terça-feira, 8 de outubro de 2013

Marta e Maria, o presente e o futuro


geovane160Por Padre Geovane Saraiva*
Marta e Maria viviam em Betânia, um povoado próximo de Jerusalém e Jesus costumava ir lá visitá-las. Numa dessas visitas, Maria aproveita para sentar ao lado de Jesus e passa a escutá-lo. Marta muita atarefada com o seu trabalho doméstico, a certa altura começa a reclamar de Jesus, pelo fato de não se sensibilizar com seu trabalho pesado, confrontando-o com Maria. Mais que reclamar, Marta pede que Jesus mande Maria ajudá-la no serviço diário. Mas Jesus lhe responde com firmeza: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (cf. 10, 38-42).
Jesus nos fala da vida eterna como uma promessa, como um presente do Pai para todas as pessoas que nele acreditam e por ele são capazes de oferecer a própria vida. Ela é um dom, uma graça maravilhosa! Mas que precisa a todo custo ser buscada e ser conquistada. Precisamos ter consciência dos nossos dons e talentos, que Deus nos concedeu, nos confiou.
Deus, na sua bondade sem limites, nos propõe uma norma: “O Senhor retribui a cada um segundo as suas obras” (Mt 16, 27). Ele nos reserva um prêmio, isto é, a coroa da justiça que o Senhor, o justo juiz nos dará naquele dia… (cf. 2Tm 3, 8). Cabe a nós descruzar os braços e procurar fazer a nossa parte. O Apóstolo Paulo nos lembra da importância do trabalho como uma regra de ouro: “Quem não quiser trabalhar também não deve comer” (2Ts 3, 10).
Como viver a nossa fé? Como realizar a nossa missão? É importante olhar para o Evangelho de São Lucas, lá no episódio das duas irmãs de Betânia. Marta, com a vida dura e cheia de afazeres; Maria, com a vida voltada para o silêncio e para a contemplação, merecendo do Mestre uma atenção especial. Maria, segundo a palavra do próprio Jesus, escolheu a melhor parte, que jamais lhe será tirada. Marta fica zangada por causa da ausência da irmã nas atividades da casa, como já deixamos claro.
Para nós que somos batizados e participamos da vida divina, que ao mesmo tempo lutamos, sofremos e nos angustiamos, em meio ao ativismo, nas exigências da vida, é indispensável uma consciência bem clara de que nossa vida deveria sempre e cada vez mais se transformar em oração. A vida ativa e a vida contemplativa, entrelaçadas, caminhando juntas, de mãos dadas, que beleza, que maravilha!
É o projeto de Deus que se realiza em plenitude. Santo Agostinho, na sua incomensurável sabedoria, nos assegura: “Marta e Maria simbolizam as duas vidas, a presente e a futura”. Marta e Maria simbolizam a diversidade de dons, carismas e talentos, seja na ação, seja na contemplação, escuta e interiorização. Que a realidade misteriosa do projeto de Deus, através dessas duas santas mulheres, esteja diante dos nossos olhos, na nossa mente e no nosso coração. Assim seja!
*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, articulista, blogueiro, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal – Pároco de Santo Afonso – geovanesaraiva@gmail.com
Autor dos livros:
“O peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (centenário de Dom Helder Câmara);
“A Ternura de um Pastor” – 2ª Edição (homenagem ao Cardeal Lorscheider);
“A Esperança Tem Nome” (espiritualidade e compromisso);
“Dom Helder: sonhos e utopias” (o pastor dos empobrecidos);
“25 Anos sobre Águas Sagradas (coletânea de artigos e fotos).

Fraternidade e Tráfico Humano: CNBB promove curso na modalidade EAD

folder-Ea350Este ano a CNBB através do seu Secretário executivo da Campanha da Fraternidade está proporcionando a realização de um Curso de capacitação para a CF 2014 cujo Tema é: Fraternidade e Tráfico Humano e que tem como Lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” Gl 5,1.
O Curso é à distância e a inscrição pode ser feita aqui: www.solarconsultoria.com.
Carga Horária: 40 horas no período de 40 dias. Valor: R$ 20,00. Turmas:  07/10/2013; 14/10/2013; 21/10/2013; 28/10/2013
OBJETIVOS
1. Os participantes do curso terão tomado contato com as práticas de tráfico humano em suas várias formas e poderão identificar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano e os rostos sofridos por essa exploração.
2. Os participantes terão melhores condições de denunciar as situações de tráfico humano como violação da dignidade e da liberdade humana e de reivindicar, dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social.
3. Os participantes estarão orientados sobre gestos concretos relacionados à temática do tráfico humano, a exemplo de ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico.
EMENTA
O histórico da Campanha da Fraternidade no Brasil; o tráfico humano no contexto da globalização, com foco na mobilidade e trabalho; as formas de enfrentamento ao tráfico humano; a abordagem da questão da escravidão e tráfico humano na bíblia e no ensino social da igreja, à luz da dignidade e dos direitos humanos; propostas para o enfrentamento do tráfico humano e canais de denúncia.
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Festa Nossa Senhora de Nazaré no Montese começa amanhã, dia 9 de outubro

