sexta-feira, 3 de maio de 2013

Que o Espírito Santo nos torne Igreja de amor e nos liberte de ser "puritanos", diz o Papa

Vaticano, 03 Mai. 13 / 06:00 am (ACI/EWTN Noticias).- Ao celebrar na manhã de ontem a Missa na Casa Santa Marta, o Papa Francisco exortou que peçamos ao Espírito Santo que nos assista para ser uma Igreja, uma comunidade de amor, e que nos defenda da tentação de converter-nos em "puritanos".
Na Missa que concelebrou com o Cardeal Albert Malcolm Ranjith Patabendige, o Santo Padre assinalou que a Igreja "é uma comunidade do ‘sim’, e os ‘nãos’ são consequência deste ‘sim’. Peçamos ao Senhor que o Espírito Santo nos assista sempre para ser comunidade de amor, de amor a Jesus que tanto nos amou. Comunidade do ‘sim’ que nos faz cumprir os mandamentos. Comunidade de portas abertas".
Francisco fez votos também para que o Espírito Santo "nos defenda da tentação de converter-nos em puritanos, no sentido etimológico da palavra, de buscar uma pureza paraevangélica, uma comunidade do ‘não’. Porque Jesus nos pede antes de tudo o amor, o amor por Ele, permanecer sempre no seu amor".
Assim o indicou o Papa Francisco refletindo sobre os primeiros cristãos que não entravam em um acordo quanto à acolhida dos pagãos na Igreja.
"Era uma Igreja do ‘não: não se pode, não, não; não se deve’ e uma Igreja do ‘sim, mas…’. Se pensamos em algo positivo, abramo-nos, é o Espírito quem nos abre a porta", disse o Papa e explicou que é o mesmo Espírito Santo quem "faz sempre esse belo trabalho na história. E quando não o deixamos trabalhar, começam as divisões na Igreja, as seitas, todas estas coisas… porque nos fechamos à verdade do Espírito".
"Quando o serviço do Senhor se converte em um jugo muito pesado, as portas das comunidades cristãs se fecham: ninguém quer vir ao Senhor. Nós em vez disso acreditamos que pela graça do Senhor Jesus somos salvos. Primeiro está a alegria do carisma de anunciar a graça, logo já vemos o que fazemos".
Para o Papa, a Igreja é "a comunidade cristã do ‘sim’ que permanece no amor de Cristo e diz vários ‘não’ porque existe aquele sim. E este amor nos leva à fidelidade ao Senhor: ‘porque eu amo o Senhor não faço isto’".
Finalmente o Santo Padre disse que "quando uma comunidade cristã vive no amor, então confessa seus pecados, adora ao Senhor e perdoa as ofensas"; e assim tem "caridade para com os outros" e expressa "manifestações do amor" e experimenta a obrigação da "fidelidade ao Senhor de proceder como se diz nos mandamentos".   Fonte: Acidigital

Nossa alma voou como passáro


        03 MAIO

"Nossa alma, como um pássaro, escapou do laço que lhe armara o caçador."

Se fizermos uma avaliação da nossa vida em tudo o que nós vivenciamos, com certeza, nós também cantaríamos como o salmista: "Se o Senhor não estivesse ao nosso lado"…na hora do desespero e da aflição, o que teria sido de nós!

Muitas vezes também, na hora da tribulação nós temos a sensação de que estamos submergindo e que a correnteza tenta nos arrastar, porém nós sabemos que o nosso auxílio está no nome do Senhor que fez o céu e fez a terra!".

"Só essa aproximação com Deus nos garante a vivência da justiça, da paz e da fraternidade. Isso precisa ser vivido, pois só Deus nos garante essa experiência profunda de amor". A vivência da fé abre horizontes novos de comunhão e solidariedade porque se fundamenta em Deus.                   Fonte: Catequese Católica

Lembramos à todos: Festejos na Comunidade Nossa Senhora de Fátima- Terceiro Dia

profecias-de-fatima-3

  

MARIA,exemplo de para a JUVENTUDE           
*Missa às 19:30
 *Celebrante: Padre Jesus                                                                                              * Liturgia responsável: Comunidade Santo Antônio
 *Local: Capela Nossa Senhora de Fátima- Jd. Castelão ( Rua 09 ,Nº 48)  

" Somente seremos fortes, se formos fraternos"
                              Esperamos todos vocês!

Papa lembra os desempregados no twitter

Depois de celebrar o dia 1º de maio, Festa do Trabalhador, o Papa Francisco voltou ao tema esta quinta-feira através de dois tuítes. O primeiro é da Secretaria de Estado, citando o Papa Francisco: “Peço a todos que, no limite de suas possibilidades, se esforcem para criar postos de trabalho e dar esperança aos trabalhadores”.

O segunda, da conta @pontifex, o Pontífice escreve: “Penso em todos os que estão desempregados, frequentemente por causa duma mentalidade egoísta que procura o lucro a todo o custo”.

Na homilia da missa celebrada no dia 1º de maio, Francisco definiu como “injusta” uma sociedade que não oferece trabalho ou explora os trabalhadores.

Fonte: CNBB

Comissão para a Vida e Família realiza 5ª Peregrinação e o 3º Simpósio Nacional da Família


 

                      





















A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, realiza no mês de maio o 3º Simpósio Nacional da Família e a 5ª Peregrinação Nacional da Família. O Simpósio será realizado no dia 25, na sede da Canção Nova em Cachoeira Paulista- SP.
O evento tem como objetivo refletir o papel da família na transmissão da fé e despertar nos pais a preciosa e insubstituível missão na transmissão e educação da fé aos filhos.

O Simpósio será transmitido ao vivo pela TV Canção Nova e contará com a presença do presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e bispo de Camaçari (SP), dom João Carlos Petrini; membros da Comissão; bispos responsáveis pela Pastoral Familiar nos 17 Regionais da CNBB; padres assessores Nacionais da Comissão Episcopal para a Vida e a Família; coordenadores nacional, regionais, diocesanos e paroquiais da Pastoral Familiar; assessores do Instituto João Paulo II e de famílias vindas de todas as dioceses do Brasil.

Ainda no dia 25 de maio haverá uma procissão luminosa pedindo a Deus pelas famílias, que sairá do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP, às 19h30, e seguirá até a “Igreja Velha”.

No dia 26 de maio a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB realizará a 5ª Peregrinação Nacional da Família de Aparecida. São aguardadas para o evento cerca de 150 mil pessoas que em peregrinação torna visível toda a ação evangelizadora em favor da família. O tema escolhido para 5ª Peregrinação Nacional das Famílias está em sintonia com o ano da fé e com a Jornada Mundial da Juventude.

Os membros da Comissão organizadora estão preparando subsídios como: oração comunitária, reflexão teológica e pastoral sobre o tema, sugestões para que as comunidades organizem simpósios, palestras e momentos de fraternidade e de intercâmbio entre as famílias. Os subsídios estarão disponíveis no site da Pastoral Familiar, regionais e Dioceses.

Oração do Peregrino:

Deus nosso Pai, que nos criou a Vossa imagem e semelhança e nos presenteou com o dom precioso da família, concedei, a nós, peregrinos rumo ao céu, participar pela presença e oração do 3º. Simpósio e da 5ª. Peregrinação Nacionais da Família com o propósito de renovarmos nossa unidade e visibilidade na missão da transmissão da fé.

Jesus Cristo, o Peregrino do Pai, que tendo nascido e crescido numa família humana, a santificou, olhai com bondade para nossas famílias peregrinas, para que continuem com coragem cristã o anúncio e testemunho da beleza de sermos e termos família, como o lugar privilegiado e próprio para que os pais ensinem aos filhos as lições do Evangelho.

Espírito Santificador, companheiro de nossas caminhadas, guia nas incertezas e perigos da vida, alento no cansaço, luz na escuridão, fortalecei nossos pais autênticos e insubstituíveis guardiães da educação dos filhos segundo a medida do amor divino e conduzi os peregrinos são e salvos a Casa da Mãe Aparecida e no retorno aos seus lares.

Sagrada Família, abençoai nosso 3º. Simpósio e 5ª. Peregrinação Nacionais da Família.

Fonte: CNBB

Liturgia Diária

Oração:
Pai, que eu saiba reconhecer-te na pessoa de Jesus, expressão consumada de teu amor misericordioso por todos os que desejam estar perto de ti.
Primeira leitura: 1Cor 15,1-8
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios- 1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que rece­bestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão.
3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 18
          — Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.
 
Evangelho: Jo 14,6-14
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acre­ditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Jesus é o caminho à vida em plenitude

A festa de São Filipe e São Tiago é a oportunidade de agradecer a Deus pelo dom da fé que recebemos dos apóstolos; eles que foram testemunhas oculares de tudo o que Jesus fez e ensinou.
Nosso texto é parte do discurso de despedida de Jesus (13,31–14,31). O discurso é interrompido algumas vezes pela intervenção de alguns dentre os discípulos. Filipe quer ver Deus: “... mostra-nos o Pai” (v. 8). Decepção e frustração para Jesus: “... há tanto tempo estou convosco, e não me conheces?… Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai!’” (v. 9). A falta de fé (cf. v. 10) impediu Filipe de compreender e fazer a experiência de que estar diante de Jesus é estar diante de Deus. Como todo discípulo, Filipe terá que fazer o longo e duro percurso da fé para poder compreender que “ele é a imagem do Deus invisível” (Cl 1,15).
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura da Palavra com todos os internautas, rezando:
Espírito de amor, dai-nos o dom do
vosso santo temor,
para que, conscientes de
nossas fragilidades,reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo, E dai-nos um novo coração. Amém

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 14,6-14, e observo como Jesus fala do Pai.
Filipe queria vê-lo e Jesus . Veja no texto quantas vezes Jesus fala do Pai. Ele está no Pai e o Pai está nele. Ele fala em nome do Pai. O Pai é que nele realiza as obras. E Jesus, finaliza este texto, garantindo que toda coisa boa que pedirmos em nome dele, ele vai atender.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
É Deus, o Pai que age em mim? Deixo que ele me conduza? É importante recordar o que disseram os bispos, em Aparecida: “A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um “sim” que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro “até o extremo” (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: “Te seguirei por onde quer que vás” (Lc 9,57). (DAp 136).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.                                    

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de filho/a que, como dizia Alberione, “vive em Deus e comunica Deus”

Bênção

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de filho/a que, como dizia Alberione, “vive em Deus e comunica Deus”


- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.                             Fonte: Catequese Católica