terça-feira, 30 de setembro de 2014

Presidência da CNBB encontra-se com o papa Francisco

O papa Francisco recebeu, na manhã desta terça-feira, 30, em audiência no Vaticano,  a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 Antes do encontro, o presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis; o vice-presidente e arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva; e o secretário-geral e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Ulrich Steiner, participaram da missa diária presidida pelo papa na Casa Santa Marta.
No encontro com Francisco, a Presidência da entidade apresentou ao papa temas relacionados à 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, ocorrida de 30 de abril a 9 de maio deste ano, em Aparecida (SP),  e as atividades de evangelização da Igreja no Brasil.
Últimos encontros
No início deste ano, a Presidência da CNBB esteve com o papa Francisco, no Vaticano, após a realização da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, ocorrida em julho, no Brasil. Na ocasião, foi entregue ao papa um livro de fotografias da Jornada, organizado pelas Edições CNBB, contendo dezenas de testemunhos de jovens, que acolheram a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, em suas dioceses.
Ainda nesta última visita, foi abordada a questão da missão na Amazônia, considerada por Francisco uma região relevante para o caminho atual e o futuro da Igreja no Brasil e para toda a sociedade. Neste mês, a CNBB e outras entidades deram um passo importante que foi a criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica. 

Fonte: CNBB

Oração de São Francisco



ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO !!!:.VAMOS ORAR: SENHOR FAZEI DE MIM.::
Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna! 

Para ser feliz ame o bem e ame a vida!




A Palavra meditada hoje está em Sabedoria 1,1-7:

1. Amai a justiça, vós que governais a terra; pensai corretamente sobre o Senhor e com integridade de coração procurai-o.
2. Ele se deixa encontrar pelos que não o põem à prova, e se manifesta aos que nele confiam.
3. Pois os pensamentos perversos afastam de Deus, e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos.
4. A Sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito aos pecados.
5. O santo Espírito da instrução foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai- se quando sobrevém a iniqüidade.
6. Com efeito, a Sabedoria é um espírito que ama o ser humano mas não deixa impune quem blasfema com seus próprios lábios. Pois Deus é testemunha dos sentimentos dessa pessoa, investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua.
7, Sim, o Espírito do Senhor enche toda a terra e, abrangendo tudo, tem conhecimento de cada som.

Toda a autoridade vem de Deus, e a capacidade de governo é uma bênção quando é feita com justiça. Todos nós somos submissos a alguém de alguma maneira, e também exercemos alguma autoridade sobre alguém.

Para que nosso dia seja abençoado precisamos amar o que é certo e buscar a Deus em todas as situações. Ele se deixa encontrar por aqueles que não O colocam à prova, mas sim que confiam n'Ele. Quando a Palavra de Deus nos diz "ame o bem e ame a vida", é um convite para termos os pensamentos do Senhor e sermos íntegros de coração.

A felicidade depende muito mais do que trazemos no coração e nos pensamentos do que dos bens materiais que possuímos. Se confiamos em Deus não importam as circunstâncias em que estamos vivendo, Ele se manifestará a nós. O Espírito Santo fala ao nosso coração e mostra que Deus está agindo em nosso favor.

Superar nossas fragilidades é ultrapassar as nossas quedas. Aquele que ama a Deus encontra no Espírito Santo a estabilidade que o mundo não dá.

Todo relacionamento é pautado na confiança e esta vem com a convivência. Viver a experiência do amor de Deus em nossa vida é confiar que Ele nos atenderá no tempo d'Ele. O sonho que o Senhor depositou em nosso coração, confiemos que Ele vai nos dar os meios de realizá-lo no tempo certo.

Muitos têm a concepção de que Deus é vingativo, uma "energia" que rege o mundo – o que é uma visão equivocada de quem realmente é o Senhor – por isso não conseguem confiar no Altíssimo. Amar é relacionar-se. Como conseguiremos amar a Deus se não experimentarmos o Seu amor?

