sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Monjas Beneditinas, em Fortaleza, produzem incenso grego


beneditinas500O Mosteiro da Visitação de N. Senhora, em Fortaleza, das Monjas Beneditinas, no CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru, na Rua Boa Ventura, 945. Sua Fundação e início do Louvor divino aconteceu no 26 de junho de 1994. Atualmente a comunidade conta com 06 monjas, 02 Irmãs professas – a caminho da profissão solene, e uma oblata regular. A Prioresa do mosteiro é Me. Maura de Camargo, OSB.
Esta comunidade dedica-se à oração e ao trabalho, conforme o lema de S. Bento: “ORA ET LABORA”. Seu dia a dia se desenvolve entre oração comunitária e individual- Lectio divina, trabalhos nas diversas oficinas e momentos de lazer e recreação na convivência fraterna. Acompanham os acontecimentos do mundo através dos meios de comunicação social para apresentarem todos e tudo ao Senhor.
O silêncio e a contemplação se entrelaçam com a alegria e descontração procurando “nada antepor ao amor de Cristo”.
Como monjas vivem do trabalho de suas mãos, seguindo os ensinamentos do Pai S. Bento. Na lojinha do Mosteiro encontra-se: INCENSO GREGO (100g → R$ 35,00), PÃES, BOLOS, TORTAS, BISCOITO BRICELET E ALFAIAS, Livros de espiritualidade beneditina, cartões, medalhas e chaveiros, imagens de S. Bento e outros.
As monjas também aceitam trabalhos de Encadernação e Restauração de livros.
Contatos: (85) 9807 2887  -Tim-, (85) 8557. 8494  -Oi-,  (85) 9161.8527 -Claro-.

Por Me. Maura de Camargo, OSB.

IV Jornada Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza

Jornada Vocacional 2013

Comissão da CNBB sugere atividades para a Semana Nacional da Família


SNF2013_B_1Tem início no próximo domingo (11), e prossegue até o dia 17 de agosto, a Semana Nacional da Família 2013, com o tema “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”. O evento é realizado nas comunidades eclesias do Brasil. A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB convida as lideranças paroquiais para promoverem com intensidade e criatividade a família cristã nas comunidades e, principalmente, nas cidades. A Semana Família é para “todos aqueles que acreditam e amam a família”, conforme o convite da Comissão.
Como recorda o Documento de Aparecida a “família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e é patrimônio da humanidade inteira. Em nossos países, uma parte importante da população está afetada por difíceis condições de vida que ameaçam diretamente a instituição familiar. Em nossa condição de discípulos e missionários de Jesus Cristo, somos chamados a trabalhar para que esta situação seja transformada e que a família assuma seu ser e sua missão no âmbito da sociedade e da Igreja”. (DA 451).
O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Wladimir Porreca, sugere algumas atividades motivadoras às comunidades paroquiais para a Semana Nacional da Família 2013:
Nos ambientes da igreja
• Celebrações, conferências, palestras, seminários, cursos, vigílias, memórias, homenagens, Horas Santas, procissões (com foco na liturgia dominical da família).
• Motivar os bispos, padres e seminaristas e, membros afastados e ex-coordenadores da comunidade para a Semana da Família (convidar para almoço, reunião, homenagem)
• Preparar ambiente das comunidades para celebrar a Semana da Família – mudar o ambiente, como no Natal (cartazes, imagens, murais, flores, faixas).
Nos ambientes públicos
• Pelos meios de comunicação – rádio, TV, jornais, boletins, murais, redes sociais (facebook), enviar e-mails temáticos a cada dia. Elaborar textos e falas pequenas e temáticas sobre a beleza da família.
• Manifestações evangélicas nas ruas, na câmara municipal, mesas redondas com lideranças comunitárias e religiosas;
Nas escolas
• Encontros entre os membros das famílias dos alunos no ambiente doméstico;
• Celebrações Ecumênicas, ou não, no ambiente escolar;
• Atividades escolares e lúdicas centradas na temática anual;
• Visibilidade da família cristã: testemunhos, manifestações, caminhadas, publicidade etc.
• Conferências e cursos sobre família
• Utilização do subsídio “Hora da Família” para professores e para as reuniões dos membros das famílias no ambiente doméstico.
• Atividades em comum com as comunidades paroquiais.
• Participação dos docentes e colaboradores em encontros no ambiente escolar e/ou em suas casas.
Fonte: CNBB

