sábado, 9 de junho de 2012

ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ- Comunidade Santo Antônio- CONVITE


A Comunidade Santo Antônio da Área Pastoral São José convida a todos para o inicio dos  FESTEJOS de SANTO ANTÔNIO ,  hoje- 9 de Junho.

*TEMA GERAL: " COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM TAMBÉM EU VOS ENVIO". (Jo 20,21)

*SUB-TEMA: UM CORAÇÃO GENEROSO SABE AMAR 
*HORÁRIO DA MISSA: 19:30 
* CELEBRANTE: PADRE LUCIANO GONZAGA
*COMUNIDADE RESPONSÁVEL: SÃO JOSÉ
* CONVÍVIO: NOITE DAS CRIANÇAS E JOVENS
*LOCAL: SALÃO PASTORAL DA COMUNIDADE -Rua Ametista,63/101-NOVO BARROSO 
* ESPERAMOS TODOS VOCÊS!

Primeira leitura (2º Timóteo 4,1-8)




Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.
Caríssimo,
1diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu Reino, eu te peço com insistência: 2proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina. 3Pois vai chegar o tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas, com o prurido da curiosidade nos ouvidos, se rodearão de mestres ao sabor de seus próprios caprichos. 4E assim, deixando de ouvir a verdade, se desviarão para as fábulas.
5
Tu, porém, mostra vigilância em tudo, suporta o sofrimento, desempenha o teu serviço de pregador do evangelho, cumpre com perfeição o teu ministério. Sê sóbrio.
6
Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (SI 70)


Sábado, 9 de Junho de 2012
Bv. José de Anchieta


— Minha boca anunciará vossa justiça.
— Minha boca anunciará vossa justiça.


— Vosso louvor é transbordante de meus lábios, cantam eles vossa glória o dia inteiro. Não me deixeis quando chegar minha velhice, não me falteis quando faltarem minhas forças!

— Eu, porém, sempre em vós confiarei, sempre mais aumentarei vosso louvor! Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis.
— Cantarei vossos portentos, ó Senhor, lembrarei vossa justiça sem igual! Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.
— Então, vos cantarei ao som da harpa, celebrando vosso amor sempre fiel; para louvar-vos tocarei a minha cítara, glorificando-vos, ó Santo de Israel!

Um pouco de Reflexão!

O mérito não está na grandeza ou na pequenez da nossa oferta a Deus, mas sim em como  a fazemos                                                                                                                                           No Evangelho de hoje, São Marcos nos diz que os escribas e fariseus faziam ostentação de sua suposta bondade. Davam esmolas, tocavam a campainha, rezam em frente ao templo e em tom de grandiosidade ocupavam os primeiros lugares, etc.
Logo a seguir, a Palavra nos conta a história da viúva que, dando a menor das moedas, dava tudo o que tinha. Foi uma atitude que Jesus apreciou e dela fez o elogio aos seus discípulos. A esmola da viúva, modesta no seu valor, foi a de maior significado. A misericórdia é uma virtude moral pela qual uma pessoa se dedica à outra com compaixão, dando ajuda espiritual e material à medida de suas posses.
Jesus critica os intelectuais da classe dominante, que transformam o saber em poder, aproveitando-se da própria situação para viver ricamente à custa das camadas mais pobres do povo. Disfarçando tal exploração com orações, isto é, com motivo religioso, tornam-se ainda mais culpados.Enquanto os doutores da Lei " exploram as viúvas e roubam suas casas", uma viúva pobre deposita noTesouro do Templo "tudo o que possuía para viver". È o único fato positivo que Jesus vê em Jerusalém. Por isso proclama solenemente esse gesto( " eu garanto a vocês" ), em contraposição à solenidade ostensiva dos ricos. Mostra, assim, o significado dessa oferta: as relações econômicas que devem vigorar numa sociedade que crê em Deus, são as relações de doação total, que deixa as próprias seguranças, e não as relações baseadas no supérfluo.Jesus sabe daquilo que nós podemos doar. Ele acredita no nosso potencial e preparou muitas coisas que somente nós podemos resolver. Mas nós ainda não demos tudo o que podíamos e, por isso, continuamos amarrados e infelizes. Não sejamos egoístas, mas generosos. Diga o seu ‘sim’ e dê tudo aquilo que você pode e deve dar. Siga o exemplo da viúva e veja como ela agradou a Deus. Se assim fizer, também a sua oferta será agradável a Ele." Dá do pouco que se tem pra quem tem menos ainda,enobrece o doador,faz sua alma ainda mais linda".Louvor e Glória ao Senhor!

Evangelho (Marcos 12,38-44)



Sábado, 9 de Junho de 2012
Bv. José de Anchieta


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
38Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”.
41
Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.
42
Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.