terça-feira, 2 de julho de 2013

O que o Papa Francisco vem fazer no Brasil?




Geraldo Trindade


            Por que o Papa Francisco vem ao Brasil? O que este homem tem a nos falar?
            Ele vinrá ao país em 2013 para participar da 18ª Jornada Mundial da Juventude.
            Não é com pouco pesar que vemos o egoísmo imperando, as famílias se desfragmentando, o ódio entre segmentos sociais se acirrando, a ausência de amor, de alegria, de esperança se instalando. O trabalho digno é privilégio de alguns, o desemprego ainda marca profundamente nossa realidade, as drogas invadem os lares, a violência ceifa vidas, a depressão atinge milhares de homens e mulheres...
            Apesar de tudo isso, nada impede os jovens de sonharem. É próprio deles desejarem algo mais do que o cotidiano da vida. O jovem é o ser do novo, da relação interpessoal vivida na verdade e na solidariedade, da amizade autêntica, do verdadeiro amor, do futuro sereno e feliz... Perguntam-se qual o sentido da vida, buscam porto seguro para reabastecer a força e zarpar em busca de seus ímpetos mais sublimes e generosos.
            Vivendo nesta realidade, a figura do papa representa que há uma alternativa onde se possa encontrar, na vastidão e na beleza da vida, uma segurança e um sentido. Francisco vem para reafirmar que tudo o mais é insuficiente quando se descobre que o nosso desejo da vida é Aquele que nos criou. Ele deixou sua marca indelével em nós, por isso aspiramos o amor, a alegria e a paz.
            A vinda do papa nos deixará um imenso legado espiritual. Será uma oportunidade ímpar de se ver o rosto da juventude católica, de renovar e solidificar a todos na fé e no amor à Igreja. É a certeza de que vale a pena acreditar em Deus, de dar a sua vida em favor dos outros.
            Trazemos dentro de cada um de nós inúmeras questões e dúvidas. Procuramos resposta e não pararemos de buscá-las, mas trazemos a certeza de que só será possível encontrá-las por meio de Jesus Cristo, Aquele a quem o papa, figura de Pedro, insiste que confiemos. “O Rei que seguimos e nos acompanha, é muito especial: é um Rei que ama até à cruz e nos ensina a servir, a amar. E vós não tendes vergonha da sua Cruz; antes, abraçai-a, porque compreendestes que é no dom de si,  no sair de si mesmo, que se alcança a verdadeira alegria e que com o amor de Deus Ele venceu o mal. Vós levais a Cruz peregrina por todos os continentes, pelas estradas do mundo. Levai-la, correspondendo ao convite de Jesus: ‘Ide e fazei discípulos entre as nações’ (cf. Mt 28, 19), que é o tema da Jornada da Juventude deste ano.” (Papa Francisco)
            Rumo à Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, certos de que os jovens respondem com prontidão quando é proposto com fé com sinceridade e verdade o encontro com Cristo, fundamento da nossa fé. Incentiva Francisco aos jovens: “devem dizer ao mundo: é bom seguir Jesus; é bom andar com Jesus; é boa a mensagem de Jesus; é bom sair de nós mesmos para levar Jesus às periferias do mundo e da existência. Três palavras: alegria, cruz, jovens.
* Geraldo Trindade, bacharel em filosofia, cursa teologia no Seminário Arquidiocesano de Mariana (MG).

