terça-feira, 19 de março de 2013

Evangelho do Dia-Mt 1,16.18-21.24a ou Lc 2,41-51a


Ano C - Dia: 19/03/2013



O justo José
Leitura orante


Mt 1,16.18-21.24a ou Lc 2,41-51a

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado.
LEITURA ORANTE
Preparo-me para a Leitura Orante, com todos que circulam pela rede, rezando:
Vinde, Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso amor.
- Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.
- E renovareis a face da terra.
Oração:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre de suas consolações. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio com fé e atenção o texto do dia em Mt 1,16.18-21.24 ou Lc 2,41-51.
O texto diz que "José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber". Mas, Deus, em sonho, manifesta a ele o seu papel na vinda do Salvador.
José acolheu os desígnios de Deus.


2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
José me ensina a estar sempre em sintonia com a vontade de Deus que se manifesta sob as mais diferentes formas. Percebo estas manifestações? E como as acolho? Os bispos, em Aparecida, lembraram ainda, o testemunho de São José: "Nossos povos nutrem um carinho e especial devoção por José, esposo de Maria, homem justo, fiel e generoso que sabe se perder para se achar no mistério do Filho. São José, o silencioso mestre, fascina, atrai e ensina, não com palavras mas com o resplandecente testemunho de suas virtudes e de sua firme simplicidade". (DA 274).



3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Sinto a necessidade de rezar para que nas famílias de hoje se cumpra o Projeto de Deus como na casa de Nazaré. Rezo:

Oração a São José pelas famílias
São José,
protetor da família de Nazaré e de nossas famílias,
ensina-nos a nos relacionar, respeitar, falar, trabalhar e amar,
como ensinaste a Jesus no lar de Nazaré.
Peço-te especialmente por estas famílias: ..............
Abençoa a todas as pessoas destas famílias e
alcança-nos a graça de cumprir o Projeto de Deus,
como a Família de Nazaré. Amém.
Para cantar:
Cantiga por José
Padre Zezinho
1. Que foi que te encantou nesta donzela? Que foi que te encantou?
Que foi que te levou à casa dela? Que foi que te levou?
Andavas procurando a namorada ideal,
pedias ao Senhor que te ajudasse a encontrá-la. E de repente um dia
alguem te apresentou Maria. (bis)
2.Que foi que viste tu nos olhos dela? Que foi, meu bom José?
Que foi que até te fez sonhar com ela no céu de Nazaré?
3.Agora desposaste a tua eleita na paz do teu Senhor.
A vida se tornou bem mais perfeita com ela tem mais cor.

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Procurarei ver tudo, hoje, com olhar de fé e disponibilidade a Deus.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Ir. Patrícia Silva, fsp - Paulinas

Hoje - Encerramento dos Festejos

OITAVO DIA DA FESTA DE SÃO JOSÉ



Oitavo dia da festa de São José celebrada por padre Toinho (Vigário do Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres - Tancredo Neves com liturgia assumida pala comunidade IMACULADA COMCEIÇÃO / Paróquia de São Francisco de Assis - Dias Macedo. Além de nossas Comunidades, devotos e amigos....... 

NONO DIA DA FESTA DE SÃO JOSÉ


Por motivo de força maior Dom Vasconcelos não pode vir celebrar, mas a missa foi muito bem participada.(Pe. Luciano )

Santo do Dia: São José

d

Do esposo de Maria sabemos somente aquilo que nos dizem os evangelistas Mateus e Lucas, mas é o que basta para colocar esse incomparável "homem justo" na mais alta cátedra de santidade e de nossa devoção, logo abaixo da Mãe de Jesus.
Venerado desde os primeiros séculos no Oriente, seu culto se difundiu no Ocidente somente no século IX, mas num crescendo não igual ao de outros santos.
Em 1621, Gregório XV declarou de preceito a festa litúrgica deste dia; Pio IX elegeu são José padroeiro da Igreja, e os papas sucessivos o enriqueceram de outros títulos, instituindo uma segunda comemoração no dia 1º de maio, ligada a seu modesto e nobre ofício de artesão.
O privilégio de ser pai adotivo do MEssias constitui o título mais alto concedido a um homem.
O extraordinário evento da Anunciação e da divina maternidade de Maria - da qual foi advertido pelo anjo depois da sofrida decisão de repudiar a esposa - coloca são José sob uma luz de simpatia humana, em razão do papel de devoto defensos da incolumidade da Virgem Mãe, mistério prenunciado pelos profestas, mas acima da inteligência humana.
Resolvido o angustiante dilema, José não se questiona.
Cumpre as prescrições da lei: dirige-se a Belém para rescenseamento, assiste Maria no parto, acolhe os pastores e os reis Magos com útil disponibilidade, conduz a salvo Maria e o Menino para subtraí-lo do sanguinário Herodes, depois volta à laboriosa quietude da casinha de Nazaré, aprtilhando alegrias e dores comuns a todos os pais de família que deviam ganhar o pão com o suor de sua fronte.
Nós o revemos na ansiosa procura de Jesus, que ele conduz ao templo por ter cumprido os 12 anos de idade.
Enfim, o Evangelho se despede dele com uma imagem rica de significado, que coloca mais de um tema para nossa reflexão: Jesus, o filho de Deus, o Messias esperado, obedece a ele e a Maria, crescendo em sabedoria, idade e graça.             Fonte: Rainha da Paz

IAM no estado do Ceará intensifica implantação de grupos

Tendo em vista a celebração dos 170 anos de fundação, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) se prepara para vivenciar no Brasil um ano especial. Uma das iniciativas, a exemplo do que já acontece em outros países, é a realização, no último domingo do mês de maio, da Jornada Nacional da IAM, um dia dedicado à prática do carisma da Obra: “uma Ave-Maria e uma moeda” para ajudar as crianças do mundo.
Para marcar o Ano da IAM no Brasil, a paróquia Nossa Senhora da Conceição de Amontada (CE), pretende implantar em suas comunidades, um grupo de IAM por mês. A paróquia é constituída por 90 comunidades e em apenas onze delas existem os grupos. Ao perceber o valor desta Obra, a coordenação paroquial, com o apoio de seu pároco, padre Cesanildo Soares, escolheu esse objetivo como a principal meta na vida das crianças.
Percebemos o quanto as crianças que conhecem e vivem o carisma da IAM, amam e mudam seu estilo de vida, passam a serem participativas, crianças missionárias, comprometidas com a Igreja”, afirma Jéssica Teófilo, secretária da IAM no estdo do Ceará.

Entre os dias 15 e 17 de março, na Comunidade de Pixaim, 30 crianças e adolescentes e cinco assessores da IAM participaram de um encontro de formação. Os assessores estudaram a história, o carisma e a psicopedagogia da IAM. Os trabalhos encerraram com um momento de oração e lanche partilhado nas dunas, próximo a igreja. “Esse gesto lembrou a multiplicação dos pães. A cada implantação a gente se surpreende com as crianças, participando e amando cada vez mais essa Obra”, conta Jéssica.

Durante a missa celebrada pelo padre Edvaldo Monteiro, no domingo, 17, foi implantado o grupo da IAM. Ao consagrar as crianças, adolescentes e assessores da IAM, na presença dos pais e da comunidade em geral, padre Edvaldo sublinhou a importância de ajudar seus filhos a perseverarem na caminhada.
Por Jaime Carlos Patias   
19 / Mar / 2013 09:51 Fonte: POM

Papa Francisco poderá beatificar dom Oscar Romero


O bispo auxiliar de San Salvador, dom Gregório Rosa Chávez, se mostrou confiante de que o pontificado de Francisco acelere o processo de beatificação de dom Oscar Arnulfo Romero, arcebispo de San Salvador, assassinado em 24 de março de 1980.

Segundo o prelado, o papa Francisco tem "uma admiração especial" por dom Romero, motivo pelo qual expressou otimismo no avanço do processo de beatificação. Dom Rosa Chávez, que durante um ano foi assistente do bispo mártir no Seminário menor de São Miguel, crê que "os astros estão alinhados" para a beatificação de dom Romero. "O cardeal Jorge Mário Bergoglio, a quem eu conheço pessoalmente tem uma admiração especial por dom Romero, uma devoção a ele e uma convicção total de que é um santo e um mártir", afirmou o bispo em coletiva de imprensa após celebrar a missa dominical na catedral de San Salvador.

Segundo informou o periódico digital “El Faro.net”, logo que o agora papa emérito Bento XVI anunciou sua renúncia, a comunidade Jesuíta salvadorenha da Universidade José Simeón Cañas (UCA), lamentou que Joseph Ratzinger se retirara sem beatificar a dom Romero.