nazaré_gA Paróquia Nossa Senhora de Nazaré no  Montese realiza de 9 a 20 de outubro a festa de sua padroeira com o tem “A Devoção Mariana e o Ano da Fé!” e com lema “A Virgem de Nazaré, Testemunho de Fé!”. O arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio confiará São João Piamarta com o título de co-padroeiro da paróquia. Durante os festejos terá: recitação do terço, confissões, celebração eucarística, novena, e parte social.
A programação é:
Dia 9 de outubro, às 19h, chegada das imagens Peregrinas de Nossa Senhora estando responsável por este dia a Setorização e Pastoral Litúrgica.
Dia 10 de outubro, às 19h, acolhida dos Caminheiros e Recitação do Terço; Às 19h45min, Celebração Eucarística e Novena abordando o tema “Eu Creio, nós Cremos!” estando responsável por este dia os Setores 14 e 15 e Pastoral Litúrgica.
Dia 11 de outubro, às 19h, acolhida dos Caminheiros e Recitação do Terço; Às 19h45min, Celebração Eucarística e Novena abordando o tema “Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra!” estando responsável por este dia os Setores 12 e 13 e Capela Divina Misericórdia.
Dia 12 de outubro (Noite da Juventude), às 19h, acolhida dos Caminheiros e Recitação do Terço; Às 19h45min, Celebração Eucarística e Novena abordando o tema “Creio em Jesus Cristo, Filho Único de Deus!” estando responsável por este dia os Setores 10 e 11 e Setor Juventude.
Dia 13 de outubro, às 8h, Missa dos Motoristas seguida de carreata da paz e bênção dos veículos.
Dia 14 de outubro, às 19h, acolhida dos Caminheiros e Recitação do Terço;
Às 19h45min, Celebração Eucarística e Novena abordando o tema “Creio no Espírito Santo” estando responsável por este dia os Setores 08 e 09 e a Pastoral Litúrgica;
Dia 15 de outubro, às 19h, acolhida dos Caminheiros e Recitação do Terço; Às 19h45min, Celebração Eucarística e Novena abordando o tema “Creio na Santa Igreja Católica” estando responsável por este dia os Setores 06 e 07 e Capelas Santa Teresinha, Perpétuo Socorro e Vila Militar;
Dia 16 de outubro, às 19h, acolhida dos Caminheiros e Recitação do Terço;
Às 19h45min, Celebração Eucarística e Novena abordando o tema “Creio na Comunhão dos Santos” estando responsável por este dia os Setores 03 e 05 e a Pastoral Litúrgica;
Dia 17 de outubro, às 19h, acolhida dos Caminheiros e Recitação do Terço;
Às 19h45min, Celebração Eucarística e Novena abordando o tema “Creio no Perdão dos Pecados” estando responsável por este dia os Setores 02 e 04 e a Pastoral Litúrgica;
Dia 18 de outubro, às 19h, acolhida dos Caminheiros e Recitação do Terço;
Às 19h45min, Celebração Eucarística e Novena abordando o tema “Creio na Ressurreição da Carne!” estando responsável por este dia os Setores 01 e a Pastoral Litúrgica;
Dia 19 de outubro, às 16h30min, Missa e Consagração das Crianças; Às 19h, acolhida dos Caminheiros e Recitação do Terço; Às 19h45min, Celebração Eucarística e Novena abordando o tema “Creio na Vida Eterna!” estando responsável por este dia a Capela Sagrada Família;
Dia 20 de outubro, às 6h30min, Alvorada Festiva;
Celebrações Eucarísticas às 6h30min, 8h e 16h30min; Às 17h30min, Procissão e Solene Celebração Eucarística com Bênção da Imagem de São João Piamarta, COPADROEIRO.
Na Parte Social, dia 06 de outubro, às 9h30min, no Colégio Piamarta – Montese (Ginásio Pe. Felice) Bingo Beneficente com os seguintes prêmios: 1 bicicleta, 1 salário mínimo, 1 TV LCD 32”, 1 Notebook e 1 Moto 125 Cc. Terminando com tradicional almoço;
Dia 17 de outubro – às 20h30min, no Colégio Piamarta – Montese (Bloco B) Seresta ao vivo com Claudia Barroso e Zé Maria;
Dia 18 de outubro – às 20h30min, no Colégio Piamarta – Montese (Bloco B) Anos 60 ao vivo com Gilberto e Banda;
Dia 19 de outubro – às 20h30min, no Colégio Piamarta – Montese (Bloco B) Forró Pé de Serra ao vivo com Mazinho do Tempero Bom.
A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré fica na Rua Jorge Dumar, nº 2448 – Montese. Informações pelo telefone (85) 3494 9974 na Secretaria paroquial.
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Liturgia Diária



Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.


Oração: Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta desta palavra. Primeira leitura: Jn 3,1-10
Leitura da Profecia de Jonas
1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2"Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar". 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: "Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída". 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: "Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer". 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 130
          — Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?
— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

— Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa
  Evangelho: Lc 10,38-42
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!" 41O Senhor, porém, lhe respondeu: "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada". - Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.
  Comentário do Evangelho Apelo a dar prioridade à escuta da palavra do Senhor.
O evangelho não apresenta uma oposição entre ação e contemplação. Neste caso, Jesus daria prioridade à contemplação sobre a ação. Aqui, a questão é bem outra: trata-se de receber Jesus, e de recebê-lo de verdade.
Foi Marta quem o recebeu (cf. v. 38). Daí que é não só precipitado, mas uma má leitura do texto, desqualificar Marta. Jesus aceita o convite de Marta. Aliás, ele espera ser convidado: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3,20). Nós temos sempre uma porta a abrir para acolher Jesus. A fé em Jesus é hospitalidade – trata-se de recebê-lo em si, em sua intimidade pessoal e familiar. E recebê-lo bem! Receber bem é deixar o outro falar e se dispor a ouvi-lo. Frequentemente, há muito barulho à nossa volta, muito barulho em nós. Escutar alguém exige atenção. Escutar distraidamente, continuando a fazer as tarefas, é um modo de dizer àquele que fala que o que ele diz não tem nada de decisivo. Nosso relato tem um valor simbólico. Ele responde a uma questão fundamental para o cristão: o que é ser, realmente, discípulo de Jesus? A lição deste episódio é que ele não opõe duas opções. Ele afirma uma prioridade: escutar, receber uma palavra que se instala em nós como um hóspede se instala em nossa casa. Nosso texto é um apelo a dar prioridade à escuta da palavra do Senhor.
  Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante,em sintonia com todas as pessoas conectadas para meditar e viver a Palavra. Juntas rezamos:
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.
Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 10,38-42 e observo pessoas, palavras, relações com Jesus.
Jesus chama a atenção de Marta. Mas ela não foi censurada porque estava trabalhando, mas porque estava “agitada, ansiosa, inquieta por tantas coisas”.
Maria é elogiada não por estar sentada, acomodada, mas por estar “à escuta da Palavra”.
A escuta da Palavra de Deus deve ter prioridade em relação as nossas ocupaçõesdo dia-a-dia.
A preocupação e a correria pelo trabalho, não só causam cansaço e até estresse;mas podem também reduzir nossa atividade a simples barulho, se não houver uma pausa para a escuta da Palavra. Jesus nos quer ensinar que - escuta da Palavra e trabalho - não devem constituir um dualismo. Tanto uma como outra são atividades que nos acompanham e nos sustentam .
O Evangelho de hoje não conclui qual foi a decisão de Marta, após as palavras de Jesus. Provavelmente foi se acalmar aos pés do Mestre. E, no fim deste momento especial, Maria e Marta foram, juntas, preparar a refeição.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Como me organizo em minhas atividades?
Tenho muitas preocupações e agito-me com muitas coisas como Marta?
Ou, sou capaz de escolher a “melhor parte”, à escuta da Palavra? Como Marta implico-me que outras pessoas ficam tranquilas , “sentadas”, em oração ou à escuta da Palavra?
Consigo ser uma pessoa ativa e reflexiva, ao mesmo tempo? Os bispos na conferência de Aparecida disseram: “Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35).” (DAp 138).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações
e concluo:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus,
Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai.
Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é hoje direcionado à centralidade do mandamento do amor. Não me deixarei vencer pela ansiedade, pela agitação. Terei meu olhar voltado para o que é mais importante.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica

Conhecer-se


Liberte-se.

Deixe transbordar o que tem dentro de você.

Mas, cuidado, isto é de você para você.

Não significa que o seu lado ruim exista para magoar ou para ferir.

Liberte-se dos seus vícios, dos seus preconceitos, enfim, de tudo que paralisa o seu caminho na senda do bem.

Ponha para fora o seu lado bom, pois, por mais imperfeições que você tenha, é natural também que possua qualidades.

Nunca pense ser um ser que só tem defeitos.

Embora os seus defeitos se sobressaiam mais que suas qualidades, lembre-se que é assim com todo mundo ou, pelo menos é o que acontece na maioria das vezes.

Mas vá em frente e conheça-se, que as outras coisas acontecerão por si só. 

Fonte: Catequese Católica