terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

“Queremos Deus”: fé e tradição nos gramados


q500
Foi divulgado na última segunda-feira o cartaz oficial do Queremos 2014. O evento, que é um dos eventos mais tradicionais da cidade de Fortaleza, acontece no próximo dia 09 de fevereiro. Conhecido em todo o estado, o Queremos Deus trás um público de várias cidades do Ceará e até de outros estados e já chegou a reunir um milhão de pessoas em sua edição realizada na Base Aérea de Fortaleza, sendo que o evento ficou marcado por sua realização no Estádio Castelão, com participação de grandes nomes católicos do Brasil, como Dom Aloísio Lorshaider, Padre Robert De Grandis e Monsenhor Jonas Abib.

Neste ano, o Queremos Deus volta ao estádio, desta vez no Estádio Presidente Vargas em Fortaleza e apresenta como tema: “a esperança não engana”, que trás à tona a temática abordada pela Igreja Católica em 2014: “a esperança”. Sendo a quantidade de participantes limitada pela capacidade do local, será cobrado um ingresso com valor simbólico para a entrada e melhor organização do evento, bem como ajuda com os custos.
O evento contará com a participação de Salette Ferreira, membro da Comunidade Canção Nova/SP, do cantor Naldo José (e Banda Forró in Deus) e da Irmã Kelly Patrícia. Participa também do encontro Padre Chicão, locutor da Rádio Milícia. O Queremos Deus é realizado pela Família Carismática, uma parceria entre a Renovação Carismática Católica e os movimentos de Comunidades Novas com apoio da Arquidiocese de Fortaleza.
História
A primeira edição do Queremos Deus aconteceu em 1986 e de lá pra cá o evento se tornou tradição para os católicos da cidade, acontecendo sempre no período pré-carnavalesco.
Segundo Paulo Mindêllo, membro da Comunidade Católica Face de Cristo, o Queremos Deus tem como objetivo levar o amor de Deus à sociedade e por isso se tornou tradicional e esperado no calendário católico do estado. “Este foi o primeiro evento de massa de fé aqui no Estado. É também o pioneiro da Igreja que marca o Movimento de Renovação Carismática.” – afirmou Mindêllo.
Informações (85) 8543. 5449.
Por Família Carismática

Campanha da Fraternidade 2014: É para a liberdade que Cristo nos libertou (GI 5,1)


Cartaz-CF-2550
Dando continuidade a este grande esforço nacional de encontrar as devidas soluções, para os problemas que afligem o povo de nosso país, a Igreja conclama a todos os católicos, demais cristãos e cidadãos para que nos unamos todos no compromisso de construir uma sociedade justa e fraterna. Para tal empreendimento é que foi pensada e é realizada a Campanha da Fraternidade... ( Dom Antonio Roberto- Bispo de Itapipoca)

Livro cearense é lançado no Encontro Nacional de Formação da RCC


livro_elvis300Durante o Encontro Nacional de Formação (ENF), ocorrido em Aparecida/SP em janeiro último, foi lançado o livro “O líder carismático: discernimento, fé e autoconhecimento”, de autoria de Elvis Rodrigues, atual coordenador do Ministério de Pregação do Estado do Ceará.
O livro – que leva o prefácio de Pe. Joãozinho, SCJ – traz os mais recentes estudos sobre liderança, fazendo uma abordagem voltada para a liderança nos Grupos de Oração, trabalho iniciado em 2011 na Arquidiocese de Fortaleza. A proposta era promover um curso que capacitasse melhor os coordenadores dos grupos de oração, ministérios e comunidades. Hoje chamado de “curso para lideranças” chega em 2014 a sua quarta edição.
Com o amadurecimento do curso e a pedidos, o autor sentiu a necessidade de profundar o assunto com questões expostas na apostila do curso. São abordados alguns pontos-chave no serviço de liderança, tais como: o dom do discernimento na tomada de decisões, a arte da escuta para a condução de partilhas, delegação de funções, autoconhecimento e autoliderança, administração do tempo, condução eficaz de reuniões, autoridade espiritual, entre outros assuntos.
Em Fortaleza, o livro foi lançado durante a reunião mensal de Ministérios da RCC da Arquidiocese de Fortaleza, no Colégio Castelo Branco, no dia 02 de fevereiro. A primeira tiragem do livro foi esgotada durante o próprio ENF 2014, que aconteceu do dia 22 a 26 de janeiro último na cidade de Aparecida/SP.
Sobre o Autor
Francisco Elvis Rodrigues Oliveira é cearense, casado, filósofo e professor. Participa da Renovação Carismática Católica desde 1995 e é membro da Comunidade Católica da Transfiguração, além de leigo associado da Congregação de Jesus e Maria (padres eudistas).
Dedica-se à evangelização através da pregação e formação desde 1998 e nos últimos anos tem se aplicado à formação de líderes da RCC.
Pela editora RCC BRASIL já publicou alguns artigos na Revista Teológica Veni Creator, traduziu os livros “Como pregar” e “As palavras de Maria”, de autoria de Pe. Diego Jaramillo, além de colaborar em outros materiais formativos, tais como a nova apostila sobre o Seminário de Vida no Espírito Santo e o módulo básico de Formação para Pregadores.
Contato: elvisroliveira@hotmail.com

Preste atenção!


Enquanto você estiver fazendo o que está fazendo, faça aquilo e nada mais.

Excelência vem através de um esforçado foco e não por tentar fazer dezenas de coisas ao mesmo tempo.

Richard Gerald

Preste atenção e você encontrará oportunidades em cada detalhe.

Preste atenção e você encontrará uma nova beleza em cada novo lugar.

Se não é importante, não o faça. Caso contrário, devote toda a sua atenção.

Quando você dilui os seus esforços, eles se tornam razos e inoperantes.

Busque – em vez disso – por concentração e você terá uma performance muito melhor.

Preciosas realizações e um foco centrado andam de mãos dadas.

Traga o seu inteiro foco para algo objetivo e contundente e seja lá o que isto for, ele será – simplesmente – magnífico.

Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! Provérbios 16,16
Fonte : Catequese Católica

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração
Pai, torna-me solidário com todas as vítimas da exclusão social, especialmente, as mulheres, a exemplo de Jesus que as libertou da opressão em que se encontravam.
Primeira leitura: 2Sm 18,9-10.14b.24-25a.30-19,3
Leitura do Segundo Livro e Samuel
Naqueles dias, 18,9Absalão encontrou-se por acaso na presença dos homens de Davi. Ia montado numa mula e esta meteu-se sob a folhagem espessa de um grande carvalho. A cabeça de Absalão ficou presa nos galhos da árvore, de modo que ele ficou suspenso entre o céu e a terra, enquanto a mula em que ia montado passou adiante.
10Alguém viu isto e informou Joab, dizendo: “Vi Absalão suspenso num carvalho”. 14bJoab tomou então três dardos e cravou-os no peito de Absalão. 24Davi estava sentado entre duas portas da cidade. A sentinela que tinha subido ao terraço da porta, sobre a muralha, levantou os olhos e divisou um homem que vinha correndo, sozinho.
25aPôs-se a gritar e avisou o rei, que disse: “Se ele vem só, traz alguma boa nova”. 30O rei disse-lhe: “Passa e espera aqui”. Tendo ele passado e estando no seu lugar, 31apareceu o etíope e disse: “Trago-te, senhor meu rei, a boa nova: O Senhor te fez justiça contra todos os que se tinham revoltado contra ti”.
32O rei perguntou ao etíope: “Vai tudo bem para o jovem Absalão?” E o etíope disse: “Tenham a sorte deste jovem os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para te fazer o mal!”
19,1Então o rei estremeceu, subiu para a sala que está acima da porta e caiu em pranto. Dizia entre soluços: “Meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar? Absalão, meu filho, meu filho!”
2Anunciaram a Joab que o rei estava chorando e lamentando-se por causa do filho. 3Assim, a vitória converteu-se em luto, naquele dia, para todo o povo, porque o povo soubera que o rei estava acabrunhado de dor por causa de seu filho.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 86
          — Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!
— Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

— Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!

— Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.

— Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração 
 
 
Evangelho: Mc 5,21-43
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          - Glória a vós, Senhor.

