quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Encerramento Semana Nacional da Família – 2013

A Comissão Vida, Família e Pastoral Familiar da CNBB do Regional Nordeste I, convidam as famílias, os movimentos e serviços pastoral_familiar150familiares para o evento de encerramento da Semana Nacional da Família. O evento será realizado no dia 17 de agosto de 2013 (Sábado), das 14 às 17 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa do Ceará, na Av. Desembargador Moreira, no bairro Dionísio Torres e tem como objetivo realizar atividades de encerramento da Semana Nacional da Família em Fortaleza.
O encontro terá como atrações: palestra do Prof. Dr. Antônio Mourão Cavalcante e apresentações artístico-culturais com Luizinho e Banda e o Grupo de animação da Face de Cristo.
Venha, participe! Sua presença é importante!

Coletiva de Imprensa da Caminhada Com Maria


01
No dia 12 de agosto, às 16h, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, entrada pela Rua Rodrigues Júnior, nº 300, aconteceu aColetiva de Imprensa com Órgãos de Segurança, Infraestrutura, Logística da XI Caminhada com Maria. Compôs a mesa Afonso Ibiapina – Coordenação Geral da Caminhada Com Maria, Pe. Rafhael Maciel – Coordenação Geral da Caminhada Com Maria, Guilherme Gouvêia – Secretaria Executiva Regional I, Major Janser e Cel. Carlos Ribeiro – Polícia Militar, José Neto – Diretor de Operações da Cagece e Disraelli Brasil – AMC. Também estiveram presentes na coletiva Pe. Francisco Sales – Pároco da Igreja Nossa Senhora da Assunção – Nova Assunção – Vila Venha, Pe. Gilson Soares – Pároco da Igreja Senhora do Bonfim – Monte Castelo, Vereador Walter Cavalcante – Presidente Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Ferreira – Diretor Técnico da ETUFOR, Elvis Lima – Coordenador do CARV, as Rádios Católicas Shalom e Dom Bosco, Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza, representantes de algumas paróquias e a Imprensa de Fortaleza.

Caminhada Com Maria 2013
Com o tema “Com Maria no caminho da fé” e como e o lema Feliz aquela que acreditou… (Lc 1, 45)será realizada no próximo dia 15 de agosto, em Fortaleza, a Caminhada com Maria, que em 2013, chega a sua 11ª edição. A procissão terá início às 12 horas, com a realização de uma missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha.
Após a celebração, os participantes seguirão em caminhada onde se encontrarão com fiéis na ponte do Rio Ceará. De lá, os devotos seguem pela Avenida Leste Oeste até a Catedral Metropolitana, no Centro de Fortaleza, onde acontecerá a coroação de Nossa Senhora Assunção.
Conforme dados da organização do evento, a infraestrutura está sendo montada e a expectativa é de que o evento reúna aproximadamente 2 milhões de fieis, sendo um milhão em peregrinação partindo do Interior do Estado. “Teremos nove pontos de apoio espalhados no roteiro de peregrinação, com o trabalho de aproximadamente 2 mil jovens voluntários para fazer bonito”, explica Afonso Ibiapina, organizador do evento. Ele acrescenta que toda a celebração será transmitida pelas rádios FM Dom Bosco 96,1 e Shalom AM 690.
De acordo com a Arquidiocese, haverá orientação para que a multidão evite manifestações políticas, uma vez que o momento é de veneração a Maria e o que deve ser destacado são os estandartes das congregações religiosas.
A XI Caminhada com Maria está em sintonia com o Ano da Fé, nas comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano.

Destaques
Entre os destaques desta edição, estão a berlinda produzida para proteger a santa e uma coroa nos moldes da coroa de Nossa Senhora de Fátima.  Durante o percurso, haverá um momento especial com show pirotécnico no espigão da avenida Leste Oeste, próximo a Capela de Santa Edwigens, para comemorar os 11 anos do evento.

Segurança
A XI Caminhada com Maria conta com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito, Guarda de Honra do Exército e de 120 socorristas do Centro de Aperfeiçoamento ao Resgate da Vida (CARV).

Retrospectiva

2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus. – 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.
2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. – 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia. – Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.
2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. – rumo à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.
2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida. – das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.
2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo. – na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.
2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo. – na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.
2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! – na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.
2011 – Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus.  – marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.
2012 – Com Maria no Caminho da Fé – em sintonia com o momento eclesial que estaremos vivendo: o ANO DA FÉ proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), e que se iniciará no próximo dia 11 de outubro e irá até o dia 24 de novembro de 2013.
2013 – Com o tema “Com Maria no Caminho da Fé” e o lema “Feliz aquela que acreditou… (Lc 1, 45)” estão em sintonia com o Ano da Fé, nas comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II.

Pontos de Apoio da Caminhada com Maria
 1º - Santuário Nossa Senhora da Assunção situado na Avenida Dom Aloísio Lorscheider, 960, Conjunto Nova Assunção, Vila Velha.
2º - Na Praça Percide Benício, localizada na Avenida Coronel Carvalho, em frente ao Campo do Ferroviário.
3º - Na ponte do Rio Ceará que está na coordenação da Área pastoral da Barra do Ceará;
4º - Na Avenida Leste-Oeste com rua Francisco Calaça que está na coordenação da paróquia do Cristo Redentor;
5º - Na Av. Leste-Oeste com av. Pasteur que está sob a responsabilidade da paróquia do Carlito Pamplona;
6º - Na Av. Leste-Oeste com rua Francisco Cordeiro sob a responsabilidade da paróquia Nossa Senhora das Graças;
7º - Na Av. Leste-Oeste com rua Jacinto Matos sob a responsabilidade da paróquia Senhor do Bonfim;
8º - Na Av. Leste-Oeste na altura da Praça Marcílio Dias – sob a coordenação da paróquia de São Francisco, conhecida também como Nossa senhora dos Navegantes;
9º - Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Percurso da Caminhada Com Maria 
 Av. Dom Aloísio Lorscheider – Santuário Nossa Sra. da Assunção
- Av. Benu Marcondes
- Av. Mozart Pinheiro Lucena
- Av. Desembargador Hermes Paraíba
- Av. Coronel Carvalho
- Av. Radialista José Lima Verde
- Rua Estevão de Campos
- Rua Peri
- Av. Leste-Oeste
- Av. Alberto Nepomuceno – Catedral Metropolitana de Fortaleza.
 Informações: Afonso Ibiapina pelos telefones (85) 3231 6244 ou 9992 8542.

Confira as fotos da Coletiva de Imprensa da Caminhada com Maria 2013. Fotos: Janayna Gomes – Setor de Comunicação


Diálogo com Jesus

Obrigado Senhor,

Pelos meus braços perfeitos,

Quando há tantos mutilados;

Pelos meus olhos perfeitos,

Quando há tantos sem luz;

Pela minha voz que canta,

Quando tantas emudecem;

Pelas minhas mãos que trabalham,

Quando tantas mendingam. 

É Maravilhoso Senhor,

Ter um lar para voltar, quando há tantos que não tem onde ir;

Sorrir, quando há tantos que choram;

Amar, quando há tantos que odeiam;

Sonhar, quando há tantos que se revolvem em pesadelos;

Viver, quando há tantos que morrem antes de nascer;

Sobretudo, ter pouco a pedir,

E tanto a agradecer.

A conversão é fonte de alegria

 Salmo 32(31)
Feliz aquele cuja ofensa é absolvida,
cujo pecado é coberto.
Feliz o homem a quem Javé
Não aponta nenhum delito.

Enquanto me calei,
Os meus ossos consumiam-se,
Rugindo durante todo o dia,
Porque dia e noite a tua mão
Pesava sobre mim.

O meu coração
Tornou-se como feixe de palha
Em pleno calor de Verão.

Confessei-Te o meu pecado,
não Te encobri o meu delito.
Eu disse: «Vou ter com Javé
E confessar a minha culpa!»
E Tu absolveste o meu delito,
Perdoaste o meu pecado.

Por isso, que todo o fiel Te suplique
No tempo de angústia:
Se as águas caudalosas transbordarem,
Jamais te atingirão.
Tu és o meu refúgio,
Tu me libertas da angústia
E me envolves com cantos de libertação.

Vou instruir-te e indicar o caminho a seguir.
Com os olhos sobre ti,
Eu serei o teu conselheiro.
Não sejas como o cavalo ou o jumento,
Que não compreende
Nem rédea nem freio:
Deve-se avançar para os domar
Sem que se aproximem de ti.

Os injustos sofrem muitos tormentos,
Mas o amor envolve
Quem confia em Javé.
Alegrai-vos em Javé, ó justos, e exultai.
Gritai de alegria, todos os de coração reto.

Festa na Comunidade Nossa Senhora da Consolação

Festa na Comunidade Nossa Senhora da Consolação


Foto

Liturgia Diária


Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração
Pai, que a presença de teu Filho ressuscitado na comunidade cristã seja um incentivo para que nós busquemos pautar nossa ação pela tua santa vontade.
Primeira leitura: Dt 34,1-12
Leitura do livro do Deuteronômio - Naqueles dias, 1Subiu Moisés das planícies de Moab ao monte Nebo, ao cimo do Fasga, defronte de Jericó. O Senhor mostrou-lhe toda a terra, desde Galaad até Dá, 2todo o Neftali, a terra de Efraim e de Manassés, todo o território de Judá até o mar ocidental, 3o Negeb, a planície do Jordão, o vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Segor. 4O Senhor disse-lhe: Eis a terra que jurei a Abraão, a Isaac e a Jacó dar à sua posteridade. Viste-a com os teus olhos, mas não entrarás nela. 5E Moisés, o servo do Senhor, morreu ali na terra de Moab, como o Senhor decidira. 6E ele o enterrou no vale da terra de Moab, defronte de Bet-Fogor, e ninguém jamais soube o lugar do seu sepulcro. 7Moisés tinha cento e vinte anos no momento de sua morte: sua vista não se tinha enfraquecido, e o seu vigor não se tinha abalado. 8Os israelitas choraram-no durante trinta dias nas planícies de Moab; e, passado esse tempo, acabaram-se os dias de pranto consagrados ao luto por Moisés. 9Josué, filho de Nun, ficou cheio do Espírito de Sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as suas mãos. Os israelitas obedeceram-lhe, assim como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 10Não se levantou mais em Israel profeta comparável a Moisés, com quem o Senhor conversava face a face. 11(Ninguém o igualou) quanto a todos os sinais e prodígios que o Senhor o mandou fazer na terra do Egito, diante do faraó, de seus servos e de sua terra,12nem quanto a todos os feitos e às terríveis ações que ele operou sob os olhos de todo o Israel. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 65
          — Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida.
— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossa obras!”
— Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens! Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!
 
Evangelho: Mt 18,15-20
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 15Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. 16Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. 17Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. 18Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. 19Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. 20Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Deus não desiste de nós, apesar de nós 
No episódio ficou claro que a comunidade cristã deve ser caracterizada pelo serviço generoso, pelo acolhimento e pelo interesse pelo outro, a tal ponto de não medir esforços para recuperá-lo caso ele se distancie da comunidade.

A comunidade cristã é chamada a ser a comunidade dos reconciliados, em que o perdão deve ser oferecido e aceito. O próprio Cristo, cabeça da Igreja, nos reconciliou com o Pai.

A perícope de hoje é a consequência prática exigida pelo desejo expresso do Pai: “O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos” (v. 14). Nesse sentido, a atitude exigida de cada membro do povo que Cristo reúne é a iniciativa na reconciliação: “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós!” (v. 15). É simplesmente, em primeiro lugar, ter presente que a Igreja é uma comunidade de irmãos (“Se teu irmão”). Tendo sido ofendido pelo pecado do irmão, a questão, aqui, é tomar a iniciativa de ajudá-lo no seu processo de conversão, de agir com misericórdia para com ele. É um empenho que exige não medir esforços para que ele se converta e viva.

Por que o Senhor vai atrás da ovelha que se perdeu até encontrá-la, os membros da Igreja devem proceder do mesmo modo, pois a Igreja é sinal de Cristo no mundo, e não se pode proceder de outra maneira, porque Deus não desiste de nós, apesar de nós. O único limite para o perdão e a reconciliação é o fechamento do outro. O amor fraterno deverá sempre ser constituído e exigirá sempre o empenho de cada um e de todos os membros da comunidade.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os internautas:
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim,
ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa realizar
a vontade do Pai.
Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 18,15-20.
Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: "Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas." Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos. - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o que vocês proibirem na terra será proibido no céu, e o que permitirem na terra será permitido no céu. - E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.

Às vezes, erramos. Os outros também erram. Ninguém está isento de errar, pecar. Jesus ensina como tratar a pessoa que errou na comunidade. O primeiro passo é falar com a própria pessoa, dialogando, ouvindo suas explicações e clareando as causas do erro. Se a pessoa não admite seu erro, o segundo passo: dialogar sobre o fato tendo como testemunhas uma ou duas pessoas. E se a pessoa, ainda assim, recusar a se converter, Jesus sugere o terceiro passo: contar tudo à comunidade. Mas, se ela não ouvir também à Igreja, que seja tratada como um pagão, ou seja, esta pessoa não é cristã, não vive como cristã, não tem porque estar no meio da comunidade.E Jesus fala, por outro lado, da maravilha que é estar juntos, em comunidade, e juntos orar. Ele garante que está no meio deles: "onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles”

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Em Aparecida, os bispos afirmaram:
“Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de “autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade” (DAp 248).
É assim que assumo a Palavra de Deus? É minha referência que me motiva à conversão, me impulsiona à comunhão e solidariedade?

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com um grande sacerdote, o bem-aventurado Tiago Alberione:
Jesus, Mestre,
que eu pense com a tua inteligência,
com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para reconhecer meus erros, admiti-los e mudar de atitude, inserindo-me na comunidade.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Fonte: Catequese Católica