Se quisermos saber corretamente quem é Deus deveremos ler a Bíblia. A Palavra de Deus revela quem Ele realmente é. O nosso relacionamento com o Senhor cresce à medida que O procuramos sem segundas intenções. Não tentemos a Deus! Aquele que diz: "Eu só acreditarei em Deus quando Ele me der provas de Sua existência" viverá nesta terra sem acreditar nem conhecer ao Pai.

O Senhor não se sujeita aos nossos caprichos, mas atende ao coração que se abandona à Sua vontade. Quando testamos o Senhor é porque temos medo de confiar nossos planos d'Ele. Entreguemos nossa vida ao Senhor e confiemos n'Ele para que o abatimento e cansaço passem. Existem pessoas que estão perto do Senhor, contudo não se encontram com Ele. O Senhor sempre vai nos amar e nunca vai nos abandonar, no entanto, muitos de nós estamos com Ele, mas, ao mesmo tempo, longe d'Ele em nosso coração.

Tomemos cuidado com aquilo que pensamos. Os bons pensamentos têm o mesmo poder dos bons exemplos. Se Deus nos der uma inspiração, que possamos agir com sabedoria. É com amor e insistência que ajudamos o outro a mudar seu pensamento. Nossos pensamentos precisam ser bons e verdadeiros. A verdade dita por meio de palavras é a maior força que pode existir na vida de qualquer pessoa.

Quando uma pessoa pensa e age para o bem, o Espírito Santo a ajuda a alcançar a meta. Não tenhamos dúvidas e pensemos com os pensamentos de Deus. Tenhamos pensamentos bons. Se vierem sobre nós pensamentos maus, peçamos o auxílio do Espírito Santo e Ele virá em nosso auxílio. Deus vai nos ajudar e nunca nos abandonará. Confiemos n'Ele.



Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
www.cancanova.com
Fonte: Catequese Católica

26º Semana Comum - 30 SETEMBRO- Terça-feira- Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração
Pai, livra-me de ser levado por impulso e pelas paixões ao me deparar com quem se recusa a acolher a mensagem do Reino. Que a minha mansidão possa conquistá-lo para ti.
Primeira leitura: Jó 3,1-3.11-17.20-23
Leitura do livro de Jó
1Jó abriu a boca e amaldiçoou o seu dia, 2dizendo: 3“Maldito o dia em que nasci e a noite em que fui concebido. 11Por que não morri desde o ventre materno, ou não expirei ao sair das entranhas? 12Por que me acolheu um regaço e uns seios me amamentaram? 13Estaria agora deitado e poderia descansar, dormiria e teria repouso, 14com os reis e ministros do país, que construíram para si sepulcros grandiosos; 15ou com os nobres, que amontoaram ouro e prata em seus palácios. 16Ou, então, enterrado como aborto, eu agora não existiria, como crianças que nem chegaram a ver a luz.
17Ali acaba o tumulto dos ímpios, ali repousam os que esgotaram as forças. 20Por que foi dado à luz um infeliz e vida àqueles que têm a alma amargurada? 21Eles desejam a morte que não vem e a buscam mais que um tesouro; 22eles se alegrariam por um túmulo e gozariam ao receberem sepultura.
23Por que, então, foi dado à luz o homem a quem seu próprio caminho está oculto, a quem Deus cercou de todos os lados?” 
. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 88
          — Chegue a minha oração até a vossa presença.
— Chegue a minha oração até a vossa presença.

— A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, e de noite se eleva até vós meu gemido. Chegue a minha oração até a vossa presença, inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!

— Saturada de males se encontra a minh’alma, minha vida chegou junto às portas da morte. Sou contado entre aqueles que descem à cova, toda gente me vê como um caso perdido!

— O meu leito já tenho no reino dos mortos, como um homem caído que jaz no sepulcro, de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre e excluiu por completo de sua atenção.

— Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, nos locais tenebrosos da sombra da morte. Sobre mim cai o peso do vosso furor, vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.
 
 
Evangelho: Lc 9,51-56
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

        51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de sama­ritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Subida pára Jerusalém
O versículo 51 inaugura a seção central do evangelho segundo Lucas, denominada “subida para Jerusalém”. Trata-se de um versículo importante, pois ele dá o sentido dessa última subida de Jesus para Jerusalém. Para isso, é preciso manter a tradução literal do versículo: “… endureceu a sua face para caminhar para Jerusalém”. No Novo Testamento, essa expressão é própria a Lucas. Mas no Antigo Testamento a encontramos em vários textos (Is 50,7; Jr 3,12; 21,20; Ez 6,2; 13,17; 20,46; 21,2). Em todas essas passagens ela tem um sentido de julgamento. Muito provavelmente, é do texto grego de Ezequiel que Lucas tira a expressão do versículo 51. Em Ez 21,2-7, a expressão se refere a Jerusalém. Assim como Ezequiel sofreu e disse uma palavra de julgamento contra Jerusalém e seus santuários, do mesmo modo Jesus sobe para Jerusalém para julgá-la. Ao se aproximar da cidade, vendo-a ao longe, Jesus chorou por ela: “Ah! Se neste dia também tu reconhecesses aquele que conduz à paz!” (Lc 19,41-44).
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que circulam pela web:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.
Amém.




1- Leitura (Verdade)

O que a Palavra diz?
Volto o meu olhar para Deus, através da Palavra.Olho para Jesus, se possível, num crucifixo. Escuto o que Ele me diz: \"Aprendei de mim\"(Mt 11,29). Com a disposição de aprender do Mestre, faço na minha
Em um momento de silêncio interior, recordo o que li.
O texto diz que Esta viagem começa com certa solenidade, mandando alguém à frente para preparar, com certeza, alojamento, espaço para encontro com as pessoas. No entanto, ao passar por um povoado da Samaria, Jesus não foi acolhido, não quiseram recebê-lo. Esta rejeição estava fundamentada em antigas mágoas dos samaritanos contra os judeus. Isto despertou revolta em Tiago e João que queriam logo acabar com aquela gente. Jesus os repreendeu e seguiu para outro povoado. O Mestre ensina que é preciso dar tempo para a conversão. Saber esperar o momento da abertura, do perdão, da reconciliação, do encontro.

2- Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para mim?
Sob a luz da verdade que acolhi, respondo aos apelos e convites de Jesus Mestre. Atualizo e medito a Palavra, ligando-a à minha vida. E posso me perguntar: a impaciência dos apóstolos não é minha também, muitas vezes? Os bispos, em Aparecida, falaram também de de propostas para conduzir as pessoas ao encontro de Jesus: \"A iniciação cristã, que inclui o querigma, é a maneira prática de colocar alguém em contato com Jesus Cristo e iniciá-lo no discipulado.(...)Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que comece pelo querigma que guiado pela Palavra de Deus, que conduza a um encontro pessoal, cada vez maior, com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem, experimentado como plenitude da humanidade e que leve à conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos, do serviço e da missão.\" (DAp 288 e 289).

3- Oração (Vida)

O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Meu coração já está em sintonia com o coração de Jesus. Vivo este momento em silêncio. E oro:
Senhor Jesus, eu creio que estou na tua presença
e te adoro profundamente.
Ilumina a minha inteligência e fortifica a minha vontade,
de modo que a minha vida seja, aos poucos,
transformada pelo encontro contigo.
Liberta-me de tantas coisas que me oprimem,
ensina-me a evitar a dispersão
em muitos interesses superficiais;
ajuda-me na busca contínua da tua vontade.
Espírito Santo, cria em mim um coração novo,
capaz de amar todas as pessoas.
Que a minha oração seja sustentada
pela intercessão de Maria, Mãe da Igreja
e modelo de disponibilidade à voz de Deus.
Amém

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim?
São Paulo diz: \" (Gl 2,20). E Cristo diz: \"Eu sou a luz do mundo\"( Jo 8,12) e \"Vocês são a luz do mundo\" (Mt 5,14).
Passarei o dia a olhar todas as pessoas, rezando com o apóstolo Paulo:
\"Ao visitá-las, levo para vocês muitas bênçãos de Cristo\". (Rm 15,29).

Bênção

O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!’ (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica