terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Lançamento da CF-2014 na Arquidiocese de Fortaleza e Coletiva de Imprensa


cf20141Uma vez mais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, em âmbito nacional, durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade (CF). Essa feliz iniciativa vem mobilizando, cada ano, toda a Igreja Católica e sociedade em favor da vida digna, justiça social, fraternidade e paz para todos os brasileiros e essa já é 51ª Campanha.
“Fraternidade e Tráfico Humano” é o tema da Campanha da Fraternidade 2014, escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, para nossa reflexão sobretudo, no tempo de quaresma que se aproxima. O tema não é só de interesse para os fiéis católicos, mas para toda a sociedade, independente de raça, cor ou religião, pois trata de um dos modos atuais de escravidão, fruto da cultura que vivemos. O lema é inspirado na carta aos gálatas “é para a liberdade que cristo nos libertou” (5,1).
A CF-2014 tem como objetivo geral identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e das filhas de Deus. (Texto-Base da CF 2014)
Os criminosos deste tráfico exploram pessoas de várias atividades: construção, confecção, entretenimento, sexo, serviços agrícolas e domésticos, adoções ilegais, remoção de órgãos e outras. As vítimas normalmente são aliciadas com falsas promessas de melhores condições de vida em outras cidades ou países. Por isso, o tráfico humano é frequentemente vinculado à migração, sobretudo quando o migrante está sob alguma forma de ilegalidade dentro ou fora do país. (Texto-Base da CF 2014)
A abertura da CF-2014 na Arquidiocese de Fortaleza será feita em dois momentos: no dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas, às 18h30min abrindo o tempo da Quaresma, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, em Missa presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza; no dia 6 de março, às 15 horas, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” com a presença dos representantes de setores eclesiais e civis relacionados ao tráfico humano, em sessão de abertura da CF. Na ocasião será realizada a tradicional entrevista coletiva aos meios de comunicação.
O Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” está localizado na Rua Rodrigues Júnior, 300, Centro – Fortaleza, CE. Informações com Janayna Gomes – Setor de Comunicação (85) 99216701 ou (85) 33888703 / Secretariado de Pastoral (85) 3388 8701 ou (85) 33888702.

“Com os Jovens no Ano da Esperança”

arcebispocat

Com a firme convicção de que a juventude tem, por sua própria natureza, o desejo do novo, do que virá, do que poderá ser além do que já foi, vimos no ano 2013 as grandes manifestações da juventude, sendo a maior delas a JMJ Rio 2013 – Jornada Mundial das Juventude no Rio de Janeiro com a presença animadora e iluminadora do Papa Francisco.
Jovens do mundo todo deram um testemunho inequívoco da força da Fé, do vigor do Evangelho de Jesus Cristo em suas vidas, para a renovação da humanidade.
Em nossa Arquidiocese, como em todo o Brasil, os jovens se prepararam nos inúmeros “Bote Fé”, que causou um levantar-se da juventude e a renovação das esperanças maiores de que um futuro melhor não só é possível sonhar, mas realizar.
No período da Quaresma foi motivo de grande alegria a presença da Juventude de nossa Arquidiocese de Fortaleza nos eventos preparatório da JMJ, de modo especial nas Catequeses Quaresmais realizadas pelo arcebispo com os jovens reunidos na Catedral Metropolitana de Fortaleza, nas tardes de sábado e em suas missões pré-jornada mundial.
Os jovens expressaram sua ânsia pela verdade, pela justiça e pelos valores do Evangelho. Testemunharam com suas vidas o caminho que fazem na construção de um mundo novo, de uma nova sociedade, que mereça a realização do Reino de Deus.
No tempo pascal, os sacerdotes se reuniram em suas comunidades com a mesma juventude cristã para um encontro com o Senhor ressuscitado, no aprofundamento da Fé e vivência em comunhão fraterna, no compromisso com a construção da fraternidade universal.
No Ano da Esperança 2014, movidos pela esperança de que o novo pode acontecer pela força de Deus e pelo acolhimento humano disposto e generoso, voltamos a propor aos nossos jovens os encontros de Quaresma e de Páscoa, que aprofunde o encontro com Cristo e com Ele estejamos na missão entregue pelo Papa Francisco de irem por todo o mundo para anunciar o Evangelho.
Estaremos nos encontrando na Catedral nos sábados da Quaresma ( nos dias 8, 15 e 29 de março; no dia5 de abril) para as Catequeses sobre a Esperança Cristã. “Esperança que não decepciona”, “Esperança que se fundamenta na Fé e age na Caridade”. No Domingo de Ramos (13 de abril) viveremos em todo o mundo o DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE, celebrado também nas manifestações da Caminhada dos Ramos. Depois virão os encontros de Páscoa nas Comunidades Eclesiais, nas Paróquias, para alargar os motivos de “Alegria na Esperança” que a vida em Cristo traz.
Fundamenta se a Fé, anima-se a Esperança e desenvolve-se a ação do Amor Verdadeiro (Caridade). Novamente voltaremos aos fundamentos do Evangelho e nos ensinamentos do Catecismo da Igreja Católica em sua forma YouCat – mensagem aos jovens. Poderemos colher dos mesmos jovens os testemunhos de esperança que animam o nosso presente e nos impulsiona para o futuro…
Quanto tanto somos desafiados para as transformações da convivência humana, tão agredida em sua dignidade! Mais uma vez somos lembrados pela Campanha da Fraternidade – CF 2014, que foi para a liberdade dos filhos de Deus, que Jesus nos libertou de todas as formas de escravidões. Isto nos faz clamar contra o tráfico de seres humanos, que em nossos dias assumem as mais diversas formas. É urgente surgir uma nova geração libertada e libertadora para que a sociedade humana por inteiro seja verdadeiramente livre e realizadora nos relacionamentos humanos verdadeiros e plenos.
Para construir a Civilização do Amor é preciso a Cultura do Encontro, de encontros humanos promotores da vida plena para todos. As MISSÕES JOVENS a se desenvolver no decorrer do ano serão oportunidade de ver nossa juventude construindo o novo lá onde mais ele necessita ser realizado.
Assim, com o Senhor que faz novas todas as coisas, no coração dos que ainda tem a graça do futuro para construir, esperamos pelo Reino de Deus e à sua construção nos dedicamos com alegria, confiança, esperança…
+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Área Pastoral São José - Barroso II: CNBB apresenta projetos para a Copa do Mundo

Área Pastoral São José - Barroso II: CNBB apresenta projetos para a Copa do Mundo: A CNBB, por meio de representantes da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade e da Justiça e da Paz, esteve presente na ...

CNBB apresenta projetos para a Copa do Mundo


copa400
A CNBB, por meio de representantes da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade e da Justiça e da Paz, esteve presente na reunião sobre a Copa do Mundo, no dia 19 de fevereiro, no Palácio do Planalto. O encontro, que contou com a participação de várias igrejas do Brasil, foi uma iniciativa da Secretaria Geral da Presidência da República, por intermédio do Departamento de Diálogos Sociais da Secretaria Nacional de Articulação Social. Foi coordenado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho.
Os objetivos foram fomentar e articular o diálogo entre os diferentes segmentos da sociedade civil e órgãos governamentais. Na ocasião, foram apresentadas as ações e perspectivas do governo federal a respeito da Copa do Mundo, bem como as percepções e iniciativas desenvolvidas por igrejas e entidades religiosas relacionadas ao evento internacional.
Ações da Igreja
Representaram a CNBB: padre Ari dos Reis, irmã Claudina Scapini e Francisco Vladimir, membros da Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Também esteve presente uma das coordenadoras da Rede Um Grito pela Vida e membro da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Gabriella Bottani. O grupo apresentou as ações que a Igreja Católica tem realizado por meio dos seus regionais, dioceses, paróquias, comunidades e pastorais. Entre elas, esteve em pauta a reunião ocorrida nos dias 16 17 de dezembro de 2013, com representantes das arquidioceses das cidades-sede da Copa do Mundo, da Pastoral da Mulher Marginalizada e da Pastoral do Povo de Rua. Este encontro foi organizado pela Pastoral do Turismo, que é vinculado ao Setor Mobilidade Humana da CNBB. Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados à Copa do Mundo e relatadas as ações das pastorais sociais como: a criação de um Grupo de Trabalho Nacional da Copa, articulação das instituições que tratam do tema, disponibilidade de missas em outros idiomas, formação de agentes para acolhida aos turistas, elaboração de um folder com orientações sobre a Copa do mundo, organização de um calendário comum de atividades, articulação do projeto – Copa da Paz – nas arquidioceses-sede, entre outros.
Irmã Gabriella Bottani falou sobre a campanha recém lançada pela CRB “Jogue a favor da Vida”, que visa contribuir para a prevenção do tráfico de pessoas e da exploração sexual no país. A CRB desenvolve ações preventivas de sensibilização, capacitação, organização, participação e mobilização social, antes, durante e após a realização da Copa do Mundo. A campanha foi lançada semana passada pela Rede “Um grito pela Vida”, da qual faz parte um grupo de religiosas sensíveis e comprometidas com os milhares de brasileiros/as vítimas do tráfico de pessoas.
Desafios
Além de apresentar essas ações previstas, os representantes da CNBB e CRB questionaram as diversas violações de direitos que estão sendo praticadas em nome da Copa do Mundo de 2014: remoções forçadas, indenizações injustas, a falta de participação popular nas decisões, violência estatal e higienização das ruas do centro nas cidades-sede, instalação dos tribunais de exceção etc.
Fonte: CNBB

