sexta-feira, 12 de julho de 2013

O Papa Francisco e a Jornada Mundial da Juventude


padre Geovane Saraiva NOVAPadre Geovane Saraiva*
Iniciativa religiosa, idealizada pelo Papa João Paulo II em 1984, que consiste no encontro de milhões de católicas jovens, sobretudo, celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida pessoalmente pelo Papa, na qual os jovens do mundo inteiro são convidados a reavivar o dom da fé com Cristo Ressuscitado, senhor da vida e da história. É importante dizer que cada ano, por ocasião do domingo de ramos, recorda-se a Jornada Mundial da Juventude em todas as dioceses no planeta.
Planejam-se em cada Jornada Mundial da Juventude, eventos de natureza catequético e cultural, missas e adorações, momentos fortes de orações, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua última edição, em Madrid em 2011, reuniu cerca de três milhões de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Não podemos jamais esquecer a expressão do Papa João Paulo II: “A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”.
É imprescindível olhar para a Jornada Mundial da Juventude, com seu lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (MT 28, 19), no contexto de esperança, no ano da fé, agora no mês de julho, de 23 a 28, no Rio de Janeiro, para percebermos a força maravilhosa e incomensurável dos nossos jovens, bem motivados, na busca do ideal de vida, a partir do Jesus Cristo, que na sua divindade supera aquilo que é proposto pelo mundo, no desejo de se edificar um mundo fraterno, solidário e justo.
É a cidade maravilhosa, com a imagem de braços abertos do Cristo, a dominar toda cidade, querendo acolher a juventude e todas as pessoas de boa vontade do mundo inteiro. É claro que temos como figura principal o Papa Francisco, que através de sua palavra de amigo, pai e pastor, irá ainda mais nos encantar. É o próprio Cristo, de braços abertos, na assertiva de Francisco, quando diz que “Deus Jamais se esquece dos pobres e não se cansa de perdoar”.
O Papa Francisco, nosso querido irmão, estará entre nós e falta pouco tempo. O Brasil todo o quer acolher como o amigo e o visitante mais ilustre! Eis o momento privilegiado de escuta e de conversão, momento de celebrar com alegria a beleza de ser seguidor do Mestre e Senhor, unidos num só coração às pessoas que para cá virão. Penso que deste modo o fermento fará crescer a massa e a generosidade ganhará um enorme espaço diante do sonho maior, num encontro pessoal, comunitário e planetário com o Cristo e senhor!
Que a Jornada de 2013 possa significar, não só um avanço da fé e da esperança, mas que surjam sinais de progresso humano, Social, econômico e cultural, tendo como legado maior a convivência harmoniosa, na paz tão sonhada pelo nosso Deus e Pai, capaz de superar os antagonismos e diferenças.
*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal – Pároco de Santo Afonso – geovanesaraiva@gmail.com.

