segunda-feira, 23 de julho de 2012

Primeira leitura (Miquéias 6,1-4.6-8)



16ª Semana Comum


Leitura da Profecia de Miquéias.

1
Ouvi o que diz o Senhor: “Levanta-te, convoca um julgamento perante os montes e faze com que as colinas ouçam tua voz”.
2
Ouvi, montes, as razões do Senhor em juízo, escutai-o, fundamentos da terra; a pendência do Senhor é com seu povo, ele disputa em juízo contra Israel. 3“Povo meu, que é que te fiz? Em que te fui penoso? Responde-me. 4Eu te retirei da terra do Egito e te libertei da casa da servidão, e pus à tua frente Moisés, Aarão e Maria”.
6
“Que oferta farei ao Senhor, digna dele, ao ajoelhar-me diante do Deus altíssimo? Acaso oferecerei holocaustos e novilhos de um ano? 7Acaso agradam ao Senhor carneiros aos milhares e torrentes de óleo? Porventura ofertaria eu o meu primogênito, por um crime meu, o fruto do meu sangue pelos pecados da minha vida?” 8Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo ( Salmos 49 )

— A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
— A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.


— Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios! Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

— Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
— Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!
— Diante disso que fizeste eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
— Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Um pouco de Reflexão!

A Palavra do Senhor é atual para os nossos dias. Tantas pessoas que buscam o Senhor pelos seus milagres, curas e benefícios e se esquecem de buscar o Senhor dos milagres e das curas.
Quantas vezes nós buscamos o Senhor, porque queríamos um sinal d’Ele? Uma cura, um milagre ou qualquer outra graça. Quantas vezes voltamos à Santa Missa, porque estávamos necessitados de algo? Quantas vezes voltamos ao grupo de oração, porque algo em nós não está bem?
Nós buscamos o Senhor somente quando a nossa situação aperta. Voltamo-nos para a Igreja somente quando precisamos e nos esquecemos de buscar Deus, porque o maior sinal que o mundo poderia receber do Seu amor já foi dado quando Ele deu o Seu próprio Filho Jesus para nossa salvação. Esse é o maior sinal que Ele poderia dar à humanidade.
Jesus morreu por cada um de nós, mas nós ainda pedimos um sinal a Ele, ainda murmuramos, ainda dizemos que Deus se esqueceu de nós.
Devemos buscar o Senhor, porque Ele é bom e se faz presente, diariamente, em nossa vida. A cada momento, o Senhor toca o seu coração, revelando a você Sua misericórdia.
Veja as palavras do Senhor hoje: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o do profeta Jonas”. É para mim e para você que Jesus dirige estas palavras, pois vivemos numa geração, numa sociedade adúltera e depravada, na qual os valores familiares e cristãos estão se perdendo a cada dia, os ensinamentos do Senhor não estão sendo levados a sério, seus pastores estão ensinando o que pensam e o que acham, e ainda pedimos um sinal do Senhor: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por Ti”.
Lembramo-nos de que, como cristãos católicos, o Senhor nos chama à santidade. Nós devemos buscá-la. Aliás, não temos outra finalidade, senão a de sermos santos, justos com o Senhor. Não podemos nos ajuntar aos demais que insistem em agredir e adulterar o amor de Deus em seus corações.
Devemos deixar que o Espírito Santo reinflame em nós a fidelidade para com nosso Deus, que é eterno e que nos deu o maior sinal que poderíamos ter.
Que hoje, ao ler esta homilia, você possa refletir, em seu coração, como anda a sua relação com Deus. Ela tem sido interesseira ou sincera? Como você está agindo e caminhando no meio de uma geração adúltera? Busca, constantemente, a santidade ou está gostando de andar no meio dos adúlteros, fraudulentos, gananciosos e criminosos que pedem que Jesus realize um sinal para acreditarem n’Ele? Enfim, o que você tem buscado em Jesus? - Louvor e Glória ao Senhor!
Padre Bantu Mendonça- Canção Nova

Evangelho (Mateus 12,38-42)


16ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40
Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.