Papa organiza nova estrutura de gestão econômica

Publicado em: 24/02/2014 

Franciscoassina400Por meio do Motu Proprio Fidelis dispensator et prudens, o papa Francisco constituiu uma nova estrutura de gerenciamento econômico da Santa Sé e do Vaticano. A Secretaria para a Economia terá o atual arcebispo de Sidney (Austrália), cardeal George Pell, como dirigente.
A expressão Fidelis dispensator et prudens pode ser traduzida como “gerente fiel e prudente”. Para o papa, no texto do Motu Proprio, o administrador “tem a tarefa de cuidar atentamente daquilo que lhe foi confiado, assim a Igreja tem consciência da responsabilidade de tutelar e gerir com atenção os próprios bens, à luz da sua missão de evangelização e com particular solicitude para com os necessitados.”
De acordo com o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, em entrevista à Rádio Vaticano, o novo organismo é a autoridade sobre todas as atividades econômicas e administrativas da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano. “Uma instituição forte, que coordena toda esta dimensão da realidade operativa dentro da Santa Sé e da Cidade do Vaticano: prepara os balanços, publica os balanços e responde a um Conselho”. O conselho é composto por 15 membros, sendo oito eclesiásticos (cardeais ou bispos) e sete leigos especialistas em problemas econômicos e financeiros.
Outra instituição é o Setor do Revisor Geral que tem a incumbência de executar as tarefas de revisão nos balanços e situações econômicas.
Algumas funções e estruturas permanecem sem alteração, como a Autoridade de Informação Financeira (AIF), instituição autônoma em relação às outras, responsável por colaborar com as unidades de informação financeira de outros Estados, No que se refere ao combate à lavagem de dinheiro; a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (Aspa), com a função reiterada de Banco Centro para o Estado da Cidade do Vaticano; e o Instituto para as Obras de Religião (IOR), que, segundo Lombardi, continua sendo objeto de estudo e reflexão, mas é apenas uma pequena parte dentro do horizonte mais amplo “que diz respeito às dimensões econômicas e administrativas da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano em seu conjunto”.
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Retiros e encontros no período do carnaval na Arquidiocese de Fortaleza

Retiro de carnaval para surdosShalon1-310x175
Nos dias 2 a 04 será realizado o Carnaval para Surdos, no Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES), localizado na Avenida Rui Barbosa, 960. O Retiro de Carnaval para Surdos será realizado pela primeira vez este ano e tem como objetivo a motivação de alcançar os surdos através da palavra de Deus e promover a sua integração na Igreja.
Informações pelo telefone (85) 88408207 com Luiza Fernanda – Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Fortaleza.
Renovação Carismática Católica realiza Renovar
A Renovação Carismática Católica prepara em diferentes o RENOVAR, o encontro de carnaval da Renovação Carismática no Ceará, que acontece entre os dias 1 e 4 de março em paróquias, comunidades, grupos de oração e diversas dioceses do estado. A grande presença de jovens faz com que o encontro ganhe cada vez mais espaço nas redes sociais.
O Carnaval é um dos feriados mais esperados do ano, são três, quatro, cinco ou até mais dias de festa e muitos foliões ganham as praias, serras e outros destinos turísticos e festivos do estado. Em contraponto muitas pessoas preferem viver um carnaval de paz ao lado de familiares e amigos. O Renovar é uma oportunidade de se viver uma experiência diferente nesta época do ano, conhecida também pelo aumento do número de acidentes, crimes e exageros provocados pelo uso de bebidas e drogas, além da disseminação de valores e comportamentos que podem gerar consequências negativas para os jovens participantes.
Nas redes sociais o Renovar vem ganhando cada vez mais espaço, devido a sua grande amplitude e abrangência, o evento ganha notoriedade também pela sua metodologia, já que são realizados shows, apresentações teatrais e de dança, trios elétricos, seminários, palestras, ‘Renovar kids’ para crianças, grupos de discussão, dinâmicas, enfim. Em cada local uma metodologia diferente para viver um carnaval com segurança e espiritualidade.
São diversas postagens, onde os jovens apresentam o Renovar em que vão participar. Alguns de forma ousada e até bem humorada, demonstram que o evento entrou para o gosto da juventude católica do estado. A preparação para o evento é marcada pelos denominados “pré-renovar”, que de forma dinâmica divulgam o evento.
Para 2014 o tema do RENOVAR é “reunidos num só corpo pela força da cruz” (Cf Ef 2, 16), em unidade com eventos realizados em todo o Brasil pela Renovação Carismática Católica. O objetivo do evento, além de provocar uma atitude nova em cada participante, visa a promoção de uma cultura de paz na sociedade, como o próprio evento anuncia em sua divulgação: uma alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas.
Serviço
Renovar – A festa que não acaba na quarta-feira de cinzas
Data: de 01 a 04 de março
Local: em todas as comunidades ou grupos de oração da Renovação Carismática Católica nas mais de 121 paróquias de Fortaleza e cidades do interior do Estado do Ceará.
Informações: (85) 8775.6470 – www.rccceara.org – comunicadoresceara@gmail.com
22º Retiro de Carnaval da Juventude na Paróquia Santo Antônio – Capuan
A Pastoral da Juventude da Paróquia Santo Antônio – Capuan convida a todos para do 22º Retiro de Carnaval da Juventude que acontece de 28 de fevereiro a 05 de março, em Santa Rosa. Os interessados devem procurar a secretaria paroquial para fazer sua inscrição e obter maiores informação. Contato pelo telefone (85) 3342 6068 na Secretaria Paroquial.
Cristo Alegria 2014: Paróquia São Pedro e São Paulo, Quintino Cunha
Festa Cristã que ocorre há 11 anos em nossa paróquia no período do carnaval é o Cristo Alegria, e este ano está com o tema “MAIS EU SEMPRE TEREI ESPERANÇA, E TE LOUVAREI CADA VEZ MAIS NO SENHOR”. O evento acontecerá de 01 a 04 de março, com início às 20 horas, na Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro Quintino Cunha. Na programação Shows diários, com bandas católicas como Misericórdia em Canção, Naldo José, Pegada Santa, dentre outras. Entrada gratuita. A Coordenação deste ano está com Encontro de Jovens com Cristo.
Programação:
Dia 01/03 – Misericórdia em Canção;
Dia 02/03 – Ministério Chamar e Só Louvor;
Dia 03/03 – Ministério Jireh e Pagada Santa;
Dia 04/03 – Ministério Kerigma e Misericórdia Divina.
Informações pelo telefone (85) 3479 2871 – Raimundinha na Secretaria Paroquial.
Por  Gildo Ferreira – Pascom São Pedro e São Paulo – Quintino Cunha.
Shalom prepara Renascer 2014
A Comunidade Católica Shalom prepara a 28ª edição do Renascer que neste ano acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de março, das 8h às 20h, no ginásio poliesportivo Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050, Aldeota). Como nas demais edições a entrada é franca e os participantes são convidados a levar um quilo de alimento perecível que serão revertidos para as obras de promoção humana do Shalom.
