sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Escolha ficar na presença do Senhor

A Palavra de Deus meditada, hoje, está em Jeremias 15,19-21: 
"Por isso, assim disse o Senhor: 'Se tu te converteres, eu te converterei, e na minha presença ficarás. E se souberes separar o que tem valor daquilo que não presta, serás a minha boca, eles passarão para o teu lado e tu não passarás para o lado deles. Para esse povo farei que sejas um muro forte, de bronze, vão guerrear contra ti, mas não te vencerão, pois contigo eu estarei para te salvar e livrar – oráculo do Senhor. Das mãos dos malvados eu te livrarei, das garras dos tiranos eu te libertarei'."

"Se tu te converteres, eu te converterei". Deus só nos converte quando, no nosso coração, tomamos a decisão de entregar a nossa vida a Ele. 

O Senhor sempre nos assiste com Sua graça, Ele não força nem obriga a nossa mudança, apenas nos convida a fazer isso e envia pessoas, como anjos, ao nosso encontro, para nos mostrar que o nosso caminho não está bom. O Pai fica de braços abertos esperando a nossa mudança e, só quando tomamos a decisão de mudar é que o Espírito Santo entra no nosso coração, para nos tirar das garras da morte e do mal que nos oprimem.

Quando dizemos: "Senhor, eu quero mudar", Deus traz saúde e paz ao nosso coração e renova a nossa vida; para isso nós só precisamos nos voltar para Ele.

A Palavra de hoje nos mostra que o Senhor age conosco como uma pessoa encorajadora faz. Ele nos aconselha, conversa conosco e tenta nos convencer, mas não nos obriga a nada. Cabe a nós decidirmos o que fazer. 

A conversão é uma decisão que vem do coração. Por isso, o Senhor diz: "Se tu te converteres, eu te converterei, e na minha presença ficarás."

Quando decidimos viver uma vida descontrolada e desequilibrada, nós nos afastamos de Deus. Somos nós que saímos da Sua presença e não Ele que sai da nossa. O Senhor nunca se retira da nossa presença, porque Ele acompanha tudo e sabe de todas as coisas. Nós é que, estando na presença d'Ele, Lhe damos as costas.

O Senhor pede que fiquemos na presença d'Ele e separemos aquilo que presta do que não presta. Se assim o fizermos, Ele nos garante que seremos Sua boca e teremos unção em tudo que falarmos e fizermos. 

A pessoa ungida é aquela que está "untada" com a graça de Deus e revestida de uma força divina e de uma sabedoria que vêm do Alto. Se você aprende a separar o que é pecado do que não o é, recebe a unção do Pai para falar e agir. Então, diz a Palavra que, em vez de você passar para o lado dos que estão no erro, eles é que passarão para o seu lado. Isso quer dizer que sua palavra irá tocar o coração dessas pessoas que estão no caminho do mal. 

No momento em que você separa aquilo que tem valor daquilo que não presta, a unção de Deus recai sobre sua vida. Dessa forma, o Senhor lhe garante que você será bem-sucedido em tudo o que fizer. E por que é importante fazer essa separação? Porque as coisas estão todas ligadas. Coisas boas ligam pessoas que vivem coisas boas, assim como as más ligam pessoas que estão no mal.

Pare um pouco para pensar na sua vida e veja se você não precisa repensar algumas coisas. Comece a separar aquilo que é bom daquilo que não o é. Pode demorar um pouco, mas você chegará lá. Devagar você ficará cheio de bondade. 

O seu coração também vai lhe dizer quando uma situação não for boa, ele sempre nos avisa quando algo mau está próximo de nós. Acredite nessa voz que fala ao seu ouvido, pois o coração sempre derrota o mal.

O que Deus nos diz no dia de hoje é: "Eu preciso do seu coração para mudar a sua vida". Se você quiser mudar, deverá entregar seu coração a Deus, porque só com amor e inteligência é que você conseguirá discernir as coisas boas das más; pois isso tudo vem do coração. 

Peça a Deus a graça de ser uma pessoa sensata e saber separar o que presta do que não presta. A pessoa que é sensata faz três cosias: ela coloca em prática aquilo que ela aconselha aos outros a fazer; não faz nada que seja contra a verdade e tem paciência com a fraqueza dos que estão à sua volta. Assim, ela separa o que é bom do que não o é, pois, do seu coração bom brotam pensamentos verdadeiros. Use seu coração para ser mais inteligente e sua inteligência para ser bom. Dessa forma, você entenderá a vida.

Dá-nos, Senhor, essa graça. Abençoa-nos com a força dessa Palavra, que move o nosso coração para o bem. Nós não fomos feitos para a estupidez, não somos pessoas burras e insistentes no mal. O Senhor nos fez pessoas inteligentes, com o coração bondoso e amoroso, orientados para o bem. Dá-nos a graça de separarmos o que presta do que não presta, para ficarmos somente com o que é bom.


Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Débora Ferreira
www.cancaonova.com.br

Campanha de Evangelização 2013


A Igreja no Brasil realiza anualmente a Campanha para a Evangelização (CE). Ela foi instituída pelos bispos em 1997 e realizada pela primeira vez em 1998, com o objetivo de despertar nos fieis o compromisso evangelizador e a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil.
A CE, com um tema e um lema, inicia-se sempre na solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, se estendendo pelo Tempo do Advento. Esse ano a CE fará a coleta no dia 15 de dezembro em todas as Paróquias e Comunidades espalhadas em todo território nacional.
Cartaz-Camp-Evang_G

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração:
Pai, corrige a negligência que me impede de entregar-me inteiramente a ti, sem demora. Torna-me hábil para as coisas do teu Reino!
Primeira leitura: Rm 7,18-25a
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos, 18estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.
22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros.
24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 119,66-94
          — Ensinai-me a fazer vossa vontade!
— Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Dai-me bom senso, retidão e sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

— Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.

— Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!

— Eu jamais esquecerei vossos preceitos, por meio deles conservais a minha vida.

— Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Porque sempre procurei vossa vontade.
 
Evangelho: Lc 12,54-59
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
É preciso renunciar à hipocrisia.
Os sinais do novo tempo já estão presentes e é preciso compreendê-los e discerni-los; irromperam na história da humanidade com a encarnação do Filho único de Deus, que pela sua vida, paixão, morte e ressurreição reconciliou a humanidade com Deus.
Nosso texto desta sexta-feira é uma repreensão de Jesus àqueles que não são capazes de reconhecer o “hoje” da salvação (cf. 4,21). Este novo tempo é tempo de reconciliação, para o que são necessários iniciativa e empenho: “Quando, pois, estás indo com teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto ainda a caminho” (v. 58). É preciso renunciar à hipocrisia (v. 56), pois o novo tempo engaja o ser humano todo. É preciso passar do que é exterior a uma verdadeira e profunda conversão.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

- A nós todos que navegamos por este espaço virtual,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!


Preparo-me para a Leitura, rezando:
Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força da SantíssimaTrindade,
Levanto-me neste dia que amanhece,
Pela força de Deus a me sustentar,
Pela força de Deus a me amparar,
Pela sabedoria de Deus a me guiar,
Pelo olhar de Deus a vigiar meu caminho,
Pelo ouvido de Deus a me escutar,
Pela palavra de Deus a me falar,
Pela mão de Deus a me guardar,
Pelo caminho de Deus à minha frente,
Pelo escudo de Deus que me protege.

Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim,
Cristo em mim, Cristo embaixo de mim, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,
Cristo ao me deitar,
Cristo ao me sentar,
Cristo ao me levantar,
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.

Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força da Santíssima Trindade.
São Patrício)

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio, atentamente, o texto, na Bíblia: Lc 12,54-59, e observo as palavras de Jesus ao povo.
Jesus faz alusão à experiência dos lavradores que de acordo com o tempo distinguem se vai chover, fazer calor. Da mesma forma o tempo histórico tem seus sinais. Aqueles que sabem distinguir as intempéries e não sabem ler os sinais da sua época, com referência ao transcendente, são hipócritas. Jesus está ali, no meio deles, demonstra com inúmeros sinais o Reino de Deus e muitos ignoram, fecham os olhos e os ouvidos à verdade revelada. Ouvem, mas não escutam, vêem e não enxergam. O exemplo da acusação perante o tribunal é um convite à reconciliação enquanto é tempo.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo.
Os bispos, na Conferência de Aparecida fizeram esta reflexão: “Jesus, o Bom Pastor, quer nos comunicar a sua vida e se colocar a serviço da vida. Vemos como ele se aproxima do cego no caminho (cf. Mc 10,46-52), quando dignifica a samaritana (cf. Jo 4,7-26), quando cura os enfermos (cf. Mt 11,2-6), quando alimenta o povo faminto (cf. Mc 6,30-44), quando liberta os endemoninhados (cf. Mc 5,1-20). Em seu Reino de vida Jesus inclui a todos: come e bebe com os pecadores (cf. Mc 2,16), sem se importar que o tratem como comilão e bêbado (cf. Mt 11,19); toca leprosos (cf. Lc 5,13), deixa que uma prostituta unja seus pés (cf. Lc 7,36-50) e, de noite, recebe Nicodemos para convidá-lo a nascer de novo (cf. Jo 3,1-15). Igualmente, convida a seus discípulos à reconciliação (cf. Mt 5,24), ao amor pelos inimigos (cf. Mt 5,44) e a optarem pelos mais pobres (cf. Lc 14,15-24).” (DAp 353).
Minha vida reflete o que o texto diz? Prefiro não ouvir ou perceber as propostas e apelos de Deus? Fico adiando a minha reconciliação com Deus? Tenho inúmeros argumentos para “deixar pra depois”?

3- Oração (Vida)

Rezo com toda a Igreja as
Invocações a Jesus Mestre
esus Mestre Caminho, Verdade e Vida:
Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai a minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do erro,
dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós,
tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho de santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Jesus Vida, vivei em mim para que eu viva em vós.
Jesus Vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante das pessoas.
Jesus Vida, que minha presença contagie a todos
com o vosso amor e a vossa alegria.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica