quinta-feira, 29 de maio de 2014

Instituto Hesed realiza 5º Misericórdia Brasil


5-misericórdia-brasil600iii   No próximo fim de semana, nos dias 31 de maio e 1º de junho, acontecerá a 5ª edição do Misericórdia Brasil, evento católico promovido pelo Instituto Hesed, fundado pela freira cantora, a Irmã Kelly Patrícia, e por Irmã Jane Madeleine.
Nas edições anteriores (de 2009 a 2013), houve a participação de 40 mil pessoas, que levaram suas angústias, dores, sofrimentos e, por meio da oração e fé em Deus, solicitavam o fim dos problemas. “O Instituto Hesed tem por objetivo levar aos corações a paz e a alegria que não passam, por meio de nosso carisma, a Misericórdia Divina”, afirma a Ir. Maria Letícia, porta voz do evento.
Neste ano, o Misericórdia Brasil espera receber 10 mil pessoas. Os participantes são residentes de Fortaleza e caravanas do interior e de outros estados vizinhos. Os pregadores convidados são Pe. Jhon Baptist Bashobora, de Uganda, Ministro de Cura e Libertação; Pe. Alexandre Paciolli, natural de Fortaleza, mas que exerce seu ministério sacerdotal no Rio de Janeiro e também é Ministro de Cura e Libertação; Ironi Spuldaro, natural do Paraná, e que tem se mostrado como grande pregador e ministro de cura, além de show da Ir. Kelly Patrícia com participação dos Ministérios de Música e Dança.
“Nos dois dias do evento, o Ginásio Paulo Sarasate será palco do amor e da misericórdia de Deus. Nos dois dias haverá celebração da Santa Missa”, ressalta a Ir. Maria Letícia.
SERVIÇO:
5º Misericórdia Brasil
Data: 31 de maio e 1º de Junho (sábado e domingo)
Local: Ginásio Paulo Sarasate
Público estimado: 10 mil pessoas
Horário: A partir de 8hrs até o término com a Santa Missa
Valor do ingresso: R$ 8,00 (pelos dois dias)
Contato: Ir. Maria Letícia (85) 9956 2156
Por Assessoria de Imprensa, Rodrigo de Almeida.

Migração é tema de reunião em Roma. A saudação do Papa


2014-05-28 Rádio Vaticana
 Cidade do Vaticano (RV) – No final da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa saudou os membros do Conselho da Comissão Católica Internacional para as Migrações, reunidos em Roma para sua sessão plenária.
Francisco fez votos que uma ação solidária da Comissão contribua para amparar “os inúmeros irmãos e irmãs em necessidade”.
A plenária da Comissão encerra-se esta quarta-feira. Realizada a cada quatro anos, desta vez os participantes já aprovaram os estatutos, que agora serão submetidos à Secretaria de Estado, em prol de refugiados e migrantes.
Na sessão de terça-feira, participou o Secretário de Estado do Vaticano, Card. Pietro Parolin, que entrevistado pelo Programa Brasileiro reiterou os votos do Papa Francisco para quem trabalha diretamente com migrantes:
Desde o início, o Papa demonstrou uma atenção muito especial a fenômeno que ele considera como um dos principais problemas do nosso tempo. Seu interesse é para que a Igreja e suas forças trabalhem para a solução deste problema, com amplas colaborações da comunidade internacional. Portanto, a minha presença aqui é para encorajar os participantes em nome do Papa, para que coloquem em campo todas as forças, todas as possibilidades para encontrar uma resposta a este grande desafio contemporâneo.
Ao representante da Santa Sé na ONU, em Genebra, Dom Silvano M. Tomasi, o Programa Brasileiro perguntou sobre uma das facetas na migração, que pode se transformar em tráfico de seres humanos por ocasião de grandes eventos, como a Copa do Mundo no Brasil:
A Copa do Mundo é uma bela ocasião, deve-se valorizar o esporte. Todavia, este fenômeno de unir uma grande aglomeração de pessoas com a exploração de outras pessoas parece-me contrário ao espírito do esporte, mas sobretudo é contrário à dignidade da pessoa humana. Portanto justamente há uma preocupação e as autoridades no Brasil estão fazendo o melhor possível para prevenir que ocorram esse tipo de abusos.
(BF)
Fonte: News.VA

Padre Almir Magalhães é nomeado e permanece na Direção da Faculdade Católica de Fortaleza por mais 4 anos

almir300Saiu na manhã desta quarta-feira, 28 de maio de 2014, a nomeação a Diretor Geral da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF: Prof. Ms. Pe. Antonio Almir Magalhães de Oliveira, que renova o mandato para mais 4 anos. A notícia foi dada por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza e Chanceler da FCF.
Todos que fazemos a Católica de Fortaleza, Professores, Alunos e Funcionários, muito nos alegramos com o Pe. Almir Magalhães e lhe desejamos luz, sabedoria e sucesso. Que Nossa Senhora da Assunção interceda por sua pessoa e missão para que este tempo novo traga frutos de crescimento à nossa Instituição de Ensino Superior, mantendo a excelência na formação dos cidadãos, Leigos e candidatos ao Sacerdócio nas áreas de Filosofia e Teologia.
Esta notícia é também motivo de alegria para toda a Arquidiocese de Fortaleza que reconhece a Faculdade Católica de Fortaleza como um lugar de encontro e promoção de valores perenes. Acreditamos que o Rev.mo. Sr. Prof. Pe. Almir Magalhães continuará comprometido com a missão desta Casa em Cooperar com a Verdade sempre.
Por Marcos de Aquino, Setor Comunicação FCF.