O Renascer foi o primeiro retiro aberto de carnaval em Fortaleza. O objetivo é oferecer ao fortalezense uma opção segura de diversão e aprofundamento da fé durante os dias de carnaval.
Os 26 Centros de Evangelização do Shalom, espalhados pela Arquidiocese de Fortaleza, estão mobilizados na realização do evento. Até o dia do retiro os membros da instituição desenvolverão atividades como panfletagens, convite pessoa a pessoa em locais públicos e cruzamentos de trânsito, e uma carreata para convidar as pessoas para o Renascer.
“Todos do Shalom se empenham nesse trabalho de evangelização. Fazemos aquilo que Cristo no pediu e a Igreja no envia, de ir ao encontro do homem de hoje. O Renascer é aberto a todas as pessoas, de todos os credos, raças e situação social”, explica Tobias Cortez, responsável pela divulgação do Retiro.
A organização do evento confirmou os pregadores da edição 2014 do maior Retiro de Carnaval do estado. Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, é um deles. Azevedo foi recentemente confirmado como membro consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, Dicastério da Sé romana que auxilia o Papa no que diz respeito ao acompanhamento e incentivo de ações dos leigos espalhados pelo mundo.
Emmir Nogueira, Co-fundadora da Comunidade Católica Shalom também confirmou presença. A formadora geral da instituição é escritora, prega retiros dentro e fora do país. Em 2013, Emmir foi convidada para participar em Roma do Seminário sobre os 25 anos da Carta Mulieris Dignitatem, escrita pelo Beato João Paulo II.
Outro pregador conhecido de boa parte da população é padre Antonio Furtado. Padre Antonio, além de pregar, coordenará o Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES), uma série de palestras e orações cujo objetivo é renovar no participante sua experiência pessoal com o amor de Deus. O SVES realizado no Renascer é o maior do estado.
Leia mais aqui: Sete motivos pelos quais as pessoas escolhem o Renascer
Mais informações: www.comshalom.org /renascerfortaleza (85) 3295.4583.
Comunidade Católica Emanuel realiza Proclamar
A Comunidade Católica Emanuel, no bairro José Walter que faz parte da Paróquia Santíssima Trindade realizará de 02 a 4 de março, no Colégio 21 Educar, o Proclamar 2014 tendo como tema “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados”. A missa de abertura será no dia 01 de março, às 19 horas. Durante o evento louvor, adoração, pregação e missa. Entrada franca. Venha passar um carnaval diferente. A programação dos dias 02, 03 e 04 de março será:
Às 8h – Louvor/Oração
Às 9h – Pregação
Às 10h – Intervalo
Às 10h30min – Cânticos/Oração
Às 10h45min – Adoração
Às 11h45min – Avisos
Às 12h – Intervalo almoço
Às 14h – Louvor/Oração
Às 15h – Pregação
Às 16h – Intervalo
Às 16h30min – Cânticos/Oração
Às 16h45min – Pregação
Às 17h45min – Adoração
Às 18h45min – Intervalo
Às 19h – Santa Missa
Informações pelo telefone (85) 3291 3961, na Comunidade Católica Emanoel.
Carnaval é com Jesus na Comunidade Vinde a Mim, Vila União
Para proporcionar as pessoas um carnaval diferente, cheio de alegria e esperança. A Comunidade Católica Vinde a Mim realiza nos dias 1, 2, 3 e 4 de março, o retiro de Carnaval com o tema: “Alegrai vos no Senhor” (Fl 4,6) que vai acontecer na escola Aurélio Câmara, no Vila União. No dia 1°, a festa inicia às 18h, já nos dias 2, 3, e 4, das 8h30min às 21h. Durante o evento, os foliões vão participar de várias atividades como louvor, adoração, pregação e dinâmica. A entrada é franca e as inscrições ainda estão abertas. O evento é para toda a família. Vale a apena experimentar um carnaval diferente.
Saiba mais
A Comunidade Vinde a Mim vem atuando há 14 anos num trabalho de evangelização e promoção humana junto aos moradores do bairro. Ela busca levar a todas as realidades, desde as crianças, os jovens, atingindo também as famílias, uma contribuição para o crescimento pessoal, social, comunitário e espiritual das pessoas.
Informações pelo telefone: Dayane Cristina ou Bernadina Alves, nos telefones (85) 8902-8337 ou (85) 8883-1258.
RENOVAR: Paróquia São João Batista, Acarape
A Paróquia São João Batista em Acarape realiza nos dias 02 e 03 de março, a partir das 8 horas da manhã, no período do carnaval o “RENOVAR” coordenado pela Comunidade e Associação Católica Luz de Deus missão Acarape, com Louvor, Pregação e Adoração. Informações pelo telefone (85) 3373 1387, na secretaria paroquial.

Dom Orani Tempesta é criado cardeal


0102_Dom-Orani400O papa Francisco presidiu no dia 22, solenidade do Consistório para a criação de 19 cardeais, sendo 16 deles eleitores. Na ocasião, celebrada na Basílica de São Pedro, esteve o papa emérito Bento XVI. Entre os novos cardeais está o brasileiro dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, ao qual foi atribuído o título da igreja de Santa Maria Mãe da Providência.
Com a presença de mais de 150 cardeais, o papa refletiu a passagem do Evangelho de Marcos (Mc 10, 32-45) destacando em sua homilia a palavra “caminhar”, citando o percurso de Jesus e seus ensinamentos aos discípulos ao longo do caminho. “Jesus não veio para ensinar uma filosofia, uma ideologia… mas um ‘caminho’, uma estrada que se deve percorrer com Ele; e aprende-se a estrada, percorrendo-a, caminhando”.
Em suas palavras, o papa destacou o chamado aos novos cardeais. “Irmãos, deixemos que o Senhor Jesus nos chame para junto de Si! Deixemo-nos ‘convocar’ por Ele. E ouçamo-Lo, com a alegria de acolhermos juntos a sua Palavra, de nos deixarmos instruir por ela e pelo Espírito Santo para, ao redor de Jesus, nos tornarmos cada vez mais um só coração e uma só alma”, disse.
Ao final da homilia, Francisco citou as necessidades da Igreja, que precisa da colaboração, da comunhão, da coragem e da compaixão dos cardeais, principalmente em relação às comunidades eclesiais e a todos os Cristãos que sofrem perseguições. A Igreja precisa do clero romano como homens de paz, por meio de obras, desejos e orações, afirmou o papa que concluiu invocando a paz e a reconciliação para os povos “que, nestes tempos, vivem provados pela violência e a guerra”.
Após um momento de silêncio, foram feitas a leitura da fórmula de criação e a proclamação solene dos nomes dos novos cardeais que, depois desse momento, fizeram a Profissão de Fé e o juramento de fidelidade e obediência a Francisco e seus sucessores. Ao ajoelharem-se diante do papa, receberam, individualmente, o solidéu; o anel, para reforço do amor pela Igreja; o barrete cardinalício, “como sinal da dignidade do cardinalato”; e a atribuição de uma Igreja de Roma, como símbolo da “participação na solicitude pastoral do Papa”. O momento é selado com o abraço da paz.
À tarde, entre 16h30 e 18h30, os novos cardeais receberão, na Sala Paulo VI e em diversas salas do Palácio Apostólico, as visitas de cortesia. Segundo informações do Serviço de Notícias do Vaticano, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani JoãoTempesta, estará na sala Paulo VI. Amanhã, às 10h, na Basílica Vaticana, o papa presidirá a celebração eucarística com os novos cardeais.
Colégio cardinalício
A Igreja conta hoje com 218 cardeais vindos de 68 países. No Brasil, são 10 cardeais, sendo cinco eleitores: o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis; o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Cláudio Hummes; o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e arcebispo emérito de Brasília, cardeal João Braz de Aviz; o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer; e o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta. Os cardeais com mais de 80 anos são: o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Paulo Evaristo Arns; o arcebispo emérito de Belo Horizonte, cardeal Serafim Fernandes de Araújo; o arcebispo emérito de Brasília, cardeal José Freire Falcão; o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio Oscar Scheid; e o arcebispo emérito de Salvador, cardeal Geraldo Majella Agnelo.
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém

Oração:
Pai, reforça minha fé, de modo a me predispor a ser beneficiado por teu filho Jesus, por meio do qual tua misericórdia chega até a mim.
Primeira leitura: Tg 4,1-10
Leitura da Carta de São Tiago
Caríssimos, 1de onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis.
3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.4Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo toma-se inimigo de Deus.
5Ou julgais ser em vão que a Escritura diz: “Com ciúme anela o espírito que nos habita”? 6Mas ele nos dá uma graça maior. Por isso, a Escritura diz: “Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes”. 7Obedecei pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios.
9Ficai tristes, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria em desalento.10Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 55
          — Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!
— Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

— É por isso que eu digo na angústia: “Quem me dera ter asas de pomba e voar para achar um descanso! Fugiria, então, para longe, e me iria esconder no deserto.

— Acharia depressa um refúgio contra o vento, a procela, o tufão”. Ó Senhor, confundi as más línguas.

— Dispersai-as, porque na cidade só se vê violência e discórdia! Dia e noite circundam seus muros.

— Lança sobre o Senhor teus cuidados, porque ele há de ser teu sustento, e jamais ele irá permitir que o justo para sempre vacile! 
 
 
Evangelho: Mc 9,30-37
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Iluminados e fortalecidos pela ressurreição
Nosso texto de hoje é o segundo anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Do ponto de vista narrativo, esses relatos têm por função preparar o leitor para entrar no relato da paixão e morte do Senhor, sem serem tomados pela surpresa e sem medo e esmorecimento, mas iluminados e fortalecidos pela ressurreição. O Jesus de Marcos é um Mestre que sempre está ensinando os seus discípulos e a multidão. Aqui, neste trecho o conteúdo é o mistério pascal do Filho de Deus. Como no primeiro anúncio (Mc 8,31-33), Jesus repreende os discípulos por causa de sua reação. A discussão entre eles de quem era o maior é expressão da incompreensão deles acerca do destino de Jesus e de sua missão, e da condição deles como discípulos. No seguimento de Cristo, o maior é o que serve, à imitação de Jesus que se fez servo de toda a humanidade. No seguimento do Senhor, em que o serviço deve caracterizar a missão, a disputa pelo poder e a defesa de privilégios são absolutamente inaceitáveis. O acolhimento de todos, sem acepção de pessoas, e de modo especial os que mais precisam de cuidado, é a atitude requerida de todos os cristãos que compreendem a fé que professam.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante,
com a prece de Jean Crasset:
Senhor,
deixo-me conduzir pela vossa sabedoria.
Repouso na vossa bondade.
Apoio-me na vossa força.
Confio na vossa misericórdia.





1- Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto bíblico de hoje: Mc 9,30-37.
Caminhando pela Galiléia, Jesus " ensinava os seus discípulos". Fala-lhes de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Os discípulos não entendiam e tinham medo deste assunto. Preferiam não perguntar nada, mas discutiam, entre si, sobre quem seria o maior. Como era difícil para os amigos de Jesus entender a sua proposta! O Mestre, então, lhes ensinou que, quem quiser ser o primeiro, seja o último e aquele que serve. Falou ainda de acolhimento aos pequenos.

2- Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?
Como fica a proposta de Jesus para o mundo de hoje?
Nosso mundo estimula a competição individual, econômica, social. Nos ambientes de trabalho, às vezes, há uma cruel disputa de cargos e salários. A desigualdade social é imensa. No Brasil esta desigualdade é uma das maiores do mundo. Milionários, bilionários ganham milhões em somente um mês, enquanto a grande maioria da população passa fome, necessidades e está exposta à violência. O Brasil, apesar de estar entre as dez maiores economias do mundo, é um dos campeões de desigualdade social. Isto gera violência e insegurança.
Josué de Castro, intelectual brasileiro que pioneiramente mapeou o drama da fome no Brasil, fez a seguinte constatação:
"Metade da humanidade não come e a outra metade não dorme com medo da que não come".
Bem diferente a proposta de Jesus: multiplicou os pães para saciar a fome da multidão e afirmou:
"Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!"
Vê-se que a questão continua a mesma do tempo de Jesus: a ganância para ser o maior, com o sacrifício dos outros.

3- Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Faço orações pessoais e rezo:
Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família,
como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.
Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.
Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Posso começar hoje, a vencer toda violência, fruto da desigualdade e da ganância de poder,
dispensando maior atenção aos pequenos.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica

Área Pastoral São José : PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS

Foto: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

09/03 – (Dom) - Pré-abertura da Festa
08h:30m – Acolhida, Oração e Envio
11h - Partilha das experiências 
13h - Almoço comunitário
15h - Exposição do Santíssimo.
17h – Santa Missa: Pe. Luciano Gonzaga - Vigário da Área Pastoral São José 

10/03 – Segunda – 1º dia - Abertura com Hasteamento da Bandeira
19h - Santa Missa
Cel.: Pe.  Fco. Das Chagas - Vigário da Área Pastoral São José
Animação Litúrgica: Comunidade São José
Homenageados: As Famílias 

11/03 – Terça-Feira – 2º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Rafhael – Reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider da Arquidiocese de Fortaleza
Animação Litúrgica: Santo Antônio / N. Sra. das Graças 
Homenageados: Os Motoristas

12/03 – Quarta-Feira – 3º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Francileudo, Seminário São José de Teologia (Arquidiocese de Fortaleza)
Animação Litúrgica: Santa Luzia / Toca de Assis 
Homenageados: Estudantes

13/03 – Quinta-Feira – 4º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Élio Correia – Pároco da Paróquia S. Fco. de Assis – Dias Macedo.
Animação Litúrgica: Paróquia S. Fco. de Assis – Dias Macedo.
Homenageados: Os Esportistas

14/03 - Sexta-Feira – 5º dia
19h - Santa Missa
Cel: Pe. Balbino, pároco da Paróquia São Diogo - Cajazeiras
Animação Litúrgica: São Joaquim e Santa Ana 
Homenageados: Os Trabalhadores.

15/03 - Sábado - 6º dia
19h - Santa Missa
Cel: Pe. Benício, reitor do seminário São José de Filosofia
Animação Litúrgica: São Francisco de Assis – Conjunto Palmeiras 
Homenageados: Os Trabalhadores.

16/03 - Domingo - 7º dia
19h - Santa Missa 
Cel.: Dom Vasconcelos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza  
Animação Litúrgica: Nossa Senhora da Consolação e Nossa Senhora de Fátima
Homenageados: Os Comerciantes

17/03 - Segunda-Feira – 8º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Antônio Furtado, Ccs.
Animação Litúrgica: Menino Jesus de Praga e Santa Teresinha do Menino Jesus (Paróquia Mãe Santíssima)
Homenageados: Os Agentes de Pastorais 

18/03 - Terça -Feira – 9º dia
19h - Santa Missa
Cel. Pe. Toinho, vigário da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres – Tancredo Neves.
Animação Litúrgica: Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres – Tancredo Neves
Homenageados: Os Enfermos

19/03 - Quarta-Feira – Encerramento
Procissão: Saindo às 17hs seguida da Santa Missa  
Cel.: Pe.  Luciano - Vigário da Área Pastoral São José – Barroso II
Animação Litúrgica: Liturgia da Área Pastoral São José 
Homenageados: As comunidades

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
09/03 – (Dom) - Pré-abertura da Festa
08h:30m – Acolhida, Oração e Envio
11h - Partilha das experiências 
13h - Almoço comunitário
15h - Exposição do Santíssimo.
17h – Santa Missa: Pe. Luciano Gonzaga - Vigário da Área Pastoral São José 

10/03 – Segunda – 1º dia - Abertura com Hasteamento da Bandeira
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Fco. Das Chagas - Vigário da Área Pastoral São José
Animação Litúrgica: Comunidade São José
Homenageados: As Famílias 

11/03 – Terça-Feira – 2º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Rafhael – Reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider da Arquidiocese de Fortaleza
Animação Litúrgica: Santo Antônio / N. Sra. das Graças 
Homenageados: Os Motoristas

12/03 – Quarta-Feira – 3º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Francileudo, Seminário São José de Teologia (Arquidiocese de Fortaleza)
Animação Litúrgica: Santa Luzia / Toca de Assis 
Homenageados: Estudantes

13/03 – Quinta-Feira – 4º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Élio Correia – Pároco da Paróquia S. Fco. de Assis – Dias Macedo.
Animação Litúrgica: Paróquia S. Fco. de Assis – Dias Macedo.
Homenageados: Os Esportistas

14/03 - Sexta-Feira – 5º dia
19h - Santa Missa
Cel: Pe. Balbino, pároco da Paróquia São Diogo - Cajazeiras
Animação Litúrgica: São Joaquim e Santa Ana 
Homenageados: Os Trabalhadores.

15/03 - Sábado - 6º dia
19h - Santa Missa
Cel: Pe. Benício, reitor do seminário São José de Filosofia
Animação Litúrgica: São Francisco de Assis – Conjunto Palmeiras 
Homenageados: Os Trabalhadores.

16/03 - Domingo - 7º dia
19h - Santa Missa 
Cel.: Dom Vasconcelos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza 
Animação Litúrgica: Nossa Senhora da Consolação e Nossa Senhora de Fátima
Homenageados: Os Comerciantes

17/03 - Segunda-Feira – 8º dia
19h - Santa Missa
Cel.: Pe. Antônio Furtado, Ccs.
Animação Litúrgica: Menino Jesus de Praga e Santa Teresinha do Menino Jesus (Paróquia Mãe Santíssima)
Homenageados: Os Agentes de Pastorais 

18/03 - Terça -Feira – 9º dia
19h - Santa Missa
Cel. Pe. Toinho, vigário da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres – Tancredo Neves.
Animação Litúrgica: Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres – Tancredo Neves
Homenageados: Os Enfermos

19/03 - Quarta-Feira – Encerramento
Procissão: Saindo às 17hs seguida da Santa Missa 
Cel.: Pe. Luciano - Vigário da Área Pastoral São José – Barroso II
Animação Litúrgica: Liturgia da Área Pastoral São José 
Homenageados: As comunidades

Desde já agradecemos sua participação!

Contatos: Maurício: 32953616