sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lembramos a todos!

Comunicado Importante!

                                                            *Domingo-26 de Agosto às 9:00- CONSELHO DE PASTORAL DA ÁREA - Na Comunidade Nossa Senhora de Fátima- Responsáveis: Padre Luciano Gonzaga e CPP


*Das 12:00   às 19:30- Acontecerá a Terceira Jornada Vocacional  no Colégio Santo Inácio-Avenida Desembargador Moreira,2355- Dionísio Torres. Responsáveis: Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza

Lembrete Importante!

3ª Romaria dos Catequistas do Regional Nordeste 1

Acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto a  III Romaria dos Catequistas do Regional Nordeste 1, na cidade de Sobral. romaria dos catequistas

Pastoral Carcerária lança nova logomarca, site e uma rede social


A Pastoral Carcerária, com o objetivo de inaugurar uma nova fase de comunicação para a divulgação de seu trabalho e interação entre suas equipes, está lançando nesta semana nova logomarca, website e rede social.
A logomarca foi inspirada na essência e base dos serviços que a Pastoral presta aos presos do país, alinhada ao seu slogan: “Estive preso e vieste me visitar”. O processo de criação foi acompanhado e aprovado por agentes da Pastoral de todo o Brasil e a logomarca já começa a ser aplicada aos materiais de circulação interna e externa da Pastoral.
O site, disponível pelo endereço www.carceraria.org.br, traz todas as informações sobre a Pastoral Carcerária e oferece diversos conteúdos de apoio, como apostilas e vídeos, voltados não somente às equipes da Pastoral na prestação de assistência religiosa a presos e presas, mas também àqueles que se interessam por temas como direitos humanos e segurança pública. A principal novidade é um sistema de campanhas por meio do qual os visitantes podem participar de abaixo-assinados on-line e petições — a primeira lançada visa a alterar o Projeto de Lei 2442/2011, para dar independência ao Mecanismo Nacional de Prevenção à Tortura. O site está integrado às redes sociais Twitter e Facebook e todo o conteúdo pode ser compartilhado.
A Pastoral Carcerária também está lançando a rede social pcrn.org.br para integrar suas equipes regionais num ambiente colaborativo para a partilha de experiências. Nela é possível conectar-se, sem a necessidade de cadastro, com uma conta pessoal do Facebook, Twitter, Yahoo ou Google e as interações são automaticamente publicadas nessas redes. Os participantes recebem um perfil com blog, acesso multimídia (para vídeos e fotos) e podem interagir nos fóruns, grupos de estudo e chat ao vivo. A coordenação nacional está aos poucos motivando e organizando os participantes para que a rede social se torne sua principal forma de comunicação interna.
Todo o projeto foi desenvolvido com o suporte da empresa Minha Paróquia, que atua no desenvolvimento de tecnologias para a Igreja Católica, e foi coordenado pela assessoria de comunicação da Pastoral Carcerária.
Notícia da CNBB

Comunidade Católica Shalom realiza 18º Congresso Nacional das Famílias

 Publicado em: 23/08/2012 | Seção: Destaques, Notícias | Assunto: • shalo
O evento acontece de 23 a 26 de agosto no Ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza e neste ano chega à sua 18ª edição.
 Fortaleza - A Comunidade Católica Shalom, através do Projeto Família, realiza de 23 a 26 de agosto próximo a 18ª edição do Congresso Nacional das Famílias Shalom. O encontro acontecerá no Ginásio Paulo Sarasate e  traz como tema “Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna.” (Jo.6,68), um chamado à sociedade para rever os valores da família.
 O Congresso, além de reunir as famílias para momentos de oração e partilha, busca discutir assuntos que vão de encontro aos valores familiares e vêm se destacando como grandes barreiras da vivência familiar na atualidade, como: descriminalização do aborto, divórcio on-line e traição como justificativa de salvar relacionamentos. Um momento de partilhar sobre o que a Igreja pensa sobre estes e outros temas que norteiam nossa sociedade.
O Congresso Nacional para Famílias receberá participantes de várias cidades do país. A programação do encontro consta de palestras com  Moysés Azevedo, Moderador Geral e Fundador  da Comunidade Católica Shalom, Padre Silvio Scopel, filósofo e teólogo da Comunidade Shalom e Padre Antonio Furtado.
Também participarão do Congresso o casal Jorge e Ana Cecília naturais de Fortaleza, atualmente missionários no Chile. O casal contará o testemunho de Maria Teresa, criança diagnosticada com anencefalia que viveu 103 dias contra toda previsão médica.
Será montada uma estrutura especial para as Crianças, o Congressinho, que acontecerá no Centro de Evangelização das Famílias Shalom para crianças de 5 a 11 anos.
SERVIÇO
Congresso Nacional das Famílias
De 23 a 26 de agosto de 2012
Ginásio Paulo Sarasate – Rua Ildefonso Albano, 2050 – Dionísio Torres
A partir das 8 horas.
Congressinho (para as crianças)
Centro de Evangelização das Famílias Shalom
Rua José Lourenço, 1451 – Aldeota
De 8h as 17h30min
Inscrições:
R$ 15,00 por pessoa
Em Fortaleza: Nas livrarias dos Centros de Evangelização da Comunidade Shalom.
Mas informações sobre o Congresso: 3224 0843 / 8793 4476

Lançamento do Plano de Pastoral na Região São José


No próximo dia 25 de agosto, a partir das 8h30min, o Conselho Pastoral da Região Episcopal São José se reúne no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”. Na ocasião será feito o lançamento do Plano de Pastoral 2012 – 2015 da Arquidiocese de Fortaleza. Entre os assuntos do Conselho também está importância da criação das comissões para as urgências, em que se trabalhará os programas e os projetos colocando em prática o Plano de Pastoral.  A secretaria da região pede que todos os representantes paroquiais e párocos se façam presentes nesse dia tão importante.
Informações pelo telefone (85) 3388 8724, na Secretaria da Região Episcopal São José.

Formação para MESC na Região Nossa Senhora da Conceição


A Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Conceição está realizando desde o dia 21 e prossegue até 25 de agosto, das 19h30min às 21h30min, na Paróquia do José Walter e na Paróquia da Aerolândia, Formação com o MESC. Neste encontro está acolhendo todos que vierem aprimorar seus conhecimentos e compartilhar o seu saber.
A programação na Paróquia do José Walter e na Paróquia da Aerolândia é:
24 de agosto – Tema: Utensílios e vasos litúrgicos – Assessor: Profº Hemerson.
25 de agosto – Orientação para coroinhas e sacristão – Assessor: Pe. Ruy sss.
Informações pelos telefones (85) 3274 2588 na Secretária da Região / (85) 32911835 na Paróquia Santíssima Trindade / (85) 34721418 na Paróquia da Aerolândia.   Fonte -Arquidiocese de Fortaleza

Primeira leitura (Apocalipse 21,9b-14)



Leitura do Apocalipse de São João.

9b
Um anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 144)



— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!


— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos Santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens, e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração!
— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

Um Pouco de Reflexão!

Irmãos e irmãs, diante do Evangelho de hoje (cf. Jo 1,45-51), percebe-se o quanto o primeiro contato de muitos com Jesus foi mediado. Filipe encontrou-se com o Mestre; ou melhor, Filipe foi encontrado por Ele (cf. Jo 1,43-44) e, por consequência, acabou promovendo o encontro de Natanael com o Senhor.
Uma outra coisa interessante chama a atenção naquele acontecimento decisivo da história de Natanael: Jesus, como o Profeta, conhece as pessoas e as surpreende com palavras de graça – ainda que, como muitos, Natanael não desse crédito aos nazarenos.
Disse Jesus a Natanael: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!”. “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira , eu te vi” (Jo 1,47-48). Natanael ficou tão impactado com aquele olhar – de misericórdia e verdade do Verbo Encarnado -, que o penetrou com ternura e sem preconceitos, os quais são, na maior parte das vezes, compostos de ignorância e superficialidades.
Assim, Natanael “desmoronou”. Foi desarmado pelo olhar de Cristo e não demorou para entender, com o auxílio do Espírito Santo, o quanto foi providencial a presença e iniciativa de Filipe, quem serviu de “ponte” entre ele e “o Filho de Deus…Rei de Israel” (Jo 1,49).
Também Natanael, iluminado, pôde reconhecer, com o coração e os lábios, os títulos acima citados, além de ouvir do único Mediador da Salvação palavras de vida eterna que chegam até nós: “Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!” (Jo 1,51).
Frente a tão grandes testemunhos, alguns questionamentos surgem em nós: “Tenho procurado promover um encontro pessoal e transformador de Jesus com os meus conhecidos a exemplo do que Filipe fez?” “Intercedo para que isto aconteça na vida das pessoas, pelo menos as conhecidas?” Ou ainda: “Uma vez que já iniciei o processo pessoal de conversão, tenho prestado atenção com que tipo de olhar o Senhor Jesus me vê?” E: “Não existem pessoas próximas a mim, e que já não recorrem à visão de Cristo, para se ver e ver toda a realidade?”
Não são auto-acusações e, muito menos, “dedo apontado” a cada um de nós. Mas uma oportunidade de nos revermos à luz do Evangelho que constantemente nos convida à revisão (conversão) em relação a Ele e ao próximo. Mesmo que alguém olhe para você – e para a sua história – e diga, num olhar que seja: “Daí não virá coisa boa!”, não se deixe impressionar. Como Jesus, continue indo ao encontro destes nossos irmãos e irmãs!
Sejamos unidos numa só fé; sejamos um farol que sinaliza em meio a mares revoltos, para onde é preciso rumar a fim de encontrar um porto seguro. É claro que esta fé é essencialmente eclesial para conseguir comunicar a Luz Verdadeira (cf. Jo 1,9) em meio às trevas e nevoeiros do relativismo e individualismo que se alastram no mundo.
Portanto, alegremo-nos, hoje e sempre, se já fazemos parte da barca de Filipe e Natanael – que é a mesma de Pedro. Mas saibamos que ser membro desta embarcação tão especial nos convoca, como Igreja, a não desistirmos da busca da verdade e a sermos uns para os outros intercessores e promotores do encontro pessoal com Cristo, no poder do Espírito Santo.
Ele, que a todos vê, de todos sabe e a todos nos envia com um olhar de misericórdia e verdade.Louvor e Glória ao Senhor!
Padre Fernando Santamaria – Comunidade Canção Nova

Evangelho (João 1,45-51)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


45
Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46
Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50
Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.