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração:
Pai, que o meu testemunho de vida cristã seja tal, que as pessoas possam "ver" Jesus nas minhas palavras e nos meus gestos de amor ao próximo.
Primeira leitura: At 18,1-8
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão — eram fabricantes de tendas — Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.
4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.
7Então, saindo dali, Paulo foi para casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 98
          — O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! 
 
 
Evangelho: Jo 16,16-20
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Deus revelado em Jesus.
“Não mais me vereis e […] me vereis” – é de sua morte e ressurreição que Jesus está falando. A pergunta dos discípulos revela sua incompreensão e a dificuldade de entrar na lógica do mistério de Deus revelado em Jesus (cf. v. 12). Jesus mesmo abre aos discípulos a possibilidade de esclarecer suas dúvidas e toma a iniciativa para tal (v. 19). À Páscoa de Jesus corresponde a Páscoa dos discípulos: da tristeza e lamentação causadas pela morte do Senhor, à alegria da ressurreição. O que para o mundo parecerá sua vitória em razão da cruz de Cristo, será revelado, na ressurreição do Filho único de Deus, como pecado e derrota; e aquele que parecia derrotado aparecerá como vitorioso sobre o mal e a morte. Os discípulos, os fiéis de modo geral, devem tirar as consequências do mistério pascal para a sua própria vida e no exercício de sua missão: o sofrimento e a morte não são a última palavra da existência humana; eles passam. O definitivo é a herança da ressurreição que, em razão dos méritos de Cristo, Deus concede a todos os fiéis que aceitam permanecer no Senhor.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, recordando-me das palavras dos bispos, em Aparecida:
“O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). (DAp 131).



1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 16,16-20, e observo as recomendações de Jesus.
Jesus faz referência a uma outra missão do Espírito Santo: transformar nossa tristeza em alegria, a dor em festa. O Mestre fala de ausência, mas também de retorno, de morte e ressurreição. A Ressurreição de Jesus Cristo demonstra que a vida é mais forte do que a morte. É a presença do Espírito traz ânimo, força e alegria para quem crê no Projeto de Deus.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Como enfrento os momentos de provação: de dor, tristeza, solidão? Lembro-me de que, no Projeto de Deus, tudo isto vai ser transformado em alegria, desde que eu tenha fé e acredite na ação de Deus em minha vida? Para viver neste clima peço ajuda a Deus:
Espírito santificador, a ti consagro a minha vontade:
Ajuda-me a dizer "sim" ao Projeto de Deus para a minha vida.
Dá-me a fortaleza.

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com o Bem-aventurado Alberione, a adesão à vontade de Deus:
Senhor, não sei o me acontecerá hoje.
Só sei que nada poderá me acontecer
sem que o tenhas previsto
E permitido para o meu bem,
E isto me basta.
Adoro os teus desígnios eternos e impenetráveis.
Aceito-os de todo o coração, por teu amor.

Ofereço-te todo o meu ser, unindo-me ao sacrifício de Jesus.
Em seu nome e pelos seus méritos, peço-te a graça de assumir,
Com amor, as horas difíceis e a tua vontade,
a fim de que tudo resulte para o meu bem,
e para a tua maior glória. Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar será consequência do meu “assumir o estilo de vida de Jesus e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas..."

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
Fonte: Catequese Católica

FORMISE

Registrando Momentos: Aprofundamento Bíblico Missionário





















É com sincera alegria que agradecemos em especial a irmã Rosineide que com seu carisma encantou os participantes. Os agradecimentos se estendem aos nossos agentes de pastorais. 


Deus abençoe a todos....Pe. Luciano Gonzaga

Auto-permissão


Felicidade é uma questão de atitude; ou nos fazemos miseráveis ou felizes e fortes. A quantidade de trabalho é a mesma.
(Francesca Reigler)

Sobre o que você dará permissão a si mesmo para alcançar hoje?

Quais são os medos que você irá se permitir ultrapassar?

Quais são as ações que você irá se permitir tomar?

Quais são as coisas novas que você irá se permitir aprender?

Quais são os pensamentos positivos e produtivos que você irá se permitir viver hoje?

Pode até haver um certo conforto em culpar as suas limitações em situações que estão além do seu controle, porém, o fato é que esses fatores externos são insignificantes quando comparados com as limitações que você coloca sobre si mesmo.

Sim, essas limitações externas são fortes e bem reais.

Mas pela graça de Deus e pela maneira maravilhosa que Ele te criou você pode superar todas as barreiras que lhe estão impostas.

Você é muito especial e foi criado para coisas grandes e preciosas bastando apenas entender que você precisa se permitir viver no máximo do seu potencial.

As experiências estão ai.

Dê a si mesmo a permissão de vive-las. O dia de hoje já lhe presenteou com um tesouro precioso: a vida.

Dê permissão a si mesmo de viver a alegria e a gratificação deste momento singular e ricamente especial.

Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável.
Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção Salmos 138,14
Fonte: Catequese Católica