quinta-feira, 17 de outubro de 2013

“É a missão que salva a originalidade do Evangelho”, diz dom Waldemar Passini


Na celebração Eucarística que abriu as atividades da reunião ampliada da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, em Brasília, ao fazer referência ao Evangelho da liturgia de hoje, no qual Jesus critica os fariseus com três “ais”, dom Waldemar Passini Dalbello, convocou o grupo a atualizar essa palavra de Deus e aplicá-la à realidade da Igreja atual.
“Por que os fariseus que são homens formidáveis do ponto de vista religioso são criticados por Jesus? E ao invés de merecerem um “bem-aventurados, merecem três ‘ais’. Jesus critica a sua estrutura religiosa frágil: pagam o dízimo mas se distanciam da justiça e do amor de Deus. Jesus os critica pelo salário que eles recebem (querem ser cumprimentados nas praças públicas), e por fim o destino deles é trágica. Eles merecem mais um “ai”, porque as pessoas os tem como referência, mas eles não comunicam vida”.
Para dom Waldemar, a deficiência de base dos fariseus estabelecia no fato de que o “eu” absorvia a experiência religiosa. Os fariseus não saiam mais, não estavam mais atentos com os que estavam do lado de fora e, para ele, esse é o pecado que a Igreja cometeu por muitos anos.
“Olhamos para fora na expectativa do salário (ser cumprimentados na praça pública, ou ganho econômico, ou ganho político). O senhor hoje nos diz que é preciso olhar para fora como missionários”, relatou.
O bispo ressaltou o aspecto missionário da Igreja como fundamental para a encarnação do Evangelho e a compreensão da sua lógica.
“É a missão que salva a originalidade do Evangelho, porque o evangelho nos é dado por um missionário, Jesus, missionário do Pai. A lógica evangélica só é compreensível na missão. É a missão que faz com que não nos esqueçamos da justiça e do amor de Deus, que orienta o louvor e os aplausos para Aquele que nos amou, mas a missão onde a vida é comunicada àquele que vem e este que vem é preciso ser considerado como Deus o considera: merecedor da vida do Filho e se nós somos o missionário Deus considera aquele que vem como merecedor da nossa vida, da nossa entrega”, concluiu.
Ainda na manhã desta quarta, as comissões presentes na reunião puderam partilhar sobre a organização dos eventos previstos para 2014. A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) está preparando o Seminário Nacional sobre a Formação Presbiteral que acontecerá de 20 a 25 de janeiro. O evento terá como tema “Corramos com perseverança com os olhos fixos em Jesus” e o 15º Encontro Nacional sobre Formação Presbiteral que se realizará de 05 a 11 de fevereiro, com o tema “Concílio Vaticano II e os Presbíteros no Brasil: Testemunhas de Fé, Esperança e Caridade e lema “Estai sempre prontos a dar a razão da esperança a quem a pedir”(cf. IPd3, 15).
Durante a tarde os organismos se reunirão para avaliação das atividades de 2013, revisão do planejamento das ações para 2014 e propor sugestões para o tema do mês vocacional de 2015.
A reunião ampliada da Comissão para os Ministérios ordenados que acontece no Centro Cultural de Brasília, encerra nesta quinta, 17.
Fonte: POM

Igreja Católica prepara reabilitação de Padre Cícero


16 / Out / 2013 18:08
Com esse título acima o Portal Carta Maior de São Paulo, que tem como editor-chefe Marco Aurélio Weissheimer, publicou a seguinte matéria assinada pelo jornalista Dermi Azevedo: Cícero Romão Batista, o maior líder religioso e político do interior do Ceará, nos anos 30, já foi reabilitado, na prática, pela Igreja Católica Romana, depois de ter sido silenciado e excomungado há mais de 100 anos. Os processos de reabilitação e, depois, de oficialização como beato e santo, estão sob exame do próprio papa Francisco. Ele decidirá se o Padim Ciço do Juazeiro será beatificado e canonizado numa de suas duas visitas ao Brasil, previstas para 2017 e 2018.
Seu nome já integra, como referência para a comunidade católica, o programa oficial do 13º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que será realizado de 7 a 11 de janeiro de 2014, em Juazeiro do Norte, a cidade do padre Cícero, sobre o tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”. Lema: "CEBs, Romeiras do Reino, no Campo e na Cidade".Saiba mais sobre o 13º Encontro Intereclesial das CEBs.
As CEBs foram duramente afetadas pela política neoconservadora dos papas João Paulo II e Bento XVI, mas nunca deixaram de se reunir, inspiradas na Teologia da Libertação e nos documentos aprovados pelo Concílio Vaticano. Vários líderes assassinados por participarem das lutas populares urbanas e rurais – como é o caso de Chico Mendes, padre Josimo Moraes Tavares, Santo Dias da Silva, Margarida Maria Alves, Marçal Tupã-Ý e irmã Dorothy Stang – participaram do trabalho das comunidades de base.
Nove encontros preparatórios e círculos bíblicos já começam a ser realizados em todo o Brasil, preparando o intereclesial de janeiro. O encontro terá também a participação de representantes de outras igrejas cristãs que apoiam o diálogo ecumênico (Luterana, Presbiteriana, Anglicana, Católica Brasileira, Ortodoxa, entre outras).
Semiárido
Um dos temas a serem debatidos em Juazeiro será o papel dos beatos e sua atuação na realidade do sertão semiárido nordestino. “Essa região – diz o texto-base das CEBS – é marcada pela violência no campo, pela luta pela terra e pela concentração da pobreza e da miséria, mas o semiárido não é apenas clima, vegetação, solo, sol ou água. É povo, música, festa, arte, religião e política. É um processo social”. Para as CEBs, a realidade nordestina exige uma verdadeira revolução cultural, que passa pela dimensão religiosa do povo do sertão.
O recurso à história é incluído no texto-base das CEBs como algo fundamental nesse resgate do catolicismo popular. Os “desvalidos dos currais do coronelismo sertanejo” partiram, em massa, no final do século XIX e começo do século XX, para o sertão do Cariri. Esses homens e mulheres empobrecidos já haviam ouvido falar do Padim Ciço, um missionário que anunciava a terra prometida. Sabiam do “milagre da hóstia” que tinha se transformado em sangue quando dada à beata Maria de Araújo. Nesse período histórico aconteceram várias rebeliões de camponeses pobres em Canudos (1896-1897), Contestado (1912-1916) e Caldeirão (1926-1937).
A religiosidade popular desses sertanejos chocou-se com a ortodoxia do catolicismo dominante. O padre Cícero foi destituído de suas funções e expulso da Igreja. Chegou a viajar ao Vaticano para tentar o perdão do Papa, sem sucesso. Tornou-se o líder político de sua região. Cumpriu até mesmo missões políticas a serviço do governo federal: ofereceu, por exemplo, ao líder do cangaço, Lampião, uma patente de capitão, se envolvesse os cangaceiros na resistência armada à Coluna Prestes.
Preceitos ecológicos
Padim Ciço tornou-se um líder popular e, já naquela época, defensor do meio ambiente. No encontro das CEBs, serão distribuídos folhetos com os 10 conselhos ecológicos elaborados por Padre Cícero:
01. Não derrube o mato, nem mesmo um pé de pau;
02. Não toque fogo no roçado e nem na catinga;
03. Não cace mais e deixe os bichos viverem;
04. Não crie o boi nem o bode soltos faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer;
05. Não plante em serra acima nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e para que não se perca a sua riqueza;
06. Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água de chuva;
07. Represe os riachos de 100 em 100 metros, ainda que seja com pedra solta;
08. Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá, ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só;
09. Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a conviver com a seca;
10. Se o sertanejo obedecer a esses preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo terá o que comer. Mas se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai vira um deserto só.
"Não são os grandes planos que dão certo, mas os pequenos detalhes" (Padre Cícero)
Fonte: POM

Dom Roque – 1º ENCONTRO DOS BISPOS DA AMAZÔNIA LEGAL



Dom Roque Paloscci, Bispo Diocesano de Roraima e Presidente do Regional Norte 1 (AM/RR) da CNBB falando desse importante encontro dos bispos na Amazônia Legal. Assista aqui.
Fonte: CNBB

Programa rádio criança faz a festa


educativa500Em comemoração ao Dia das Crianças, neste último domingo (13), aconteceu a Santa Missa, na paróquia Nossa Senhora da Piedade. As crianças-locutoras do programa “Rádio Criança” e a criançada da comunidade tiveram uma amanhã muito especial e divertida. Algumas delas, caracterizadas de diversos personagens, demonstravam a alegria e o belo testemunho de fé na Celebração Eucarística.
Após o momento de ação de graças, Padre Gilberto Silva agradeceu o desempenho de todos que estão envolvidos neste meio de evangelização. “Essas crianças que estão aqui são sinais de esperança. Precisamos despertar o protagonismo em cada criança e jovem, isso deve começar na família, com o apoio da comunidade”, afirmou.
Em seguida, as crianças e seus familiares foram para o estúdio da Rádio e deram continuidade a bonita festa, homenageando os aniversariantes do mês e as demais crianças.
Sobre a Rádio Criança
O Programa “Rádio Criança” é mais uma ação educativa-pastoral da Rádio Dom Bosco, FM 96,1, que está sob a Direção Geral de Padre Gilberto Silva, SDB.
Animando e orientando o Projeto estão Edvânio Alencar e Nilcemar Linhares, conhecidos pelas crianças como Tio Edi e Tia Nil. Todos os domingos, a “Rádio Criança” tem hora marcada e audiência garantida. Das 9h às 10h30min, o programa é apresentado pela criançada, trazendo novidades, dicas de leituras, sorteios, entrevistas com profissionais e fazem orações para os familiares e amigos ouvintes.
Por Carlos Alberto Leite Santos, SDB

Santo Inácio de Antioquia


Inácio nasceu por volta do ano 35 da era cristã. Ao que parece era um pagão que foi convertido ao cristianismo. Sua educação cristã aconteceu sob o acompanhamento dos próprios apóstolos. Sucedeu Pedro no posto de bispo de Antioquia, Viveu toda vida sendo um portador da vontade de Deus.

Antioquia era a terceira cidade mais importante do Império Romano. Foi aí que o bispo Inácio exerceu seu apostolado até ser conduzido para Roma, onde morreu mártir no Coliseu, entre os dentes das feras. Foi o imperador Trajano que decretou sua prisão.

A viagem de Inácio, acorrentado de Antioquia até Roma, foi o apogeu de sua vida e de sua fé. Feliz por poder ser imolado em nome do Salvador da humanidade, pregou por todos os lugares onde passou, até o local do martírio.

Durante esta viagem final escreveu sete cartas que figuram entre os escritos mais notáveis da Igreja, concorrendo em importância com as do apóstolo Paulo. Em todas faz profissão de sua fé e contém ensinamentos e orientações, até hoje adotados e seguidos pelos católicos. Numa dessas cartas estava o seu especial pedido: "Deixai-me ser alimento das feras. Sou trigo de Deus. É necessário que eu seja triturado pelos dentes dos leões para me tornar um pão digno de Cristo".

Reflexão: 

Numa de suas cartas Inácio escreveu: “Mantém-te firme como bigorna sob os golpes. É próprio de um grande atleta receber pancadas e vencer. Não tenhas nenhuma dúvida, temos que suportar tudo pela causa de Deus, para que também Ele nos suporte. Torna-te ainda mais zeloso do que és; aprende a conhecer os tempos. Aguarda o que está acima do oportunismo, o atemporal, o invisível que por nossa causa se fez visível, o impalpável, o impassível que por nós se fez passível, o que de todos os modos por nós sofreu!”.

Oração: 

Deus, nosso Pai, que as palavras de Santo Inácio de Antioquia sirvam hoje para nossa meditação. Animados pelo seu exemplo de fé e de confiança em vós, sejamos fortalecidos pela vossa graça. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração:
Pai, que a compreensão de teu sábio plano de salvação para a humanidade me leve a estar atento às palavras de Jesus, o qual me indica o caminho para chegar a ti.
Primeira leitura: Rm 3,21-29
Leitura da Carta de São paulo aos Romanos
Irmãos, 21agora, sem depender do regime da Lei, a justiça de Deus se manifestou, atestada pela Lei e pelos Profetas; 22justiça de Deus essa, que se realiza mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que têm a fé. Pois diante desta justiça não há distinção: 23todos pecaram e estão privados da glória de Deus,24e a justificação se dá gratuitamente, por sua graça, em virtude da redenção rea­lizada em Jesus Cristo.
25Deus destinou Jesus Cristo a ser, por seu próprio sangue, instrumento de expiação mediante a realidade da fé. Assim Deus mostrou sua justiça em ter deixado sem castigo os pecados cometidos outrora, 26no tempo de sua tolerância. Assim ainda ele demonstra sua justiça no tempo presente, para ser ele mesmo justo, e tornar justo aquele que vive a partir da fé em Jesus.
27Onde estaria, então, o direito de alguém se gloriar? — Foi excluído. Por qual lei? Pela lei das obras? — Absolutamente não, mas, sim, pela lei da fé. 28Com efeito, julgamos que o homem é justificado pela fé, sem a prática da Lei judaica. 29Acaso Deus é só dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, é também Deus dos pagãos. 30Pois Deus é um só. 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 130
          — No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção!
— No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção!

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora.
 
Evangelho: Lc 11,47-54
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

         
Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração.52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.
53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
O profeta é o homem do gesto e da palavra.Os profetas eram homens de Deus, portadores da Palavra de Deus; suscitavam a esperança, denunciavam os crimes, desvelavam a infidelidade à Aliança, anunciavam o amor sem limites de Deus por seu povo (ver: Jr 20 e 26). O profeta é o homem do gesto e da palavra. No entanto, foram mortos; fizeram calar a palavra, não quiserem ouvir a voz de Deus. Há um modo de interpretar a Escritura que faz dos doutores da Lei coniventes com a morte dos profetas do passado de Israel. A pretensão de possuir o conhecimento da Escritura os impede de escutar a Deus, e eles, por sua vez, fecham às pessoas a possibilidade de uma compreensão correta da Palavra de Deus: “... ficastes com a chave da ciência: vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar” (v. 52). O que Jesus diz dos profetas do passado, acontecerá com ele mesmo: “Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus começaram a importuná-lo e a provocá-lo em muitos pontos, armando ciladas para apanhá-lo em suas próprias palavras” (v. 54).
 
Leitura Orante

Oração Inicial

- A nós, que nos encontramos na internet, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando ao
Espírito Santo
Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim,
falas em mim,
rezas em mim,
ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai. Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 11,47-54, e observo este discurso de Jesus.
Jesus continua a dizer “ai de vocês!” Lamenta que os fariseus fazem túmulos para os profetas que seus antepassados mataram. Jesus diz ainda que eles manipulam a “sabedoria”, o que pode entender, a compreensão da Escritura. Os letrados se arrogam o monopólio da compreensão das Escrituras. E Jesus é criticado com raiva pelos mestres da Lei e os fariseus por causa desta verdade que ele tem coragem de dizer.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Hoje também há profetas e apóstolos. Como os acolho? Como são acolhidos pela sociedade, pela comunidade? Há hoje pessoas que manipulam a verdade? E eu sou coerente com a verdade?
Os bispos, na Conferência de Aparecida apontaram um caminho para quem busca a verdade: "Neste momento, com incertezas no coração, perguntamo-nos com Tomé: “Como vamos saber o caminho?” (Jo 14,5). Jesus nos responde com uma proposta provocadora: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Ele é o verdadeiro caminho para o Pai., quem tanto amou ao mundo que deu a seu Filho único, para que todo aquele que nele creia tenha a vida eterna (cf. Jo 3,16). Esta é a vida eterna: “que te conheçam a ti o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo teu enviado” (Jo 17,3). A fé em Jesus como o Filho do Pai é a porta de entrada para a Vida. Como discípulos de Jesus, confessamos nossa fé com as palavras de Pedro: “Tuas palavras dão vida eterna” (Jo 6,68); “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16)." (DAp 101).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com o Pe. Zezinho, scj, na sua canção
A Verdade Vos Libertará
A Verdade vos libertará, libertará
A verdade vos libertará, libertará
Não temais os que matam o corpo
Não temais os que armam ciladas
Não temais os que vos caluniam
Nem aqueles que portam espadas
Não temais os que tudo deturpam
pra não ver a justiça vencer
Tende medo somente do medo
De quem mente pra sobreviver
Tende medo somente do medo
De quem mente pra sobreviver
A Verdade vos libertará, libertará
A verdade vos libertará, libertará
Não temais os que vos ameaçam
Com a morte ou com difamação
Não temais os poderes que passam
-Eles tremem de armas na mão
Não temais os que ditam as regras
Na certeza de nunca perder
Tende medo somente do medo
De quem cala ou finge não ver
Tende medo somente do medo
De quem cala ou finge não ver
A Verdade vos libertará. libertará
A verdade vos libertará, libertará
Não temais os que gritam nas praças
Que está tudo perfeito e correto
Não temais os que afirmam de graça
Que vós nada trazeis de concreto
Não temais o papel de profetas
Que o papel do profeta é falar
Tende medo somente do medo
De quem acha melhor não cantar
Tende medo somente do medo
De quem acha melhor não cantar
A Verdade vos libertará, libertará
A verdade vos libertará, libertará.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Não me permitirei falsificar a verdade, mascará-la ou diminuí-la.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica

Cinco minutos


Perto da minha casa, há um belo parque, com flores, brinquedos, um grande gramado. Há sempre muitas crianças brincando por ali, pois é um lugar tranquilo e agradável.

Certa vez, eu estava sentado num dos bancos, contemplando um grupo de crianças correndo felizes. De repente, uma mulher sorridente sentou-se ao meu lado e começou a conversar.

- Aquele garoto de camiseta azul é o meu filho – disse ela, apontando para um dos pequenos.

- É um garoto bonito e cheio de energia – comentei.

A conversa continuou descontraída por quase uma hora. Então a mulher chamou o filho, dizendo que era hora de irem.

- Não, mãe, só mais dez minutos! Por favor! – pediu a criança.

Com um sorriso, a mãe respondeu:

- Está bem, só mais dez minutos.

E lá se foi o gartoo, contente de volta a brincar com as outras crianças.

Passaram dos dez minutos, e novamente a mão chamou o filho.

- Ah, só mais cinco minutos, por favor – implorou a criança novamente.

Novamente a sorri, a mãe deixou a criança voltar a brincar. Virando-se para mim, a mulher disse:

- Meu filho acha que estou dando a ele alguns minutos para brincar, mas na verdade eu é que estou ganhando vários minutos para ficar com ele.

Ambos sorrimos, concordando.

Para refletir

Quando fazemos alguma coisa que realmente nos deixa felizes, parece que o tempo voa. Quando estamos na presença de alguém que amamos, acontece o mesmo. Não desperdice as oportunidades que tem de partilhar o seu tempo e atividades com as pessoas que você ama. Esse tempo é valioso. Aproveite cada minuto ao máximo. Não importa se essa pessoa é o seu cônjuge, seu filho, seu amigo… Aproveite ao máximo a presença dela.

As vezes nos envolvemos demais com atividades como o trabalho ou o estudo, e deixamos de aproveitar a companhia das pessoas. Não permita que isso aconteça na sua vida. Saiba que a coisa mais importante na vida são as pessoas. O emprego, os títulos, o salário e muitas outras coisas certamente são importantes, mas devem vir em segundo plano, pois eles só têm sentido em função das pessoas que nos rodeiam, especialmente a família.

Quanto tempo eu passo por dia com as pessoas que amo? Qual a minha prioridade atualmente? Como gasto meu tempo? Valorizo as pessoas que são importantes na minha vida? Como? O que faço para demonstrar que as amo e que me importo com elas? O que poderia fazer? 


Fonte: Catequese Católica