sábado, 16 de maio de 2015

Ascensão do Senhor e experiência missionária

Cardeal Orani João TempestaArcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

Estamos chegando ao final do tempo Pascal! Ao iniciar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e dentro da Novena em Preparação à Solenidade de Pentecostes, celebramos o mistério da Ascensão do Senhor, quando comemoramos também o Dia Mundial das Comunicações. Em nossa Arquidiocese será o final de semana de uma bela experiência missionária, com os evangelizadores preparados para repassar para suas paróquias a experiência dessa “igreja em saída”.
A Ascensão é mistério porque brota do coração de Deus, porque ultrapassa tudo quanto possamos imaginar, porque nos dá a vida eterna. Aquele que admiramos ressuscitado em glória na Ressurreição, hoje contemplamo-Lo à direita de Deus, com a mesma autoridade do Pai, e o proclamamos Cabeça da Igreja, Senhor sobre toda a criação, sobre toda a humanidade, Princípio e Fim da história humana e Juiz dos vivos e dos mortos. No Dia da Páscoa contemplamos o Cristo resplendente de Glória; na Ascensão contemplamos o que essa glória significa para nós todos.
Esta solenidade nos faz compreender com o coração que o Cristo que por nós se fez homem, como um de nós viveu e por nós morreu, Ele mesmo, agora, com a sua humanidade glorificada, está à direita do Pai. Isto é admirável: um da nossa raça, a nossa humanidade em Jesus Cristo, participa agora da comunhão da Trindade. Que mistério: n’Ele, a nossa humanidade está totalmente glorificada! Como diz a oração inicial dessa Santa Missa, "a Ascensão do Filho já é a nossa vitória" porque nós, enxertados nele, a ele unidos no Batismo e na Eucaristia, somos membros do seu Corpo, que é a Igreja; e sabemos: onde já está a nossa Cabeça, estaremos também nós um dia! Como diz a segunda leitura da Missa: chegaremos "todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude". Ou seja, no fundo nos mostra também a nossa direção última.
A Festa de hoje nos revela: chegar à estatura do Cristo em sua plenitude! Nada menos que isso pode saciar o coração humano; nada menos que isso pode nos contentar, pode nos dar paz! Olhemos para o Cristo glorioso à direita do Pai e veremos a que somos chamados... Contemplemos, pois, o nosso destino! Tanto maior a grandeza que contemplamos em Cristo, mais deveria nos espantar a ilusão e alienação do mundo atual! Por isso, recordemos a exortação do Apóstolo: "Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória" (Cl 3,1-4).
“Sentado como Senhor à Direita do Pai”, Jesus é o Senhor do universo e de toda a história. De tudo, Cristo é Senhor; tudo caminha para ele, ele é a Finalidade de tudo... também da história humana. Por mais que o homem pecador trame contra Cristo, por mais que o mundo hodierno volte suas costas ao Senhorio do Ressuscitado, tudo caminha para ele, e ele triunfará ao fim de tudo – ele é o Alfa e o Ômega, o A e o Z, o Princípio e o Fim de todas as coisas! É o que escrevemos no Círio Pascal todos os anos!
O Senhor Jesus, hoje no mais alto dos céus, é Cabeça da Igreja. Aquele que é o Unigênito de Deus, pela sua ressurreição e pelo dom do seu Espírito, tornou-se o Primogênito de muitos irmãos, Cabeça do seu Corpo, que é a Igreja. O Cristo pleno de glória que está nos céus, é nossa cabeça e dele continuamos recebendo a vida, que é o próprio Espírito Santo. Esta vida vem-nos, sobretudo, nos sacramentos, especialmente da Eucaristia, na qual recebemos o Cristo morto e ressuscitado, pleno do Santo Espírito, Senhor que dá a vida. Olhando para Aquele que está à direita do Pai e é nossa Cabeça e Princípio, como não nos alegrar? Como não nos encher de esperança? Como não ter a certeza de que nossa vida caminha para a Plenitude? A Igreja jamais estará sozinha – seu Senhor é o mesmo que está à direita do Pai; seu Esposo e Cabeça, é o Rei da Glória!
A Festa de hoje – que, de certo modo, já nos prepara para o encerramento do Tempo da Páscoa, com o Santo Pentecostes, no próximo Domingo –, nos convida a colocar os pés nas estradas do mundo – na nossa família, no nosso trabalho, entre os nossos amigos, na vida social... pés nas estradas do mundo para proclamar o Senhorio de Cristo, a vivenciar o Ano da Esperança em nossa Igreja Arquidiocesana.
Lembremo-nos da sua promessa e de nossa missão: "Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós para serdes minhas testemunhas até os confins da terra"! Se conhecermos Jesus de verdade, se o acolhemos realmente em nossa vida, crermos na sua glória e esperarmos com todo nosso coração participar dela, seremos, então, suas testemunhas. E nossa convicção, nosso amor e nossa esperança invencível contagiarão a muitos.
 Fonte: CNBB

Indicações - Diretrizes Gerais

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em sua recente assembleia (14-24/04), aprovou novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Estas querem servir de base para que cada Diocese, a partir da sua realidade local, elabore seu plano de ação para os próximos anos.

As Diretrizes aprovadas têm como objetivo geral "Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo".
A ação evangelizadora da Igreja tem, pois, como referência fundamental a pessoa de Jesus Cristo. "Jesus Cristo é a fonte de tudo o que a Igreja é e de tudo o que ela crê. Em sua missão evangelizadora, ela não comunica a si mesma, mas o Evangelho, a palavra e a presença transformadora de Jesus Cristo, na realidade em que se encontra. Ela é a comunidade dos discípulos missionários, que respondem permanentemente à pergunta decisiva: quem é Jesus Cristo? O fundamento do discipulado missionário é a contemplação e o seguimento de Jesus Cristo. Como afirma o Papa Francisco, "a melhor motivação para se decidir comunicar o Evangelho é contemplá-lo com amor, é deter-se nas suas páginas e lê-lo com o coração". Na comunhão eclesial, eles experimentam o fascínio que faz arder seus corações, leva-os a tudo deixar e a viver um amor incondicional a Ele. A paixão por Jesus Cristo os leva à verdadeira conversão pessoal e pastoral.
Em alguns setores da sociedade, constata-se a tendência ao cultivo da fé de forma intimista, privativa. No entanto, somos recordados de que é na comunhão eclesial que o discípulo missionário, ao contemplar Jesus Cristo, descobre o Verbo que arma sua tenda entre nós, o Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade; aquele que, sendo rico, se fez pobre para a todos enriquecer, sendo de condição divina, não se fecha em si mesmo, mas se esvazia até a morte e morte de cruz e não tem sequer onde reclinar a cabeça. Ele está sempre a caminho para anunciar o Reino, a graça, a justiça e a reconciliação. Ele se preocupa com as ovelhas que não fazem parte do rebanho, mesmo que seja uma única perdida, sofrida, para reanimá-las diante da dor e da desesperança. Deus se comunica conosco por meio de sua Palavra que é Jesus Cristo, Verbo feito carne. É este mesmo Jesus que virá, um dia, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos.
O encontro com Jesus enche a vida de alegria, convida à conversão e ao discipulado missionário. 'No início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo' (Bento XVI). Por sua vez, este encontro é mediado pela ação da Igreja, que se concretiza em cada tempo e lugar, de acordo com o jeito de ser de cada povo, de cada cultura. A descoberta do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, dom salvífico para toda a humanidade, não acontece sem a mediação dos outros. (...) Porque, se alguém acolheu este amor que lhe devolve o sentido da vida, como é que pode conter o desejo de o comunicar aos outros? 'A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, a experiência de sermos salvos por Ele, que nos impele a amá-lo cada vez mais.'
Desejamos ardorosamente que as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil sejam assumidas por nossas comunidades como indicações seguras no processo de construção de seus planos de ação para os próximos anos. Assim, com o auxílio da graça divina, haveremos de cooperar para tornar o Reino de Deus perceptível já entre nós.
Fonte: CNBB

Hoje é Um Dia Especial : Aniversário do PADRE LUCIANO GONZAGA

    Padre Luciano,
      Nesta data tão importante de sua vida, queremos prestar-lhe a nossa sincera homenagem, mesmo sabendo que nem sempre as palavras conseguem ser tão transparentes a ponto de expressar as qualidades de alguém.                                                                                              É por isso que aproveitamos esse momento celebrativo para parabenizá-lo e agradecê-lo por tudo que tens feito por nossa ÁREA PASTORAL desde que aqui chegou. Muito se aprendeu...
        Acreditamos que o Senhor, Pe Luciano, veio para o nosso convívio com a permissão de Deus, pois sua presença em nosso meio é contagiante, caracterizando a fé e a força que existem dentro do seu coração. Dizemos isso por esse seu jeito empolgante de animar as celebrações; de usar uma linguagem popular; de levar as pessoas a terem uma experiência com Deus.
    Rogamos a Deus e ao Espírito Santo que continue lhe dando muita saúde, força, unção e sabedoria para exercer a missão que lhe foi confiada e que, muitos anos em sua vida sejam acrescentados, para que sempre possas levar o Evangelho e o amor a todas as pessoas que encontrar. Pois sabemos que esse é o presente que queres ganhar: O de viver livremente a sua fé e a sua vocação.
       Que São José,lhe dê uma benção toda especial neste dia, derramando sobre o Senhor, suas bênçãos e graças do Céu.
Parabéns!!! Feliz Aniversário!!!
Receba o abraço de gratidão de todos nós que fazemos a ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ  em especial da humilde serva...Um grande abraço meu amigo e irmão...