        
Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”
24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.
27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa.28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”
32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.
35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.
39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança.41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina. 
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Jesus vem comunicar vida
Jesus é um Messias itinerante, sempre a caminho. Não há quem Jesus não acolha, a todos dá ouvidos e os socorre em suas aflições. Jesus atende à súplica de Jairo e, no caminho até a casa do chefe da sinagoga, acompanhado de uma multidão que o comprimia, encontra-se com aquela mulher anônima, impura, pois sofria de um fluxo de sangue; sua vida se esvaía no sangue que ela, desde há muito tempo, perdia. A prontidão de atender Jairo não o impede de procurar a mulher que o toca. Dele saiu uma “força”, um modo do dizer do Espírito Santo (cf. At 1,8), que a tirou de sua longa enfermidade. O tema que perpassa toda a nossa perícope é o da fé: à mulher, Jesus diz: “Filha, a tua fé te salvou”; a Jairo Jesus recomenda: “Crê!” (v. 36). A fé é a condição para receber a vida como dom de Deus, e necessária para reconhecer Jesus como o Senhor da vida. Arautos da desgraça, os encontraremos sempre. É preciso, porém, não deixar que suas vozes insistentes penetrem em nós e nos impeçam de ouvir a voz de nossa salvação: “Não temas, crê somente!”.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1- Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?
Preparando-me para a leitura Orante, invoco o Espírito Santo:
A Vós, Espírito de Verdade, consagro a mente,
a fantasia e a memória: iluminai-me.
Fazei-me conhecer Jesus Cristo
e compreender o seu Evangelho
e a doutrina da Santa Igreja.
(Bem-aventurado Alberione)
Leio o texto do Evangelho de hoje, na minha Bíblia: Mc 5,21-43
Procuro entender melhor o texto:
Jairo era chefe da sinagoga. Devia interpretar a lei, conduzir a oração na sinagoga, ler as Escrituras. Era alguém influente em sua comunidade.
Quando Jesus chegou e a multidão o acolheu, ainda na praia, Jairo, foi também a ele, em busca de socorro para sua filha que estava à morte. A menina, de 12 anos, sofria de algo muito grave. Jesus acompanhava Jairo quando uma mulher que, há doze anos, sofria de uma hemorragia, o tocou e ficou curada. A atenção ao chefe da sinagoga não distraiu Jesus da atenção para com os milhões de pobres e excluídos, representados naquela mulher anônima.
Na casa do chefe da sinagoga, contra toda esperança de vida, Jesus tomou a menina pela mão, ordenou que se levantasse e ela se levantou, e pediu que dessem de comer à menina - sinal de que estava viva!
Duas mulheres, numa cultura em que a mulher não era considerada. Nos dois casos Jesus devolveu a vida e a alegria. E à mulher que sentia medo ao ser flagrada por tocar-lhe a capa, Jesus disse: "Você sarou porque teve fé". O mesmo disse a Jairo: "Não tenha medo, tenha fé!"

2- Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?
Será que, às vezes, o meu medo não é maior que a minha fé? Prefiro ficar como estou e não busco ajuda de Deus que é maior do que tudo!Será que meus problemas são maiores que a minha fé? E a batalha da vida, não parece, às vezes, tomar dimensões maiores que a minha fé?
Admito que a minha fé está um tanto anêmica e precisa de um tratamento, um toque na capa de Jesus. Nestes casos, o melhor restaurador é a oração. De preferência, a oração da Palavra, um encontro profundo com Jesus Mestre. Disseram os bispos, em Aparecida: "Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história..." (DAp 18).

3- Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Como Jairo, prostro-me aos pés de Jesus e suplico-lhe:
Senhor Jesus, Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
vem até a minha casa, a minha família, ao meu trabalho, ao meu mundo.
Ilumina os cantos escuros da minha vida com a tua Verdade.
Mostra-me o Caminho certo que devo seguir.
Dá-me tua mão.
Restaura-me as forças com a tua Vida.

4- Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar será de fé, na certeza de que Deus vem ao meu encontro sempre.
Um olhar de fé que me permite tocar o Senhor que passa por mim a cada instante no meio das pessoas.
Um olhar de fé me faz levantar mesmo quando as pessoas me vêem sem coragem, sem forças, sem vida!

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
.
Fonte: Catequese Católica