terça-feira, 1 de janeiro de 2013

1º de Janeiro -Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus


Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus!

Este título traz em si um dogma que dependeu de dois Concílios, em 325 o Concílio de Nicéia, e em 381 o de Constantinopla. Estes dois concílios trataram de responder a respeito desse mistério da consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

No mesmo século, século IV, já ensinava o bispo Santo Atanásio: "A natureza que Jesus Cristo recebeu de Maria era uma natureza humana. Segundo a divina escritura, o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso". Maria é, portanto, nossa irmã, pois todos somos descendentes de Adão. Fazendo a relação deste mistério da encarnação, no qual o Verbo assumiu a condição da nossa humanidade com a realidade de que nada mudou na Trindade Santa, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio de Maria, a Trindade continua sendo a mesma; sem aumento, sem diminuição; é sempre perfeita. Nela, reconhecemos uma só divindade. Assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus.

No terceiro Concílio Ecumênico em 431, foi declarado Santa Maria a Mãe de Deus. Muitos não compreendiam, até pessoas de igreja como Nestório, patriarca de Constantinopla, ensinava de maneira errada que no mistério de Cristo existiam duas pessoas: uma divina e uma humana; mas não é isso que testemunha a Sagrada Escritura. porque Jesus Cristo é verdadeiro Deus em duas naturezas e não duas pessoas, uma natureza humana e outra divina; e a Santíssima Virgem é Mãe de Deus.

Papa destaca exemplo de Maria e José para as famílias cristãs


No dia em que a Igreja celebra a Sagrada Família de Nazaré, o Papa Bento XVI reuniu-se com os fiéis na Praça São Pedro para rezar o Angelus. Em suas palavras antes da oração mariana, o Santo Padre rezou por todas as famílias, evocando-as a viver a presença de Deus com o mesmo amor e alegria da família de Jesus, Maria e José.
Bento XVI recordou a passagem do Evangelho de Lucas que relata a ida da Sagrada Família a Jerusalém por ocasião da Páscoa. Na volta para Nazaré, Jesus permaneceu na cidade, o que preocupou Maria e José. 
“A preocupação de Maria e José por Jesus é a mesma de cada pai que educa um filho, o introduz na vida e para a compreensão da realidade. Hoje, portanto, é necessário fazer uma oração especial ao Senhor por todas as famílias do mundo”, disse o Pontífice.
E a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, o Santo Padre lembrou ainda que os pais se preocupam com o crescimento e educação dos filhos, destacando que eles nunca devem se esquecer de que a fé é um dom precioso para alimentar nos filhos também com o exemplo pessoal.
Da mesma forma, o Papa rezou para que cada criança seja acolhida como um dom de Deus e sustentada pelo amor do pai e da mãe.
“O amor, a fidelidade e a dedicação de Maria e José sejam exemplo para todos os casais cristãos, que não são os amigos ou os mestres da vida de seus filhos, mas os guardiões deste dom incomparável de Deus”.

Fonte: cancaonova
 

Ecumenismo: Milhares de jovens cristãos rezam em "festa dos povos" para receber 2013



Mais de 40 mil jovens cristãos celebram hoje em Roma uma ‘festa dos povos’, promovida pela comunidade ecumênica de Taizé, após uma vigília de oração que antecede a chegada de 2013. A iniciativa insere-se no encontro europeu que decorre na capital italiana, com momentos de celebração nas basílicas e grandes igrejas do centro da cidade e, esta noite, nas paróquias de acolhimento. Na sua meditação deste domingo, o prior da Comunidade de Taizé, irmão Alois, destacou a importância da reconciliação no mundo de hoje. “Não estamos condenados à resignação ou à passividade, porque Cristo veio reconciliar o que parecia para sempre oposto. Na cruz, ele abriu os braços para todos. É ele a nossa paz! A reconciliação começa quando olhamos juntos para ele”, declarou. Os participantes reuniram-se no sábado à noite com Bento XVI, no Vaticano, para um momento de oração, durante o qual o irmão Alois lhe ofereceu um cesto chamado «agaseke» com sementes de sorgo, vindo do Ruanda. “Os jovens africanos deram-nos também estes pequenos cestos para cada país da Europa e também um para cada um dos outros continentes. Vamo-los distribuir nesta noite para saudar os povos presentes no nosso encontro. Que esta semente de esperança floresça por todo o mundo”, referiu o prior de Taizé, ao repetir o gesto, este domingo. O responsável anunciou ainda que o próximo Encontro Europeu, de 28 de dezembro de 2013 a 1 de janeiro de 2014, terá lugar na cidade de Estrasburgo (França), “um símbolo da reconciliação na Europa”. O secretário-geral das Nações Unidas, enviou uma mensagem aos jovens reunidos em Roma, “num tempo de profundo tumulto e transição”. “O desemprego jovem bate recordes. Outros estão presos em salários baixos ou trabalhos sem saída apesar da boa educação. Temos de trabalhar juntos para realizar o vosso potencial e beneficiar da vossa energia, ideias e liderança”, escreve, num texto divulgado pelo site da Comunidade de Taizé. Também o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, dirigiu uma saudação aos participantes, na qual fala da fé como “adesão a um mistério”.

Fonte: catolicos

Bento XVI: Que 2013 traga espaço para boas notícias e o silêncio



O Papa Bento XVI presidiu neste dia 31, no Vaticano uma cerimônia de agradecimento a Deus pelo ano que passou, pedindo que 2013 traga mais espaço para o silêncio e para as boas notícias.
“O mal faz mais barulho do que o bem: um assassinato brutal, a propagação da violência, injustiças graves fazem notícia; pelo contrário, os gestos de amor e de serviço, o cansaço quotidiano suportado com fidelidade e paciência, muitas vezes na sombra, não aparecem”, enfatizou o Papa, na homilia da cerimônia.
Bento XVI sustentou, neste contexto, que as pessoas não se podem limitar apenas às notícias para perceber o mundo e a vida. "Temos de ser capazes de permanecer no silêncio, na meditação, na reflexão calma e prologada; devemos saber parar para pensar”, prosseguiu.
De acordo com o Papa, esta é uma maneira de encontrar “cura” para as “feridas inevitáveis do cotidiano” e chegar à “sabedoria que permite avaliar as coisas com olhos novos.
A cerimônia incluiu a proclamação do hino ‘Te Deum’ (nós te louvamos, Senhor), um dos mais antigos hinos litúrgicos da Igreja, que se canta em celebrações solenes de ação de graças. “Qualquer que seja o andamento do ano, fácil ou difícil, estéril ou rico de frutos, nós damos graças a Deus”, disse Bento XVI, numa reflexão a partir deste hino.
O Papa destacou que no ‘Te Deum’, cantado neste dia em milhares de igrejas, se encontra uma “sabedoria profunda”: “Esta sabedoria faz-nos dizer que, apesar de tudo, há bem no mundo e este bem está destinado a vencer graças a Deus, o Deus de Jesus Cristo, encarnado, morto e ressuscitado”.
Projetando 2013, no qual a Igreja Católica prossegue o Ano da Fé iniciado em outubro, Bento XVI deixou votos de que os próximos meses levem a uma “maior consciência de que o encontro com Cristo é a fonte da verdadeira vida e de uma esperança sólida”.
“A fé arrisca-se a ficar obscurecida em contextos culturais que são obstáculos para o seu enraizamento pessoal e a sua presença social”, alertou. O Papa desafiou os cristãos à coerência de vida, em particular os que são pais, para que deem um exemplo enquanto “educadores da fé”.
Dirigindo-se aos fiéis de Roma, Bento XVI destacou a “complexidade da vida numa grande cidade” e a cultura que “muitas vezes surge com indiferente na relação com Deus”.
Este testemunho, frisou o Papa, implica o apoio aos que vivem “situações de pobreza e de marginalização, bem como as famílias em dificuldade, especialmente quando têm de assistir pessoas doentes e com deficiência”.
O primeiro dia de 2013 será assinalado por Bento XVI por uma missa na Basílica do Vaticano, às 9h30, na solenidade litúrgica de Maria Santíssima, Mãe de Deus, e 46.º Dia Mundial da Paz.

Fonte: cancaonova

Veja os votos de Feliz Ano Novo por parte da Igreja no Brasil


Recordar o ano que se despede e preparar o coração para outro que já bate à porta. Esse é o sentimento que toma conta das pessoas neste período. É o momento de renovar os compromissos, fazer planos, limpar o coração e deixar que o Menino Jesus recém-nascido reine em todos os âmbitos da vida humana.
Além da reflexão do que deu certo ou errado, existe ainda a expectativa para novos projetos e sonhos. Em artigo, o aArcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, afirma que, a cada ano, os cristãos devem sintetizar as ações concretizadas, sempre movidos pela vontade de Deus. “Eis, pois, um oportuno programa para nossa vida: fazer uma síntese de tudo o que vivenciamos, para nos enriquecer com os passos já dados. Para que esse nosso trabalho seja completo, é oportuno imitarmos Maria Santíssima. Em duas ocasiões o evangelista Lucas nos conta que, diante de situações que a deixaram surpresa, ela guardou tudo em seu coração, meditando”.
Também o arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, fez seus votos para 2013: “Com louvor a Deus e gratidão a todos os irmãos e irmãs em Cristo, desejo-lhes um Feliz Ano Novo, com o dom da paz que Jesus nos oferece, nos braços de Maria, a Santa Mãe de Deus!”.
Para comemorar o Dia Mundial da Paz, celebrado nesta terça-feira, 1º, a arquidiocese de Brasília realiza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro celebrações Eucarísticas, que serão presididas por Dom Sergio da Rocha, e pelo padre George de Albuquerque, responsável pela Catedral.
Já a Caritas Brasileira inicia o novo ano com ideias claras: “O nosso pedido para 2013 não poderia ser outros: incluir mais e mais pessoas nessa rede de esperança e espalhar o espírito solidário pelo país, reduzindo a desigualdade e promovendo a inclusão social. Esse era o sonho de Dom Helder Câmara, fundador da Caritas, e é também o nosso! O desejo de dias melhores para milhares de pessoas. Afinal, somos transformação.”
A Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé, também deixou sua mensagem para o ano que se aproxima: “Estamos iniciando mais um ano. Neste ano de 2013, a Pastoral da Criança comemora 30 anos de vida e missão. Desde o começo dos trabalhos até hoje, percebe-se o quanto a Pastoral da Criança cresceu, se expandiu e se fortaleceu como uma instituição presente na vida cotidiana do nosso povo em milhares de comunidades. São 30 anos de memórias, reflexão e compromisso. Neste ano de 2013, vamos todos, através das visitas domiciliares, nos dias da Celebração da Vida, nas reuniões da comunidade, levar às famílias uma mensagem de paz para que as crianças acompanhadas possam viver e crescer num ambiente de paz”.
E entrando no ritmo da JMJRio2013, o jovem estudante do Rio Grande do Sul, frei Malone Rodrigues, da Ordem dos Frades Menores, que será um voluntário na Jornada, dirigiu-se diretamente à juventude brasileira. “Desejo aos jovens que não percam a esperança. Mesmo hoje, diante das dificuldades que a gente vê nas famílias, nas comunidades, ou nos países em confrontos, guerras, não percam a esperança da paz. Nós, como jovens, somos promotores, nas nossas atitudes, nas nossas mudanças no dia-a-dia é que a gente vai conseguir ter um futuro melhor de paz e fraternidade”

Fonte: cancaonova

- Ano da Fé e JMJ: oportunidades para renovar a fé em 2013

Em início de ano muitas pessoas param para refletir e pensar o que podem fazer de melhor em suas vidas no novo ano. Para os cristãos católicos, esse é sempre um momento de renovar a fé, e em 2013 eles terão dois grandes auxílios para esta tarefa: a continuidade do Ano da Fé e a Jornada Mundial da Juventude.
Proclamado pelo Papa Bento XVI e iniciado em 11 de outubro de 2012, o Ano da Fé propõe aos fiéis do mundo inteiro uma verdadeira redescoberta da fé, o que vem sendo trabalhado com atenção pelo clero e religiosos do mundo todo.
O arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, publicou uma mensagem de Fim de Ano dirigida a todos os venezuelanos. Ele inicia o texto recordando justamente o convite do Santo Padre para que se celebre o Ano da Fé.  “Que se viva a fé católica em meio a um mundo secularizado, indiferente e por vezes contrário a Deus”, escreve o Cardeal na mensagem.
E nesse contexto de renovação da fé católica, a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro será um dos grandes eventos de 2013 que vai ajudar jovens do mundo inteiro nessa missão. Em artigo publicado neste domingo, 30, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, destacou que, entre tantos legados já esperados nos grandes eventos, a JMJ terá um incomparável: “deixará a presença de um Deus Amor no coração dos jovens arautos da manhã e anunciadores de um mundo novo”.
Dom Orani enfatizou ainda que 2013 será o Ano da Juventude. “Queridos jovens: o próximo ano é de vocês! (...) Animem-se para viver com intensidade a JMJ Rio 2013 e vamos testemunhar Deus Menino, nascido de Maria Santíssima, para nos salvar!”.

Fonte: cancaonova