Contudo, mesmo que haja melhores condições para que o processo avance, dom Rosa Chávez explicou que é preciso respeitar os trâmites da Santa Sé, "e o Papa sabe disso; porém se houvesse uma pesquisa entre os bispos de América Latina, a maioria seria a favor de dom Romero", acredita. Desde 1996 a causa para a canonização de Romero se encontra em Roma, e em 2006 a Congregação para a Doutrina da Fé concordou em iniciar o processo de beatificação, expediente atualmente em posse da Congregação para a Causa dos Santos.

Dom Romero foi assassinado em 24 de março de 1980 por um franco-atirador contratado pela ultradireita. O arcebispo foi alvejado enquanto celebrava missa na capela do pequeno hospital Divina Providencia que atende doentes de câncer. Com o fim da guerra civil em El Salvador (1980-1992), a Comissão da Verdade – respaldada pelas Nações Unidas - concluiu que o autor intelectual do homicídio foi Roberto D'Aubuisson, fundador do partido Aliança Republicana Nacionalista (Arena).
No próximo dia 24 de março completa 33 anos do martírio de Romero, e para marcar a data, diversas organizações realizam atividades comemorativas.

Fonte: OCLACC. Tradução: Jaime C. Patias

Primeira missa do Papa Francisco: "Cuidar das pessoas que estão na periferia do nosso coração"


Na solenidade de São José, Papa Francisco dedicou toda a sua homilia às virtudes do patrono da Igreja – e como podemos nos inspirar em suas qualidades. Logo no início, recordou seu Predecessor, que celebra seu onomástico, para que o acompanhemos com a oração, “cheia de estima e gratidão”.

Comentando as leituras do dia, falou da missão de José: ser custos, guardião. Guardião de quem? De Maria e de Jesus, mas é uma guarda que depois se alarga à Igreja. Uma guarda que se realiza com discrição, com humildade, no silêncio, mas com uma presença constante e uma fidelidade total, mesmo quando não consegue entender.

“Deus não deseja uma casa construída pelo homem, mas quer a fidelidade à sua Palavra, ao seu desígnio.”

José responde à vocação de Deus com disponibilidade e prontidão; tendo Cristo no centro da vocação cristã. Entretanto, a vocação de guardião não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro de Génesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos.

É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração. É cuidar uns dos outros na família. É viver com sinceridade as amizades. “Sejam guardiões dos dons de Deus!”

E quando o homem falha nesta responsabilidade, quando não cuida da criação e dos irmãos, então encontra lugar a destruição e o coração fica ressequido. “Infelizmente, em cada época da história, existem «Herodes» que tramam desígnios de morte, destroem e deturpam o rosto do homem e da mulher.”

Papa Francisco pediu “por favor” aos que ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: “Sejamos ‘guardiões’ da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo! Mas, para «guardar», devemos também cuidar de nós mesmos. Lembremo-nos de que o ódio, a inveja, o orgulho sujam a vida; então guardar quer dizer vigiar sobre os nossos sentimentos, o nosso coração, porque é dele que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que destroem. Não devemos ter medo de bondade, ou mesmo de ternura”.

A seguir, Francisco falou do início do seu ministério como novo Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, que inclui também um poder. Mas de que poder se trata? – questionou, respondendo com o convite de Jesus a Pedro: apascenta as minhas ovelhas.

“Jamais nos esqueçamos que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos, aqueles que Mateus descreve no Juízo final sobre a caridade: quem tem fome, sede, é estrangeiro, está nu, doente, na prisão.”

Este é o serviço que o Bispo de Roma e todos nós somos chamados a cumprir: dar esperança perante tantos ‘pedaços de céu cinzento’.

“Guardar a criação, cada homem e cada mulher, com um olhar de ternura e amor, é abrir o horizonte da esperança, é abrir um rasgo de luz no meio de tantas nuvens, é levar o calor da esperança! Para nós cristãos, a esperança que levamos tem o horizonte de Deus que nos foi aberto em Cristo, está fundada sobre a rocha que é Deus”, concluiu Papa Francisco, pedindo a intercessão da Virgem Maria, de São José, de São Pedro e São Paulo, de São Francisco, para que o Espírito Santo acompanhe o seu ministério.

Fonte: Rádio Vaticano