sexta-feira, 30 de maio de 2014

O poder da humildade


Quando você acha que já tem todo conhecimento, você se limita em aprender algo novo.

Quando você investe todo o seu tempo e energia vangloriando-se, não irá existir mais tempo para verdadeiras e significativas realizações.

Quando você acha que é mais importante e maior que outros, você rapidamente perde o respeito das outras pessoas.

Genuína humildade é um sinal incontestável da verdadeira força e confiança.

Quando você renuncia à necessidade de impressionar os outros, aí é que você começa a ser real e verdadeiramente impressionante.

Viva e aja com humildade e os seus esforços serão muito mais eficientes.

Humildade lhe traz respeito e mútua compreensão.

Imagine a positiva diferença que a humildade pode fazer em sua vida e no seu mundo.

Quando a sua vida está cheia dessa poderosa força, você não terá nenhuma necessidade de vangloriar-se.

Viva com humildade e a sua vida será simplesmente…plena!

O orgulho vem antes da destruição, o espírito altivo, antes da queda.
Provérbios 16,18
Fonte: Catequese Católica

Nova presidente para a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil


crb300A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil terá, a partir de junho, nova presidente. Trata-se de Irmã Maria Inês Ribeiro, da Congregaçao das Mensageiras do Amor Divino, então vice-presidente da Conferência, eleita na última Assembleia Geral Eletiva de 2013. Foi presidente da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras de 1994 a 1997 e de 2009 a 2012.
Irmã Maria Inês assume o cargo de presidente como substituta de Irmão Paulo Petry, eleito conselheiro geral para a Região Latinoamericana e Caribenha da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas). A eleição ocorreu durante o 45º Capítulo Geral da Congregação que acontece até meados de junho de 2014, em Roma. Irmão Paulo passa a residir, a partir de junho, na cidade de Medellín, Colômbia.
“Minha gratidão aos Religiosos e Religiosas do Brasil que na última AGE me elegeram, depositando sua confiança em mim. Gratidão a todos/as que assumiram e assumem a missão da CRB. Gratidão às Congregações que liberam alguns de seus membros para integrar as equipes, os serviços e setores que transformam as palavras e anseios da AGE em ações, obras e vida da CRB” disse Irmão Paulo, em mensagem enviada de Roma.
Leia mais…
Por CRB Nacional, Irmã Rosa Silva

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração:
Pai, não permitas que jamais a tristeza e o pranto tomem conta do meu coração. E que a fé na Ressurreição seja, para mim, motivo de perene alegria.
Primeira leitura: At 18,9-18
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus.
12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.
14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 15Mas, como é questão de palavras, nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 16E Galião mandou-os sair do tribunal.
17Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencréia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 47
          — O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

— Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado.

— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
 
 
Evangelho: Jo 16,20-23a
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo. 22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
A tristeza se transformará em alegria.Diante da morte de Jesus, há um contraste entre a atitude dos discípulos e a do mundo. A tristeza e a lamentação dos discípulos são causadas pela paixão e morte de Jesus. Não se pode, no entanto, deixar de ler nessas linhas a perseguição dos cristãos por parte dos judeus. A tristeza que abate e faz perder a esperança certamente não provém de Deus, mas do inimigo da natureza humana. Próprio de Deus é consolar, animar, encorajar para que mesmo em meio à perseguição os discípulos possam permanecer no Senhor e dar testemunho, inclusive pela entrega da própria vida, do Cristo ressuscitado. É na palavra do Cristo que o cristão fiel deve confiar: a tristeza se transformará em alegria, assim como a morte foi vencida pelo poder de Deus que ressuscitou o seu Filho dentre os mortos. Não há vida sem sofrimento. É o que acontece com a mulher que está para dar à luz. Mas a irrupção de uma vida nova transforma o sofrimento numa grande alegria – isso é uma verdadeira Páscoa! A alegria, que é dom do Cristo ressuscitado, ninguém nem nenhuma situação humana pode tirar. Ela é dada para permanecer mesmo em tempos difíceis, como no tempo da perseguição por causa da fé em Jesus Cristo.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, renovando minha fé,
com todas as pessoas que acessam este blog:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.


1- Leitura (Verdade)

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 16,20-23a, e observo as palavras de Jesus, carregadas de amor.
Jesus usa uma imagem cheia de ternura, de sofrimento e alegria que é a de um parto. Diz que assim vai acontecer conosco. A partida de Jesus com sua morte vai entristecer aos apóstolos, mas a certeza da Ressurreição vai provocar uma imensa alegria.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Nem sempre compreendo o sofrimento, a dor, os momentos difíceis. Mas, a minha fé me garante que depois de uma tempestade sempre vem o sol, a calmaria.
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: "O Espírito Santo fortalece a identidade do discípulo e desperta nele a decidida vontade de anunciar com audácia aos demais o que tem escutado e vivido." (DAp 251).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Renovo a minha fé, com uma bonita canção:
É o Espírito Santo de Deus
Pe. Zezinho, scj

Ele sopra na alma da gente
Ele é sopro divino
É do céu que ele vem
Ele é forte, é suave, ele é quente
Ele sopra na mente
Ele faz tanto bem

Quem não sente este vento soprando
Este vento passando
Não sabe o que é

É o Espírito Santo de Deus
É o Espírito Santo de Deus

Foi Jesus que soprou sobre os onze
No dia feliz em que foi para o céu
E seu sopro divino foi tanto
Que pôs... nos onze o Espírito Santo

Ele faz a cabeça da gente
Ele toca na mente
Se a gente deixar
Ele vem, ele sopra insistente
Ele é tão convincente
Ele sabe tocar

Quem não sente esta delicadeza
Não sabe a leveza
De ser e de crer
É o Espírito Santo de Deus...

Lá na Bíblia se lê todo dia
Que Deus não iria deixar de falar
O amor de Jesus ainda é tanto
Que põe na gente o Espírito Santo

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
"Como discípulos e missionários, somos chamados a intensificar nossa resposta de fé e a anunciar que Cristo redimiu todos os pecados e males da humanidade” (DAp 134). Assim, passarei o dia de hoje.

Bênção


- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica