sábado, 6 de julho de 2013

Subsídios da Campanha Missionária 2013 são enviados às dioceses de todo o Brasil

Estão prontos os subsídios produzidos para animar a Campanha Missionária de 2013. Todos os itens já foram enviados às 276 dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades. Os materiais de animação incluem o livrinho da Novena Missionária com a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, um DVD produzido pela Verbo Filmes, com testemunhos missionários, folhetos com as orações dos fiéis para cada domingo do mês, o cartaz oficial e envelopes para as ofertas. Todo o material está
disponível para download no site das POM. Confira aqui.
No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), com sede em Brasília (DF), têm a responsabilidade de organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, tarefa realizada em colaboração com a CNBB, através da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade (CF 2013) e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), o tema da Campanha Missionária deste ano é “Juventude em Missão”. O lema é tirado do profeta Jeremias: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b) e recorda que Deus continua a chamar e a enviar pessoas para anunciar a Boa Notícia de Jesus a todos os povos. “A ação evangelizadora é a principal razão de ser da nossa Igreja e seus missionários e missionárias representam uma grande riqueza. Contudo, não podemos nos acomodar pensando que já chegamos à maturidade. A Igreja no Brasil pode e deve ajudar muito mais, em especial, com a generosidade da sua juventude”, explica padre Camilo Pauletti, diretor nacional das POM.
A Campanha Missionária acontece durante o mês de outubro e procura envolver todos os cristãos, com os grupos e as comunidades, nas dioceses e regionais. O objetivo é incentivar os cristãos viverem a solidariedade, a partilha e a ajuda mútua em todas as partes do mundo, seja na oração, no testemunho e na generosidade com a oferta. A coleta do Dia Mundial das Missões (este ano realizada nos dias 19 e 20 de outubro) é um dos objetivos da Campanha.Fonte:POM

A certeza que nasce da fé


São Clemente era um padre redentorista do Séc. XIX, que morava em Viena, na Áustria.

Um dia, veio conversar com ele um homem que dizia não ter fé. Durante a conversa, Padre Clemente apontou para um quadro que estava na parede da sala e disse: "Eu acredito mais na existência de Deus, do que na existência deste quadro aqui. Porque as minhas vistas podem me enganar, mas Deus nunca me engana".

"A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se veem" (Hb 11,1).
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém
Oração:
Pai, dá-me suficiente bom senso para reconhecer o que corresponde ao projeto de Jesus, sem querer misturá-lo com esquemas incompatíveis com a novidade do Reino.
Primeira leitura: Gn 27,1-5.15-29
Leitura do livro do Gênesis - 1Isaac envelhecera e seus olhos enfraqueceram-se, de modo que não podia ver. Chamou Esaú, seu filho primogênito, e disse-lhe: "Meu filho!" " Eis-me aqui!", respondeu ele. 2Isaac disse: "Tu vês, estou velho e não sei quando vou morrer. 3Toma as tuas armas, tua aljava e teu arco, vai ao campo e mata-me uma caça. 4Prepara-me depois um prato suculento, como sabes que gosto, e traze-mo para que o coma e minha alma te abençoe antes que eu morra." 5(Ora, Rebeca ouviu atentamente enquanto Isaac falava ao seu filho Esaú.) E Esaú partiu para o campo, a fim de matar e trazer a caça. 15Escolheu as mais belas vestes de Esaú, seu filho primogênito, que tinha em casa, e revestiu com elas Jacó, seu filho mais novo. 16Cobriu depois suas mãos, assim como a parte lisa do pescoço, com a pele dos cabritos, 17e pôs-lhe nas mãos o prato suculento e o pão que tinha preparado. 18Jacó foi para junto do seu pai e disse-lhe: "Meu pai!" "Eis-me aqui! Quem és, meu filho?" 19Jacó respondeu: "Eu sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me pediste. Levanta-te, assenta-te e come de minha caça, a fim de que tua alma me abençoe." - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 134
          — Louvai o Senhor, porque é bom!
— Louvai o Senhor, porque é bom!
— Louvai o Senhor, bendizei-o; louvai o Senhor, servos seus, que celebrais o louvor em seu templo e habitais junto aos átrios de Deus!
— Louvai o Senhor, porque é bom; cantai ao seu nome suave! Escolheu para si a Jacó, preferiu Israel por herança.
— Eu bem sei que o Senhor é tão grande, que é maior do que todos os deuses. Ele faz tudo quanto lhe agrada, nas alturas dos céus e na terra, no oceano e nos fundos abismos.

Evangelho: Mt 9,14-17
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 14Então os discipulos de João, dirigindo-se a ele, perguntaram: "Por que jejuamos nós e os fariseus, e os teus discípulos não?" 15Jesus respondeu: Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão. 16Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior. 17Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
O sentido do jejum

O texto do evangelho é composto de duas partes: uma controvérsia sobre o jejum (vv. 14-15), seguida de duas pequenas parábolas (vv. 16-17).
A questão sobre a prática do jejum põe a pergunta acerca de que jejum se está falando: do recomendado pela Lei em vista do perdão dos pecados (Lv 16,29-31; 23,27-32) ou o das práticas de devoção, sobretudo dos fariseus, que visavam impor como obrigação para todos? Parece-nos que se trata mais da prática devocional, mas o texto não nos oferece nenhuma especificação a respeito. A resposta de Jesus situa o jejum num outro patamar. No novo tempo inaugurado pelo advento do Messias, a questão fundamental é o sentido do jejum. A imagem da festa de casamento (v. 15) para simbolizar os tempos messiânicos é atestada no Antigo Testamento (ver: Is 61,10; 62,5), ainda que a metáfora do Messias como o esposa não se encontra na tradição vetero-testamentária. Seja como for, a ideia é importante: as práticas penitenciais devocionais para apressar a vinda do Messias são inadequadas, pois ele já se encontra presente. É em relação à pessoa de Jesus que o jejum é ou não praticado. O jejum recebe um sentido cristológico. As duas parábolas (vv. 16-17) são um convite a se abrir para a novidade dos tempos messiânicos; é preciso uma verdadeira conversão.

Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante,
rezando com todos que fazem esta oração na web:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.


1- Leitura (Verdade)

O que a Palavra diz?
Leio com calma o Evangelho de hoje: Mt 9,14-19.
O texto diz que Jesus vem trazer clima de festa, de alegria.
O jejum que ele pede não é como o fazem os fariseus.
O jejum que ele quer é um coração arrependido,
é a atitude de perdão e de partilha do que se tem com os mais necessitados.
Estar com Jesus é uma festa!

2- Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para mim?
Que atitudes a Palavra me propõe?
Procurarei ter o coração em festa
como recomenda Jesus
com atitudes de perdão
e de partilha.

3- Oração (Vida)

O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Bom é louvar-vos, Senhor,
nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós,
vossa família,
como uma mãe,
que cuida e guarda seus filhos.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Procurarei viver diante de Deus,
na alegria de ser seu filho,
sua filha.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
                                       Fonte: Catequese Católica

Saiba o que levar para JMJ

Rio de Janeiro, 04 Jul. 13 / 02:04 pm (ACI).- Faltam menos de 20 dias para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 e você ainda não sabe o que levar? Aqui vão algumas dicas, vale lembrar que a Jornada é um evento no qual os grupos farão longas caminhadas, por isso nada de exagerar na bagagem. Apesar de ser inverno no Brasil, o Rio de Janeiro é uma cidade bem tropical; mas claro, a temperatura pode cair durante a noite.
O saco de dormir é item obrigatório para quem ficará hospedado em paróquias, ginásios, casas de famílias e etc.. Recomenda-se também um colchonete ou colchão inflável (não esqueça da bomba para encher). Não é aconselhável o uso de mala de rodinha e sim, mochilão. Leve também uma mochila menor para que você possa andar pela cidade durante o dia, acompanhada da bandeira do seu país.
Este é o maior evento católico do mundo, esperamos muitas pessoas e isso pode causar filas nos estabelecimentos, seja paciente e gentil com as pessoas. Muitos estrangeiros desconhecem nossa cultura e costumes, imagine-se em um país totalmente novo, onde você queira fazer amizade e acolha os peregrinos de outros países amigavelmente.
Cuide-se, é preciso muita saúde e vigor para participar desse testemunho de fé, alimente-se bem, sem exageros e beba bastante líquido. Traga os remédios com os quais está acostumado, para dores de cabeça, musculares, enjoos, cólicas e etc. Use repelente e projetor solar o tempo todo.
Um vídeo preparado pela organização da JMJ Rio2013 explica passo a passo como será a rotina dos peregrinos de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, confira: http://bit.ly/1cV9lNl
Deixaremos abaixo mais algumas dicas, leve em conta os itens que você receberá no kit peregrino se estiver inscrito oficialmente. Se você quiser, deixe nos comentários alguma sugestão aos seus companheiros.
Itens essenciais
Documentos pessoais: passaporte ou RG e fotocópia - coloque-os na bagagem de mão, assim como passagens e vouchers;
Papel com telefones de emergências: contatos familiares, responsável pelo seu grupo, telefones úteis e etc.;
Dinheiro: em espécie e cartão de crédito internacional, para alguma emergência. Os peregrinos que requisitaram na inscrição, terão cartões para transporte e alimentação, mantenha-os sempre com você e não deixe a senha próxima ao cartão;
Cinto porta dinheiro: eles ficam na cintura, por debaixo da roupa, útil para levar os documentos também;
Medicação: pode ser difícil encontrar o remédio que você precisa ou comprá-lo sem receita, por isso traga-o de casa;
Cadeados para a mala;
Roupas
Roupas leves: camisetas, bermudas, peças íntimas, meias; calças (duas jeans, no máximo, tactel e moletom são boas opções), pijama/roupa de dormir, 1 agasalho;
Tênis macio - mesmo que já esteja velho, prefira o sapato que já está acostumado com o seu pé, a comprar um novo;
Chinelo - para usar dentro da hospedagem;
Boné/chapéu;
Capa de chuva;
Higiene pessoal
Toalha de banho - dê preferência às toalhas de micro fibra, que secam mais rápido;
Sabonete, xampu, condicionador, desodorante, creme dental, escova de dentes, pente, cotonete, creme hidratante - todos os itens em tamanhos pequenos;
Itens para barba ou depilação;
Protetor solar e repelente;
Acessórios
Máquina fotográfica / filmadora; celular e carregador; saco para guardar as roupas sujas; bloco de anotações e caneta; adaptador para tomadas; lanterna; óculos escuro; álcool em gel ou lenços umedecidos; relógio com despertador (ou celular com a mesma função);
Para a vigília
Saco de dormir, lençol e travesseiro; repelente de insetos; uma mantinha;
Sugestões
Identifique a sua bagagem com nome, endereço e telefone, ponha as etiquetas em lugares visíveis e também dentro da mala;
Há risco de extravio de malas durante o vôo, leve uma pequena bagagem de mão e nela coloque os itens mais importantes e caros (documentos e aparelhos), além de uma muda de roupas;
Itens para trocar com os peregrinos: chaveiros, pulseiras, broches, canetas, camisas, etc., leve também pequenos itens regionais;
Se você for ficar em casa de família, não esqueça de levar alguma lembrança para seus anfitriões também. Fonte: Acidigital