quarta-feira, 18 de abril de 2012

“Temas abordados na assembleia dos bispos repercutem no cenário nacional”, diz presidente da CNBB

Começou nesta quarta-feira, 18, a 50ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB. O encontro que acontece no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, ao lado do Santuário Nacional, em Aparecida (SP), reúne 309 bispos, sendo 29 deles eméritos.
 De acordo com o cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, no pronunciamento que fez na abertura dos trabalhos, as discussões realizadas durante as Assembleias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sempre repercutiram no cenário nacional.
O tema central da reunião é ‘A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja’. Para o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner o tema deve também ser refletido nas Igrejas particulares.
“Queremos que a Palavra de Deus seja assumida e proclamada em todas as nossas comunidades, paróquias e dioceses”, afirmou o secretário geral.
Dom Leonardo ainda ressaltou que devido a grande extensão territorial do Brasil este momento em que todo o episcopado se reúne é também propicio para a troca de ideias, partilha e aconselhamentos dos Bispos do Brasil.
50ª Assembleia
Neste ano serão eleitos os delegados que representarão o episcopado brasileiro no próximo Sínodo dos Bispos que abordará assuntos referentes à Nova Evangelização.
Outro assunto que será discutir durante a 50ª Assembleia será o Ano da Fé, que tem início em outubro. Todos os bispos continuam reunidos em Assembleia até o dia 26 de abril.
por CNBB

Assembleia da CNBB



Manhã de trabalhos na 50ª AG da CNBB

Aprovada a pauta da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no final da manhã desta quarta-feira, os bispos tiveram a primeira reunião de grupos contando com o auxílio dos secretários executivos dos 17 regionais da CNBB. Dom Leonardo Steiner, secretário geral da Conferência, nos encaminhamentos gerais, lembrou que este ano, o encontro tem um dia a menos em comparação com a reunião do ano de 2011 e, desse modo, o tempo de discussão será mais apertado e exigente.
Oficialmente, segundo informações da secretaria da assembleia, o grupo dos participantes e das equipes de serviço está composto do seguinte modo: bispos na ativa – 309; bispos eméritos -29; secretários executivos dos regionais – 17; assessores da Conferência – 13; funcionários e apoio – 11; convidados – 10. Deste modo, 348 bispos participam da assembleia e 72 pessoas compõem os grupos de apoio, totalizando 410 presentes no encontro.
A estrutura preparada para receber o evento é coordenada pelo Santuário Nacional de Aparecida. Pe. Darci Nicioli, na exposição que fez aos bispos na cerimônia de abertura, mostrou todas providências tomadas para que a assembleia fosse realizada com conforto e eficiência. O atendimento à imprensa foi particularmente considerado de modo que os profissionais contam com ampla sala de apoio e um ambiente exclusivo para as entrevistas coletivas.
Os bispos presentes na 50ª Assembleia em Aparecida representam as seguintes circunscrições da Igreja no Brasil: Arquidioceses – 44; Dioceses – 212; Eparquias – 3; Prelazias – 12; Exarcado – 1; Ordinariado para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário próprio – 1; Ordinariado Militar – 1; Administração Apostólico Pessoal – 1.
por CNBB

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 5,17-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública.
19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23“Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”.
24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós pusestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo ( 33 )

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Um pouco de Reflexão

Jesus não veio ao mundo para condenar nossas más ações, mas para nos ajudar a não mais cometê-las. A salvação d’Ele implica, porém, na necessidade de O acolhermos e não O rejeitarmos.No Evangelho de hoje, Jesus afirma que Ele não vai nos condenar. Antes, somos nós que nos condenamos quando não acreditamos em Suas Palavras: “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado”.Jesus é a luz enviada pelo Pai para nos salvar. Luz que iluminou  e continua iluminando com a ajuda dos missionários de hoje – as nossas mentes, conduzindo-nos a seguir o verdadeiro caminho da verdade e da vida em abundância.
A luz de Cristo é tão forte, tão penetrante e ofuscante que, às vezes, fugimos dela para que ninguém veja a nossa sujeira, representada pela nossa inveja, o nosso egoísmo, a nossa ganância por mais riqueza do que, na verdade, necessitamos. Então, ficar “no escuro”, no esconderijo, disfarçado e fugindo da Igreja são as sugestões de satanás para que não sejamos iluminados.Jesus veio iluminar a nossa mente e o nosso caminho a ser seguido. Ele nos mostrou, de várias maneiras, que não há felicidade longe de Deus. Convidou-nos a segui-Lo, mostrou-nos que Ele era o próprio Deus para que acreditássemos n’Ele e tivéssemos a vida eterna. Porém, muitos recusaram e, ainda hoje, continuam recusando o Seu convite.Peçamos a Jesus que nos perdoe e nos proteja. Peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine para que possamos levar essa luz para tantos quanto pudermos.O Senhor nos convida a segui-Lo, porque respeita a nossa decisão, a nossa escolha, o nosso ‘sim’ ou ‘não’. Por isso devemos rezar pela a conversão, em especial daquelas pessoas que levamos a Palavra de Deus,para que ela seja tocada e possa optar pelo "sim" em Jesus. Agora reflitamos: Eu creio em Jesus como luz para a minha vida? Como é que nós podemos iluminar o mundo com a luz de Cristo?  Louvor e Glória ao Senhor!
Por Caminhar na Missão

Evangelho (João 3,16-21)



2ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.