Pecado, só de raspão

geovane2012-1

Por: Padre Geovane Saraiva*
Dom Paulo Ponte, “servo bom e fiel”, foi um homem certo para uma época e para uma realidade certa. Nascido em 1931, no feliz ano da ordenação sacerdotal de Dom Helder Câmara, na comemoração dos 40 anos da “Rerum Novarum”, com o grande movimento da Ação Católica, “Por um mundo melhor”, no lançamento da Encíclica “Quadragésimo Ano”, do Papa Pio XI.
O amor, a caridade, dom maior e mais elevado foi algo constante na vida de Dom Paulo Ponte (cf. 1Cor 12, 31). Uma vocação à vida de oração, na contemplação do mistério revelado e manifestado ao mundo, foi o objetivo perseguido por esse discípulo do Senhor, apaixonado pelo Reino e pela Igreja e por ele entregou a sua própria vida, no amor pelos sacerdotes e, sobretudo, no seu zelo tão profundo pelo trabalho apostólico, na missão da Igreja, tendo como centro, é evidente, a Eucaristia. Por ela soube ir ao encontro dos pobres, os mais pobres, vendo neles o rosto do próprio Cristo.
Sua rara inteligência, sua oratória e demais dons e talentos nos faz lembrar Dom Helder, nascido na mesma cidade de fortaleza, tendo estudado no mesmo Seminário da Prainha e ordenado também, com 22 anos de idade. Coincidências da vida! Ao mesmo tempo, as “coisas novas” do Papa Leão XIII, o movimento “por um mundo melhor” e as alegrias e as esperanças, as tristezas e angústias, sobretudo, dos que mais sofrem, que Dom Helder encarnou com a coragem profética de pastor, foi a sua grande e maior preocupação.
Deixou-se seduzir por Jesus de Nazaré, ao beber numa fonte de água viva, da melhor qualidade, que é a mística, a espiritualidade Padre Charles de Foucauld, ao dizer: “Tão logo acreditei existir um Deus, compreendi que devia fazer uma única coisa, viver só para ele!”. Paulo Ponte abandonou-se totalmente nas mãos de Deus, buscando a conversão permanente, a busca do último lugar, o Evangelho da cruz e a Eucaristia como o centro da sua vida e da sua ação evangelizadora. Procurou bem alto, a exemplo do Irmão universal Carlos de Foucauld, a proclamar o Evangelho com a própria vida.
Dom Paulo Ponte foi um homem da poesia e um sonhador, através das suas homilias e sermões, a encantar as pessoas, tendo como sua grande aspiração e seu grande ideal, o ideal do poeta por excelência: O nosso Deus e Pai. Lembro-me agora da poesia de Mário Quintana: “Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões, não falaria de pecado – muito menos no Anjo Rebelado. Não citaria Santos e Profetas: Nada das suas celestiais promessas ou das suas terríveis maldições… Se eu fosse um padre, eu citaria os poetas”.
Foi o que fez Dom Paulo, não só sonhar, mas os seus sonhos transformaram-se em realidade. É só olhar para o seu trabalho de jovem bispo em 1971, com 40 anos de idade, em Itapipoca. Quantos sonhos, profetismo, amor, caridade e desafios na sua nova diocese! Em 1984, após a grande seca, diante da dor, angústia e sofrimento de sua querida gente, aceitou a nomeação para São Luís do Maranhão. Também encontrou uma Arquidiocese cheia de exigências e desafios! Deus, porém, foi infinitamente maior, marcando profundamente aquele rebanho, que se tornou seu povo querido, doando-lhe a vida.
No dia 15 de março de 2009, foi o dia feliz de sua “partida”, deixando o convívio dos seus, indo participar da visão beatífica do Pai, como tão bem e com tanta convicção afirmou Monsenhor Manfredo Ramos, seu grande e fiel amigo: “Sou grato a Deus, que, na sua bondade, quis colocar nos caminhos de minha indigência e da mesquinhez de minha fé este seu servo bom e fiel”. E ainda, em tom de brincadeira, Manfredo costumava dizer-lhe que “o pecado original pegara-o só de raspão…”. Por sua vida e seu edificante trabalho, um homem certo na hora certa, Deus seja louvado!
*Sacerdote da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal – Pároco de Santo Afonso – geovanesaraiva@gmail.com

Comissão Episcopal disponibiliza subsídio para a celebração do Mês Vocacional


capa_mes_vocacional
O mês de agosto, para a Igreja no Brasil, é dedicado à reflexão e oração pelas vocações. É o mês em que as comunidades são chamadas a refletirem sobre a forma de como estão cultivando as vocações. Para dinamização do mês vocacional, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), elaborou três subsídios.
De acordo com o assessor da CMOVC, padre Valdecir Ferreira, o mês vocacional “é um tempo propício para uma reflexão mais aprofundada, sobre a realidade da proposta vocacional que nós temos no Brasil”, explica.
Durante o Mês Vocacional, todos os anos, há uma temática a ser refletida. Este ano, o tema é “Eis-me aqui, envia-me”, em referência à Campanha da Fraternidade, junto à juventude, e o tema liga-se à proposta da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.
A CMOVC preparou três subsídios para o mês. “São encontros para as comunidades, leigos, leigas, para os seminários, para as comunidades religiosas, e para todo povo de Deus”, esclarece padre Valdeir. Dois dos subsídios estão sendo disponibilizados online (clique aqui), e o terceiro está sendo comercializado pelas Edições CNBB – para adquirir, envie e-mail para venda@edicoes.cnbb.com ou ligue (61) 2193-3019.
Ao longo do mês de abril, cada semana reflete uma realidade vocacional. A primeira semana, é voltada aos Mistérios Ordenados; a segunda, é voltada à Semana da Família; a terceira, à Vida Consagrada; e a quarta, voltada aos Ministérios não-ordenados, ou da vocação leiga.
Na bíblia, para o apóstolo Paulo, a vocação se distingue do mero talento humano. Partindo da sua própria experiência ele conceitua vocação como “uma convocação para ser instrumento de proclamação do governo e da providência divina” (Atos 9:15-16). Segundo padre Valdecir, a proposta básica para o mês vocacional, é “criar uma cultura vocacional, onde todas as pessoas, a partir do batismo, sintam-se vocacionadas, envolvidas, comprometidas, e resgatem o valor da vocação.”
O padre ainda explica que as diferentes regiões do Brasil se organizam de inúmeras formas para a celebração, criando cartazes, vinhetas e programas, para rádio e televisão. Outras investem mais no campo da espiritualidade, da catequese. “Os regionais agem de maneira muito diversa, para a programação e para também a execução do mês vocacional. No entanto, basicamente, ficamos no campo das orações, das liturgias, com o trabalho com o público da catequese e da juventude, e nas mídias de rádio e televisão”, afirmou.      Fonte:Arquidiocese de Fortaleza

Sede Missionária das POM na JMJ Rio 2013


juventude_missionaria_CABECALHO
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) estarão presentes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 com uma Sede Missionária na cidade de Niterói (RJ), a partir do dia 23 de julho. Por ocasião da JMJ em Madrid, no ano de 2011, a Juventude Missionária do Brasil enviou uma delegação para participar das atividades, em parceria com a Comissão de Juventude da CNBB e visitar a Sede Missionária da JMJ em Madrid, trabalho realizado pelas POM na Espanha. Aproveitando a oportunidade, fez também uma sondagem no intuito de repetir a proposta no Rio de Janeiro.
Depois de um longo tempo de reflexão, estruturação do projeto, divisão das atividades, viagens ao Rio, reuniões com o Comitê de Organizador Local (COL) da JMJ, preparou-se uma programação especial que inclui, um Encontro Internacional da Juventude Missionária (23/07); Exposição “Maria Mãe de todos os Povos” (23 a 26/07); Exposição “Por uma Igreja toda Missionária” (23 a 26/07); Adoração Eucarística e Espiritualidade Missionária (23 a 26/07). Além disso, as POM também estarão presentes na Feira Vocacional que acontece entre os dias 23 a 26 de julho, com mais de 100 expositores, na Quinta da Boa Vista.
A Sede Missionária tem por objetivo proporcionar a todos os peregrinos a oportunidade de fazerem uma reflexão missionária, a partir da dinâmica da missão Ad Gentes e conhecer as POM e suas atividades de animação e cooperação missionária na Igreja. Neste espaço, cada jovem terá a oportunidade de conhecer mais o trabalho missionário da Igreja, perceber a riqueza das culturas, partilhar sua caminhada com outros jovens e sair de lá com o coração batendo a mil para a Missão!
Já confirmaram presença, jovens ligados às POM de países como, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Peru, Venezuela, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Porto Rico, Republica Dominicana, Antigua e Barbuda, Estados Unidos, Espanha e Angola; além de materiais vindo de vários lugares do mundo. A Exposição “Maria Mãe de todos os Povos” reunirá Imagens e quadros de Nossa Senhora, Padroeira de vários países. Essa Exposição juntamente com as demais atividades programadas, com a presença de pessoas vindas de várias culturas representa uma grande riqueza. Esse intercâmbio e interatividade é algo a ser guardado para o resto da vida, mas também, ser partilhado com todo mundo.
A Juventude Missionária e as POM convidam para visitar a sua Sede Missionária, entre os dias 23 e 26 de julho, no Museu Solar do Jambeiro em Niterói (RJ), subsede da JMJ Rio 2013. Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem.
Por: POM

Conheça os bispos brasileiros que serão catequistas da JMJ Rio2013

jmj2013_rio
Mais de 250 bispos de diferentes nacionalidades vão fazer pregações que aprofundam o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) nas três manhãs de catequese. Eles foram selecionados pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), e serão alocados cada dia em um ponto de catequese diferente. De acordo com o diretor do Setor Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin, esta alocação não será divulgada. “Nós queremos que esse contato entre o jovem e o bispo aconteça como uma surpresa nessas manhãs”.

As catequeses, que acontecem de quarta a sexta, têm três temas diferentes. No dia 24 de julho, o tema abordado será “sede de esperança, sede de Deus”. No dia 25, será “ser discípulo de Cristo”. Já no dia 26, os bispos vão meditar sobre “ser missionário, Ide!”.
No voucher de inscrição, cada peregrino será destinado a um local de catequese. Além de receber formação, ele vai pegar o kit café da manhã, para os que fizeram opção por alimentação. “Nas catequeses nós teremos um número de acesso restrito. Cada catequese foi pensada para um determinado grupo de peregrinos e então evitaremos, da maneira possível, a superlotação. Também nós queremos ter em conta que o número de kits de café da manhã disponíveis em cada uma das sedes também seja suficiente para os peregrinos que já estão destinados a cada um dos pontos”, explica padre Leandro.
As catequeses serão realizadas sempre pela manhã, entre 9h e 13h, e finalizam com a Missa presidida pelo bispo catequista. Durante a manhã, os peregrinos podem confessar-se e fazer perguntas ao bispo.
A seguir, a lista dos bispos brasileiros que vão ministrar as catequeses:
Dom Julio Endi Akamine – Bispo Auxiliar de São Paulo (SP)
Dom Gilson Andrade da Silva – Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia (BA)
Dom Wilson Luiz Angotti Filho – Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG)
Dom Fernando Arêas Rifan – Bispo da Adm. Apostólica São João Maria Vianney
Dom José Luis Azcona Hermoso – Bispo prelado do Marajó (PA)
Dom Esmeraldo Barreto de Farias – Arcebispo de Porto Velho (RO)
Dom Anuar Battisti – Arcebispo de Maringá (PR)
Dom Luciano Bergamin – Bispo de Nova Iguaçu (RJ)
Dom Jacinto Bergmann – Arcebispo de Pelotas (RS)
Dom Francesco Biasin – Bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ)
Dom Egidio Bisol – Bispo de Afogados da Ingazeira (PE)
Dom Valério Breda – Bispo de Penedo (PE)
Dom Pedro Brito Guimarães – Arcebispo de Palmas (TO)
Dom José Eudes Campos do Nascimento – Bispo de Leopoldina (MG)
Dom Sergio Eduardo Castriani – Arcebispo de Manaus (AM)
Dom José Carlos Chacorowski – Bispo Auxiliar de São Luis do Maranhão (MA)
Dom Pedro José Conti – Bispo de Macapá (AP)
Dom Giovanni Crippa – Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia (BA)
Dom Sérgio da Rocha – Arcebispo de Brasília (DF)
Dom Mário Antônio da Silva – Bispo Auxiliar de Manaus (AM)
Dom Luiz Henrique da Silva Brito – Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
Dom João Justino de Medeiros Silva – Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG)
Dom Francisco Del Valle Paredes – Bispo de Campo Mourão (PR)
Dom Milton Antônio dos Santos – Arcebispo de Cuiabá (MT)
Dom Luiz Gonzaga Fechio – Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG)
Dom Nelson Francilino Ferreira – Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
Dom Roberto Francisco Ferrería Paz – Bispo de Campos dos Goytacazes (RJ)
Dom José Luis Gomes de Vasconcelos – Bispo Auxiliar de Fortaleza (CE)
Dom Edney Gouvêa Mattoso – Bispo de Nova Friburgo (RJ)
Card. Cláudio Hummes – Arcebispo Emérito de São Paulo (SP)
Dom Wilson Tadeu Jonck – Arcebispo de Florianópolis (SC)
Dom Dimas Lara Barbosa – Arcebispo de Campo Grande (MS)
Dom Rafael Cifuentes – Bispo Emérito de Nova Friburgo (RJ)
Dom Joaquim Wladimir Dias – Bispo Auxiliar de Vitória (ES)
Dom Odelir José Magri – Bispo de Sobral (CE)
Dom José Luiz Majella Delgado – Bispo de Jataí (GO)
Card Geraldo Agnelo – Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia (BA)
Dom João Filho – Bispo de Umuarama (PR)
Dom Luiz Vilela – Arcebispo Metropolitano de Vitória (ES)
Dom Bernardino Marchió – Bispo de Caruaru (PE)
Dom Armando Gutierrez – Bispo de Bacabal (MA)
Dom Teodoro Tavares – Bispo Auxiliar de Belém do Pará (PA)
Dom Gil Antônio Moreira – Arcebispo de Juiz de Fora (MG)
Dom Tarcisio dos Santos – Bispo de Duque de Caxias (RJ)
Dom José Negri – Bispo de Blumenau (SC)
Dom Walmor Azevedo – Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte (MG)
Dom José Lessa – Arcebispo Metropolitano de Aracajú (SE)
Dom Vitório Pavanello – Arcebispo Emérito de Campo Grande (MS)
Dom João Carlos Petrini – Bispo de Camaçari (BA)
Dom Angelo Pignoli – Bispo de Quixadá (CE)
Dom Murilo Sebastião Krieger – Arcebispo de São Salvador da Bahia (BA)
Dom José Francisco Dias – Arcebispo de Niterói (RJ)
Dom Eugène Lambert Adrian Rixen – Bispo de Goiás (GO)
Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria (RS)
Dom Alessandro Ruffinoni – Bispo de Caxias do Sul (RS)
Dom João Cardoso – Bispo de São Raimundo Nonato (PI)
Dom Genival de França – Bispo de Palmares (PE)
Dom Tarcisio Scaramussa – Bispo Auxiliar de São Paulo (SP)
Dom Irineu Roque Scherer – Bispo de Joinville (SC)
Card. Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo (SP)
Dom João Carlos Seneme – Bispo Auxiliar de Curitiba (PR)
Dom Rubens Sevilha – Bispo Auxiliar de Vitória (ES)
Dom Geremias Steinmetz – Bispo de Paranavai (PR)
Dom Pedro Luiz Stringhini – Bispo de Mogi das Cruzes (SP)
Dom Alberto Taveira – Arcebispo de Belém do Pará (PA)
Dom Carlo Verzeletti – Bispo de Castanhal (PA)
Dom Moacyr José Vitti – Arcebispo de Curitiba (PR)
Dom Guido Zendron – Bispo de Paulo Afonso (BA)
Dom Antônio Carlos Altieri – Arcebispo de Passo Fundo (RS)
Dom Benedito Araújo – Bispo de Guajará-Mirim (RO)
Dom Bernardo Johannes Bahlmann – Bispo de Óbidos (PE)
Dom João Bosco de Souza – Bispo de União da Vitória (PR)
Dom Vilson Basso – Bispo de Caxias do Maranhão (MA)
Dom Sérgio de Deus Borges – Bispo Auxiliar de São Paulo (SP)
Dom Jeremias Antônio de Jesus – Bispo de Guanhães (MG)
Dom Zanoni Castro – Bispo de São Mateus (ES)
Dom Airton José dos Santos – Arcebispo de Campinas (SP)
Dom Manoel João Francisco – Bispo de Chapecó (SC)
Dom Miguel Ângelo Ribeiro – Bispo de Oliveira (MG)
Dom Flávio Giovenale – Bispo de Santarém (PA)
Dom Adair José Guimaraes – Bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO)
Dom Mariano Manzana – Bispo de Mossoró (RN)
Dom Celso Antônio Marchiori – Bispo de Apucarana (PR)
Dom Franz Josef Meinrad Merkel – Bispo de Humaitá (AM)
Dom Salvatore Paruzzo – Bispo de Ourinhos (SP)
Dom Waldemar Dalbello – Bispo Auxiliar de Goiânia (GO)
Dom Eduardo da Silva – Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS)
Dom João Francisco Salm – Bispo de Tubarão (SC)
Dom Mário Rino Sivieri – Bispo de Propriá (SE)
Dom Jaime Spengler – Bispo Auxiliar de Porto Alegre (RS)
Dom Jaime Rocha – Arcebispo de Natal (RN)
Dom Dominique Marie Jean You – Bispo de Santíssima Conceição do Araguaia (PA)
Dom Eduardo Zielski – Bispo de Campo Maior (PI)
Dom Edmilson Amador Caetano – Bispo de Barretos (SP)
Dom Delson da Cruz – Bispo de Campina Grande (PB)
Dom José Antônio Peruzzo – Bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR)
Dom Juarez da Silva – Bispo de Oeiras (PI)
Dom Edgar Moreira da Cunha – Bispo Auxiliar de Newark – USA

Lançamento oficial da Semana Missionária na Arquidiocese de Fortaleza será no dia 15 de julho

logo_semana_missionaria_mexida_23102012185041



Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, fará o Lançamento Oficial da Semana Missionária na Arquidiocese de Fortaleza no próximo dia 15 de julho, segunda-feira, às 15h, no Box da Secretaria de Turismo (SETUR) no Aeroporto Internacional Pinto Martins de Fortaleza, onde vai ficar o Stand de Acolhida dos Peregrinos Estrangeiros.
Informações com padre Francisco Duarte (85) 9628.1135.

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração
Pai, reveste-me com a força do teu Espírito a fim de que eu tenha força suficiente para perseverar, até o fim, no cumprimento da missão recebida de Jesus.
Primeira leitura: Gn 46,1-7.28-30
Leitura do livro do Gênesis - Naqueles dias, 1Israel partiu com tudo o que lhe pertencia. Chegou a Bersabéia, onde ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaac. 2Em uma visão noturna Deus disse-lhe: "Jacó! Jacó!" "Eis-me aqui", respondeu ele. 3E Deus disse: "Eu sou Deus, o Deus de teu pai. Não temas descer ao Egito, porque ali farei de ti uma grande nação. 4Descerei contigo ao Egito, e eu mesmo te farei de novo subir de lá. José fechar-te-á os olhos." 5E Jacó deixou Bersabéia. Os filhos de Israel levaram seu pai, assim como seus filhos e suas mulheres, nos carros que o faraó tinha enviado para os transportar.6Tomaram também seus rebanhos e os bens que tinham adquirido na terra de Canaã, 7e Jacó com toda a sua família partiu para o Egito. Levou consigo os seus filhos e seus netos, suas filhas e suas netas, enfim, toda a sua família. 28Jacó tinha enviado Judá adiante dele para informar a José de sua chegada a Gessém. Quando chegaram a Gessém, 29José mandou preparar o seu carro e montou para ir ao encontro de seu pai em Gessém. E, logo que o viu, jogou-se ao seu pescoço e chorou longo tempo em seus braços.30"Agora posso morrer, disse-lhe Israel, porque vi o teu rosto, e vives ainda!" - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 36
          — A salvação vem de Deus!
— A salvação vem de Deus!
— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.
— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. Não serão envergonhados nos maus dias, mas nos tempos de penúria, saciados.
— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.
— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.
 
Evangelho: Mt 10,16-23
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 16Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas. 17Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas. 18Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos. 19Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer. 20Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós. 21O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão. 22Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. 23Se vos perseguirem numa cidade, fugi para uma outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que volte o Filho do Homem. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
É por causa de Jesus que os discípulos são perseguidosTrata-se da continuação da missão dada aos Doze, enviados por Jesus para pregar a proximidade do Reino dos Céus. “Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos” (v. 16). Os discípulos devem ter presente, olhando para o próprio Senhor, a possibilidade de ser ameaçados, hostilizados e perseguidos. O mais doloroso é que a perseguição, a hostilidade, não vêm somente de fora, mas também de dentro da comunidade, da própria família.

Na perseguição é preciso prudência e simplicidade; é preciso discernir para não se deixar enredar por quem quer que seja. É por causa de Jesus que os discípulos são perseguidos (v. 18a). Esse sofrimento é o preço do testemunho: “... dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos” (v. 18b). Em tudo isso é preciso confiança, pois o “Espírito do vosso Pai falará em vós” (v. 20). O Espírito Santo, que é dom gratuito do Pai, é que inspira os discípulos.

Essa confiança é que deve sustentar a vida dos discípulos enviados em missão. As traições, o ódio, a rejeição por causa de Jesus e do seu evangelho não têm por que nos assustar. Todos nós somos às vezes cordeiro e lobo, até que se realize a identificação do discípulo com o Mestre.

A missão é universal porque os doze discípulos escolhidos por Jesus não acabarão “de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem” (v. 23).

Haverá sempre necessidade de conduzir as pessoas ao único e verdadeiro pastor (cf. Ex 34,23-34), enquanto houver ódio entre os irmãos, enquanto houver perseguições em nome de Jesus.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me, com todos os internautas, para a Leitura Orante rezando:
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Senhor, que a messe não se perca
por falta de operários.
Desperta as nossas comunidades para a missão.
Ensina a nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino,
na vida consagrada e religiosa.
Senhor da messe e pastor do rebanho,
chama-nos para o serviço do teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder "sim".
Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 10,16-23, e observo as recomendações de Jesus.
Cada cristão, por ser seguidor de Jesus Cristo, é enviado para ser discípulo e missionário de Jesus Cristo. Pois:
Foi criado para ser discípulo e missionário (Ef 2,10).
Foi salvo para ser discípulo e missionário (2Tm 1,9).
Foi. chamado para ser discípulo e missionário (1Pd 2,10).
Foi autorizado para ser discípulo e missionário (Mt 20,26-28).
Foi. preparado para ser discípulo e missionário (Ef 4,11-12).
É necessário para ser discípulo e missionário (1Cor 12,27).
É responsável pelo ministério, e será recompensado por ser discípulo e missionário (Cl 3,23,24).Enfrentarão desafios e para isto Jesus os exorta à perseverança. E garante-lhes que não serão deixados sem apoio, mas o próprio Espírito de Deus estará com eles.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Também eu sou uma pessoa chamada ser discípula e missionária. Ao me examinar, verifico se assumo, como afirmam os bispos latino-americanos, “evangelicamente e a partir da perspectiva do Reino as tarefas prioritárias que contribuem para a dignificação do ser humano e a trabalhar junto com os demais cidadãos e instituições para o bem do ser humano. O amor de misericórdia para com todos os que vêem vulnerada sua vida em qualquer de suas dimensões, como bem nos mostra o Senhor em todos seus gestos de misericórdia, requer que socorramos as necessidades urgentes, ao mesmo tempo que colaboremos com outros organismos ou instituições para organizar estruturas mais justas nos âmbitos nacionais e internacionais.” (DAp 384).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre,
que eu pense com a tua inteligência
e com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu Coração...
Que eu veja sempre com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça somente com teus ouvidos.
Que eu saboreie aquilo que tu gostas.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés sigam os teus passos.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar de discípulo e missionário de Jesus Cristo é revelado em atitudes concretas. Como dizia Santo Alberto Hurtado: “Em nossas obras, nosso povo sabe que compreendemos sua dor”.

Bênção

Bênção do apóstolo Paulo para você!
- O Deus da paz vos santifique completamente
- Vos conserve íntegros em espírito, alma e corpo,
e irrepreensíveis para quando vier o Senhor Jesus Cristo.
- A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco. (1Ts 5,23ss).
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém
 Fonte:Catequese Católica

AGENDA DE JULHO 2013 – ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ

                                                                        
SEMANAS
DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SABADO
PRIMEIRA


01
Retiro para o clero
02
Retiro para o clero
03
Retiro para o clero
- 19hs - Celebração  NSC
Sem. Chagas

04
Retiro para o clero
- 19:30hs -  Celebração  NSC
Sem. Chagas
05
12hs – Encerramento do Retiro para o clero - 18hs - ORDENAÇÃO DIACONAL
06
- 17hs - Missa – NSG
Pe. Luciano
- 18:15h  Missa – SL
Pe. Luciano
- 19:30h  Missa – NSF
Pe. Luciano
SEGUNDA



14 SEMANA DO
TEMPO COMUM

07 - 13D. T. COMUM
- 07hs - Celebração SJA
Diác. Chagas
- 08hs - Missa NSC
Pe. Luciano
- 17hs - Missa SJ
Pe. Luciano
- 19hs - Missa SA
Pe. Luciano
08

09
- 19h – Terças Missio
10
- 17hs Confissões – NSC
Pe. Luciano
- 19hs Missa NSC

11
- 17hs Confissões – NSF
Pe. Luciano
- 19:30hs Missa NSF

12
- 17h Confissões – SA
Pe. Luciano
- 19h Missa SJ
13
- 12hs - Missa SJ
Pe. Luciano
- 17hs - Celebração –NSG
Diác. Chagas
- 18:15hs  Missa  SL
Pe. Luciano
- 19:30hs  Missa – NSF
Pe. Luciano
- 19hs - Celebração SJ
Diác. Chagas
- 19hs - Missa AS
Sem. Renato
TERCEIRA


15 SEMANA DO
TEMPO COMUM
14 - 14D. T. COMUM
- 08:30hs  Missa NSC
Pe. Luciano
- 17hs - Missa SJA
Pe. Luciano
15

16
- 16hs  -  Acolhimento dos peregrinos na Catedral

19h – Terças Missio
17
- 19hs - FESTA - SJA
Dom Vasconcelos

18
- 19hs - FESTA - SJA
Pe. Elano

19
 - 19hs - FESTA - SJA
Pe. Toinho

20
- 15hs – Semana Missionária na Paróquia do Alto Alegre (Região Imaculada Conceição)
 – 19hs – FESTA - SJA
Pe. Roberto Reinaldo
QUARTA



16 SEMANA DO
TEMPO COMUM

21 - 15D. T. COMUM
- 08hs - Missa NSC
Pe. Luciano
- 17hs - Missa SJ
Pe. Luciano
- 19hs - Missa SA
Pe. Luciano
- 19hs - FESTA - SJA
Diác. Chagas

22
- 19hs -  Missa   - SJA
Pe. Wagner  

23
- 19hs - FESTA - SJA
Pe. Jesus

24
- 19hs Missa NSC
Pe. Luciano
- 19hs FESTA -  SJA
Pe. Daniel Morais

25 – 2 ANOS DE ÁREA
Pe.  Luciano
- 19hs - FESTA - SJA
Pe.  Luciano

26 - FESTA DE SÃO JOAQUIM E SANTA ANA
- 19hs – ENCERRAMENTO
DA FESTA - SJA
Pe.  Luciano

27
- 17hs  - Missa – NSG
Pe. Luciano
- 18:15h  Celebração – SL
Diác. Chagas
- 19:30h  Missa – NSF
Pe. Luciano

QUINTA



17 SEMANA DO
TEMPO COMUM

28 - 16D. T. COMUM
- 07hs - Celebração – SJA
Diác. Chagas
- 08hs - Missa NSC
Pe. Luciano
- 17hs - Missa SJ
Pe. Luciano
- 19hs - Missa SA
Pe. Luciano
29

30
 - 19h - Formação Bíblica
(São Joaquim e Santa Ana)

31
- 17h Confissões – NSC
Pe. Luciano
- 19:h  Missa NSC
Pe. Luciano