domingo, 6 de maio de 2012

Um pouco da história da Comunidade Nossa Senhora de Fátima- Área Pastoral São José



Há 20 anos, nascia, no Conjunto Jardim Castelão, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Era 13 de maio de 1992, quando alguns moradores das ruas 07 e 09 uniram-se para rezar o terço em honra a Nossa Senhora de Fátima, na residência de D. Letícia, na Rua 07 casa 111. Vendo que era bom, e entusiasmados pelo Espírito Santo, decidiram, naquela mesma noite, rezar o santo terço até o final do mês e no último dia fazer a coroação.



Com o entusiasmo, veio também a necessidade de se situar. A partir daí, esse grupo descobre por meio da Arquidiocese de Fortaleza, que geograficamente está área pertencia à Paróquia Santíssima Trindade, do José Walter.

Em visita a esta mesma Paróquia, esse mesmo grupo foi recebido por Padre Adriano (in memorian), que gentilmente garantiu uma visita ao conjunto.

“Treze de maio” foi o primeiro nome dado a essa Comunidade. O grupo crescia em quantidade, fé e perseverança. Veio então a necessidade de trabalhar o lado pastoral. Criava-se a primeira coordenação formada por Haroldo (coordenador), Marcôncio (vice-coordenador), Heloísa (secretária) e D. Terezinha (tesoureira).

Cumprindo o prometido, Padre Adriano veio fazer a visita e autorizou a realização da Celebração da Palavra aos domingos. As missas eram celebradas uma vez por mês. Todas as celebrações e 1ª Eucaristia aconteciam na Rua 04, casa 70 (residência do Haroldo – Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia). Caminhava a passos largos, sob o direcionamento de Padre Anízio (Pároco), Padre Teodoro e Padre Adriano (in memorian).

Porém, em 1993, ano seguinte à sua fundação, muda-se o nome para Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Nesse mesmo ano vivencia-se a 1ª Campanha da Fraternidade, com o tema “Onde Moras" ? Também é mudado o local dos encontros, para Rua 03, casa 211 (residência do Prof. Eurilo).

Com o crescimento do número de fiéis, também veio a necessidade da edificação de uma capela. Através de uma grande campanha conseguiu-se um terreno situado na Rua 10, como também materiais de construção. A obra teve início, porém, não se pode dar continuidade ao projeto, por conta de motivos burocráticos junto à Prefeitura.

O sonho do templo parecia distante. No entanto, a providência divina não faltou e fez com que Dr. Rubens Furlano, atendendo ao pedido de uma amiga querida, D. Helena, companheira de caminhada religiosa, ofertasse uma 
capela totalmente construída a essa comunidade, no dia 23 de janeiro de 1996. Nesse mesmo dia foi rezada uma missa presidida por Padre Adriano, dizendo a seguinte frase: “Este é um grande ato de amor e generosidade”.

Em 2002, realizou-se a primeira trezena em comemoração aos 10 anos de caminhada desta comunidade nos dias 1 a 13 de maio. Durante esses festejos, além de se celebrar a trezena com missas todos os dias, elabora-se temas para cada dia. E teve-se a colaboração de alguns jovens que estavam se preparando vocacionalmente como: Renato (hoje casado), Edson (Padre desta Diocese), Josué (Mosteiro de Messejana) e Irmão Marco (Padre da diocese de Itabira - Minas Gerais), sob a orientação do Padre Alcântara (in memorian).

Depois de Padre Anízio, tivemos a graça de ter Padre Ruy Mendes como nosso pároco e pastor, e Diácono Rocha sempre nos motivando, impulsionando e conduzindo de forma alegre, prestativa e incansável.

O ano de 2010 foi para nós um ano de grandes mudanças. Após tanto tempo de caminhada junto à Paróquia Santíssima Trindade (Sacramentina), a Comunidade foi transferida para a Paróquia Mãe Santíssima (Diocesana), sob a orientação do Padre Reginaldo Guimarães e do Diácono Pedro (hoje Padre).

Em janeiro desse ano, a Comunidade completou vinte anos e enfrentou um novo desafio: mais uma vez mudou de Paróquia e, consequentemente de pastores. Hoje pertencemos a Área Pastoral São José, na qual caminha-se sob o acolhimento e direcionamento do nosso Vigário, Padre Fernando Nunes Custódio e Padre Luciano Gonzaga da Silva.

A cada ano que passa a Comunidade Nossa Senhora de Fátima  aniversaria, mas o presente é de todos os que dela participam. Que as bênçãos de Deus, pela intercessão de Maria, recaiam sobre todos os que já conviveram e convivem fraternalmente nesta Comunidade.

Que o Senhor da Messe, faça dessa Comunidade a sua obra de amor, e que Maria envolva a todos com o seu olhar misericordioso de Mãe. Amém!     

Video- Eu Sou a Videira


6º Dia de Festa!

Área Pastoral São José

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA-FESTEJOS 2012- 20 Anos de História!
 Tema: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra" ( Lucas 1,38 )




 
 *19:00 -Ofício
                           *19:30 - Santa Missa-Presidida pelo Padre Élio (Pároco da Paróquia São Francisco- Dias Macêdo )
                          *Liturgia Responsável - Nossa Senhora da Consolação   
                       * Atração Cultural - Show de Humor ( Joãozinho)
                     
                 * Após a missa ,visite nossa barraca e se delicie com as comidas gostosas. Temos também à venda, livros e objetos religiosos. Você é nosso convidado especial! Venha e traga sua família e seus amigos. Esperamos todos vocês!

Rádio FM Dom Bosco 96,1 traz a Fortaleza Padre Zezinho, sábado, 12 de maio


A Rádio FM Dom Bosco 96,1 traz para Fortaleza, no Sábado, dia 12 de maio, véspera do dia das mães, o cantor e compositor Padre Zezinho. Os portões serão abertos a partir às 16h00 e o Show iniciará às 18h00, no Ginásio Paulo Sarasate. Ingressos estão sendo vendidos nas Lojinhas da Paróquia da Piedade, na Rua Joaquim Torres, 185 – Piedade; na Livraria Imaculada, em frente a Praça do Ferreira; nas Lojas Canção Nova, na Rua Floriano Peixoto, 786 – Centro, na Loja canção nova da Rua Tertuliano Potyguara, 452 – Aldeota; na Livraria Paulinas, na Rua Major Facundo, 332 – Centro; Livraria Paulus, na Rua Floriano Peixoto, 523 – Centro, na loja Beth Set, na Rua senador Pompeu, 856 – Centro.
Padre Zezinho
É um dos maiores fenômenos da música cristã no mundo, sempre lotando suas apresentações. O grande pioneiro da música católica popular é considerado o maior cantor e compositor da música católica brasileira de todos os tempos com renome internacional. É admirado e respeitado até pelos protestantes. Suas canções atravessa gerações .Começou a compor em 1964 e iniciou sua carreira de cantor em 1967. Em 1969, gravou Shalom, seu primeiro compacto, pela Paulinas COMEP. O sucesso das canções de Zezinho foi imediato entre os fiéis católicos, sendo reconhecido por eles como um profeta de várias gerações. Foi ainda pioneiro no uso de instrumentos modernos como a guitarra elétrica e a bateria na música religiosa Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Padre_Zezinho
Serviço
Show com o cantor, escritor e compositor padre Zezinho
Quando: Dia 12 de maio, véspera do dia das mães
Onde: Ginásio Paulo Sarasate
Realização: Rádio FM Dom Bosco 96,1
Informações: (85) 3231 1940 – http://fmdombosco.com/hotsite/

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 9,26-31)



5º Domingo da Páscoa

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias,
26Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos tinham medo dele, pois não acreditavam que ele fosse discípulo.
27
Então Barnabé tomou Saulo consigo, levou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho, como o Senhor lhe havia falado e como Saulo havia pregado, em nome de Jesus, publicamente, na cidade de Damasco.
28
Daí em diante, Saulo permaneceu com eles em Jerusalém e pregava com firmeza o nome do Senhor. 29Falava também e discutia com os judeus de língua grega, mas eles procuravam matá-lo.
30
Quando ficaram sabendo disso, os irmãos levaram Saulo para Cesareia, e daí o mandaram para Tarso.
31
A Igreja, porém, vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Segunda leitura (1João 3,18-24)


5º Domingo da Páscoa




Leitura da Primeira Carta de São João:

18
Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas.
21
Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus. 22E qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado.
23
Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu.
24
Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 21)

 

5º Domingo da Páscoa


— Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!
— Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!


— Sois meu louvor em meio à grande assembleia;/ cumpro meus votos ante aqueles que vos temem!/ Vossos pobres vão comer e saciar-se,/ e os que procuram o Senhor o louvarão:/ “Seus corações tenham a vida para sempre!”

— Lembrem-se disso os confins de toda a terra,/ para que voltem ao Senhor e se convertam,/ e se prostrem, adorando, diante dele/ todos os povos e as famílias das nações./ Somente a ele adorarão os poderosos,/ e os que voltam para o pó o louvarão.
— Para ele há de viver a minha alma,/ toda a minha descendência há de servi-lo;/ às futuras gerações anunciará/ o poder e a justiça do Senhor;/ ao povo novo, que há de vir, ela dirá:/ “Eis a obra que o Senhor realizou!”

Um pouco de Reflexão!

Vivendo a proposta de Jesus, ficamos unidos a ele e produzimos frutos de amor


No contexto apresentado no evangelho de hoje, podemos entender a mensagem de Jesus: " Eu sou a videira, e vós , os ramos" ( Jo 15,5) . Antes Jesus dissera: " Vós estais podados [puros] por causa da palavra que vos ensinei"(15,3 ). De forma incisiva, Jesus chama seus discípulos a permanecer nele, no anúncio de sua palavra.Permanecer nele é o mesmo que renovar a aliança de outrora, no seu sangue derramado. E Jesus é ainda mais contundente: sem mim nada podeis fazer ( 15,5 ) ou melhor, sem Deus nada podemos fazer. Os frutos a serem produzidos pela comunidade são os do reino de Deus.O novo judeu-cristão é aquele que deixa Jesus morar dentro dele. O cristão passa a ser um novo Jesus ressuscitado. Agora perguntemo-nos: Que frutos  estamos produzindo, unidos ao projeto de Jesus? É possível viver a fé sem vínculo com uma comunidade? É possível ser cristão sem estar em comunhão com a proposta de Jesus? 
Paulo, após o encontro com Jesus ressuscitado, logo iniciou a sua caminhada de evangelizador do reino. Esse episódio mudou a vida de muitas pessoas. Diante disso, perguntemo-nos: as palavras de Jesus, de fato permanecem, isto é fizeram morada em nós, transformado-nos por inteiro? Que sentido tem a frase do evangelho de hoje: " Sem mim nada podeis fazer", nas culturas que pouco conhecem de Jesus e de seus ensinamentos? Qual deve ser a nossa atitude pastoral, nesse caso?
Permanecer em Jesus é essencial para vivermos e frutificarmos: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,4-5).
Aqueles ramos que permanecem em Cristo produzem muito fruto pois, caso contrário, serão colhidos e lançados ao fogo. É a pura verdade o que Jesus nos diz: “Sem mim nada podeis fazer”. Separados de Jesus, nada podemos fazer para melhorar nossa vida, nossa família, nossa alma e nossa relação com Deus.
Muitos tentam andar a sós, pensando que sua bondade e discernimento produzirão fruto sem se apoiar no Senhor. Se você também está pensando e agindo dessa maneira, está enganado. Somente com a ajuda de Jesus somos capazes de cumprir a justiça e a verdade que o Senhor espera que produzamos.Louvor e Glória ao Senhor!

Evangelho (João 15,1-8)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais frutos ainda.
3
Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.
4
Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6
Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.
7
Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.
8
Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos. 

-Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.