segunda-feira, 15 de junho de 2015

Hino Jubilar

Oração do Ano Jubilar

Bispos no Nordeste 2 participam de Retiro Mundial em Roma

“Chamados à santidade para a nova evangelização” foi tema do 3° Retiro Mundial dos Sacerdotes, organizado pelo Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (International Catholic Charismatic Renewal Services) e pela Fraternidade Católica (Catholic Fraternity of Charismatic Covenant Communities and Fellowships). O evento aconteceu em Roma, de 10 a 14 de junho, com presença de centenas de sacerdotes, provenientes de 90 países, dos cinco continentes.
 Bispos do Brasil participaram do Retiro Mundial, com representação do regional Nordeste 2 da CNBB. A comitiva foi composta pelos bispos: dom Fernando Saburido (Olinda/Recife-PE), dom Aldo Pagotto (João Pessoa-PB), dom Francisco Assis Lucena (Guarabira-PB), dom Severino Batista (Nazaré da Mata-PE), dom Genival Saraiva (bispo emérito de Palmares-PE), além de padres de várias dioceses.
Missionários
No dia 12, o papa Francisco presidiu missa na Basílica de São Pedro, também em unidade às igrejas particulares de todo o mundo, que rezaram pelos sacerdotes, por ocasião da Jornada Mundial de Oração pela Santificação do Clero. O papa meditou sobre o tema “Transformados pelo amor e para o amor”
No sábado, 13, houve reflexões sobre os temas “Capacitados para tornar-se totalmente missionários e discípulos” e “Vivendo o sacerdócio no poder do Espírito Santo”. Houve também o testemunho do bispo da  Ilha de Marajó (PA), dom José Luís Azcona. No encerramento do encontro, no domingo, 14, o cardeal Agostino Vallini, presidiu missa, na Basílica de São João de Latrão.
Com informações e foto da Pascom de Guarabira.  
Fonte: CNBB

Pastoral da Sobriedade do Nordeste 1 comemora 10 anos

DivulgaçãoA Pastoral da Sobriedade do regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 10 anos de atuação na prevenção e recuperação de dependentes químicos no estado do Ceará. Por ocasião das comemorações, será realizado o 1º Seminário para as Famílias, de 19 a 21 de junho, no Centro de Expansão da diocese de Crato (CE). O evento será aberto pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico.
O Seminário oferecerá às famílias conhecimentos de proteção e prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. De acordo com a coordenação da Pastoral, são necessárias atitudes para minimizar as dores das famílias que são “assoladas pela dependência química”.
Mais de 100 mil pessoas foram assistidas e orientadas pela Pastoral. São 65 grupos de autoajuda em mais de 40 cidades, presentes nas paróquias das dioceses de Crato, Iguatu, Tianguá, Sobral e Quixadá, além da arquidiocese de Fortaleza. Cerca de 3 mil atendimentos mensais são realizados pela Pastoral da Sobriedade.
A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. Por meio da ação pastoral conjunta e integrada das pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, casas de recuperação busca o resgate e reinserção dos excluídos. Através da pedagogia de Jesus-libertador propõe uma mudança de vida pela conversão.
Fonte: CNBB

Registrando Momentos nos Festejos da Comunidade Santo Antônio