrevoará a célebre estátua do Cristo Redentor que do alto do Corcovado abraça a cidade do Rio.
Um cinegrafista do CTV estará abordo do helicóptero e transmitirá as imagens ao vivo através do host broadcaster.
Às 10 horas terá início a Missa de Envio da JMJ Rio2013. Prevista a presença da Presidente da República.
A Celebração terminará com o discurso de S.E.Card.Rylko; Angelus do Santo Padre; e anúncio da sede e do ano onde se realizará a sucessiva JMJ.
Papa retornará ao Sumaré onde irá almoçar com a Comitiva papal.
Ainda no Sumaré às 16 horas o Papa encontrará o Comitê de Coordenação do CELAM, Conselho Episcopal Latino-Americano.
O Comitê de coordenação do Celam é composto por cerca 45 bispos, que iniciarão as Sessões de trabalho na segunda-feira, dia 29 de julho.
Depois de se despedir do pessoal da residência do Sumaré Papa Francisco se dirigirá ao Rio Centro onde encontrará cerca de 15 mil voluntários da JMJ. O Papa fará a eles um discurso.
Às 18h30 a cerimônia de despedida no aeroporto Galeão/Antonio Carlos Jobim. O Santo Padre será acolhido no Pavilhão de honra Marechal Trompowski de Almeida pela Presidente da República, Dilma Rousseff. Discurso da Senhora Presidente e do Santo Padre.
O Santo Padre se despedirá da Presidente da República nas escadas do avião.
A partida para Roma está prevista para às 19 horas, e a chegada a Roma, 11h30 da manhã, hora italiana. Conclusão da 1ª Viagem Apostólica Internacional de Papa Francisco. (SP)  Fonte: News. VA

O Papa exorta as famílias a rezarem o Terço

Papa Francisco. Foto: News.va
VATICANO, 06 Mai. 13 / 11:23 am (ACI/EWTN Noticias).- Em uma mensagem escrita pelo Papa Francisco na rede social Twitter, destacou a importância de rezar o Terço em família especialmente neste mês de maio dedicado à Santa Mãe de Deus.
No tweet se lê: "Seria maravilhoso, no mês de maio, rezar juntos em família o Terço. A oração faz com que a vida familiar torne-se ainda mais sólida".
Maio é o mês consagrado a Maria, por ser o mês no que não havia nenhuma festa particular, portanto a Igreja Católica alentou esta devoção à Santíssima Virgem, por duas bulas, uma de 21 de março de 1815 e a outra de 18 de junho de 1822, quando Pio VII concede as indulgências aplicáveis às almas do Purgatório.
Neste mês Mariano, lembramos no dia 13 a Festa de Nossa Senhora de Fátima, no dia 24 a festa de Maria Auxiliadora e no dia 31 festejamos a Visitação de Maria a Santa Isabel.
Na América Latina se celebra Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina, terra do Santo Padre. Fonte: Acidigital

Agenda de Maio de 2013




AGENDA DE MAIO 2013 – ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ
SEMANAS
DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SABADO
PRIMEIRA
 
 
 
 
 

 

 

01

Encontro do bispo com o clero (0-5 anos)

 

- 19:30h  Missa – NSF

(abertura da FESTA -Pe. Benício)

02

Encerramento do encontro do bispo com o clero (0-5 anos)

 

 - 19:30h  Missa – NSF

 Pe. Élio)

 

03

- 17h Confissões – SJ

 

- 19h Missa – SJ

 

- 19:30h  Missa – NSF

Pe. Jesus)

 

04

 - 17hs.  Missa NSG

Pe. Luciano

- 18:15h  Celebração – SL

Fco. das Chagas

- 19:30h  Missa – NSF

 Pe. Reginaldo)

SEGUNDA

 

 

  SEMANA

DA PÁSCOA

 

