sexta-feira, 18 de maio de 2012

Parabéns,Padre Luciano!


                                                                 Dia 16 de Maio de 2012

Hoje o dia amanheceu mais cedo, pra lhe dar os parabéns;
Hoje o sol está mais brilhante, para iluminar ainda mais o seu grande dia;
Hoje as nuvens se esconderam, para preparar uma surpresa pra você;
Hoje a tarde virá mais devagar, para dar tempo de todos lhe desejar felicidades;
Hoje o pôr do sol será mais lento, para a lua vir com as estrelas e festejar com você;
E quando chegar a noite não esqueça de agradecer a Deus pelo dom tão precioso-Sua Vida. Feliz Aniversário! São os votos sinceros do Caminhar na Missão...

Por um Brasil sem abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Nesta sexta-feira, 18, o Brasil comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para celebrar a data haverá várias ações com objetivo de alertar a sociedade para a proteção contra a violência sexual.Ainda há dados negativos sobre a quantidade de crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso ou exploração sexual. Em Porto Velho (RO) o número de vítimas de exploração sexual aumentou 18% e de estupros, 208% entre 2007 e 2010.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulga hoje o mapeamento de pontos vulneráveis de exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. O levantamento, segundo a Secretaria de Direitos Humanos, é uma ferramenta estratégica para a gestão de políticas públicas de enfrentamento dessa grave violação dos direitos da infância e adolescência no Brasil.
Um documento sobre os impactos das grandes obras na exploração sexual de menores, tema da campanha deste ano, será entregue a representantes da Frente Parlamentar Mista da Criança e do adolescentes.

Ainda não há ações concretas para evitar essas violações, mas existem algumas organizações da sociedade civil que estão se empenhando para minimizar os impactos das grandes obras na vida de crianças e adolescentes. De acordo com a socióloga e consultora da Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi), Graça Gadelha, a situação no Norte e no Nordeste é mais complicada.
O secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) padre André Luiz de Negreiros, pede que, para o dia de hoje, como compromisso missionário, as crianças e adolescentes rezem uma Ave Maria por estas crianças e adolescentes que sofrem.
A data
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.
Nacionais
Escrito por Fúlvio Costa
Sex, 18 de Maio de 2012 10:31

Vaticano divulga agenda do Papa para o 7º Encontro Mundial das Famílias

Pensando na valorização cada vez maior da família, o papa Bento XVI encontrará as famílias do mundo inteiro, em Milão, nos dias 30 de maio a 3 de junho, no 7º Encontro Mundial das Famílias. O encontro que acontece anualmente terá como tema “A família: o trabalho e a festa”. Os trabalhos para receber milhares de pessoas estão em pleno vapor e o hino oficial já está pronto.
Nesta terça-feira, 15, a Santa Sé divulgou a programação da visita do papa a Milão. O Pontífice chega a Milão no 1º de junho, às 17h, no horário local.
O primeiro compromisso do Santo Padre será na Praça Duomo de Milão onde se encontrará com milhares de fiéis. Em seguida, Bento XVI assiste um concerto musical junto às delegações oficiais do encontro Mundial das Famílias, no Teatro Alla Scala de Milão.
No sábado, 2 de junho, Bento XVI celebrará uma missa privada na Capela do Arcebispo de Milão, às 8h e também a Hora Média no Duomo de Milão, onde fará uma meditação e a Veneração das Relíquias do Santo na Cripta de São Carlos.
A agenda do Pontífice ainda conta com um encontro com os crismados, no Estádio “Giuseppe Meazza”, em São Siro, e mais tarde um encontro com as autoridades na Sala do Trono do Arcebispo de Milão.
O último compromisso do sábado será a Festa dos Testemunhos, no Parque de Bresso.
No domingo, 3 de junho, o papa preside a Celebração Eucarística no Parque de Bresso, faz a Recitação do Angelus Domini.
Mais tarde fará uma saudação aos Membros da Fundação Famílias 2012 e aos organizadores da Visita na Sala do Trono do Arcebispo de Milão.
Encerrando suas atividades oficiais, Bento XV parte do aeroporto de Milão-Linate para Roma, às 17h30.
Por CNBB

Paulinas Livraria realiza um momento de reflexão da mensagem do papa Bento XVI sobre o 46º Dia Mundial das Comunicações

Publicado em: 17/05/2012 | Seção: Notícias | Assunto:
A Paulinas Livraria realizará no dia 19 de maio, das 9h às 12h, no Auditório da Paulinas, um momento de reflexão da mensagem do papa Bento XVI sobre o 46º Dia Mundial das Comunicações que neste ano tem como tema “Silêncio e Palavra: caminhos de evangelização”. O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado no dia 20 de maio de 2012, no Domingo da Ascensão do Senhor.

“O Silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos. Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias” disse o papa Bento XVI.

São convidados a participar comunicadores, radialistas, agentes da Pastoral da Comunicação das Regiões Episcopais, estudantes de comunicação e interessados. O encontro terá como assessora Marta Andrade, coordenadora regional da Pascom e do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza. Entrada gratuita.

A Paulinas Livraria fica na Rua Major Facundo nº 332, no centro de Fortaleza. Contato: (85) 3226 7544 com Ir. Roseane.                          Por Paulinas Livraria 

5ª. Semana Social Brasileira é lançada no Ceará


O lançamento oficial da 5ª. Semana Social Brasileira (SSB) no Ceará acontecerá no dia 18 de maio, das 8h às 16 horas, na Faculdade Católica de Fortaleza, na Rua Tenente Benévolo, 201, Centro, Fortaleza. Deverão participar as pessoas de diversas comunidades atingidas pelos grandes projetos, dando continuidade ao Seminário ocorrido em Setembro do ano passado, onde foi iniciado um processo de levantamento sobre os Impactos desses Projetos de “desenvolvimento”.

A Semana Social Brasileira tem os objetivos realizar um processo amplo de debate em torno da democratização do estado no Brasil. A 5ª Semana é uma atividade que quer aglutinar forças organizadas da sociedade, reunir sujeitos sociais para dar curso as lutas e conquistas do povo. De acordo com Regilvânia Mateus, da Cáritas Regional Ceará “a semana é acima de tudo um momento de articulação das forças sociais, como pastorais e movimentos sociais,, um momento de parar pra pensar, retomar a construção de um projeto popular para o Brasil”.

A 5ª. SSB pretende reunir organizações sociais e a Igrejas para partilhar suas experiências do “Bem Viver”. Mais do que discutir o Estado pretende-se discutir a sociedade. A aposta é que a sociedade tenha organização e força política para porpor o Estado que quer – para quê e para quem.

A SSB nacionalmente tem como tema “A participação da sociedade no processo de democratização do Estado – Estado para quê e para quem?”. A mesma é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz.

Coletiva de Imprensa

Dom José Haring, Bispo Referencial das Pastorais Sociais, da Diocese de Limoeiro do Norte e Presidente da CNBB Regional Nordeste I e Dom Antônio Cavuto, Dispo da Diocese de Itapipoca e Secretario do Regional Nordeste I, darão uma entrevista coletiva sobre os temas da 5ª. Semana Social Brasileira no estado do Ceará. A coletiva acontecerá no dia 18, às 10 horas, no auditório da Faculdade Católica de Fortaleza.

História das Semanas Sociais

A Primeira Semana Social Brasileira foi realizada em 1991, de 03 a 08 de novembro. Tinha a finalidade específica de celebrar, no Brasil, os cem anos da Rerum Novarum. Seu tema central foi o Mundo do Trabalho, Desafios e Perspectivas. O momento nacional foi preparado e precedido por doze Semanas Regionais, que sinalizaram fortemente a dinâmica de participação diversificada no seu processo.

A Segunda Semana Social foi decidida em meados de 1992, a partir de avaliação feita da Primeira, e teve dois anos para seu desdobramento, culminando em julho de 1994, de 24 a 29. Seu tema central foi Brasil – Alternativas e Protagonistas. Sua repercussão nacional se deu, sobretudo pelo debate com os presidenciáveis, na véspera da campanha eleitoral daquele ano.

A Terceira Semana Social Brasileira ampliou para três anos seu tempo de duração, coincidindo com o tríduo de preparação ao Jubileu, e assumindo sua temática central em torno da questão do “perdão das dívidas”, com a proposta de Resgate das Dívidas Sociais – o tema era Justiça e Solidariedade na construção de uma sociedade democrática.

A Quarta Semana Social, realizada entre 2004 e 2006 com o tema Mutirão por um Novo Brasil, multiplicou –se em 268 Semanas Sociais em todo país. O acúmulo da reflexão e a estratégia da articulação das forças sociais contribuíram para que mais de 40 entidades sociais se unissem na construção de um Projeto para o Brasil. Este projeto teve a colaboração de centenas de assembleias populares realizadas em todas as regiões do Brasil e hoje é referência na defesa e universalização dos direitos sociais .

Homenagem

Durante o lançamento oficial da 5ª. Semana no Ceará as Pastorais Sociais, CEBs e Organismos do Ceará querem homenagear a missionária Maria Amélia Leite, membro da Associação Missão Tremembé (AMIT) e militante de direitos humanos.

Maria Amélia Leite trabalha para reverter um século de negação oficial da existência dos povos indígenas do Nordeste. Com sua ação, ela resgata as tradições de mais de 50 povos e seus direitos à posse da terra, promove sua interação com os povos indígenas das demais regiões do país e cria modelos que influenciam na elaboração de políticas públicas.

Contatos: Regilvânia Mateus (Cáritas Regional Ceará) (85) 3231-4783 e (85) 9934-3903, Ormezita Barbosa (Conselho Pastoral dos Pescadores) (85) 8800 1443. Confira na página www.semanasocialbrasileira.org.br mais informações.

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 18,9-18)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus.
12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.
14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 15Mas, como é questão de palavras, de nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 16E Galião mandou-os sair do tribunal.
17Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencreia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. 

Salmos 46

Sexta-Feira, 18 de Maio de 2012
6ª Semana da Páscoa

— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
— Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado.
— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

Um pouco de Reflexão!

Como no Evangelho de ontem, Jesus dirige Palavras de consolação a nós: “Vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres”. Poderíamos afirmar que o tema central proposto por Jesus, neste dia, é da alegria que supera a tristeza.Embora a alegria faça parte da vida do cristão,muitas vezes é preciso passar por momentos de dor e dificuldade para obtê-la. Jesus passou pela morte e venceu- a; por ela também temos a possibilidade de nascer para vida eterna. A tendência para falar dos momentos tristes sobrepõe-se, na maioria das vezes, aos momentos de alegria. Não deveria ser assim, mas faz parte da vida. Dela também fazem parte as alegrias e tristezas, as promessas e concretizações, as forças e fraquezas, os sorrisos e as lágrimas. Diariamente, tentamos “driblar” os caminhos de sofrimento, e o mesmo fazemos com os da morte. É nesse “driblar” que encontramos o [verdadeiro] caminho e avançamos nele. Mas, avançar por quê? Porque o Senhor nos promete: “Agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês”.. A palavra de Deus anima os missionários em sua tarefa,que é ao mesmo tempo árdua e motivo de profunda alegria,pois contribui para a geração de nova realidade.Louvor e Glória ao Senhor!

Evangelho (João 16,20-23a)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor