quinta-feira, 28 de junho de 2012

Escolhida a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2013



Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, o CD da Campanha da Fraternidade traz o Hino da CF e o repertório quaresmal correspondente a cada ano. O hino poder ser executado em algum momento (mais adequado) da celebração, a critério da equipe de celebração e de quem preside. “Por exemplo, em algum momento da homilia – o que facilitará a vinculação da liturgia da palavra com a vida (tema da CF) – ou nos ritos finais, no momento do envio. Prioritariamente, o hino deve ser usado nos momentos de estudo e encontros de formação sobre a CF”, afirma o assessor de Música Litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala.
O hino da Campanha da Fraternidade de 2013 já foi escolhido. A CF 2013 terá como tema: “Fraternidade e Juventude”, e tem como lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O processo de escolha do hino passou por dois momentos: concurso para a letra e concurso para a música.
Na segunda quinzena de dezembro de 2011, representantes das Comissões Episcopais Pastorais para a Liturgia, Juventude e Campanha da Fraternidade, juntamente com o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, escolheram a letra. Dentre as mais de 40 letras enviadas foi escolhida a do compositor Gerson Cezar Souza.
No final de maio deste ano, representantes das Comissões de Liturgia e Juventude, maestros convidados e o secretário geral da CNBB, escolheram a música.
“A CNBB recebeu mais de 100 contribuições e a equipe analisou cuidadosamente cada uma das composições levando em conta os critérios do concurso e as avaliações da CF deste ano”, disse o padre José Carlos Sala, ressaltando ainda a grande riqueza melódica, harmônica e rítmica em estilos, os mais variados, próprios da diversidade cultural do nosso país.
A música escolhida foi a dos compositores Gil Ferreira e Daniel Victor Santos.
Os bispos do Consep, reunidos em Brasília nos dias 19 e 20 de junho analisaram a composição e a aprovaram. Por CNBB

V Semana Social Brasileira na Arquidiocese de Fortaleza



Nos dias 13 e 14 de julho acontecerá um seminário de lançamento da 5ª. Semana Social Brasileira na Arquidiocese de Fortaleza.

O seminário acontecerá no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” com a presença do assessor nacional da 5ª. Semana Social Brasileira (SSB) professor Cesar Sanson e do professor da Universidade Federal do Ceará, Leonardo Sá. Os eixos de trabalhos e debates da 5ª. SSB  são: Saúde Pública- drogadição, prevenção, saúde mental; Educação Pública: Política educacional, sucateamento; Sustentabilidade: impactos ambientais, resíduos sólidos e bem viver; Megaprojetos: mobilidade e moradia; Convivência com o Semiárido: tecnologias e segurança alimentar.

Dom José Antonio através de uma Carta Circular convida os responsáveis por paróquias, áreas pastorais e comunidades a participarem do  processo da 5ª. SBB realizando e participando das atividades da mesma relacionando-as as propostas do Plano de Pastoral- 5ª. urgência, que se refere às consequências sociais. Como também, realizar durante a 5ª. SSB o Grito dos Excluídos que acontecerá no dia 7 de setembro de 2012. A SSB em Fortaleza acontecerá de 31 a 7 de setembro de 2012.

Carta em anexo.
Semana Social Brasileira
A Semana Social Brasileira tem os objetivos realizar um processo amplo de debate em torno da democratização do estado no Brasil. A 5ª Semana é uma atividade que quer aglutinar forças organizadas da sociedade, reunir sujeitos sociais para dar curso as lutas e conquistas do povo. De acordo com Regilvânia Mateus, da Cáritas Regional Ceará “a semana é acima de tudo um momento de articulação das forças sociais, como pastorais e movimentos sociais,, um momento de parar pra pensar, retomar a construção de um projeto popular para o Brasil”.

A 5ª. SSB pretende reunir organizações sociais e a Igrejas para partilhar suas experiências do “Bem Viver”. Mais do que discutir o Estado pretende-se discutir a sociedade. A aposta é que a sociedade tenha organização e força política para propor o Estado que quer – para quê e para quem.

A SSB nacionalmente tem como tema “A participação da sociedade no processo de democratização do Estado – Estado para quê e para quem?”. A mesma é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz.

Contatos: Ana Maria Freitas, Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza (85) 3388 8716; Francisco Vladimir, membro da comissão de comunicação da 5ª. Semana Social Brasileira e do Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza (85) 3388 8702 ou 8922 0089; Jeane Freitas, assessora de Comunicação da Cáritas Regional Ceará (85) 8768 9865.

Marcelo Barros pregará retiro das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos do Regional Nordeste I

Pastorais Sociais

As Pastorais sociais, CEBs e Organismos do Regional Nordeste I promovem nos dias 28, 29 e 30 de junho, na Casa de Encontro da irmã Iolanda, na Rua Aracaju, 1299, Bairro Henrique Jorge, seu retiro anual com a presença do Monge Beneditino Marcelo Barros. As pastorais irão refletir o tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”, que faz sintonia com o tema do 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs).
O retiro iniciará na noite do dia 28 de junho com um momento celebrativo com o objetivo de fortalecer a esperança, a fé e a profecia no serviço da vida. Durante o retiro as Pastorais Sociais, CEBs e Organismos também irão discutir a participação das dioceses na construção da 5ª Semana Social Brasileira iniciada no último 18 de maio.
Regilvânia Matheus, membro da coordenação Regional das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos, disse que o retiro é um momento de parada e reflexão, sendo um espaço para alimentar a esperança e fortalecer a caminhada em defesa e cuidado com a vida. Regilvânia disse ainda que “a presença de Marcelo Barros faz diferença por todo seu testemunho e compromisso com a defesa da vida e com um novo jeito de nossa Igreja ser”.
Cada participante deve contribuir com R$ 60,00 e preencher uma ficha de inscrição que está disponível na Cáritas Ceará.
Informações com Regilvânia Matheus (Cáritas Regional Ceará e membro da coordenação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos) (85) 9934 3903 ou Jeane Freitas (Assessora de Comunicação da Cáritas Regional Ceará) (85) 8768 9865 Por CNBB

Primeira leitura (2º Reis 24,8-17)



Leitura do Segundo Livro dos Reis.

8
Joaquim tinha dezoito anos quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Noestã, filha de Elnatã, de Jerusalém. 9E ele fez o mal diante do Senhor, segundo tudo o que seu pai tinha feito. 10Naquele tempo, os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, marcharam contra Jerusalém e a cidade foi sitiada. 11Nabu­codonosor, rei da Babilônia, veio em pessoa atacar a cidade, enquanto seus soldados a sitiavam.
12
Então Joaquim, rei de Judá, apresentou-se ao rei da Babilônia, com sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus eunucos. E o rei da Babilônia os fez prisioneiros.
Isto aconteceu no oitavo ano de seu reinado. 13Nabucodonosor levou todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real, e quebrou todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, havia fabricado para o templo do Senhor, conforme o Senhor havia anunciado. 14Levou para o cativeiro Jerusalém inteira, todos os príncipes e todos os valentes do exército, num total de dez mil exilados, e todos os ferreiros e serralheiros; só deixou a população mais pobre do país.
15
Deportou Joaquim para a Ba­bilônia, e do mesmo modo exilou de Jerusalém para a Babilônia a rainha-mãe, as mulheres do rei, seus eunucos e todos os nobres do país.
16
Todos os homens fortes, num total de sete mil, os ferreiros e os serralheiros em número de mil, todos os homens capazes de empunhar armas, foram conduzidos para o exílio pelo rei da Babilônia. 17E, em lugar de Joaquim, ele nomeou seu tio paterno, Matanias, mudando-lhe o nome para Sedecias.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 78)

— Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!
— Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!


— Invadiram vossa herança os infiéis, profanaram, ó Senhor, o vosso templo, Jerusalém foi reduzida a ruínas! Lançaram aos abutres como pasto os cadáveres dos vossos servidores; e às feras da floresta entregaram os corpos dos fiéis, vossos eleitos.

— Derramaram o seu sangue como água em torno das muralhas de Sião, e não houve quem lhes desse sepultura! Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, um objeto de desprezo e zombaria para os povos e àqueles que nos cercam. Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? Conservareis eternamente a vossa ira? Como fogo arderá a vossa cólera?
— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo. Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

Um pouco de Reflexão!

No fim dos tempos, todos passaremos pelo crivo do Senhor. Jesus nos explica que nem toda pessoa que diz “Senhor, Senhor” entra no Reino do Céu.
Para não termos razões para nos queixarmos, o Senhor nos demonstra quem entrará no Reino: “Mas somente quem faz a vontade do meu Pai entra no céu”. A expressão “Senhor, Senhor” se aplica a todos aqueles que chamam e evocam o nome de Jesus Cristo para defender seus interesses, a fim de roubar, matar e profanar o sagrado.
Como o mundo está repleto dessa gente, meu Deus!
O primeiro passo para fazer a vontade do Pai é a conversão e o recebimento de Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
Expulsar demônios e curar doenças não é sinônimo de pertença ao Reino do Céu, porque nem sempre as curas têm origem divina; até o diabo faz milagres e realiza curas. Ele também invoca o nome de Jesus para fazê-lo. Nesta sequência, posso afirmar, sem medo de errar, que um milagre indica o uso do poder sobrenatural, mas este pode ser divino ou satânico.
O diabo pode revestir-se da pele do cordeiro e expulsar, provisoriamente, um demônio para impressionar a audiência, dando a ilusão que foi um ato divino.
Por isso, não basta ouvir as Suas palavras, é necessário pô-las em prática. Isto significa construir a casa sobre a rocha, sobre uma base firme e segura; assim, as tempestades da vida, por mais fortes que sejam, não lhe farão mal algum.
Num mundo onde se confia mais em coisas materiais do que nas palavras do Mestre, o qual fala diferente dos mestres da lei, é como um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Sem ter alicerce firme, vindo a tempestade a casa ruiu e foi levada pela enchente.
Portanto, quem não põe em pratica a Sua Palavra não tem defesa contra os insucessos e desventuras da vida que acarretarão a sua ruína total. Peçamos ao Senhor a graça de estarmos sempre atentos à Sua Palavra e traduzi-la em ações concretas no nosso dia a dia.Louvor e Glória ao Senhor!
Padre Bantu Mendonça- Canção Nova

Evangelho (Mateus 7,21-29)



Santo Irineu


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24
Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.