Abertas inscrições para o 4º Encontro Nacional da Missão Continental, sobre a missão na cidade

capelinha1A Comissão Episcopal para a Missão Continental (CNBB) e o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) promovem, de 30 de setembro a 04 de outubro o 4º Encontro Nacional da Missão Continental. O tema desta edição do evento será “Nova Evangelização e a missão na cidade”.
“É uma oportunidade para conhecer, a proposta pastoral da Igreja para o mundo urbano”, explica o presidente da Comissão Episcopal para a Missão Continental, dom Adriano Vasino Ciocca. O Encontro vai destacar o enfoque urbano presente no documento de estudos 104 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”; bem como as indicações do Sínodo sobre a Nova Evangelização e as contribuições trazidas por experiências missionárias no mundo urbano.
De acordo com dom Adriano, o desejo é de que o 4º Encontro Nacional colabore para ajudar “os agentes de pastoral de nossas Dioceses e Paróquias a viver a dinâmica de uma Igreja em estado permanente de missão”. São convidados os ministros ordenados, religiosos e religiosas, leigos atuantes em projetos missionários, conselhos missionários e coordenação pastoral em Dioceses e Paróquias. Para conhecer os detalhes da programação e fazer a inscrição, clique aqui.
Programação do curso
Segunda, 30 de setembro
19h – Abertura
Terça, 1 de outubro
MISSÃO PERMANENTE E A PARÓQUIA NO MUNDO URBANO
Pe. Leomar Antônio Brustolin, Doutor em Teologia e Professor na
PUCRS.
Quarta, 2 de outubro
A NOVA EVANGELIZAÇÃO E A MISSÃO NA CIDADE
Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília.
Quinta, 3 de outubro
EXPERIÊNCIAS DE MISSÃO INTERGENTES E AD GENTES, E O MUNDO
URBANO
Pe. Paulo Parise, CS; CCM e POM
Sexta, 4 de outubro (até 12h)
CONCLUSÃO, ENCAMINHAMENTOS, AVALIAÇÃO.
Fonte: CNBB

Padre Geovane Saraiva celebra 25 anos de ordenação sacerdotal


geovane200Uma Missa será celebra no dia 14 de agosto, às 19 horas, na Paróquia Santo Afonso, Igreja Redonda, em comemoração aos 25 anos de ordenação sacerdotal do pároco de Santo Afonso, padre Geovane Saraiva. Endereço da Igreja Redonda é Av. Jovita Feitosa, 2733, Parquelândia – Fortaleza, CE. Acesse o link do prefácio do livro comemorativo escrito por Seridião Montenegro: http://blogsantoafonsoce.blogspot.com.br/2013/08/livro-do-pe-geovane-saraiva-25-anos.html.

Liturgia Diária


Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Oração
Pai, dá-me a pobreza e a coragem necessárias para ser seguidor de teu Filho Jesus e realizar obras que merecerão a recompensa divina.
Primeira leitura: Dt 4,32-40
Leitura do livro do Deuteronômio - Moisés falou ao povo, dizendo: 32Escruta os tempos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem na terra. Pergunta se houve jamais, de uma extremidade dos céus à outra, uma coisa tão extraordinária como esta, e se jamais se ouviu coisa semelhante. 33Houve, porventura, um povo que, como tu, tenha ouvido a voz de Deus falando do seio do fogo, sem perder a vida?34Algum deus tentou jamais escolher para si uma nação do meio de outra, por meio de provas e de sinais, de prodígios e de guerras, com mão poderosa e braço estendido, e de prodígios espantosos, como o Senhor, vosso Deus, fez por vós no Egito diante de vossos olhos? 35Tu foste testemunha de tudo isso para que reconheças que o Senhor é Deus, e que não há outro fora dele. 36Fez-te ouvir a sua voz do céu para a tua instrução, e na terra mostrou-te o seu grande fogo, e o ouviste falar do meio das chamas. 37Porque amou teus pais, e elegeu a sua posteridade depois deles, tirou-te do Egito com a força de seu poder,38despojando em teu favor povos mais numerosos e mais robustos do que tu, para introduzir-te em suas terras e dá-las a ti em herança, como estás vendo hoje. 39Sabe, pois, agora, e grava em teu coração que o Senhor é Deus, e que não há outro em cima no céu, nem embaixo na terra. 40Observa suas leis e suas prescrições que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e prolongues teus dias para sempre na terra que te dá o Senhor, teu Deus. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 76
          — Penso em vossas maravilhas, ó Senhor!
— Penso em vossas maravilhas, ó Senhor!
— Recordando os grandes feitos do passado, vossos prodígios eu relembro, ó Senhor; eu medito sobre as vossas maravilhas e sobre as obras grandiosas que fizestes.
— São santos, ó Senhor, vossos caminhos! Haverá Deus que se compare ao nosso Deus? Sois o Deus que operastes maravilhas, vosso poder manifestastes entre os povos.
— Com vosso braço redimistes vosso povo, os filhos de Jacó e de José. Como um rebanho conduzistes vosso povo e o guiastes por Moisés e Aarão.
 
Evangelho: Mt 16,24-28
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Deus é surpreendente.
Na perícope precedente (Mt 16,13-23), depois que Jesus anuncia sua paixão, morte e ressurreição, Pedro tenta dissuadir Jesus de prosseguir o seu caminho: “Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: ‘Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!’” (v. 22). Um Messias passar pela morte? Impensável! Mas Deus é surpreendente. É preciso confiança para poder compreender seu caminho. Não é que Pedro estivesse preocupado com o destino de Jesus. O anúncio da paixão é frustrante para Pedro; o Messias que está diante dele não é o que ele esperava ter encontrado. É que ele não pensa as coisas de Deus, mas as dos homens.
Há uma condição imposta pelo Senhor para ser seu discípulo: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (v. 24). Renunciar a si mesmo não é negar a própria história, mas viver a sua existência nesse dinamismo de entrega a Deus e ao próximo. Renunciar a si mesmo é optar por fazer o outro viver; é lutar contra o instinto de preservação da própria vida. Renunciar a si mesmo é optar por viver a vida de Deus, sem perder o que lhe é próprio; é viver o caminho de Jesus como algo grandioso; é renunciar a todo tipo de egoísmo
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante,
Recordando o que disseram os bispos em Aparecida:
Jesus faz dos discípulos seus familiares, porque compartilha com eles a mesma vida que procede do Pai e lhes pede, como discípulos, uma união íntima com Ele, obediência à Palavra do Pai, para produzir frutos de amor em abundância. (DAp 133). Com esta consciência fazemos agora a Leitura Orante:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1- Leitura (Verdade)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mt 16,24-28, e observo as palavras de Jesus sobre o seguimento.
Entre muitos aspectos que podem ser considerados neste texto, tomemos o primeiro versículo que oferece as características do discípulo: “Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.”
”Esqueça os seus próprios interesses” ou em outras traduções, “renuncie a si mesmo” é a primeira condição. Esta supõe deixar para traz as próprias comodidades, sacrificar as próprias inclinações, em vista de um bem infinitamente maior: a vontade de Deus, seu Projeto. É impossível seguir Jesus buscando em tudo a si mesmo.
Segundo: “esteja pronto para morrer como eu vou morrer”, diz Jesus, o que em outras traduções é “tome a sua cruz”.O discípulo de Jesus tem o mesmo destino de seu Mestre. A terceira condição é seguir Jesus: “e me acompanhe” Seguir significa , antes de mais nada viver como Jesus Cristo viveu. E também, anunciar como ele anunciou.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Sou discípulo/a de Jesus Cristo? Estou decidi
do/a, no ritmo de vida que levo a:
1º Renunciar a mim mesmo;
2º Tomar a minha cruz ou
3º Seguir Jesus?
Seguir Jesus é aceitar o sacrifício. tomar sua cruz e estar pronto a sofrer e morrer como Jesus. Isto é conversão, assim definida pelos Bispos da América Latina: “A Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê nele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo” (DAp 178,b).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Mestre:
a tua vida me traça o caminho;
a tua doutrina
confirma e ilumina os meus passos;
a tua graça me sustenta e me acompanha
no caminho do céu.
Tu és perfeito Mestre:
dás exemplo, me ensinas
e me animas no teu seguimento.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é atento aos ensinamentos de Jesus e para vivê-los no dia-a-dia seguindo Jesus.


Bênção
Que o Senhor nos abençoe nos livre de todo o mal e nos conduza em seus caminhos.
Amém.
 Fonte: Catequese Católica