Festival Halleluya aquece público para a Jornada Mundial da Juventude

Halleluya-2011_230711_Aérea-Sabado500
Festival acontecerá de 17 a 21 de julho com entrada gratuita e como evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013)
Fortaleza está preparada para receber a 16ª edição do Festival Halleluya, principal evento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude. O Festival de artes integradas acontecerá de 17 a 21 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru, com entrada franca, diversos espaços temáticos e mais de vinte atrações nacionais.
Consolidado como o evento mais solidário do estado, o Halleluya renovou a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Ceará (Hemoce) para a coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea durante as cinco noites de atividades. Neste ano, o Hemoce terá seu espaço de atendimento ampliado e a localização da Unidade Móvel da Instituição migrou para a entrada do Festival, na arena principal pelo lado da Dedé Brasil. Em 2012 foram coletadas mais de 600 bolsas de sangue, cada unidade pode salvar até 3 vidas.
Parceria fechada também entre o Festival e a Defesa Civil para o recolhimento de alimentos não perecíveis. “Ano passado coletamos uma média de 6 toneladas de alimentos não perecíveis”, disse Tobias Cortez, responsável pela divulgação e inovação do Festival. “O evento além de movimentar a cultura, o entretenimento sadio também levanta a bandeira da solidariedade”, explicou Cortez.
O Festival receberá grandes músicos da cena católica nacional como Ziza Fernandes, uma das produtoras artísticas da Jornada Mundial da Juventude. “ Ziza é cantora, está conosco desde quando o Halleluya era realizado no parque do Cocó, trabalhou recentemente na produção do CD da Jornada Mundial da Juventude, junto com o Marcos Mazzola, e estará conosco no Festival Halleluya”, disse Tobias. Além de Ziza Fernandes, a Banda Rosa de Saron também é presença confirmada, junto com Ministério Adoração e Vida, Davidson Silva e mais quinze atrações.
Os cantores da Comunidade Católica Shalom, Suely Façanha, Ana Gabriela e o Ministério Missionário Shalom, antes de irem para apresentações em atos centrais na JMJ estarão também no Hallleuya. Suely e Missionário Shalom lançarão novos trabalhos no evento.
Espaços temáticos.
Halleluya Adventure
Para quem curte radicalidade a pedida é o Halleluya Adventure, local que concentra a apresentação e campeonatos de skate, patins ebike em paralelo as atividades do Festival Halleluya.
Ano passado a primeira etapa do campeonato cearensede escalada foi realizada neste espaço que propõe a juventude a prática do esporte como meio de socialização e prevenção ao uso de drogas. Ainda é oferecido aosparticipantes parede de escalada, high jump e fly. No palco do espaço, Djs e bandas locais comandam os embalos da noite.
Halleluya Kids
O Festival Halleluya é um evento para toda a família. O ambiente sadio e o clima de segurança permite aos pais levarem as crianças para participar de atividades preparadas especialmente para os pequeninos.
No Halleluya Kids, jogos, contação de história, apresentações teatrais e atividades pedagógicas fazem parte da programação. Tudo é desenvolvido e acompanhado por monitores, a fim de garantir a tranquilidade dos pais enquanto participam das atividades na arena de shows da Cidade da Paz.
Construtores da Sociedade
“Construtores da Sociedade” é o espaço dedicado ao empreendedorismo. São 1500 m² de feira de negócios e mais de 50 expositores de produtos e serviços movimentando a economia nas noites de Festival.
Responsabilidade Social também é uma das marcas do evento que além de gerar empregos diretos e indiretos durante sua realização pretende fomentar o empreendedorismo no estado através de parcerias com empresas e instituições que comunguem da mesma visão.
Neste espaço são apresentados os trabalhos da Comunidade Católica Shalom na educação e na promoção da dignidade humana através da exposição de seus projetos que trabalham a dimensão social como o Volta Israel que resgata jovens da drogadição.
SERVIÇO:
Festival Halleluya 2013
Data: 17 a 21 de julho
Local: Condomínio Espiritual uirapuru (Av. Alberto Craveiro,2222, Dias Macedo).
Atrações: Atrações: Ministério Adoração e Vida, Banda Anjos de Resgate, Banda Alto Louvor,Batista Lima, Cleiton Saraiva, Comunidade Recado, Cosme, Davidson Silva, Diego Fernandes, Banda Dominus, Eliana Ribeiro, Ítalo E Renno, Jon Carlos, Irª. Kelly Patrícia, Banda Missionário Shalom, Netinho, Rosa de Saron, Shalomgod, Suely Façanha e Ziza Fernandes.
Entrada gratuita. Participantes são convidados a levar um quilo de alimento não perecível.
Mais informações: 3295.4585 www.festivalhalleluya.org.
Por: Vanderlúcio Souza, assessor de comunicação da Comunidade Católica Shalom

A CNBB e as manifestações

padre-Brendan200

                                  Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Os bispos católicos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunidos em Brasília de 19 a 21 de junho, externaram sua solidariedade às manifestações atualmente ocorrendo no Brasil inteiro. A Nota da CNBB é titulada “Ouvir o clamor que vem das ruas”. Os bispos manifestaram e apoio às manifestações desde que as manifestações sejam pacíficas. Na sua nota os bispos afirmam “que nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão à pessoas e instituições, o cerceamento à liberdade de ir e vir, de pensar e agir diferente, que devem ser repudiados com veemência”. Os bispos acreditam que as mobilizações questionam a todos nós e “atestam que não é possível mais viver num país com tanta desigualdade”.
A Nota do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acha justa e necessária as reivindicações de políticas públicas para todos. Eles percebem as manifestações como um grito contra “a corrupção, a impunidade e a falta de transparência na gestão pública”. A Nota não omitiu denunciar também a violência contra a juventude. Uma das linhas que chama atenção na carta dos bispos é a seguinte: “As manifestações destes dias mostram que os brasileiros não estão dormindo em berço esplêndido”. Outra afirmação dos bispos na Nota que chama atenção é quando eles afirmam que: “Numa sociedade em que as pessoas têm o seu direito negado sobre a condução da própria vida, a presença do povo nas ruas testemunha que é na prática de valores como a solidariedade e o serviço gratuito ao outro que encontramos o sentido de existir”. O documento termina com a frase: “Que o clamor do povo seja ouvido!”.
Em entrevista concedida à Radio Vaticano, segunda-feira próxima passada, o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner também falou sobre as manifestações populares que tem ocorrido em todo o Brasil. O bispo disse: “A situação é cada vez mais tranquila, calma, pois começam a se distinguir as manifestações pacíficas das violentas, e os próprios movimentos começam a insistir para que não haja violência”. Deu um exemplo disso dizendo: “…quando começam o vandalismo e a violência, eles convidam todos a se sentar na rua, ou mesmo insistir para que ninguém vá encapuçado, ou com o rosto escondido”. Na mesma entrevista na Rádio Vaticano Dom Leonardo fez questão de reafirmar que as manifestações não afetarão a programação elaborada para à Jornada Mundial da Juventude, para o Encontro com sua Santidade o Papa Francisco, marcada para os dias 22 a 28 de julho de 2013.
*Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

Jornada é intenção de oração do Papa para julho

Durante todo o mês de julho, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, é a intenção geral das oração do Santo Padre, o Papa Francisco, e de toda a Igreja. Segundo informações do Vaticano, os fiéis deverão interceder pela missionariedade dos jovens. “Para que a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza no Brasil, encoraje todos os jovens cristãos a tornarem-se discípulos e missionários do Evangelho”. Como intenção missionária, o Santo Padre pede pelo continente asiático “Para que em todo o continente asiático estejam abertas as portas aos mensageiros do Evangelho”.
No mês de julho, a agenda oficial do Papa Francisco sofreu modificações. No dia 22, o Papa embarca para o Brasil e regressa ao Vaticano uma semana depois. O Angelus do dia 28 será celebrado no Rio de Janeiro, durante a JMJ. Os Angelus dominicais estão confirmados e o Santo Padre guiará a oração mariana do Vaticano, inclusive no mês de agosto. Outra exceção em julho será o Angelus do dia 14, que será feito em Castel Gandolfo.
A partir da próxima segunda-feira, 8, estão suspensas também as Missas matutinas do Papa na presença de grupos na capela da Casa Santa Marta. Neste dia, o Santo Padre visitará a ilha de Lampedusa, no extremo sul da Itália. Além disso, as Audiências Gerais das quartas-feiras estarão suspensas e serão retomadas regularmente a partir do dia 4 de setembro – com transmissão ao vivo do Programa Brasileiro. No mês de agosto, dia 15 – solenidade da Assunção de Maria Santíssima –, foi confirmada a tradicional Santa Missa celebrada na paróquia de Castel Gandolfo e, sucessivamente, o Angelus do pátio da residência de verão.
POR: CNBB COM JMJRIO 2013

Liturgia Diária


Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Oração:
Pai, põe no meu coração a certeza de que o Ressuscitado está comigo e me dá força nos momentos de tribulação. E, assim, eu dê provas de que a minha fé é sólida.
Primeira leitura: Gn 19,15-29
Leitura do livro do Gênesis  - Naqueles dias, 15Ao amanhecer, os anjos instavam com Lot, dizendo: "Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que estão em tua casa, para que não pereças também no castigo da cidade." 16E, como ele demorasse, aqueles homens tomaram pela mão a ele, a sua mulher e as suas duas filhas, porque o Senhor queria salvá-los, e o levaram para fora da cidade. 17Quando já estavam fora, um dos anjos disse-lhe: "Salva-te, se queres conservar tua vida. Não olhes para trás, e não te detenhas em parte alguma da planície; mas foge para a montanha senão perecerás." 18Lot disse-lhes: "Oh, não, Senhor! 19Já que vosso servo encontrou graça diante de vós, e usastes comigo de grande bondade, conservando-me a vida, vede, eu não me posso salvar na montanha, porque o flagelo me atingiria antes, e eu morreria. 20Eis uma cidade bem perto onde posso abrigar-me. É uma cidade pequena e eu poderei refugiar-me nela. Permiti que o faça à ela é pequena à e terei a vida salva." 21Ele disse-lhe: "Concedo-te ainda esta graça: não destruirei a cidade a favor da qual me pedes. 22Apressa-te e refugia-te lá porque nada posso fazer antes que lá tenhas chegado." Por isso, puseram àquela cidade o nome de Segor. 23O sol levantava-se sobre a terra quando Lot entrou em Segor. 24O Senhor fez então cair sobre Sodoma e Gomorra uma chuva de enxofre e de fogo, vinda do Senhor, do céu. 25E destruiu essas cidades e toda a planície, assim como todos os habitantes das cidades e a vegetação do solo. 26A mulher de Lot, tendo olhado para trás, transformou-se numa coluna de sal. 27Abraão levantou-se muito cedo e foi ao lugar onde tinha estado antes com o Senhor. 28Voltando os olhos para o lado de Sodoma e Gomorra e sobre toda a extensão da planície, viu subir da terra um fumo espesso como a fumaça de uma grande fornalha. 29Quando Deus destruiu as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e livrou Lot do flagelo com que destruiu as cidades onde ele habitava. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 25
          — Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.
R-Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.
— Provai-me, ó Senhor, e exa­minai-me, sondai meu coração e o meu íntimo! Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; vossa verdade escolhi por meu caminho.
— Não junteis a minha alma à dos malvados, nem minha vida à dos homens sanguinários; eles têm as suas mãos cheias de crime; sua direita está repleta de suborno.
— Eu, porém, vou caminhando na inocência; libertai-me, ó Senhor, tende piedade! Está firme o meu pé na estrada certa; ao Senhor eu bendirei nas assembleias.

Evangelho: Mt 8,23-27
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 23Subiu ele a uma barca com seus discípulos. 24De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. 25Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos! 26E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Admirados, diziam: Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem? - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
“Por que tanto medo, homens de pouca fé?”

Jesus entra no barco seguido por seus discípulos para fazer uma travessia à outra margem do Lago (cf. v. 18). A travessia é feita de surpresa, pois ela pode ser dificultada pelos ventos que levantam as ondas, as quais ameaçam o barco e seus ocupantes (v. 24). No universo simbólico da tradição bíblica, o mar evoca o mal e a morte. Enquanto Jesus dorme (ver: Jn 1,4-6), os discípulos se apavoram: “Senhor, salva-nos, estamos perecendo!” (v. 25). A menção de que Jesus dormia pode aludir à sua morte. Ao discípulo é exigida confiança, não importa em que situação: “Por que tanto medo, homens de pouca fé?” (v. 26). O medo é contrário à fé. E o discípulo só será plenamente livre quando superar, pela fé, o medo da morte. Jesus repreende o mar como se estivesse expulsando um demônio (cf. Mc 1,21-28). Sua palavra é eficaz como é eficaz a Palavra de Deus, que domina sobre as ondas do mar (Sl 68[67],2; Sl 89[88],10). O Senhor acordado do seu sono domina o mal, vence a morte; sua presença dá segurança, pois a sua vitória permite continuar a travessia, a peregrinação pela história. Mas “quem é este que até os ventos e o mar obedecem?” (v. 27). Cabe a cada um que se encontra diante do Senhor responder.

Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura, renovando minha fé, com todos os que neste espaço virtual buscam a Palavra:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 8,23-27.
Este fato narra um momento de crise dos discípulos de Jesus. Estão num barco e vem uma tempestade. As ondas aumentam e começam a cobrir o barco. Jesus dormia. Os discípulos ficaram apavorados ao ponto de chegar a acordar o Mestre e pedir-lhe socorro. Tinham medo de morrer. Jesus acorda e lhes diz: “ Por que é que vocês são assim tão medrosos? Como é pequena a fé que vocês têm!” Depois, falou energicamente com o vento e a ondas que se acalmaram. Todos se admiraram e se perguntavam: “Quem é este que manda até no vento e nas ondas?” Esta experiência mediu o grau de maturidade e de fé dos discípulos. Deveriam crescer muito.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Questiono minha fé que às vezes é muito pequena.
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram que há sombras na história da Igreja, mas o mais importante a se observar é a ação de Deus nesta história:
“Certamente que a recordação de um passado glorioso não pode ignorar as sombras que acompanharam a obra de evangelização do continente latino-americano: não é possível esquecer os sofrimentos e as injustiças que infligiram os colonizadores às populações indígenas, pisoteadas em seus
direitos humanos fundamentais. Mas, a obrigatória menção desses crimes injustificáveis – já condenados por missionários como Bartolomeu de las Casas e por teólogos como Francisco de Vitória, da Universidade de Salamanca – não deve impedir de reconhecer com gratidão a admirável obra realizada pela graça divina entre essas populações ao longo destes séculos”.
da justiça e da caridade. No entanto, o mais decisivo na Igreja é sempre a ação santa de seu Senhor." (DAp 7).
Como encaro as tempestades e crises na minha vida? Confio em Deus? Acredito que Deus está na minha barca e pode me salvar? Ou sou uma pessoa medrosa, insegura, com a fé infantil, imatura?

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo, pedindo ao Senhor que aumente a minha fé:
“Creio Senhor, mas aumentai a minha fé”

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou viver com mais convicção minha fé, na certeza de que o Mestre está sempre na minha “barca”.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
 Fonte:Catequese Católica

Roma espera seis mil jovens para o Dia dos seminaristas, noviços e noviças

 

2013-07-01 Rádio Vaticana
Roma (RV) - O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização promove de 4 a 7 de julho, em Roma, o "Dia dos seminaristas, noviços, noviças e todos os que estão no caminho vocacional".
O evento reúne seis mil pessoas de 66 países dentre eles China, Japão, Vietnã, Zimbábue, Tanzânia, Chile, Uruguai, Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão. Promovido no âmbito do Ano da Fé, o tema do encontro é "Confio em ti".
"Não podia faltar neste Ano da Fé um momento tão expressivo. O desejo de evidenciar a alegria de muitos jovens que têm essa vocação e não obstante as dificuldades da vida, cumprem com coragem um ato que empenha toda sua existência", frisou o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella.
Segundo o prelado, os jovens virão em nome de milhares de outros jovens que no mundo encontram a força e a coragem de se dedicarem a Deus na vida sacerdotal e consagrada.
"Ser discípulos de Cristo é a verdadeira conquista. Confiar em Sua Palavra e orientar a existência no serviço à Igreja e aos outros, é uma escolha que requer a força necessária que nasce do encontro com Jesus. Esperamos que esses dias intensos de oração, reflexão, amizade, canto e alegria possam desenvolver em todos, desde os participantes, o verdadeiro sentido de participação ativa e fecunda na vida da Igreja", concluiu o arcebispo. (MJ)
Fonte: News.VA