sexta-feira, 11 de maio de 2012

Avaliação da CF 2012



Padre Luiz Carlos Dias, secretário executivo da CNBB para as campanhas da fraternidade e da evangelização, enviou às dioceses uma carta sobre a avaliação da CF 2012.
“Prezados Coordenadores
Quer a Campanha da Fraternidade ainda em curso auxilie-nos na caminhada de conversão neste tempo, resgatando a fraternidade onde se encontra ferida, e suscite atitudes de amor e justiça, especialmente no cuidado aos irmãos fragilizados por enfermidades, como em melhorias no sistema público de saúde, como sugere a CF 2012, para que a saúde se difunda sobre a terra.
Para que este projeto evangelizador continue vigoroso, empenhemo-nos em sua avaliação. Neste sentido, preparam os um instrumento que está à disposição de todos.
Aproveito para comunicar que constituímos uma Equipe Nacional de Campanhas, composta por um representante de cada região do Brasil. Foram escolhidos pelos representantes da CF dos Regionais da CNBB, em encontro nacional realizado no ano de 2011, em Brasília. Compôem a Equipe Nacional de Campanhas: Neuza Mafra (SC) – Região Sul; Maria Hortência Souza (PI) – Região Nordeste; Antonio Evangelista (SP) – Sudeste; Luiz Lopes (MT) – Centro Oeste Maria Guadalupe Perez (AM) – Norte. Também integra a equipe, a presidente da Cáritas Nacional, Maria Cristina dos Anjos.
Dentre as atividades desta Equipe consta a elaboração da avaliação regional, a partir dos dados enviados pelas (Arqui)Dioceses.
Aproveito o ensejo para manifestar nossos agradecimentos pelo seu empenho na realização desta Campanha da Fraternidade”.
OBS: Na Arquidiocese de Fortaleza, a avaliação da CF nas Paróquias e Áreas Pastorais deverá ser feita entre os dias 16 de abril e 04 de maio e, imediatamente, ser enviado ao Secretariado de Pastoral por correio ou e-mail:
secretariadodepastoral@arquidiocesedefortaleza.org.br.
Informações: Rosélia ou Hilda (85) 3388 8701.

E a Festa continua! Participem

Área Pastoral São José -

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA-FESTEJOS 2012- 20 Anos de História!
 Tema: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra" ( Lucas 1,38 )




 
 *19:00 -Terço
                           *19:30 - Santa Missa-Presidida pelo Padre Pedro(  Paróquia - Mãe Santíssima )
                          *Liturgia Responsável -Nossa Senhora das Graças-Parque Dois Irmãos -Paróquia Mãe Santíssima )
                  * Atração Cultural - Naldo José ( Imperdível)   
                 * Após a missa ,visite nossa barraca e se delicie com as comidas gostosas. Temos também à venda, livros e objetos religiosos. Você é nosso convidado especial! Venha e traga sua família e seus amigos. Sua presença nos alegra!

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 15,22-31)



Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias,
22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.
Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”
30
Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 56)



5ª Semana da Páscoa


— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.
— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.


— Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minha alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora!

— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!

Um pouco de Reflexão!

O Amor é a palavra que nos liberta de todos os fardos, dores e sofrimentos da vida e nos faz atingir o vínculo da perfeição.             São João, em sua primeira carta, afirma que “Deus é amor” (cf. 1Jo 4,8). Além de tudo mais que Ele tenha feito, faça ou venha a fazer, tudo é  manifestação do Seu amor.
O amor do Pai é tão reconfortante, que chega a ser difícil compreendê-lo, porque excede, e muito, aquilo que os seres humanos rotulam como amor, pois, este, por vezes, é um mero sentimento superficial ou uma louca paixão temporária. O sentimento humano, tantas vezes, está misturado de egoísmo e cobiça. Deus não se limita a “ter” amor ou a “demonstrá-lo”. Ele é o amor.
O amor do Pai pela humanidade se revela de numerosas maneiras, sendo a cruz a maior de todas as formas. Como seguidores de Jesus, correspondemos a Ele amando os outros como Cristo nos amou.
A vida sem amor é um tipo sub-humano de existência. Precisamos do amor paterno, familiar  e também dos amigos. Contudo, assim como precisamos receber amor, também precisamos amar. A capacidade de amar é criada em nós por nosso Criador, na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. É Ele quem nos convida a nos amarmos uns aos outros. Nossa missão é amar todas as pessoas sem rótulos com base em preconceitos.A comunidade cristã é feita de pessoas com suas virtudes e fraquezas, mas deve estar sempre disposta a superar os limites e amar incondicionalmente. Jesus nos diz : "Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”.  Peçamos ao Senhor,que tornai-nos verdadeiros seguidores de Jesus e praticantes do mandamento do amor, pois para permanecer em Deus precisamos amar,pois Deus é AMOR! Louvor e Glória ao Senhor!

Evangelho (João 15,12-17)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.