05 – 6D. PÁSCOA

- 07:00h  Missa SJA

Pe. Luciano

- 08:00h  Missa NSC

Pe. Luciano

- 17:00h  Missa SJ

Pe. Luciano

- 19:00h  Missa SA

Pe. Luciano

- 19:30h  Missa – NSF

Sem. Chagas

06

-19:00hs –Reunião da equipe de LITURGIA da Área Pastoral na comunidade

NOSSA SENHORA DA CONCOLAÇÃO

- 19:30h  Missa – NSF

Pe. Jean

 

07

- 19h – Terças

Missionárias

 

 

 

- 19:30h  Missa – NSF

Pe. Wagner

 

08

- 17h Confissões – NSC

 

- 19h Missa – NSC

 

 

- 19:30h  Missa – NSF

Pe. Sóstenes

 

09

- 17h Confissões – NSF

 

 

 

 

- 19:30h  Missa – NSF

Pe. Francisco

10

- 17h Confissões – SA

 

- 19h Missa – SJ

 

 

- 19:30h  Missa – NSF

Pe. Ruy Mendes

 

11

- 18:15h  Celebração – SL

Fco. das Chagas

- 19:00h  Missa NSG

Pe. Luciano

 

- 19:30h  Missa – NSF

Pe. Pedro

 

 

TERCEIRA

 

 

  SEMANA

DA PÁSCOA

 

12 – ASCENSÃO DO  SR

- 07h  Celebração – SJA

Fco. das Chagas

- 08:00h  Missa NSC

Pe. Luciano

- 17:00h  Missa SJ

Pe. Luciano

- 19:00h  Missa SA

Pe. Luciano

- 19:30h  Missa – NSF

Pe. Edmilson

13

- 12:00hs – Missa SJ

- 18:00hs – concentração

- 18:30hs- Procissão

- 19:30hs  Missa de enceramento da Festa – NSF ( Pe. Luciano)

Obs: Contamos com a participação de todas as comunidades .

14

- 19h – Terças Missionárias

15

- 16h Missa – Toca

 

- 17h Confissões – NSC

 

- 19h Missa - NSC

16

- 17h Confissões – NSF

 

- 19:30h Missa - NSF

 

 

 

 

17

- 17h Confissões – SJ

 

- 19h Missa – SJ

 

 

18

- 18:00hs.  Vigília de Pentecostes na Com. São Joaquim e Santa Ana.

 

 

 

QUARTA

 

 

7ª SEMANA DO

TEMPO COMUM

 

19 - PENTECOSTES

- 15:00h – Festa de Pentecostes

 

- 18hs - Missa de Encerramento Da FESTA de Pentecostes

 

20

 

21

-- 19h – Terças Missionárias

22

- 16h Missa – Toca

 

- 17h Confissões – NSC

 

- 19h Missa – NSC

 

23

- 17:h Confissões –NSG

 

- 19:30h Missa - NSF

24

- 17h Confissões – SL

 

- 19h Missa - SJ

25

- 17hs.  Missa NSG

Pe. Luciano

- 18:15h  Celebração – SL

Fco. das Chagas

- 19:00hs.  Missa da Juventude NSC.

Pe. Luciano

- 19:30h Celebração –NSF

Fco. das Chagas

 

QUINTA

 

8ª SEMANA DO

TEMPO COMUM

 

26  – S. TRINDADE

- 07:00h  Missa SJA

Pe. Luciano

- 08h  Celebração – NSC

Fco. das Chagas

- 17:00h  Missa SJ

Pe. Luciano

- 19:00h  Missa SA

Pe. Luciano

 

27

 

28

- 19h - Formação Bíblica (Santa Luzia)

 

29

- 16h Missa – Toca

 

- 17h Confissões – SJA

 

- 19h Missa - NSC

30

- 15:00hs – Adoração nas comunidades

17:00HS - Procissão com MISSA ao final.

CORPUS CHRISTI (local a combinar pela liturgia dia 06/05
31
Visitação de Nossa Senhora
- 17h Confissões – SJ
 
- 19h Missa - SJ